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  • 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Câmpus

    Assista as transmissões pelo YouTube do Câmpus Votuporanga


    O Diretor-Geral e Presidente do Conselho de Câmpus vem CONVOCAR os membros e CONVIDAR toda a comunidade para a Reunião Ordinária do Conselho de Câmpus que será no dia 22/07/2021, às 15h, através da plataforma Teams e com transmissão ao vivo pelo YouTube.


    Documentos:

    • Convocação para a Reunião Ordinária de 22/07 - clique aqui
    • Link da transmissão no YouTube - clique aqui
    • Ata - Reunião Ordinária - Em breve
  • Seleção de bolsistas para atuação em Projeto de Extensão

    Resultado publicado!


    Estão abertas as inscrições, no período de 05 a 11 de julho de 2021, para seleção de bolsistas para atuação em Projeto de Extensão, a ser desenvolvido exclusivamente na modalidade remota.

    O programa é um benefício destinado ao estudante com matrícula e frequência regulares, priorizando-se àqueles com bom rendimento escolar.

    Procedimentos:

    I. Inscrever-se no Programa de Bolsas de Extensão do IFSP, no período de 05 a 11 de julho de 2021, mediante preenchimento correto de ficha de inscrição (Anexo I) e entrega dos documentos solicitados no item 9, exclusivamente por e-mail. A ficha de inscrição e os documentos solicitados deverão ser digitalizados (ou fotografados) com baixa resolução, todavia, mantendo a visibilidade dos dados; e encaminhados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

    II. Ter cursado pelo menos um semestre do curso em que está matriculado.

    III. Comprovar compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento daquelas próprias do projeto ao qual está vinculado. IV. Participar de entrevista agendada com o servidor responsável pelo projeto, após análise da documentação exigida no ato de inscrição.

    Documentos para a inscrição:

    • 01 foto 3x4 (facultativo).

    • Formulário de Inscrição e Declaração Negativa de Vínculo Empregatício, preenchidos e assinados pelo(a) estudante ou responsável, quando menor de idade (Anexo I).

    • Comprovante de rendimento acadêmico atualizado (Boletim ou Histórico escolar parcial) a ser retirado e impresso do Sistema SUAP.


     A previsão de duração do projeto é de 05 (cinco) meses, com 02 (duas) vagas para bolsistas.

    O regime de trabalho semanal do aluno bolsista será de 10 horas semanais.

    O valor da Bolsa de Extensão será de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais.

    O valor do Auxílio Estudantil de Extensão (para fins de despesas com telefonia e internet) será de R$ 100,00 (cem reais) mensais.

     

    Projeto: <Meninas>@ {Code Clube Votuporanga} ==> Computação, Games, Programação e Robótica para Meninas //e meninos.

    Servidor responsável: Luciene Cavalcanti Rodrigues


     Cronograma:

    05 e 11/07/2021 envio de formulário preenchido e documentos comprobatórios
    12 e 13/07/2021 entrevistas dos candidatos inscritos
    14/07/2021 divulgação do resultado final

     Edital 264/2021 - clique aqui

    Anexo I - ficha de inscrição - clique aqui

    Resultado do edital 264/2021 - clique aqui


     

    Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

     

     

  • Enem 2021: Inscrições abertas até 14 de julho

    Estão abertas até 14 de julho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

     

    O interessado deverá fazer a inscrição pelo endereço: https://enem.inep.gov.br/participante.O valor da inscrição é de R$ 85,00.


    Concorrendo a uma vaga de Curso Superior

     

    O participante do Enem pode usar suas notas para concorrer a uma vaga dos Cursos Superiores ofertados pelas universidades e institutos federais. Para isso, deverá se inscrever na 1ª edição de 2022 do SISU (Sistema de Seleção Unificada).

     

    No Instituto Federal - Câmpus Votuporanga, são ofertadas 160 vagas, distribuídas em 4 Cursos Superiores:

     

    • Engenharia Civil - diurno
    • Engenharia Elétrica - diurno
    • Sistemas de Informação - diurno
    • Licenciatura em Física – noturno 

     

    Contato:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |  (17) 3426-6997
  • Composição dos Membros Externos do Conselho de Câmpus

    Período para indicação e manifestação de interesse até 04/08.


    O Conselho de Câmpus prevê a participação, além dos membros internos, de membros externos.

    De acordo com a Resolução nº 45/2015, em seu art. 3.º., o §.4º. está descrito quem serão esses representantes da comunidade externa, sendo os seguintes:

    1. 1 (um) aluno egresso ou, na ausência deste, um representante dos pais de alunos;
    2. 1 (um) representante da sociedade civil organizada, aprovada pelos membros internos do conselho de campus;

    III. 1 (um) representante do poder público municipal ou estadual.

    Ainda de acordo com a Resolução nº 45/2015 a escolha do membro previsto no inciso I – aluno egresso ou pai, deve ser feita por meio de sorteio.

    De acordo com a Resolução nº01/2021, foi aprovado pelo conselho que as demais vagas também sejam preenchidas da mesma forma.


    A indicação de membros e a manifestação de interesse pode ser feita através do formulário abaixo:

    Formulário membros externos - Clique aqui


    Resolução nº 45/2015 - clique aqui

    Resolução nº 01/2021 - clique aqui

    Comunicado 03 - CONCAM - VTP - clique aqui

    Comunicado 04 - CONCAM - VTP - prorrogação do prazo para manifestação de interesse  - clique aqui


    Cronograma:

    Publicação de Comunicado 02/07/2021 Comunicado
    Indicação de possíveis membros até 04/08/2021 Formulário
    Deliberação 12/08/2021  
    Publicação 19/08/2021  

    Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

     

  • Legislação, Normas e Portarias do IFSP

    Nesta página é possível consultar as normas e regulamento do IFSP por assunto:

     

     


    Câmpus Votuporanga

     

  • 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Câmpus

    Assista as transmissões pelo YouTube do Câmpus Votuporanga


    O Diretor-Geral e Presidente do Conselho de Câmpus vem CONVOCAR os membros e CONVIDAR toda a comunidade para a primeira Reunião Ordinária do Conselho de Câmpus que será no dia 01/07/2021, às 15h, através da plataforma Teams e com transmissão ao vivo pelo YouTube.

    De acordo com o calendário de reuniões (Comunicado 01/2021 - Calendário CONCAM) a primeira reunião seria no dia 10/06/2021 mas foi necessário o cancelamento da mesma. Abaixo segue a Convocação e logo após o Comunicado do cancelamento.


    Documentos:

    • Convocação para a Reunião Ordinária de 10/06 - Clique aqui
    • Comunicado de cancelamento da reunião de 10/06 - Clique aqui
    • Convocação para a Reunião Ordinária de 01/07 - Clique aqui
    • Link da transmissão no YouTube - Clique aqui
    • Ata - 1ª Reunião Ordinária - Em breve
  • Curricularização da Extensão nos cursos de graduação do Instituto Federal de São Paulo

    A Extensão da educação superior no Brasil, segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE),  é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (CNE - Resolução nº 7/2018).
     

    A curricularização da extensão é uma estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024) e foi regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 7/2018, que consiste na  adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) visando garantir  um percentual mínimo de 10% (dez por cento) na carga horária da matriz curricular dos cursos de graduação, direcionados para as atividades de extensão e orientados prioritariamente para as áreas de grande pertinência social (Meta 12.7 da Lei n 13.005/2014).


     
    Após “Live” de apresentação e discussão da minuta da "Curricularização da Extensão" nos cursos de graduação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorrida em 19/06/ 2021 ( https://youtu.be/gw2-KI1GwNQfoi aberto o período de consulta à comunidade interna e externa dos campi com o objetivo de propor ações aditivas, aglutinativas, de redação, modificativas, substitutivas e supressivas com as respectivas justificativas ao texto final.

    Para tanto, a CEX (Coordenadoria de Extensão) solicita, gentilmente, a sua contribuição preenchendo o formulário (link abaixo) até o dia 04/07/2021 para que, posteriormente, os resultados dessa consulta sejam apresentados à comunidade do Câmpus Votuporanga e enviados à Pró-Reitoria de Extensão (PRX) para compilação final do texto do documento.

     

    Link de acesso ao formulário (Prazo de envio: 04/07/2021):   https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8xcDcx7rNT6oGpq4DA02ReVI2Lq7YFt1mx1pXPhrB-dorOQ/viewform  

     
     
    Link de acesso a "Live" da PRX/IFSP: https://www.youtube.com/watch?v=gw2-KI1GwNQ
     
     
    Cronograma:
     
    CRONOGRAMA DE CONSULTA À COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA DO CÂMPUS VOTUPORANGA SOBRE A MINUTA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
    EVENTO DATA
    Contribuição individual via formulário eletrônico 22/06/2021 a 04/07/2021
    Reunião entre as áreas para análise da minuta (sugestões) 30/06/2021
    Reunião Geral: apresentação da contribuição da comunidade do Câmpus Votuporanga 07/07/2021
    Prazo final para submissão da proposta do câmpus para Pró-Reitoria de Extensão (feita pela CEX via formulário eletrônico) 12/07/2021
     
     

     
    Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
     
  • Pagamento dos Auxílios da Política de Assistência Estudantil – PAE : Junho de 2021


    A equipe da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) informa que, de acordo com comunicado da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (CCF), estão disponíveis da partir de 21/06/2021 , os auxílios da Política de Assistência Estudantil – PAE (Programa de Auxílio Permanência) referentes ao mês de JUNHO.

     

    Havendo dúvidas, os estudantes beneficiários podem contar a equipe da CSP por email institucional: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • Convocações de Docentes Substitutos: aproveitamento de filas de editais vigentes

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está realizando aproveitamento de fila de processos seletivos já realizados em seus câmpus, com vistas a agilizar o processo de contratação.

    Para isso, os candidatos interessados precisam manifestar interesse, mediante envio de termo específico.

    Mais informações estão disponíveis no link a seguir: https://concursopublico.ifsp.edu.br/editais/Convocações Docentes Substitutos (Aproveitamentos de filas)

  • Avaliação das Práticas Docente e Coordenação de Curso do 2º Semestre de 2020

    Estudantes podem responder questionário até 04/07.



    A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP Câmpus Votuporanga informa que, está em andamento o processo de Avaliação das Práticas Docente e Coordenação de Curso referente ao 2º semestre de 2020.

    A Avaliação das Práticas Docente e de Coordenação de Curso é aplicada, semestralmente para os estudantes dos Cursos Superiores e Técnicos.

    A participação dos estudantes ocorre no período de (17 a 28/06/2021) 17/06 a 04/07/2021 por meio de preenchimento de questionário on-line. Cada estudante utilizará sua senha (token) para acessar o questionário.

    Os questionários podem ser acessados clicando aqui. O estudante deverá responder o questionário até a última questão e receber a mensagem final, para que suas respostas sejam contabilizadas.

    É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica e da Instituição de Ensino.Os resultados das avaliações ficam disponíveis na página da CPA no site do IFSP Câmpus Votuporanga para consulta da comunidade.



    Comissão Própria de Avaliação

    A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. A função da CPA está prevista na Lei N° 10.861, de 14 de abril de 2004, a qual instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

    Conheça mais sobre a CPA clicando aqui.

  • Aplicativo Sou.Gov.br e informação sobre envio de atestados médicos de servidores

    Com a implantação, em 21/09/2020, do projeto piloto “atestado web” no âmbito do IFSP, os atestados Médicos e Odontológicos passaram a ser enviados diretamente aos setores de saúde do IFSP, sem que sejam tramitados inicialmente no âmbito dos câmpus.


    Sobre o aplicativo SouGov.br

    O novo aplicativo reúne vários serviços de gestão de pessoas. No SouGov.br você pode enviar o atestado médico, entre outros serviços.

    O Sigepe mobile foi desativado no dia 3 de junho. Os serviços do Sigepe Servidor e Pensionista disponíveis na internet e acessíveis pelo Portal do Servidor (www.gov.br/servidor ) serão mantidos, sem qualquer alteração. Futuramente, o SouGov.br também terá sua versão na internet, mas ainda não há data para o lançamento.

     

    Para baixar o SouGov.br:

    Entre na loja virtual da Apple: ‎Sou Gov.br on the App Store (apple.com) ou do sistema Android: SouGov.br – Apps no Google Play.

    Não esqueça de cadastrar o login e a senha. Você vai precisar dessas credenciais para acessar o SouGov.br.

    Se tiver dúvidas, acesse o Perguntas e Respostas no Portal do Servidor: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/sougov.br

    Assista aqui ao tutorial que foi preparado para orientá-lo: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/app-sou-gov.br/tutoriais-aplicativo-sou-gov.br

    AppleStore: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.serpro.sougov 

    PlayStore (Android): https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.serpro.sougov  

    Todas as informações sobre o acesso ao aplicativo podem ser consultadas no Portal do Servidor: www.gov.br/servidor/sougov .

     

     Atestados e o Aplicativo SouGov.br

     A remessa de atestado (médico ou odontológico) deve ser feita através do aplicativo SouGov.br, no prazo de 5 (cinco) dias a contar do primeiro dia do afastamento. Conforme o Comunicado 20/2021 - DDGP-DGP/PRO-DI/RET/IFSP, que trata sobre a disponibilização do aplicativo SouGov.br e da desativação do Sigepe servidor e pensionista. Neste link, também, é possível acessar várias orientações sobre esse canal   https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/app-sou-gov.br/tutoriais-aplicativo-sou-gov.br

    Para se conectar ao aplicativo SouGov.br, é preciso ter um telefone celular (smartphone) conectado à internet, ter uma conta de acesso no gov.br e possuir o selo prata ou ouro atribuído a essa conta. ( https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/acesso-sou-gov-br-senha-gov-br-e-instalacao/1-o-que-preciso-para-me-conectar-ao-aplicativo-app-sou-gov-br). Não foi informado se pode ser acessado pelo computador.

    Se tiver alguma dificuldade de acesso, a orientação é que entre em contato com a Central de Atendimento da Central SIPEC, através do telefone 08009789009 ou no endereço www.servidor.gov.br/central-sipec.


    Para a correta utilização da funcionalidade, os servidores devem manter sempre o aplicativo atualizado.

    É importante frisar que, a fim de serem considerados e avaliados, os atestados deverão estar legíveis e serem encaminhados por ordem cronológica (do mais antigo para o mais atual), além de obedecerem aos requisitos do Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal (conforme check-list do Anexo I). Ao servidor é assegurado o direito de não autorizar a especificação do diagnóstico em seu atestado, hipótese em que, necessariamente, deverá submeter-se à perícia oficial. 

    Os atestados também deverão ser enviados por meio da referida funcionalidade no prazo de até 5 dias corridos do início do afastamento do servidor, conforme §4º do Art. 4º do Decreto nº 7.003, de 2009. Cabe ressaltar que não serão aceitos atestados entregues fora do prazo legal; a não apresentação no prazo estabelecido, salvo por motivo justificado, caracteriza falta ao serviço, nos termos do art. 44, inciso I, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 

    Ressaltamos ainda que é de responsabilidade do servidor manter sob sua guarda os documentos originais enviados por meio do novo sistema, pois o IFSP poderá solicitar sua apresentação, assim como convocar o servidor para ser submetido à perícia oficial, em momento oportuno. 


    ANEXO I – CHECK-LIST DE REQUISITOS PARA APRESENTAÇÃO DE ATESTADOS

     
    Atestados devem apresentar: 
     
    NO CASO DE LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE: 
    • Identificação do servidor; 

    • Identificação do profissional emitente; 

    • Assinatura do profissional emitente; 

    • Registro do profissional no conselho de classe (CRM ou CRO); 

    • Código da Classificação Internacional de Doenças - CID ou diagnóstico do paciente*; 

    • Período recomendado de afastamento. Não é aceito tempo indeterminado. 

     

    NO CASO DE LICENÇA POR MOTIVO DE DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA: 

    • Identificação do servidor; 

    • Nome e parentesco do familiar acompanhado, o qual já deve estar cadastrado no SIAPE para finalidade deste tipo de afastamento; 

    • Identificação do profissional emitente; 

    • Assinatura do profissional emitente; 

    • Registro do profissional no conselho de classe (CRM ou CRO); 

    • Código da Classificação Internacional de Doenças - CID ou diagnóstico do paciente. O SIAPE Saúde não aceita CID Z76.3 (Pessoa em boa saúde acompanhando pessoa doente), é necessário o CID ou diagnóstico da doença do familiar)*; 

    • Informação sobre o acompanhamento e necessidade de sua assistência direta ao familiar durante os dias de afastamento recomendado. 

    • Período recomendado de afastamento. Não é aceito tempo indeterminado.

     

    * É assegurado ao servidor o direito de não autorizar a especificação do diagnóstico em seu atestado, hipótese em que deverá submeter-se à perícia oficial, ainda que a licença não exceda o prazo de cinco dias.

     

    Comunicado da Coordenadoria de Saúde do Servido sobre o envio de atestados Médicos de servidores - clique aqui


    Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 - Clique aqui

    Decreto nº 7.003, de 2009 - Clique aqui

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 - Clique aqui

    Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal - 2017 - Clique aqui


    Contato para mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • eJIF Games 2021

    Vem aí o eJIF Games 2021, o Campeonato de Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais.

    O evento terá a etapa local e estadual, classificatórias para a etapa nacional.

    As modalidades de jogos eletrônicos contemplados serão o Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena.

    O eJIF - Câmpus Votuporanga será realizado entre os dias 16/06/2021 e 21/06/2021.

    As equipes de estudantes-atletas e os estudantes-atletas vencedores em suas respectivas modalidades serão classificados e representarão o Câmpus Votuporanga na etapa estadual, prevista para acontecer em julho. A etapa estadual, por sua vez, classificará para a etapa nacional, que está prevista para acontecer em setembro. Todas as etapas serão realizadas exclusivamente em ambiente virtual, respeitando o distanciamento social.

    Os Jogos serão transmitidos pelo canal do Youtube do IFSP Votuporanga.


    Confira a programação dos jogos:

    Free Fire

    League of Legends

    Xadrez

    I – Partida entre: Time 1 x Time 2   

    Data: 16 de junho de 2021

    Horário de início: 22:00 h

    I – Partida entre:  Time 1 x Time 2:

    Data: 16 de junho de 2021

    Horário de início:19:00 h

    Data: 21 de junho de 2021

    Horário de início: 19:00 h

    II – Partida entre: Time 3 x Time 4 

    Data: 17 de junho de 2021

    Horário de início: 22:00 h

    II – Partida entre: Time 3 x Time 4 :

    Data: 17 de junho de 2021

    Horário de início:19:00 h

     

    III– Partida entre: Time 1 x Time 3  

    Data: 18 de junho de 2021

    Horário de início: 22:00 h

    III– Partida entre: Time 1 x Time 3:

    Data: 18 de junho de 2021

    Horário de início:19:00 h

     

    IV – Partida entre:Time 2 x Time 4

    Data: 18 de junho de 2021

    Horário de início: 23:00 h

    IV – Partida entre:Time 2 x Time 4 :

    Data: 19 de junho de 2021

    Horário de início:19:00 h

     

    V – Partida entre: Time 1 x Time 4  

    Data: 19 de junho de 2021

    Horário de início: 22:00 h

    V – Partida entre: Time 1 x Time 4:

    Data: 20 de junho de 2021

    Horário de início:18:00 h

     
     

    VI – Partida entre: Time 2 x Time 3:

    Data: 20 de junho de 2021

    Horário de início: 21:00 h

     


     

  • Cursos Superiores 2021: Encerramento das convocações para matrícula

    O Câmpus Votuporanga do IFSP torna público o Comunicado 19/2021/CRA que trata do encerramento das convocações para matrícula em 2021, referente aos processos seletivos do cursos superiores.

     


    Contato:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

     

  • Pagamento do Auxílio Inclusão Digital: MAIO de 2021

    A equipe da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) informa que, de acordo com comunicado da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (CCF), o Auxílio Inclusão Digital, referente ao mês MAIO de 2021, está disponível desde 10/06, nas contas bancárias informadas ao IFSP.

    Havendo dúvidas, os estudantes beneficiários podem contar a equipe da CSP por email institucional: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Prestação de contas. O estudante deverá realizar a prestação de contas de forma mensal, quanto à utilização do Auxílio Inclusão Digital, por meio do envio do comprovante de pagamento de recurso e/ou serviço que lhe possibilitem o acesso à internet. O comprovante deve ser enviado para este endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


    Esclarecimentos e orientações sobre o Auxílio Inclusão Digital - saiba mais

  • Processo de Composição da Comissão Local de Revisão do PDI do IFSP – Câmpus Votuporanga

    Confira o Resultado Final


    Está aberto o processo eleitoral para o preenchimento de vagas eletivas da Comissão Local de Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

    As vagas eletivas são:

    • 01 (um) representante discente, eleito por seus pares;
    • 01 (um) representante docente, eleito por seus pares;
    • 01 (um) representante técnico administrativo em educação, eleito por seus pares.

    A candidatura e votação serão realizadas por meio do sistema Aurora.

    Cronograma

    Publicação do Código Eleitoral

    07/06

    Inscrições

    de 08/06 a 13/06

    Relação Preliminar das Inscrições

    14/06 - Clique aqui

    Recursos

    15/06

    Inscrições Homologadas

    16/06 - Clique aqui

    Período de campanha eleitoral

    17/06 a 24/06

    Votação

    de 26/06 a 27/06

    Publicação do Resultado Preliminar

    28/06 - Clique aqui

    Recursos

    29/06

    Publicação do Resultado Final

    30/06 - Clique aqui

    Portaria com a Composição da Comissão Local

    30/06


    Portaria - 06 - VTP.0052.2021- Código Eleitoral - Comissão Local de Revisão do PDI - VTP 2021

    Portaria - 06 - VTP.0053.2021 - Comissão Eleitoral PDI - VTP 2021


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  • Ações Afirmativas

    O que são ações afirmativas?

    Ações afirmativas são políticas focais que alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão sócio-econômica no passado ou no presente. Trata-se de medidas que têm como objetivo combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero, de classe ou de casta, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural.

    Referência: GEMAA Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa. O que são ações afirmativas? Disponível em: "<"http://gemaa.iesp.uerj.br/o-que-sao-acoes-afirmativas/">". Acesso em: 16 de maio de 2021.


    A Lei de Cotas

    Uma das ações afirmativas mais importantes relacionadas ao acesso às vagas dos Cursos Técnicos e Superiores é a Lei de Cotas (Lei n 12.711/2012).

    A Lei nº 12.711/2012, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia a estudantes oriundos integralmente de escola pública. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

    Para aquele que quer ingressar em uma vaga de Curso Técnico Integrado, o mesmo deve ter cursado do 1º ao 9º do Ensino Fundamental em Escola Pública. Em caso de ingresso em Curso Técnico Concomitante/ Subsequente, o candidato deverá além de ter cursado o Ensino Fundamental em Escola Pública, ter cursado ou estar cursando o Ensino Médio em Escola Pública.

    Já no caso de ingresso em Curso Superior, o candidato deverá ter cursado os três anos do Ensino Médio em Escola Pública.

    As vagas reservadas também se subdividem em categorias sócio-econômicas, etnico raciais e pessoa com deficiência. Confira abaixo um exemplo de distribuição de vagas:

     Imagem de Organograma com vagas distribuídas

    Legenda:

    Ampla Concorrência (Geral) -vagas para todos e quaisquer candidatos inscritos.

     

    Lista 1 (EP + Renda) – vagas para quem estudou, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras; com renda bruta por pessoa que reside no mesmo domicílio menor ou igual a 1,5 salários mínimos.

     

    Lista 2 (EP + Renda + PPI) – vagas para quem estudou, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras; com renda bruta por pessoa que reside no mesmo domicílio menor ou igual a 1,5 salários mínimos; e se autodeclara preto, pardo ou indígena, segundo percentual de 34,73% da população do Estado de São Paulo, apurado pelo IBGE no Censo de 2010.

     

    Lista 3 (EP) – vagas para quem estudou, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras.

     

    Lista 4 (EP + PPI) – vagas para quem estudou, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras; e se autodeclara preto, pardo ou indígena, segundo percentual de 34,73% da população do Estado de São Paulo, apurado pelo IBGE no Censo de 2010.

     

    Lista 5 (EP + Renda + PCD) – vagas para quem estudou, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras; com renda bruta por pessoa que reside no mesmo domicílio menor ou igual a 1,5 salários mínimos; e é pessoa com deficiência(de acordo com o Art. 2° daLei n° 13.146/15), segundo percentual de 22,6% da população do Estado de São Paulo, apurado pelo IBGE no Censo de 2010.

     

    Lista 6 (EP + PCD) – vagas para quem estudou, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras; e é pessoa com deficiência (de acordo com o Art. 2° da Lei n° 13.146/15), segundo percentual de 22,6% da população do Estado de São Paulo, apurado pelo IBGE no Censo de 2010.

     

    Lista7 (EP + Renda + PPI + PCD) – vagas para quem estudou, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras; com renda bruta por pessoa que reside no mesmo domicílio menor ou igual a 1,5 salários mínimos; autodeclara-se preto, pardo ou indígena, segundo percentual de 34,73% da população do Estado de São Paulo, apurado pelo IBGE no Censo de 2010; e é pessoa com deficiência(de acordo com o Art. 2° da Lei n° 13.146/15), segundo percentual de 22.6% da população do Estado de São Paulo, apurado pelo IBGE no Censo de 2010.

     

    Lista 8 (EP + PPI + PCD) – vagas para quem estudou, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras; autodeclara-se preto, pardo ou indígena, segundo percentual de 34,73% da população do Estado de São Paulo, apurado pelo IBGE no Censo de 2010; e é pessoa com deficiência(de acordo com o Art. 2° da Lei n° 13.146/15), segundo percentual de 22,6% da população do Estado de São Paulo, apurado pelo IBGE no Censo de 2010.

     

    Regulamentação:

    Lei n° 12.711, de 29 de agosto de 2012 Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.
    Decreto n° 7.824, de 11 de outubro de 2012 Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.
    Portaria Normativa n° 18, de 11 de outubro de 2012 Dispõe sobre a implementação das reservas de  vagas  em  instituições  federais  de  ensino de  que  tratam  a  Lei  no 12.711,  de  29  de agosto de 2012, e o Decreto no7.824, de 11de  outubro  de  2012.
    Portaria Normativa n° 21, de 5 de novembro de 2012 Dispõe sobre o Sistema de SeleçãoUnificada-Sisu.
    Lei n° 13.409, de 28 de dezembro de 2016 Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino.
    Decreto n° 9.034, de 20 de abril de 2017 Altera o Decreto n º 7.824, de 11 de outubro de 2012, que regulamenta a Lei n º 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. 
    Portaria Normativa nº 09, de 05 de maio de 2017 Altera a Portaria Normativa MEC no 18, de11 de outubro de 2012, e a Portaria Normativa MEC no 21, de 5 de novembro de2012, e dá outras providências
  • Recomposição da Comissão Própria de Avaliação do Câmpus Votuporanga

    Está aberto o Processo Eleitoral para a recomposição da Comissão Própria de Avaliação do IFSP - Câmpus Votuporanga. Os interessados poderão se candidatar entre os dias 10 a 16 de maio. A votação acontece no dia 25 de maio. As inscrições e votação acontecem via Sistema Aurora.


    CALENDÁRIO
    Inscrições 10/05/21 a 16/05/21 Inscrições via Sistema Aurora
    Publicação das inscrições deferidas 17/05/21 Clique aqui e acesse a lista preliminar dos inscritos
    Interposição de recursos 17/05/21 -
    Publicação das candidaturas homologadas 18/05/21 Clique aqui e acesse a listas das Candidaturas Homologadas
    Período de Campanha Eleitoral 19/05/21 e 24/05/21 -
    Votação 25/05/21 Votação via Sistema Aurora

    Publicação do resultado preliminar

    26/05/21

    Clique aqui e acesse o Resultado Preliminar

    Interposição de recursos 28/05/21 -
    Publicação do Resultado Final (Candidaturas Homologadas) 31/05/21 Clique aqui e acesse o Resultado Final

    Documentos da eleição:

  • Seleção de Bolsistas - Projetos de Ensino - Acompanhamento de Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas

    Confira o Resultado Final e orientações


    Estão abertas, de 01 de junho a 06 de junho, as inscrições para seleção de bolsistas para atuação em Projetos de Ensino, conforme regulamento do Programa de Bolsas de Ensino – Monitoria – Acompanhamento de Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (AENEE).

    As vagas são destinadas aos  discentes regularmente matriculados no IFSP - Câmpus Votuporanga.

    A atuação do bolsista será de 20 horas semanais e o valor da Bolsa de Ensino é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.

    O início das atividades do bolsista será a partir do dia 17 de junho de 2021.

    Os projeto terão duração de 7 meses e há 1 vaga para cada projeto.

    Projetos
    Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia Assistiva para alunos com Deficiência Física: perspectivas e diálogos entre a Educação Básica e o Ensino Superior no âmbito do IFSP
    Apoio Educacional Individualizado para aluno com hipótese diagnóstica de Déficit de Atenção e Hiperatividade (DTAH)
    Tutoria e desenvolvimento mútuo. Aluno-tutor no aprendizado e construção do saber de educando com Paralisia Cerebral
    Apoio Educacional Individualizado em Inclusão Educacional de aluno com Déficit de Atenção: Intervenção, Apoio e Reflexões
    Atendimento educacional ao aluno com deficiência intelectual com dificuldades de aprendizagem acentuadas
    Acompanhamento das Aulas Remotas e possível Produção de Vídeo-Aulas com Tradução em Libras
    Intervenções Pedagógicas frente a caso de dislexia associado a discente do ensino superior

    Edital 231/2021 - clique aqui

    Anexo I - Ficha de inscrição - clique aqui


    Cronograma

    Inscrições de 01/06 a 06/06
    Entrevista de 08/06 a 09/06
    Resultado Preliminar 11/06
    Recursos  de 12/06 a 14/06
    Resultado Final  16/06

     
    Anexo II - clique aqui
    Anexo III - clique aqui
     
    Orientações:
     
    Anexos II e III que devem ser preenchidos pelo bolsista.
    O bolsista também deve enviar um comprovante de conta bancário no Banco do Brasil.
    O anexo II deve ser assinado pelo bolsista, professor responsável e DAE.
    Caso prefira, o bolsista pode criar um DOCUMENTO ELETRÔNICO e pedir as assinaturas do professor responsável e do DAE (no caso do anexo II).
    Para criar o processo: DOCUMENTOS --> Criar novo processo --> Comunicado --> copiar e colar o Anexo II no corpo do texto.
     
    TODOS os documentos devem ser enviados para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com cópia para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

    Mais informações:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • Projetos de extensão modalidade EAD

    Resultado publicado


    Estão abertas de 01 a 07/06 as inscrições para participação em projetos de Extensão, na modalidade a distância, gratuitas, visando o preenchimento de vagas, a serem ofertadas, conforme disponibilidade aqui apresentada.

    O resultado, com a lista classificatória, será publicado no dia 08 junho de 2021.

     

    Projetos Vagas Dia/Horário
    Clube de Leitura: A Poesia da Canção não há limite quartas-feiras, das 19h às 20h
    Inglês Básico II 20 segundas-feiras, das 19h às 20h40

     

    Edital 226/2021 - clique aqui

    Preencha o formulário on-line - clique aqui

    Resultado do Edital nº 226/2021 - clique aqui

     

  • Chamada Pública para Captação de Doação de Material de Processamento de Dados

    Serão aceitas propostas de doação de computadores durante os anos de 2021 e 2022.


    Edital para recebimento em doação de desktops, notebooks e tablets a serem distribuídos e utilizados exclusivamente pelos discentes do IFSP

    Diante da atual conjuntura mundial e nacional, torna-se necessário pensar novas formas de transmitir os conhecimentos e saberes para os alunos. Diante da impossibilidade de ocorrer aulas presenciais devido a pandemia do Coronavirus, a modalidade à distância (EAD) ganha força e configura-se como contexto para que as atividades de ensino aconteçam. Porém, devido as condições socioeconômicas, nem todos os alunos possuem o equipamento necessário para que estas aulas aconteçam.

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) torna pública a chamada que visa atrair apoio de pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, para a doação material de processamento de dados aos discentes do IFSP, a fim de viabilizar a participação em aulas a distância.

    Acesse o edital para saber mais:

    EDITAL N° 210

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