Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

RSS

  • Eleições 2024: Reitor e Diretores-Gerais

     

    Acesse AQUIpara mais informações sobre as Eleições IFSP 2024 - Mandato 2025-2029


    As eleições se darão em conformidade com o que prevê a lei de criação dos Institutos Federais (11.892/08) e o decreto 6.986/09, que disciplina os artigos dessa lei que tratam do processo de escolha dos dirigentes dos Institutos.

     

    Documentos da Comissão Eleitoral Local (CEL):

    Cronograma Geral do Processo Eleitoral - [RETIFICADO]  - Arquivo em pdf.

    CRONOGRAMA DE VISITA DE CANDIDATO(A) A REITOR AO CAMPUS VOTUPORANGA - Arquivo em pdf.

    COMUNICADO N.º 17/2024 - CEC2024-IFSP/RET/IFSP - Links de acesso às urnas virtuais para o segundo turno - Arquivo em pdf. 

     

  • Política de Assistência Estudantil (PAE) 2024 - 2º Semestre - Resultado Final

    A Diretoria-Geral do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições, faz saber que, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), estão abertas as inscrições para a Política de Assistência Estudantil – PAE (Programa de Auxílio Permanência e Programa de Ações Universais).

    Novas Inscrições para o 2º semestre 2024: Os interessados deverão ler o Edital 01/2024 e realizar a inscrição pelo SUAP, bem como enviar a documentação necessária, descrita no edital.

    Os alunos que já recebem os auxílios NÃO devem realizar a inscrição. As inscrições são para alunos não contemplados no primeiro semestre.

    Antes de realizar a inscrição, leia atentamente o Edital PAE nº 1/2024 e confira o tutorial que o IFSP preparou Tutorial (Clique aqui).

    Acesse o Suap https://suap.ifsp.edu.br para fazer sua inscrição de 13/08/2024 a 25/08/2024

    Resultado Preliminar 

    Resultado Final

    No período de 05/09/2024 a 06/09/2024, os alunos que desejarem interpor RECURSO ao resultado preliminar deverão fazê-lo nesse período, pelo SUAP, conforme o passo a passo: Acessar sua inscrição do SUAP, no módulo de Atividades Estudantis (na coluna à esquerda da tela principal do Sistema), seguindo o caminho: ATIVIDADES ESTUDANTIS – SERVIÇO SOCIAL – PROGRAMAS – INSCRIÇÕES – (vai aparecer uma tabela com a inscrição do aluno e na última coluna dessa tabela, coluna intitulada “Opções”, clicar em RECURSO CONTRA O RESULTADO PRELIMINAR) Serão aceitos os recursos que chegarem dentro da data estabelecida neste Comunicado, os estudantes que estão com a documentação incompleta descrita na planilha do resultado preliminar deverão entrar no suap e visualizar os documentos faltosos  entrar com o recurso e enviar a documentação faltante no período de 05/09/2024 a 06/092024. Não caberá recurso quanto ao resultado final, qualquer dúvida entrar em contato pelo watts (17) 3426-6985 ,e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou presencialmente no setor do sociopedagógico.

     

    Documentos e anexos:
     

    Edital PAE nº 1/2024

    Retificação do Edital

    Anexo I - Novas Inscrições

    Anexo II - Termo de responsabilidade - Recadastramento 2024

    Anexo III - Termo de ciência dos pais ou responsáveis

    Anexo IV - Auxílio moradia

    Anexo V - Declaração de aluguel

    Anexo VI - Auxílio didático-pedagógico

    Anexo VII - Declaração de transporte

    Anexo VIII - Declaração de renda

    Anexo IX - Auxílio creche

     

    O IFSP preparou tutorais para auxiliar os estudantes que desejam se inscrever:

     


    Dúvidas e informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   17 3426-6985  17 3426-6986

  • Cotesi 2024: Programação

    Congresso acontece desde 2014


    A nona edição do Congresso de Tecnologia e Sistemas da Informação, conhecido como Cotesi, acontece de 11 a 13 de setembro de 2024 no Anfiteatro do Campus Votuporanga. 

    O IX Congresso de Tecnologia e Sistemas de Informação (COTESI) é um evento concebido pelo corpo docente da área de informática do Campus Votuporanga. O COTESI é constituído por palestras e minicursos. Atualmente a Comissão Organizadora é composta por representantes do corpo docente e discente dos cursos de graduação de Sistemas de Informação instituída pela portaria nº. VTP.15/2024, de 21 de fevereiro de 2024. Este evento tem como intuito complementar a formação acadêmica dos alunos e discutir temas atuais da área da Tecnologia da Informação relacionados com o Ensino, Pesquisa e Extensão, além de fatos e episódios recentes relacionados a aspectos transversais, como Meio Ambiente & Sustentabilidade e Responsabilidade Social. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

    Os estudantes também produziram um hosite externo ao domínio ifsp.edu.br, que pode ser acessado clicando aqui.

    Inscrições. São gratuitas e abertas a comunidade em geral, com emissão de certificados para os participantes que desejem somar carga-horária de Atividades Complementares para cursos de graduação. Os interessados devem acessar o Sistema Suap, inscrevendo-se pelo link de cada atividade, conforme a programação abaixo.


    Programação

     

    11/09  Atividades Links para inscrição
    08h às 9h40

    Título: Abertura do Evento


    Comissão Organizadora.

    Sistema Suap
    10h às 11h40

    Título: Projeto Conscientizar


    Palestrante: Vitória Okida.

    Sistema Suap
    12/09

     Atividades

    Links para inscrição
    8h às 9h40

    Título: Revolução Industrial 5.0 e Mercado de Trabalho Internacional

     

    Palestrante: Eduardo Viana Pessoa.

    Sistema Suap
    13/09

     Atividades

    Links para inscrição
    8h às 9h40

    Título: Os Pesadelos do Programador!


    Palestrante: André Angeluci.

    Sistema Suap
    10h às 11h40

    Título: O Impacto dos LLMs na Indústria de Tecnologia

     

    Palestrante: Augusto Medri.

    Sistema Suap

     

  • Comunicado: acesso ao estacionamento do campus

    A Direção-Geral do Campus informa que, de 09 a 13/09/2024, ocorrerá a interdição do portão ao lado da guarita de pedestres para realização de pintura.

    O acesso ao estacionamento será pelo portão próximo à caixa d'água, que deverá ser aberto e fechado pelo próprio ocupante do veículo. 

    Leia o Comunicado.

  • IFSP estabelece parceria para formação gratuita em audiovisual

    O curso é voltado para servidores e alunos dos cursos de licenciatura do IFSP


    O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) anuncia parceria para a oferta de uma turma especial do curso "Minuto Escola”, uma formação gratuita em audiovisual. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro, com vagas destinadas a docentes, servidores técnico-administrativos e licenciandos do IFSP. 

    “Essa é mais uma ação de formação continuada disponível a nossos servidores, que vem ao encontro dos objetivos estratégicos do PDI vigente”, destaca o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz. Ele lembra de tudo o que foi vivenciado recentemente com o ensino remoto emergencial e toda a realidade de trabalho que foi imposta à comunidade acadêmica e estudantil. “Esse curso promete fortalecer ainda mais os conteúdos das novas mídias educacionais no processo ensino-aprendizagem do IFSP”, destaca. 

    O curso, que oferece uma certificação de 30 horas reconhecida pelo IFSP, tem como objetivo capacitar educadores para o uso do audiovisual em sala de aula, promovendo uma abordagem inovadora que utiliza a linguagem cinematográfica como ferramenta pedagógica. Essa formação integra a oitava edição do projeto "Minuto Escola”, derivado do renomado Festival do Minuto, idealizado pelo cineasta Marcelo Masagão. 

    “Entender a dinâmica da montagem no audiovisual é tão importante quanto compreender a estrutura de uma frase na língua portuguesa”, afirma Masagão, criador e coordenador pedagógico do Minuto Escola. A proposta do curso é desmistificar o uso do audiovisual no ambiente educacional e estimular a produção de vídeos como um meio de expressão e aprendizado para os estudantes. 

    Com um histórico de mais de 4.000 educadores formados em 13 estados brasileiros, o Minuto Escola busca transformar a sala de aula em um espaço de criatividade e pluralidade, onde o audiovisual é utilizado como uma ferramenta que potencializa o engajamento e a interação entre professores e alunos. 

    As inscrições podem ser feitas através do site https://www.minutoescola.com.br/ , e o curso será realizado em formato 100% online, proporcionando flexibilidade e acessibilidade para os participantes. 

    Informações

    Curso: Minuto Escola 2024 

    Público-alvo: Servidores e licenciandos do IFSP 

    Formato: 100% online 

    Carga horária: 30 horas 

    Inscrições: até 15 de setembro pelo site Minuto Escola

    Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. 

  • Processo Seletivo para Curso de Extensão - Libras Básico EaD: vagas remanescentes

    Vagas Remanescentes: inscrição até 10 de setembro de 2024

    O Diretor-Geral do Campus Votuporanga do IFSP torna público, por meio da Coordenadoria de Extensão  faz saber, pelo presente edital, que estarão abertas até 10 de setembro de 2024, as matrícula o Processo Seletivo de Matrículas para o curso de extensão Libras Básico, na modalidade a distância, gratuitas, visando o preenchimento de vagas remanescentes, a serem ofertadas, conforme disponibilidade aqui apresentada.

    Pré-requisitos

    Ao menos um dos perfis abaixo:

    • Professor(a) da Rede Pública.
    • Profissional da Saúde.
    • Profissional da Segurança Pública.
    • Familiar de surdos.
    • Servidor(a) do IFSP.

    Inscrição

    Para se inscrever o interessado deverá preencher o formulário on-line no link fic.vtp.ifsp.edu.br.

    Matrícula

    Após a inscrição no site, os candidatos deverão enviar, até o dia 10 de setembro de 2024, para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., os seguintes documentos digitalizados:

    • Ficha de inscrição assinada (quando menor de idade, assinada pelo responsável).
    • Comprovante de vínculo, com um dos perfis listados nos pré-requisitos. No caso de vínculo familiar, será aceita uma declaração simples escrita no verso do formulário de inscrição ou no corpo do texto do próprio e-mail.
    • O não envio dos documentos acima poderá acarretar a exclusão do(a) candidato(a) do processo seletivo.

     

    CURSO

     

    DESCRIÇÃO / OBJETIVO

     

    PRÉ-REQUISITOS

    (PÚBLICO ALVO)

     

     

    VAGAS, DIA/HORÁRIO, LOCAL e PERÍODO

    Libras Básico

    (Carga horária:30h)

    O presente curso  visa proporcionar a comunidade  o contato com  a  Língua 
    Brasileira  de  Sinais  e com  a  comunidade surda. 

    ·  Ser alfabetizado. 
    ·  Possuir, ao menos, um dos perfis listados no item 1.1 deste edital. 
    ·  Recursos  próprios  para acompanhamento  das  aulas  on-line. 

     

    • 25 vagas
    • Quartas-feiras, das 20h às 22h; 
    • De 04/09 a 18/12/2024.

     

     

    Documentos:

     


    Em caso de dúvidas entrar em contato:

    E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |   17 3426-6998
  • Processo Seletivo de Matrículas para Cursos de Extensão 2024: vagas remanescentes

    Vagas Remanescentes: inscrições até 17 de setembro de 2024


    O Diretor-Geral do Campus Votuporanga do IFSP torna público, por meio da Coordenadoria de Extensão o Processo Seletivo de Matrículas para Cursos de Extensão:

    Inscrição e matrícula

    Para se inscrever o interessado deverá preencher o formulário on-line no link fic.vtp.ifsp.edu.br. Ao acessar o referente site, o candidato deverá escolher o curso, preencher todos os dados e gerar o formulário. Este deverá ser impresso, assinado e, juntamente da respectiva documentação.

    Documentação:

    • Formulário de inscrição impresso e assinado (realizado on-line em fic.vtp.ifsp.edu.br);

    • Para o curso de Informática Básica, poderá ser usado o formulário para preenchimento manual (Anexo II).

    • Cópia e original de Comprovante de escolaridade (de acordo com o curso pretendido no Anexo I do Edital);

    • Cópia e original do RG e CPF (ou CNH).

     

    Cursos disponíveis:

    CURSO

     

    DESCRIÇÃO / OBJETIVO

     

    PRÉ-REQUISITOS

    (PÚBLICO ALVO)

     

     

    VAGAS, DIA/HORÁRIO, LOCAL e PERÍODO

    AutoCad  Básico

    (Carga horária: 40h)

    Ensinar os comandos básicos para desenho utilizando os softwares CAD, permitindo em paralelo a compreensão de projetos desenvolvidos na plataforma CAD e possíveis particularidades.

    Conhecimentos básico em desenho técnico ou curso de desenho técnico; possuir Ensino Médio ou cursando   o   3º   ano   do   Ensino   Médio.

     

    • 15 vagas.
    • Quartas-feiras, das 19h às 22h
    • IFSP / Campus Votuporanga, sala D008.
    • De 04/09 a 12/12/2024.

    Informática Básica –Turma Noturna

    (Carga horária:40h)

     

    O Curso visa atender as pessoas que necessitam de um curso básico na área de Informática, colaborando com a inclusão digital de cidadãos que não tiveram a oportunidade de frequentar um curso com este objetivo.

    Pessoas da comunidade que tenham entre 16 e 60 anos de idade.

    • 10 vagas.
    • Quartas-feiras, das 19h às 22h.
    • IFSP / Campus Votuporanga, sala D010.
    • De 04/09 a 12/12/2024.

     

    Informática Básica – Turma Vespertina

    (Carga horária:40h)

     

    O Curso visa atender as pessoas que necessitam de um curso básico na área de Informática, colaborando com a inclusão digital de cidadãos que não tiveram a oportunidade de frequentar um curso com este objetivo.

    Pessoas da comunidade que tenham entre 16 e 60 anos de idade.

    • 08 vagas.
    • Quintas-feiras, das 14h às 17h.
    • Secretaria de Assistência Social, situada à Av. João Gonçalves Leite, 4705 - Jd. Alvorada.
    • De 05/09 a 12/12/2024.

     

    O Ensino de Libras: Inclusão e Educação

    (Carga horária:40h)

    O presente curso  visa capacitar profissionais da Educação e da Saúde
    para interação e atendimento aos sujeitos surdos em LIBRAS, no Sistema Educacional e no Sistema de Saúde.

    Público-Alvo: Professores, Educadores, Servidores, Funcionários da Rede
    Pública, Profissionais da Saúde Pública, Profissionais da Segurança Pública,
    Familiares de Surdos, pessoas que atuam em comunidades sociais, religiosas,
    ou outros segmentos, que atendem pessoas surdas, pessoas da comunidade
    com interesse em comunicar e interagir com pessoas surdas.

     

    • 32 vagas.
    • Terças-feiras, das 17h às 19h; nas Segundas-feiras dias 16/09, 07 e 21/10 e 11/11, das 17h às 19h; e, no Sábado dia 23/11 das 08h às 10h;
    • IFSP / Campus Votuporanga, sala D001.
    • De 03/09 a 17/12/2024.

     

    Documentos:

     


    Em caso de dúvidas entrar em contato:

    E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |   17 3426-6998
  • Agência Inova aprova relatório de projeto sobre Indicação Geográfica de Procedência da Uva de Palmeira D'Oeste

    Material compilou o histórico de produção de uvas de mesa no município do noroeste paulista


    Professor Alessandro de Oliveira no parreiral de Palmeira D'Oeste-SP [Fotografia: arquivo pessoal]


    A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (Inova-IFSP) aprovou o relatório do projeto intitulado “Diagnóstico de potencial de IG para a uva de Palmeira D’Oeste”, executado por equipe do Campus Votuporanga, de setembro de 2023 a março de 2024, com o objetivo principal de subsidiar a elaboração do pedido de registro de Indicação Geográfica de Procedência da uva de mesa daquele município junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

    SegundoEder José da Costa Sacconi, Diretor-executivo da agência, o relatório de 147 páginas tem densidade para ser publicado sob a forma de livro impresso, visando à preservação da memória e a difusão das descobertas e registros informacionais obtidos. “Além da demonstração do potencial técnico para se pleitear a IG junto ao INPI, a riqueza do material, sob o formato de livro, pode contribuir para a divulgação do cultivo que ocorre desde 1965”, pontua. O projeto foi selecionado peloedital 495/2023.

    O município de Palmeira D’Oeste-SP está localizado a cerca de 100 Km de Votuporanga, a 433 metros do nível do mar, em clima tropical úmido, e sua produção de uvasdo tipo núbia, benitaka, brasil, itália, vitória e niágaracorresponde a pelo menos 50% da Regional Jales-SP, que reúne 22 municípios. Segundo Censo Demográfico de 2022 do IBGE, a população é de 8.903 habitantes. Por meio dalei estadual 17.789, de 6 de outubro de 2023, o município passou a ter a sua Feira da Uva incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo.De 6 a 8 de setembro, durante a32ª edição do evento, o IFSP terá um espaço com banner para divulgação dos resultados do projeto.

     

    Parreiral de Palmeira D'Oeste-SP [Fotografia: arquivo pessoal de Alessandro de Oliveira]


    Existe uma relação histórica, desde o início da viticultura na região, envolvendo Palmeira d’Oeste-SP, Marinópolis-SP e São Francisco-SP, motivo pelo qual foram incluídos como integrantes da área para a potencial Indicação Geográfica de Procedência:

    Legenda: Municípios da possível Indicação Geográfica de Procedência da Uva de Palmeira D’Oeste [imagem: autores do projeto]


    O projeto buscou diálogo com produtores e entidades para sensibilização sobre o tema e apresentação de aspectos jurídicos, econômicos e culturais. O Dossiê de notoriedade da uva de Palmeira d’Oeste foi construído entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024. Durante o período, ocorreram pesquisas livros esites diversos, além de conversas com servidores da Embrapa, Casa da Agricultura (CATI) de Palmeira d’Oeste e de Jales, Sebrae de Votuporanga, Associação dos Produtores Rurais de Palmeira d’Oeste e Região e da Cooperativa Agropecuária de Palmeira d'Oeste (COOAPALM).

    O produtor de uvas Roberto Givanildo Brazero, associado a COOAPALM, considera que uma possível Indicação Geográfica de Procedência será um reconhecimento ao município e às famílias que trabalham sol a sol. “Realmente é algo que nós produtores nem imaginávamos, tanto registro resgatado do início do cultivo da uva em nosso município que nós da geração da frente não sabíamos”, conta. Em nome de viticultores, agradece ao IFSP “pelo belíssimo trabalho prestado aos produtores de uva de nosso município e região”.

    A equipe responsável pelo trabalho desenvolvido até o momento foi formada pelos professores de Geografia Alessandro Lemos de Oliveira (coordenador do projeto) e Alexandre Fornaro e a estudante Mariana Pires Almeida, do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, na condição de bolsista.

     

    A estudante Mariane Almeida e os professores de Geografia Alessandro de Oliveira e Alexandre Fornaro [Fotografia: relatório do projeto]


    Para Alessandro de Oliveira, embora a iniciativa seja sobre produto de origem agrícola, tema distinto do perfil dos eixos tecnológicos desenvolvidos no Campus Votuporanga, a unidade “tem se destacado na busca de parcerias para continuar contribuindo com a sociedade”, analisa.

     

    Parceria com o Sebrae Votuporanga

    Leliane Petrocelli, Marcos Amâncio, Eliana Germano e o professor Alessandro Oliveira em evento ao alusivo aos 30 anos do Sebrae Votuporanga (04/07/2024) [Fotografia: arquivo pessoal de Alessandro Oliveira]


    A colaboração entre IFSP e Sebrae durante a execução do projeto fortaleceu a articulação com o poder público municipal de Palmeira D’Oeste. O Gerente Regional do Sebrae em Votuporanga, Marcos José Amâncio, destaca a profundidade da pesquisa realizada e a qualidade da análise documental. “O material final surpreendeu muito positivamente a todos”, diz.

    A relação dos produtores de uva de Palmeira D’Oeste-SP, Marinópolis-SP e São Francisco-SP com o Sebrae tem pelo menos 1 década, com destaque para a COOAPALM, que surgiu através de seu apoio. “Identificamos que agora estávamos prontos para pleitear a Indicação Geográfica de Procedência para o fruto que é diferenciado, algo que quem conhece a uva de mesa da região já sabe há muitos anos”, afirma o gestor.

     

    Próximos passos 


    A equipe do Campus Votuporanga aguarda a publicação de um edital da Inova-IFSP especificamente voltado para fase de normatização dos regulamentos, criação do caderno de especificações técnicas e desenvolvimento da arte visual para a Uva de Palmeira d’Oeste. Em seguida, poderá ocorrer o envio do pedido de reconhecimento junto ao INPI, cuja submissão é prerrogativa daCooperativa Agropecuária de Palmeira d'Oeste (COOAPALM).

    De acordo com a Lei nº 9.279 de 14 de maio de 1996 (Lei da Propriedade Industrial), as Indicações Geográficas (IGs) são organizadas em Indicação de Procedência (IP) ou Denominação de Origem (DO). Em seu Art. 177, define Indicação de Procedência como sendo o “nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de um determinado produto ou de prestação de determinado serviço”.

     

    "Será um reconhecimento muito grande para o nosso município e para os produtores também"

    Roberto Brazero é produtor de uva há mais de 30 anos em Palmeira D'Oeste-SP [Fotografia: arquivo pessoal]


    A Indicação Geográfica de Procedência contribui para a proteção dos produtos originados dela, bem como sua denominação geográfica, que beneficia tanto os produtores, quanto os consumidores, proporcionando desenvolvimento socioeconômico, valorização do patrimônio cultural e incremento do turismo.

  • Convite: Palestra "A Hora e a Vez da Deficiência Intelectual"

    O IFSP Campus Votuporanga convida a toda comunidade para a palestra "A Hora e a Vez da Deficiência Intelectual" da Dra. Ana Peixoto - Psiquiatra e Mãe Inclusiva, que acontecerá de forma remota, no dia 04/09 (quarta-feira), às 16h00, no canal do campus no Youtube.

    Link da transmissão: clique aqui.

  • Egressa do Ensino Médio é admitida para cursar Arquitetura em universidade dos Estados Unidos

    Sarah Tavares de Souza receberá bolsa integral da Smith College


     

    A egressa do IFSP em registro fotográfico na fachada do campus [Fotorafia: arquivo pessoal]


    A egressa do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, Sarah Tavares de Souza, participou do Programa EducationUSA e foi admitida para cursarArquitetura na Smith College, universidade do estado de Massachusetts. A agora graduanda desembarcou dia 19 de agosto nos Estados Unidos da América e começará sua formação acadêmica internacional em setembro.

    Da turma 2022 de “Edi”, Sarah foi aceita pelo Programa EducationUSA em março de 2023, quando passou a se dedicar às atividades preparatórias do programa, mantido pela embaixada do país para promover o intercâmbio cultural e educacional de jovens de todos os continentes. A admissão para cursar Arquitetura se confirmou dia 31 de março deste ano, sucedida pela participação em evento da embaixada americana no Rio de Janeiro, em abril.

    “Sempre tive vontade de estudar fora para conhecer mais sobre a arquitetura e cultura de outros países; não iniciei nenhuma graduação aqui, fui aceita e passei o ano preparando os documentos”, afirma. A egressa do IFSP obteve bolsa integral e está hospedada na própria universidade, dividindo quarto com uma colega de Bangladesh, país asiático. A Smith College tem mais de 150 anos de história e oferece vagas apenas para mulheres.

     

    A Smith College foi fundada em 1871 [imagem: reprodução]


    Segundo Sarah, o percurso curricular permite a escolha de trilhas formativas. “A Smith é uma liberal arts college, então posso montar minha grade de acordo com a área que mais tenho vontade de me especializar. A graduação lá tem 4 anos”, explica. “Os primeiros momentos aqui estão sendo bem especiais pra mim. Por enquanto, só os alunos internacionais estão no campus, representando mais de 40 países. Toda hora aprendemos coisas novas e conhecemos mais sobre outras culturas”, relata.

    A egressa considera que os Institutos Federais oferecem oportunidades e já notou que são renomados fora do Brasil. “A maioria dos brasileiros que conheci aqui completaram algum tipo de curso técnico no ensino federal, e as universidades [Estados Unidos] encaram isso como um grande diferencial por mostrar esforço e comprometimento”, conta.

    Natural de Votuporanga-SP, o engajamento de Sarah com outras culturas começou durante a pandemia do novo coronavírus, quando quase 2 anos letivos (2020 e 2021) foram de ensino remoto no IFSP. Apesar de ter sido um período difícil, foi quando “surgiram oportunidades de me envolver de maneira remota com ONGs e organizações de outros países, o que motivou minha escolha de estudar fora”, revela.

     

    Apoio de professores do IFSP

    Maria Elisa Castanheira e Gerson Rossi apoiaram Sarah com carta de recomendação em inglês [Fotografia: Alexandre Melo]


    Durante o processo de candidatura, Sarah protocolou cartas de recomendação de três professores de diferentes disciplinas: de Gerson Rossi dos Santos, professor de inglês, Maria Elisa Furlan Gandini Castanheira, de química e de Stanley Cabral Cramolichi, da área de edificações.

    “Ela era bem quietinha e discreta. Altamente proficiente em inglês, mas nem piscava nas minhas aulas mesmo assim”, revela o professor Gerson. “Passei a ela orientações do programa Pontes Americanas, do EducationUSA, escritório da embaixada dos EUA. Ela fez contato, manteve-se informada, fez a submissão”, detalha.

    Para Maria Elisa, a conquista da egressa do IFSP é motivo de orgulho para toda a instituição, e sua postura estudiosa e responsável é modelo a ser seguido por todos os estudantes. “A trajetória acadêmica e pessoal da Sarah é verdadeiramente inspiradora. De natureza reservada, sempre quietinha, discreta, mas sempre muito atenta às aulas. Não apenas destacou-se em seus estudos, mas também envolveu-se ativamente com ONGs, demonstrando um compromisso com a responsabilidade social e o voluntariado”, afirma a educadora.

  • Pagamento dos Auxílios da PAE: Setembro de 2024


    A equipe da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) informa que, de acordo com o comunicado da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (CCF), serão disponibilizados a partir do dia 28/08/2024 os auxílios da Política de Assistência Estudantil – PAE (Programa de Auxílio Permanência) referentes ao mês de setembro  de 2024.

    Havendo dúvidas, os estudantes beneficiários podem contatar a equipe da CSP por e-mail institucional: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

    Também é possível ser atendido via WhatsApp Comercial:

     17 3426-6985 
  • Seleção de bolsistas para atuação em Projetos de Extensão

    Inscrições ocorrem de 28 de agosto a 01 de setembro de 2024


    O Diretor-Geral em Exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Votuporanga, e a Coordenadoria de Extensão, informam que estão abertas as inscrições, no período de 28 de agosto a 01 setembro de 2024, para o processo de seleção de bolsistas para atuação em Projetos de Extensão.

    A previsão de duração de cada projeto é de 4 (quatro) meses, sendo 15 (quinze) horas semanais a carga horária de atividades para o bolsista. Cada projeto possui 01 (uma) vaga para bolsista.

    O valor da Bolsa de Extensão é de R$ 525,00 (quinhentos e vinte e cinco reais) mensais. O período de duração das bolsas será limitado à duração do projeto ao qual o aluno bolsista estiver vinculado, podendo ser por tempo inferior ou mesmo sofrer interrupção.

     

    Projetos de Extensão

    Na tabela abaixo, o interessado pode acessar os detalhes de cada projeto:

    Projeto* Coordenador(a) Perfil do bolsista
    Museu de Paleontologia de Fernandópolis Carlos Eduardo Maia de Oliveira
    • Disponibilidade de tempo para cumprir a carga horária semanal prevista no projeto.  
    • Disponibilidade para se deslocar até Fernandópolis-SP (sede do museu de Paleontologia).
    • Ser proativo.
    • Ter noções básicas de softwares de edição de imagens
    • Discente matriculado em qualquer curso superior do IFSP, Campus Votuporanga
    • Ser maior de idade.
    Tecnologia Verde: Automatizando Hortas Familiares com Arduíno Juliana de Fátima Franciscani 
    • Ter cursado com êxito disciplina de programação.
    • Conhecimento em programação visual e em banco de dados.
    • Conhecer e saber programar arduíno.
    • Ser comunicativo, paciente e saber lidar com crianças/adolescentes.

    Cronograma

    Acompanhe abaixo as etapas do processo:

    Publicação do edital 28 de agosto

    Edital nº 41/2024 (Clique aqui)

    Inscrições 28 de agosto a 01 de setembro
    • Formulário de inscrição 
    • Envio de formulário preenchido e documentos comprobatórios para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
    Entrevistas 03 a 04 de setembro

     Conforme agendamento dos coordenadores dos projetos

    Resultado preliminar 05 de setembro
    Resultado Preliminar  
    Recurso contra o resultado preliminar 06 de setembro

    Deverá ser enviado para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Análise do recurso 09 de setembro
     
    Resultado final 10 de setembro

    Resultado Final 

     


    Dúvidas e informações:
    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. /    17 3426-6998
  • Seleção de Projetos de Extensão com concessão de bolsa discente: resultado

    Inscrições de 31 julho a 12 de agosto


    O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Votuporanga, e a Coordenadoria de Extensão, informam que estão abertas as inscrições, no período de 31 de julho a 12 de agosto de 2024, para o processo de seleção de 5 (cinco) Projetos de Extensão com concessão de bolsa discente, na modalidade Bolsa Extensão.

    A previsão de duração de cada projeto é de 4 (quatro) meses, sendo 15 (quinze) horas semanais a carga horária de atividades para o bolsista. Cada projeto possui 01 (uma) vaga para bolsista.

    O valor da Bolsa de Extensão é de R$ 525,00 (quinhentos e vinte e cinco reais) mensais. O período de duração das bolsas será limitado à duração do projeto ao qual o aluno bolsista estiver vinculado, podendo ser por tempo inferior ou mesmo sofrer interrupção.


    Cronograma

    Acompanhe abaixo as etapas do processo:

    Publicação do Edital nº 37/2024 31/07
    Inscrições via Suap 31/07 a 12/08
    Pré-seleção 13/08
    Análise e seleção dos projetos 14 a 21/08
    Resultado Preliminar  22/08

    Recurso contra o resultado Preliminar

    (Devem ser encaminhados para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

    23/08
    Análise dos recursos 26/08
    Resultado Definitivo  27/08

     


    Dúvidas e informações:
    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. /    17 3426-6998
  • Horário de atendimento da Biblioteca (26/08 a 01/10/2024)

    A Coordenadoria de Biblioteca informa que no período de 26 de agosto a 01 de outubro de 2024, por movo de férias de uma das servidoras do setor, haverá alteração no horário de atendimento da Biblioteca:

    Segunda a quinta: 10h00 às 21h00

    Sextas-feiras: 10h40 às 21h00

    Alterações de horários em datas específicas:

    30/08: 09h00 às 18h00
    27/09: 09h00 às 18h00

    Leia o Comunicado na íntegra.

  • Visitas monitoradas ao IFSP Campus Votuporanga

    Quer conhecer o Campus Votuporanga do IFSP?

    Preencha o formulário aqui AGUARDE o nosso contato com a confirmação da visita.

     

  • Colação de Grau: 23/08/2024

    O Campus Votuporanga informa que, dia 23 de agosto de 2023 (sexta-feira) às 13h30, será realizada a Colação de Grau dos estudantes dos cursos superiores de:

    • Engenharia Civil
    • Engenharia Elétrica
    • Análise e Desenvolvimento de Sistemas

     

    Após o evento, os formandos deverão assinar a ata via SUAP e abrir um requerimento solicitando a emissão do Diploma e Histórico Escolar digitais.

  • Convite: Palestra "Makerspaces e a Indústria 4.0 Transformando Profissões"

    O Campus Votuporanga do IFSP convida a comunidade em geral para a palestra "Makerspaces e a Indústria 4.0 Transformando Profissões", que ocorrerá amanhã, dia 22 de agosto de 2024, quinta-feira, a partir das 19h, no Anfiteatro do Campus. A atividade será conduzida pelo prof. Ricardo César de Carvalho.

    A palestra é organizada pela SEARVO em parceria com LabIF Makerdo IFSP.

  • Convite: Aula inaugural da Pós-Graduação - Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação

    O curso de pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação promove, no dia 03 de setembro de 2024, às 19h00, no Anfiteatro do CampusVotuporanga, a aula inaugural com o tema "Pilares da Gestão em Software Houses".

    A aula será ministrada por Wesley Fernandes, da empresa Code Software, Bacharel em Sistemas de Informação (UNIFEV) e Mestre em Ciência da Informação (UNESP).

  • Disponibilidade do sistema de telefonia fixa

    O Campus Votuporanga do IFSP informa que o serviço de telefonia voltou ao ar.
     
    Para conferir os endereços e números, clique aqui.
  • Professor da área de Edificações participa de missão educacional no Timor-Leste

    Guilherme Shoiti Ueda integra delegação de 12 docentes brasileiros da Rede Federal


    Professor Guilherme Ueda fala sobre a Educação Profissional no Timor-Leste vestindo um tais, item cultural do vestuário do país asiático [Fotografia: arquivo pessoal]


    O arquiteto Guilherme Shoiti Ueda está em Díli, capital do Timor-leste, para atuar na formação de 133professores do Ensino Secundário Técnico Vocacional, equivalente ao Ensino Médio Integrado à formação técnica profissional oferecido pelos Institutos Federais no Brasil. A missão começou dia 5 de agosto e terá de 19 semanas, com atividades até 13 de dezembro de 2024.

    A seleção ocorreu por Chamada Pública (Edital 7/2024) do Conif, o Conselho Nacionaldas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que reúne os reitores dos Institutos Federais e se corresponde com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), que recebeu a demanda após visita presencial de delegação do governo do país localizado no sudeste asiático e independente há apenas 22 anos.

    A missão em andamento se dá em parceria com oInstituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE) do Timor-Leste e atende os eixos de Construção Civil, em que atua Guilherme Ueda, Produção Agrária, Tecnologia da Informação e o Contabilidade, Comércio e Secretariado, em que o professor Carlos Alberto Araripe, do Campus São Roque do IFSP, desenvolve atividades formativas. O português é uma das línguas oficiais do país, integrante daComunidadedos Países de Língua Portuguesa (CPLP), criada em 1996.

     

    Delegação de 12 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica do Brasil em solo timorense [Fotografia: reprodução da internet]


    Depois de 48 horas de viagem aérea, partindo de São José do Rio Preto-SP, o professor do Campus Votuporanga desembarcou no Timor-Leste no dia 30 de julho para adaptação e realização de atividades preparatórias. Da capital Díli, enviou relato a partir das primeiras semanas no país asiático. O IFSP veicula o texto integral, ilustrado por fotografias de autoria do professor:

     

    O Timor-Leste

    Jovem vendedor ambulante na Praia do Cristo, localizada na capital Díli [Fotografia: Guilherme Ueda]


    “Éum dos países mais jovens do mundo, tendo conquistado a independência apenas em 2002, após 27 anos de ocupação indonésia. Em 1975, conflitos internos convergiram para a independência do país em relação a Portugal, que aqui implementara a língua portuguesa.

    Durante os anos que se seguiram, a língua portuguesa foi proibida e virou símbolo da resistência à ocupação do país vizinho (Indonésia): Neste período, grupos contrários à ocupação resistiam em assentamentos nas regiões montanhosas do país, utilizando a língua portuguesa para impedir que os inimigos compreendessem sua comunicação.

    Apesar disso, a língua indonésia, o Bahasa foi implementado como língua obrigatória nas escolas, e o uso do português considerado crime.

    Hoje, as cerca de 1,4 milhão de pessoas que aqui vivem falam 33 dialetos diferentes, e têm como línguas oficiais o Tétum e o Português. Além disso, o Bahasa é altamente disseminado por conta do longo período de sua imposição nas escolas, além de ser requisitado para estudos acadêmicos, frequentemente cursados no país vizinho. Os dialetos são a língua materna da maioria dos nativos, enquanto o Tétum é aprendido nas escolas e se tornou o meio mais comum de comunicação; o português e o inglês são também línguas obrigatórias nos currículos do ensino médio, e outras línguas como o Bahasa, o Malaio e até mesmo o Coreano são ofertados como línguas opcionais; e, como as oportunidades de emprego são escassas, os estudantes procuram aprender várias línguas, na esperança de uma colocação melhor nos respectivos países.

    Dessa forma, o país é permeado por uma grande mistura de culturas; o Tétum incorporou ao longo dos anos inúmeras palavras da língua portuguesa, embora a estrutura da língua seja totalmente diferente da nossa. O país é o único na Ásia a ter a língua portuguesa como oficial.”

     

    A vida em Díli

    As vans microlet são comuns no dia-a-dia da capital Díli [Fotografia: Guilherme Ueda]


    “O pequeno país, cuja população ainda é majoritariamente rural, ocupa a porção leste da ilha em que se situa, enquanto o restante é território indonésio. O território marítimo possui características que atraem interesses internacionais, como uma vala submarina de importância estratégica, por permitir a passagem de submarinos de forma indetectável e jazidas de petróleo na área que separa o país do norte da Austrália.

    Dessa forma, diversos países atuam para conquistar mais influência sobre o país, criando aqui na capital uma atmosfera de metrópole, ao menos no que se refere à quantidade de estrangeiros que transitam pelas ruas.

    Além do petróleo, o único produto timorense notável é o café, de excelente qualidade, produzido nas regiões mais altas. O petróleo é explorado por companhias internacionais, de forma que os royalties obtidos são a principal fonte de renda do país. Assim, a população é extremamente pobre e carente, embora o custo de vida seja bastante alto. O resultado são contrastes gigantescos, visíveis em cada canto da cidade. De um lado, hotéis que incluem uma unidade da rede internacional Hilton e supermercados com produtos de luxo, incluindo vinhos caríssimos e picanha brasileira por 44 dólares o quilo (Aliás, a moeda corrente é o dólar americano, e somente as moedas são cunhadas localmente).

    A poucas centenas de metros, abundam vendedores nas ruas em barracas improvisadas, cortando carne ao ar livre e produtos de suas plantações a preços baixíssimos, vivendo em barracos precários em todas as regiões da cidade, ao lado de valas abertas de esgoto.

    Nas ruas, carros e caminhonetes de luxo competem por espaço com milhares de motocicletas e as microlets, pequenas vans multicoloridas e adornadas com música altíssima e sem porta que transportam trabalhadores apertados e perigosamente pendurados para fora, ao preço de 25 centavos a corrida.

     

    "Nos mercados, além do contraste dos preços, encontram-se produtos de todo o mundo. Surpreendentemente, a maior parte do frango e da carne bovina é de marcas conhecidas no Brasil"

    Vendedora timorense no Mercado de Tais, lenço tradicional no país [ Fotografia: Guilherme Ueda]


    No trânsito caótico, não há absolutamente nenhuma regra: não há preferencial nos cruzamentos, não se obedecem faixas de pedestres, ultrapassa-se por qualquer lado, os semáforos raramente funcionam, e as microlets param em qualquer lugar em que alguém queira subir ou descer, sem aviso prévio. No trânsito caótico, qualquer transgressão só é punida, no máximo, com uma buzinada, que é constante nas ruas de Díli. Para o motorista brasileiro, a mão inglesa (dirige-se ao lado esquerdo da faixa, e não ao direito, e inclusive as rotatórias são no sentido anti-horário) é apenas um dos desafios ao “pilotar” um carro por aqui. No entanto, transitar de microlet não é uma opção viável no calor de mais de 30 graus do inverno local. O lado bom é que o trânsito raramente permite velocidades acima dos 40km/h, o que torna qualquer batida menos letal. Por sinal, testemunhei – e filmei – uma colisão entre uma moto e um carro logo na primeira semana por aqui.

    Nos mercados, além do contraste dos preços, encontram-se produtos de todo o mundo. Surpreendentemente, a maior parte do frango e da carne bovina é de marcas conhecidas no Brasil: Sadia, Perdigão e Seara. O leite vem da Austrália, produtos industrializados da Indonésia, da Malásia, da China, do Japão, da Coreia do Sul e de Portugal; os produtos locais se restringem a alguns legumes e hortaliças. Como muitas vezes é impossível de decifrar o rótulo, compramos os produtos pela imagem do rótulo.

    Em contraste com as dificuldades do cotidiano, o Timor-Leste é um país repleto de belezas inexploradas, com praias dignas de cartões-postais, além de inúmeras localidades que incluem montanhas, trilhas e cachoeiras; a fauna marítima é uma das mais diversas do mundo, e a cultura local é rica em história e mistérios pouco conhecidos pela cultura ocidental. No entanto, para conhecer estas belezas é preciso de um guia experiente, além de potentes veículos 4x4 para enfrentar as estradas do interior.

     

    Registro de paisagem na Praia do Cristo, em Dília (TImor-Leste) [Fotografia: Guilherme Ueda]


    Além disso, apesar da beleza das praias, fora da capital elas não são frequentáveis porque são apinhadas de gigantescos crocodilos de água salgada. A falta de infraestrutura, porém, parece ser o maior empecilho para a exploração do enorme potencial turístico do país. Os conflitos recentes destruíram grande parte de tudo o que havia sido construído e dizimaram grande parte da população adulta, deixando uma população muito jovem e sem recursos, não permitindo o crescimento econômico sem o auxílio externo”.

     

    Atuação na escola

    Acredito que eu acabe por aprender mais do que eu possa ensinar aos professores locais, mas a troca de conhecimentos é a essência de qualquer contato intercultural, e a única motivação que qualquer pessoa que sai do seu país precisa possuir para contribuir efetivamente para a educação”

    Professor Guilherme Ueda (penúltimo da esquerda para a direita) com estudantes e professores timorenses [Fotografia: arquivo pessoal]


    “A escola em que atuo oferece cursos técnicos – por aqui se chamam de Ensino Secundário Técnico Vocacional – em modalidade semelhante aos técnicos integrados dos IFs brasileiros. São cursos de Construção Civil, Eletricidade, Mecânica de Produção e de Automóveis e Gestão de Informática. Atuo junto a 10 professores da área técnica do curso de Construção Civil. Os professores são experientes, os mais velhos com até 30 anos de experiência na docência, com formações diversas. Há um arquiteto, engenheiros civis, bacharéis em construção civil e licenciados em educação, alguns com mestrado cursado fora do país. Felizmente, a maioria deles compreende e fala razoavelmente bem o Português, ao contrário de professores de outras escolas onde alguns dos colegas brasileiros atuam – principalmente os alocados em outras cidades no interior – que falam somente as línguas locais.

    A escola, apesar de ter sido reconstruída com colaboração do governo sul-coreano em 2014, possui instalações bastante precárias. As salas, com poucas exceções, não têm ar-condicionado nem projetor, e faltam laboratórios para as aulas práticas. Por outro lado, o departamento conta com um laboratório de marcenaria muito bem equipado (aqui a marcenaria faz parte do currículo da construção civil), e um laboratório de informática com ótimos computadores, cadeiras confortáveis e até mesmo uma impressora A1 (que infelizmente não está funcionando por não haver mão-de-obra para manutenção). Esta situação é melhor do que outras escolas onde os professores brasileiros atuam, algumas das quais não têm sequer energia elétrica. Curiosamente, nenhuma das escolas possui banheiros bem equipados, sequer para os professores locais. Estes, quando questionados qual banheiro os alunos usam, apontam com naturalidade para o mato que cresce ao lado das escolas.

     

    "Já percebi que há uma séria dificuldade relativa à estrutura organizacional, que não conta com um quadro efetivo de funcionários administrativos – os nossos TAEs – de forma que muitas das tarefas e decisões acabam por ser realizadas pelos próprios professores"

     

    Apesar das dificuldades com a comunicação, os diálogos têm sido proveitosos no sentido de compreender a realidade local. Os professores com quem atuo são extremamente atenciosos e respeitam muito a educação brasileira; uma professora afirma que a educação brasileira é “a melhor do mundo”, talvez porque temos o costume de conversar com os alunos de forma amigável e adaptar as aulas às suas realidades de forma compreensiva, ao contrário de professores de outros países que têm posturas mais rígidas na sala de aula. No momento, estou apenas iniciando as atividades, procurando fazer um diagnóstico da situação da escola; já percebi que há uma séria dificuldade relativa à estrutura organizacional, que não conta com um quadro efetivo de funcionários administrativos – os nossos TAEs – de forma que muitas das tarefas e decisões acabam por ser realizadas pelos próprios professores.

     

    Meninos jogam bola em praia do Timor-Leste [Fotografia: Guilherme Ueda]


    Ainda assim, os alunos conseguem produzir bons trabalhos, graças ao empenho e dedicação dos professores, que têm mostrado grande interesse em aprender mais sobre os métodos e organização do ensino nos nossos Institutos Federais.

    Pessoalmente, a experiência tem sido muito enriquecedora. Apenas o contato com uma cultura tão próxima e ao mesmo tempo tão distante da nossa já proporciona um imenso aprendizado, enquanto conhecer os métodos de ensino de outro país ajudam a refletir sobre os nossos.

    Acredito que eu acabe por aprender mais do que eu possa ensinar aos professores locais, mas a troca de conhecimentos é a essência de qualquer contato intercultural, e a única motivação que qualquer pessoa que sai do seu país precisa possuir para contribuir efetivamente para a educação. Espero que ao final desta jornada, eu possa ter dado uma pequena contribuição a este país tão carente de uma qualidade de vida melhor, e ao mesmo tempo consiga trazer de volta ao Brasil novos conhecimentos e muitas histórias para contar”.


    Interior de um veículo microlet [Fotografia: Guilherme Ueda]


    Com informações do MEC, do Conif e do portal doIFSP.

Fim do conteúdo da página