Estudantes do Ensino Médio Integrado conquistam menções e medalhas na 18ª OBMEP

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 16h25 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2024, 12h23 | Acessos: 228

A cerimônia de premiação aconteceu dia 26 de setembro no Centro de Convenções com escolas públicas e particulares

Iris Pavanelli, Davi Gomes da Silva, a professora Elen Mazucchi e Samuel Belloto de Oliveira no palco do Centro de Convenções, em Votuporanga-SP [Fotografia: Arquivo pessoal]

16 estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio foram premiados pela Direção de Ensino da Região de Votuporanga pela participação exitosa na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP, disputada durante o ano letivo de 2023. Estiveram presentes a professora Elen Cristina Mazucchi e os gestores Ricardo Teixeira Domingues e Rodrigo Cleber da Silva, Diretor-Geral e Diretor-Adjunto de Ensino do Campus Votuporanga, respectivamente.

Lucas Oliveira Joia está no 3º do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e participa da competição desde o Ensino Fundamental, quando conquistou medalha no 9º ano na escola pública em que estudava, na cidade de Floreal-SP. “A matemática sempre esteve presente na minha vida, o auxílio da instituição (IFSP) colaborou para o meu desenvolvimento e sinto que preciso agradecê-los. Este ano me sinto preparado para a prova (2ª etapa da OBMEP 2024) e espero honrar minha última participação. Espero continuar nesse caminho!”, diz o secundarista que pretende cursar Licenciatura em Matemática na USP, Unesp ou Unicamp.

Coordenadora da participação discente do Campus Votuporanga desde 2016, a professora Elen Cristina Mazucchi faz balanço positivo do retrospecto do IFSP. “Todo ano, cerca de 94% dos nossos alunos são premiados com Menção Honrosa”, pontua. Desde 2018, o Campus Votuporanga pode enviar para a 2ª fase da OBMEP 5% de seus estudantes de Ensino Médio.

“Conquistar uma medalha não é tarefa fácil, ainda mais porque concorremos somente com Escolas Públicas Seletivas. Quando isso ocorre, ficamos muito felizes e orgulhosos”, afirma a professora. O Campus Votuporanga conquistou 1 bronze nas edições 2019 e 2021 e 2 bronzes em 2023, além de 1 medalha de prata na edição 2021. Para a 2ª etapa da OBMEP 2024, 17 estudantes do Campus Votuporanga foram classificados. A prova está prevista para 19 de outubro.

Professor Elen Mazucchi e o estudante medalhista Lucas Joia, medalhista de bronze na OBMEP 2024 [Fotografia: IFSP]

Confira o quadro de menções honrosas e medalhas conquistadas no Nível 3 (Ensino Médio) na OBMEP 2023:

Estudante Curso Nacional Regional
Gustavo Henrique da Silva Egresso do Técnico em Edificações Bronze Bronze
Lucas Oliveira Joia 3º ano do Técnico em Informática Bronze Bronze
Iris Elena Lima Santana Pavanelli 3º ano do Técnico em Mecatrônica Menção honrosa Bronze
Davi Gomes da Silva 3º ano do Técnico em Mecatrônica Menção honrosa Bronze
Samuel Belloto de Oliveira 3º ano do Técnico em Mecatrônica Menção honrosa Bronze
Gabriel Henrico Santos Falchi 3º ano do Técnico em Mecatrônica Menção honrosa
Ricardo Enzo Puglia Conde 3º ano do Técnico em Informática Menção honrosa
Guilherme de Freitas Ruvieri Franco 3º ano do Técnico em Informática Menção honrosa
Rafael Barreto da Silva 3º ano do Técnico em Edificações Menção honrosa
Kauã Yuri Rocha dos Santos 2º ano do Técnico em Mecatrônica Menção honrosa
Eduardo Neto Caldeira Diogo 3º ano do Técnico em Informática Menção honrosa
Gustavo Ferreira Frata 3º ano do Técnico em Mecatrônica Menção honrosa
Rafael Augusto Soares 3º ano do Técnico em Informática Menção honrosa
Mateus Ramos Colognesi de Souza 2º ano do Técnico em Informática Menção honrosa
Mariana Nishida Carvalho 2º ano do Técnico em Edificações Menção honrosa
Gustavo Genascoli Giovanini 2º ano do Técnico em Mecatrônica Menção honrosa

A olimpíada. A OBMEP é nacional e igualmente voltada às escolas públicas e privadas brasileiras, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em 2023, a olimpíada reuniu mais de 18 milhões de estudantes de 55.383 escolas de todo o país.

Assunto(s): OBMEP , Matemática , Medalha ,