Curso de Sistemas de Informação curriculariza Extensão com atividades em entidades e escolas
Ações extensionistas já atenderam mais 340 crianças e adolescentes com oficinas, palestras e minicursos
Estudantes do 2º ano do curso de Sistemas de Informação (BSI) em reunião de planejamento extensionista para o 2024/2 [Fotografia: arquivo do IFSP]
O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação avançou na Curricularização da Extensão durante o mês de setembro. No dia 6, turmas foram reunidas para um duplo momento sobre o tema: o atual 2º ano relatou sua experiência precursora no ano letivo de 2023 aos calouros; em seguida, as turmas se dividiram para planejar as ações para o 2º semestre letivo de 2024, que começou dia 02/09.
A atividade de trocas dialógicas e orientações gerais contou com a participação da Coordenadoria de Extensão, representada pelo Técnico em Assuntos Educacionais Carlos Roberto Waidemam, que explanou sobre a natureza da Extensão na Educação Pública Federal e os documentos institucionais norteadores no IFSP.
Nas semanas seguintes, a professora Juliana de Fátima Franciscani visitou o setor público educacional em Fernandópolis-SP e Votuporanga-SP, com o intuito de captar necessidades e demandas relativas à área profissional do curso superior oferecido pelo Campus Votuporanga. “Neste ano, os veteranos vão oferecer cursos de Extensão diretamente à comunidade externa”, explica a docente, responsável pelos projetos do atual 2º ano.
Estudantes, a professora Juliana Franciscani (à direita) e Dayane Michele dos Santos Brunini (ao centro), Professora Especialista em Currículo (PEC) da Diretoria de Ensino da Região de Votuporanga [Fotografia: arquivo pessoal]
As oportunidades serão divulgadas em breve e devem passar de 200 vagas, ministradas por seis grupos diferentes: Aulas sobre HTML e CSS, Curso de Java, Curso de Gamemaker, Desenvolvimento de um portfólio Web, Minicurso de Redes de Computadores e Palestras sobre Segurança Digital.
Juliana Franciscani tem trajetória extensionista de 1 década no Campus Votuporanga. Desde 2014, o projeto Infoeducativa atende crianças e adolescentes em escolas públicas de Votuporanga-SP, apresentando o mundo da informática e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “A extensão sempre fez parte da minha vida acadêmica, desde a minha faculdade. Participei de vários projetos de extensão e fui bolsista de alguns deles. Sempre gostei de fazer algo pela comunidade ou pelo menos tentar proporcionar oportunidades e novos aprendizados para as pessoas”, conta.
A professora Juliana Franciscani (Projeto de Extensão II) e o professor Ricardo César de Carvalho (Projeto de Extensão I) [Fotografia: arquivo do IFSP]
A turma extensionista do 1º ano será conduzida pelo professor Ricardo César de Carvalho com foco em entidades e escolas públicas de Votuporanga-SP. A confirmação dos locais, atividades e das equipes deve ocorrer ao longo da próxima semana.
2023: O primeiro passo
Estudantes do BSI em ação em escola pública de Votuporanga-SP em 2023 [Fotografia: arquivo pessoal]
O 2º semestre letivo de 2023 marcou o início da curricularização da Extensão no curso superior de Bacharelado em Sistemas de Informação, o BSI, em disciplina específica ministrada pela professora Juliana de Fátima Franciscani. Em dezembro, a turma do então 1º ano se reuniu para apresentar os resultados de 7 grupos, que atuaram durante 4 meses junto à comunidade externa, no período de 26/07 a 13/12/2023.
Mais de 340 pessoas foram atendidas, entre crianças e adolescentes. As atividades incluíram um mix de prestação de serviços e oferta de formação por meio de oficinas, minicursos e palestras, expressando a formação acadêmica obtida no IFSP em diálogo com o público-alvo. “Os alunos abraçaram a ideia. E fizeram o papel extensionista com louvor! Fiquei orgulhosa do empenho, dedicação e comprometimento”, diz Juliana.
No Lar Frei Arnaldo, o grupo formado pelos estudantes Camila Rocha Ribeiro, Izadora Macedo da Silva, Lucas Magnani Melo, Marcelo Henrique Favaro, Maria Laura Passos Motta, Guilherme Matheus de Souza e João Pedro Gomes Brigati executou o projeto intitulado Multiskills: Oficinas de Introdução a Plataformas Virtuais, que incluiu aulas de Inglês Básico, Lógica de Programação e Introdução ao Power Point, entre outras. A entidade assistencial visitada é parceira do Campus Votuporanga desde 2015, na área da robótica educacional de viés inclusivo sócio-econômico, e as atividades contemplaram um grupo de 50 crianças. Os demais 6 grupos desenvolveram suas atividades em escolas públicas de Votuporanga-SP.
Equipe do projeto Introdução ao Desenvolvimento Web na apresentação de dezembro de 2023 (Letícia de Oliveira à direita)
[Fotografia: arquivo do IFSP]
Para Letícia Alves de Oliveira, egressa do curso Técnico em Informática do campus e atualmente no 2º ano do curso de Sistemas de Informação, a experiência extensionista em 2023 foi transformadora de seu olhar para a realidade. “Foi um choque, em relação a acesso a computador e domínio de conhecimentos que para nós eram básicos”, contou. Neste semestre letivo, a acadêmica atuará com oferta de aulas de HMTL e CSS a 50 professores da rede estadual de educação atuantes no município.
Sobre a Curricularização da Extensão
A chamada Curricularização da Extensão é uma estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024) e foi regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 7/2018, que consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) visando garantir um percentual mínimo de 10% (dez por cento) na carga horária da matriz curricular dos cursos de graduação, direcionados para as atividades de extensão e orientados prioritariamente para as áreas de grande pertinência social (Meta 12.7 da Lei 13.005/2014).
No IFSP, é regida pela Instrução Normativa PRX/PRE nº 5/2022, que esclarece e orienta sobre os aspectos operacionais para os cursos de graduação.
Redes Sociais