Coordenação Geral do NUGS conduz atividades no Campus Votuporanga

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2024, 19h00 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 19h44 | Acessos: 77

O NUGS visa ao combate à violência e à discriminação de gênero

A servidora Rosa Amélia Barbosa, Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGS) do IFSP e professora do Campus Ilha Solteira, esteve no Campus Votuporanga nos dias 25 e 26 de setembro para atividades com professores e estudantes. Na tarde de ontem, quarta-feira, ministrou a palestra "NUGS - Fazemos o que é certo, não o que é facil" na reunião de formação continuada docente, momento mensal realizado de acordo com a Política de Formação de Professores da instituição, aprovada pela Resolução 138/2015.

Durante a manhã desta quinta, foi a vez das turmas do Ensino Médio Integrado, recebidas para um acolhimento geral, seguido de dinâmica com a plateia sobre o respeito à vida humana e à diversidade. A qualidade das participações e dos relatos foi destacada pela coordenadora geral do NUGS. "Ter a oportunidade de tramar diálogos com docentes e estudantes foi muito significativo. As inquietações que emergiram das 3 sessões de atividades fazem ecoar o quanto é importante ampliar as possibilidades de interação inter campi a partir do NUGS”, disse.

“Para que a construção de uma educação antissexista aconteça verdadeiramente, é essencial que o conhecimento acumulado seja compartilhado e que as provocações sejam feitas. Espero que reverbere!", finalizou a professora da área de Artes.

Atividade com o corpo discente pautou a vida e o respeito [Fotografia: arquivo do IFSP]

O convite partiu dos membros locais do núcleo, representado por Victor Hugo Oliveira dos Santos de Matos, estudante de Física, Anderson José de Paula, pedagogo e Aliana Lopes Câmara, professora de português e espanhol. Com propostas de práticas formativas e informativas, o NUGS tem como objetivo sensibilizar a comunidade do IFSP, bem como criar uma cultura de respeito à diversidade e um espaço educacional inclusivo e plural.