Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

RSS

  • PIBIFSP 2018: Resultado Final

    O Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação torna público o resultado final do Edital 740/2017, referente ao PIBIFSP Edição 2018.

     

    Conforme definido em reunião extraordinária do Conselho de Câmpus, realizada no dia 07/12/17, em que foi discutido o orçamento do câmpus para o ano de 2018, decidiu-se que seriam destinados recursos financeiros para o pagamento de 20 (vinte) bolsas de Iniciação Científica para o PIBIFSP durante o ano de 2018. Desta forma, estão convocados os 20 (vinte) primeiros classificados para apresentarem a documentação necessária para cadastramento do bolsista: “Termo Concessão e Compromisso” e “Autodeclaração de Princípios Éticos”, disponíveis no endereço eletrônico https://prp.ifsp.edu.br/index.php/diretoria-de-pesquisa/iniciacao-cientifica-e-tecnologica/pibifsp.

     

    De acordo com o cronograma estabelecido pelo item 7 do Edital supracitado, o período para cadastramento dos bolsistas é de 01/02/2018 à 23/02/2018. 

     

     Documentos referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIFSP, Edição 2018.
     

    Edital nº 740/2017

    Ficha de Inscrição
    Modelo de Projeto de Pesquisa

    RESULTADO PRELIMINAR DO EDITAL 740/2017

  • PIBIFSP – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP divulga resultado final

    Até o momento, 20 projetos serão contemplados com bolsas para alunos. Presidente do Comitê Científico do câmpus afirma que poderá haver suplementação

     

    Foi publicado hoje, dia 15 de dezembro, conforme previsto no Edital nº 740/2017, o resultado final do processo seletivo do PIBIFSP – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. O PIBIFSP tem como finalidade dar suporte aos grupos formados por servidores e alunos, envolvidos no desenvolvimento de pesquisas, estimulando o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de futuros pesquisadores.

    No câmpus Votuporanga, foram submetidos 28 projetos nas diversas áreas, propostos por 17 docentes. 27 dos projetos foram classificados e, desses, 20 deles receberão bolsas com recursos do câmpus, conforme aprovado na última reunião do Conselho de Câmpus, realizada no dia 07 de dezembro.

    Todos os projetos foram avaliados por pareceristas externos ao câmpus (pelo menos dois avaliadores), os quais não tinham acesso à identificação de autoria. As propostas também receberam pontuações pelo currículo do proponente.

    De acordo com o Prof. Me. Domício Moreira da Silva Júnior, presidente do COMPESQ – Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, “o PIBIFSP é importante porque auxilia no cumprimento de um dos requisitos legais da vocação dos institutos federais: a pesquisa, ao lado do ensino e da extensão”. E explicou: “O desenvolvimento de pesquisa estimula que o aluno se valha dos conteúdos aprendidos nas aulas para o desenvolvimento de suas investigações científicas, as quais, futuramente, poderão subsidiar trabalhos de extensão junto à comunidade. Isso cria um ciclo virtuoso, pois a comunidade pode trazer demandas diversas, as quais são debatidas no ensino e podem se transformar em novas pesquisas”.

    No câmpus, o COMPESQ recebe os trabalhos submetidos ao PIBIFSP e os destina aos avaliadores. Posteriormente, de posse das avaliações,o comitê de pesquisa analisa as pontuações dos proponentes e faz a classificação dos projetos, segundo as regras estabelecidas em Edital.

    Ainda segundo o Prof. Domício, será encaminhado à PRP – Pró-Reitoria de Pesquisa solicitação de bolsas suplementares a fim de que todos os projetos classificados no câmpus possam ser desenvolvidos. “É claro que esse é o nosso anseio. Contudo, teremos de aguardar o deferimento das instâncias superiores, o que dependerá de recursos financeiros disponíveis”, afirmou.

    A escolha dos bolsistas que desenvolverão as pesquisas propostas nos projetos é de competência do orientador, o qual pode levar em consideração diversos critérios, tais como desempenho acadêmico, afinidade do acadêmico com o tema, relacionamento interpessoal, determinada competência específica, dentre outras.

    Confira, abaixo, o resultado final do Edital nº 740/2017: 

     

     

     

  • Prof. Robyson dos Santos Machado defende tese de doutorado

    Resultados contribuem para compreensão das propriedades físicas do grafeno

     

    No último dia 13 de dezembro, o Prof. Robyson dos Santos Machado, atualmente professor de Física do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, defendeu sua tese de doutorado no programa de Ciências dos Materiais na Unesp de Ilha Solteira.

    A pesquisa, intitulada “Propriedades de transporte de um plano de grafeno com átomos adsorvidos”,ocupa-se de um arranjo em que efeitos quânticos de um par de átomos magnéticos adsorvidos no grafeno altera suas propriedades magnéticas e de transporte eletrônico, tornando-o propício a aplicações tecnológicas no emergente campo da spintrônica.                

    “Em minha opinião, os resultados reportados nos quatro artigos publicados contribuem para a compreensão das propriedades físicas desse novo material que tem atraído o interesse da comunidade científica”, acrescentou o professor Robyson. “Hoje, o grafeno é muito utilizado, tecnologicamente, na computação quântica. A comunidade científica acredita que o grafeno vai ser o material base dos computadores quânticos que ainda estão em desenvolvimento. Um dos efeitos descritos na tese, que são os estados ligados no contínuo, constitui uma possível aplicação no bit quântico”.

    Compuseram a banca, além do orientador, Prof. Dr. Antonio Carlos Ferreira Seridonio, o Prof. Dr.Devaney Ribeiro do Carmo, a Profa. Dra. Rosangela da Silva de Laurentiz, o Prof. Dr. Marcos Sergio Figueira da Silva e o Prof. Dr. Ricardo Paupitz Barbosa dos Santos.

     

    Resumo do trabalho:Esta tese é dedicada ao estudo teórico das propriedades de transporte eletrônico do grafeno hospedando um par de átomos adsorvidos em diferentes geometrias. Na primeira delas, verificamos a densidade local de estados (LDOS) do plano de grafeno hospedando um par de átomos adsorvidos, distantes entre si, no centro de uma célula hexagonal da rede. Nesta primeira configuração, efeitos de correlação revelaram uma estrutura multiníveis na LDOS e padrões de batimentos na densidade de estados (DOS) induzida. Ambos efeitos são anisotrópicos e ocorrem na vizinhança dos pontos de Dirac. Em um segundo arranjo, estudamos a formação de estados ligados ao contínuo (BICs) adsorvendo um par de átomos em lados opostos do plano de grafeno e colineares com o centro de uma célula hexagonal. Mostramos que nesta configuração a LDOS é caracterizada por uma dependência cúbica na energia e que um mecanismo de interferência Fano destrutiva assistida por uma correlação de Coulomb nas impurezas leva a formação de BICs. Na terceira geometria, analisamos os efeitos do acoplamento não-local de um par de átomos adsorvidos colineares a um átomo de carbono da rede na LDOS do grafeno. Em tal arranjo, canais de tunelamento eletrônico distintos dão origem a um fator de interferência Fano q0, que se torna um parâmetro de controle natural do sistema. Verificamos três regimes distintos para o sistema: (i) quando q0 < qc1 (ponto crítico) uma dependência mista do pseudogap, ∆ | ε|, | ε|2, leva o sistema a uma fase que apresenta BICs spin-degenerados; (ii) próximo à q0 = qc1 quando ∆ | ε|2o sistema é conduzido a uma transição de fase quântica em que a nova fase é caracterizada por BICs magnéticos, e (iii) no segundo valor crítico, q0 > qc2, a dependência cúbica do pseudogap com a energia recupera a degenerescência de spin e a fase com BICs não magnéticos é restaurada. Verificamos ainda que um acoplamento local, nesta mesma geometria, não é propício a formação de BICs. No último caso, examinamos a afirmação de que o grafeno livre não demonstra qualquer propriedade ferróica, e mostramos que quando hospedando um par de impurezas ele pode ser conduzido a fases ferroelétrica e multiferróica por meio de um controle da inclinação dos cones de Dirac. A transição para a fase ferroelétrica ocorre gradativamente, enquanto que a fase multiferróica anômala surge abruptamente em uma transição de fase quântica.

  • Alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio comemoram o final do semestre com muita festa e alegria

    Dança na chuva, tobogã e confraternizações marcaram as comemorações

    Fim de bimestre. Fim de semestre. Fim de curso. Para externar a alegria que envolve o término de mais uma etapa importante da vida, alguns alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio aproveitaram a sexta-feira chuvosa de dezembro (08/12) para dançar na chuva e escorregar em um tobogã de lona improvisado.

    Também não faltaram as tradicionais festinhas de turma e a troca de presentes do amigo secreto.

    Para o aluno Vitor Iago Santiago do 3º período do Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio, este é um momento muito especial, que merece ser comemorado. “Foram anos de muito aprendizado e amadurecimento e estamos encerrando mais um ciclo. Agora é partir para o ensino superior: vou tentar entrar em um curso de Engenharia Mecânica”, contou.

    A aluna Amanda de Melo Fernandes, que também participou das comemorações de fim de ano, analisou que foi muito difícil realizar todas as provas e trabalhos, mas, para ela, chegar ao final é muito gratificante. “O Instituto Federal é maravilhoso porque os alunos são tratados de maneira muito especial e eu me senti muito bem acolhida aqui”.

    Vitória Beatriz Inácio Matioli, aluna do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, que participou de uma das festinhas de confraternização de fim de ano, avaliou: “O ano foi de muito trabalho, dedicação e estudo e ter chegado ao final representa a vitória!”, comemorou. 

     

    fim de semestre 1

    fim de semestre 2

    fim de semestre 4

    fim de semestre 7

    fim de semestre 9

    fim de semestre 12

    fim de semestre 13

    fim de semestre 14

    fim de semestre 17

    fim de semestre 18

  • IFSP oferece 5.000 vagas para cursos superiores gratuitos

    O IFSP oferece 5.000 vagas para cursos superiores gratuitos no primeiro semestre de 2018 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições devem ser realizadas entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2018.

     

    Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e ter obtido nota na redação diferente de zero. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. Não há cobrança de taxa de inscrição.

    As 5.000 vagas são distribuídas em 32 câmpus: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga. Veja a relação dos cursos ofertados pelos câmpus no Edital nº 909/2017

    Datas do Sisu

    Período de inscrições: 23 a 26/01/2018

    Resultado da chamada regular: 29/01/2018

    Prazo para participar da lista de espera: 29/01 a 07/02/2018

    Matrícula da chamada regular: 30/01 a 02/02/2018

    Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino: a partir de 09/02/2018

    Fonte: http://sisu.mec.gov.br/

    Documentos

    Edital nº 909, de 12 de dezembro de 2017 (Tipo PDF, tamanho 730.66 kB)

    Termo de adesão ao Sisu (Tipo PDF, tamanho 1,45MB)

    Datas do Sisu

  • IFSP lança editais para seleção de Projetos de Extensão

    A Pró-reitoria de Extensão (PRX),  publicou três editais de fomento às ações de extensão no âmbito do IFSP. São eles:

    Programa Institucional de Apoio a Ações de Extensão do IFSP

    O Programa tem o objetivo de fomentar as atividades de extensão do IFSP, articuladas com o ensino, pesquisa aplicada e inovação, a serem desenvolvidas em 2018, propiciando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de programas e projetos com aporte de recursos institucionais.

    Serão consideradas atividades de extensão passíveis de apoio os programas ou projetos que sejam desenvolvidos nas seguintes áreas temáticas: I. Comunicação; II. Cultura; III. Direitos Humanos e Justiça; IV. Educação; V. Meio Ambiente; VI. Saúde; VII. Tecnologia e Produção; VIII. Trabalho

     Clique aqui e acesse o Edital nº 901/2017 para mais informações

      

    Programa Institucional de Formação Profissional de Mulheres do IFSP – Programa Mulheres Do IFSP

    Serão selecionados até seis câmpus para receber fomento destinado à implementação de projetos vinculados ao Programa Mulheres do IFSP. Os projetos vinculados ao Programa Mulheres do IFSP são voltados à formação cidadã e à qualificação profissional de mulheres maiores de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, que apresentem pouca ou nenhuma escolaridade, preferencialmente pertencentes a grupos sociais específicos, que habitam o entorno no qual o câmpus está situado. Cada projeto deverá ser estruturado de forma a atender 23 mulheres.

     Clique aqui e acesse o Edital nº 902/2017 para mais informações

     

    Programa Institucional de Cursinhos Populares do IFSP

    Seleção de até nove câmpus do IFSP para receber fomento destinado à implementação de turmas de cursinho popular, propiciando a formação acadêmica, cultural e política de jovens e adultos. Em cada câmpus contemplado, será aberta uma turma, cujas atividades serão desenvolvidas no período de maio a dezembro de 2018. 

    Cada proposta de Cursinho Popular deverá ser estruturada de forma a oferecer 40 vagas a jovens e adultos da população de baixa renda, oriunda da escola pública, que habita o entorno no qual o IFSP está situado. O projeto deverá ter como objetivo a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).                                               

    Clique aqui e acesse o Edital nº 903/2017 para mais informações

  • Café com maquetes: alunos do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio apresentaram resultados de trabalhos

    Evento contou com a presença de professores, servidores, alunos e familiares e amigos dos autores das maquetes

     

    No dia 02 de dezembro, foi realizado, no Anfiteatro do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, o “V Café com Maquetes”, tradicional evento aberto à comunidade para a apresentação final das Maquetes desenvolvidas pelos alunos dos 1º e 2º anos do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. 

    O evento, desenvolvido sob a responsabilidade da Profa. Ma. Naiara Luchini de Assis Kaimoti e da Profa. Ma.Érika Cristina Pedroso Pereira durante as aulas das disciplinas “Maquete 1” e “Maquete 2”, contou com o apoio de professores do curso, além da presença de servidores, alunos dos demais cursos do câmpus e de amigos e familiares dos alunos envolvidos.

    Como forma de integrar a comunidade interna e a externa, a atividade propôs a realização de um café da manhã durante o qual os autores dos trabalhos explanaram sobre a temática desenvolvida a partir de suas experiências pessoais e acadêmicas para as famílias e demais convidados. 

    O trabalho desenvolvido pelos alunos do 1º ano consistiu na criação de maquete física de uma edificação que atendeu a requisitos mínimos de usos e “perfis de clientes” criados pelos alunos do 2º ano. Os estudantes apresentaram para o público as soluções pedidas por seus “clientes”, que englobaram usos residenciais e comerciais. A partir de conceitos vistos na disciplina ao longo do ano, dentre eles a construção da topografia do terreno e a aplicação de técnicas de corte e colagem, as maquetes físicas tiveram a proposta de usar materiais reciclados como alternativa para os acabamentos industrializados e específicos. 

    Para os alunos do 2º ano coube a tarefa de desenvolver uma maquete virtual da edificação de uma residência, cujos subsídios teórico-práticos vieram das aulas da disciplina Maquete 2. Como o uso foi limitado ao residencial, os alunos do 1º ano criaram perfis de famílias e/ou moradores, indicando características como: relação entre as pessoas (casal, amigos, irmãos, etc.), características de cada indivíduo (ocupação/emprego, hobby, idade, grau de formação) e a indicação de cores que pudessem servir de referência para o projetista desenvolver seu trabalho. O resultado apresentado na forma de vídeo mostrou, com riqueza de detalhes, as soluções encontradas tanto para áreas internas como externas. 

    De acordo com a Profa. Naiara, “a criatividade foi o diferencial dos trabalhos, os quais foram estimulados a buscar soluções que partissem de postura profissional que atendesse à demanda dos “clientes” e que fosse compatível com as restrições dos projetos como, por exemplo, tamanho do terreno ou da própria edificação”, explicou.

    cafémaquetes2017 2

    cafémaquetes2017 1

    cafémaquetes2017 3

    cafémaquetes2017 4

    cafémaquetes2017 5

    cafémaquetes2017 6

    cafémaquetes2017 7

     

    Veja mais fotos clicando aqui

     

  • Conselho de Câmpus: 7ª Reunião Extraordinária de 2017

    Presidente do Conselho de Câmpus (CONCAM) do Instituto Federal de Votuporanga, no uso de suas atribuições, torna pública a convocação para a 7ª Reunião Extraordinária de 2017.

     

    Documentos:
    Convocação nº 11/2017
    Proposta de Calendário Acadêmico 2018

     


    Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
      

  • Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnicos Integrados Defendem Trabalhos de Conclusão de Curso

    Bancas marcaram o encerramento do último semestre dos cursos

    Nos meses de novembro e dezembro, no Instituto Federal – Cãmpus Votuporanga, ocorreram as defesas públicas de Trabalhos de Conclusão de Curso, os TCCs, que se constituem em uma atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. É um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior ou técnico integrado do Câmpus Votuporanga.

    Segundo o aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Antonio Carlos Pereira de Souza, o TCC tem de ser encarado como um norte para o futuro do formando, pois constitui uma das primeiras oportunidades de o estudante colocar em prática tudo o que aprendeu durante o curso. “O TCC foi o último trabalho da faculdade, a última prova, uma excelente oportunidade de me aprofundar nos estudos sobre o tema que escolhi. Aprendi muitas coisas novas e o conhecimento fecha com chave de ouro os anos de graduação”, explicou.

    Para a aluna do 3º ano do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio Eduarda Silva Carneiro, o TCC foi uma experiência nova e gratificante, porque pôde ampliar os seus conhecimentos. “Houve também a fase do desespero, em que pensamos que não iríamos dar conta, mas, no fim, tudo deu certo”, contou. “Agradeço aos professores pela paciência e estímulo para que não desistíssemos durante o longo processo”.

    O Prof. Me. Ricardo César de Carvalho, responsável pela disciplina “Projeto de Capacitação Profissional e Social (PCP)”, contou que “os trabalhos de conclusão decurso são muito importantes porque representam o primeiro contato dos jovens com a vida profissional: eles têm de entregar um produto final a uma banca, momento em que são avaliados. Nesse momento, os alunos passam por todos os estresses comuns à vida profissional nas etapas de planejamento, execução e finalização de um produto. Normalmente, no final, vem a satisfação por terem conseguido atingir seus objetivos. É gratificante acompanhar a evolução dos alunos que ingressam no Integrado: eles passam por uma transformação bastante positiva e adquirem muita maturidade e muitos deles já saem prontos para o mercado de trabalho, alguns até contratados por empresas que reconhecem o nível dos alunos egressos do Instituto Federal”, explicou. 

    bancas 1

    bancas 2

    bancas 3

    bancas 4

    bancas 5

    bancas 6

    bancas 7

    bancas 8

    bancas 9

    bancas 10

    bancas 11

    bancas 12

    bancas 13

    bancas 14

    bancas 15

    bancas 16

    bancas 17

    bancas 18

    bancas 19

     

     

     

  • Alunos do Curso Técnico em Mecânica apresentam projetos desenvolvidos durante o curso

    Nos dias 04 de dezembro, os alunos do 4º Módulo do Curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga apresentaram os trabalhos desenvolvidos na disciplina “Projeto de Máquinas”, sob a supervisão do Prof. Me. Ed Wilson Perussini Viana. Além do projeto físico, os alunos produziram artigos científicos relatando a metodologia e os objetivos alcançados, unindo, dessa forma, exercícios práticos à elaboração de relatórios científicos.

    Após a apresentação dos projetos de máquinas, os alunos foram até a quadra poliesportiva do câmpus a fim de apresentar os “Carrinhos a Vapor”, desenvolvidos na disciplina “Máquinas Térmicas e Motores”, sob a orientação do Prof. Me. Marcos Vinícius Alves de Oliveira e do Prof. Dr. José Ricardo Camilo Pinto.

    Segundo o professor Ed, “diante do sucesso dos projetos, os trabalhos foram apresentados, no dia 05, a toda a comunidade acadêmica”.

    Foram apresentados os seguintes projetos: Macaco Sanfona Automatizado, CNC de Baixo Custo, Prensa Hidráulica, Braço Robótico Controlado por Arduino, Matriz de Furação, Prensa Hidráulica para Ensaios de Dobras em Chapas, Gerador de Energia.

    projmec2

    projmec

     

    projmec3projmec4

     

    projmec6projmec7

     

    projmec8

    projmec9

     

    projmec10projmec11

     

    projmec12projmec13

      

    projmec14projmec15

     

    projmec16

    projmec17

  • Servidores do Câmpus Votuporanga participam de evento sobre formação continuada de docentes na UNESP de Bauru

    Discussões focaram, sobretudo, a docência no ensino superior

    RADES 1No dia 06 de dezembro, os servidores Ivair Fernandes de Amorim,Luciene Cavalcanti Rodrigues, Naiara Luchini de Assis Kaimoti e Anderson José de Paula participaram doII Seminário: “A docência no ensino superior: constituição do ser professor universitário e os caminhos para a formação contínua”, realizado na UNESP de Bauru.

    O evento, realizado pela Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior (RADES), objetivou debater a atuação e a formação continuada de professores inseridos no Ensino superior, por meio do diálogo interinstitucional.

    A RADES surgiu em abril de 2016, por iniciativa da UNESP e da UNICAMP, com o intuito de trocar experiências e fomentar pesquisas sobre a docência universitária.

    A rede possui a missão de agregar pesquisadores de diversas instituições e refletir sobre o atual cenário educacional, em que a formação continuada se desponta como uma necessidade constante.

    De acordo com o prof. Dr. Ivair Fernandes de Amorim, “Esse II Seminário apresenta-se como uma oportunidade ímpar para a discussão de questões extremamente relevantes para o exercício profissional do docente, que tem se tornado cada vez mais complexo na atualidade”, explicou.

    Para o pedagogo do câmpus AndersonJosé de Paula, a REDE, ao abordar a temática da docência no ensino superior, buscou dar importância à formação pedagógica para os docentes que não a tiveram em seu percurso acadêmico. “A formação continuada é importante para fomentar a reflexão sobre a maneira como podem ser feitas as transposições didáticas dos conteúdos que os professores ministram”, completou. Para finalizar, destacou a seguinte frase da Profa. Adriana Ferreira Chaves, homenageada pelo evento: “O que nos une como professor é a prática pedagógica”.  

    RADES 1

    RADES 2

    RADES 3

  • Errata nº 02 do Edital nº 840/2017 - Processo seletivo de Reopção de Curso, Transferência Externa e Portador de Diploma

    O IFSP - Câmpus Votuporanga torna pública a Errata nº 02 do Edital nº 840, de 23 de novembro de 2017 que trata do Processo Seletivo de Reopção de Curso, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma de Graduação nos Cursos Superiores a partir do 1º Semestre Letivo de 2018. São 31 vagas oferecidas entre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Licenciatura em Física. As inscrições ocorrerão de 27 de novembro a 08 de dezembro de 2017, das 08h às 20h, na Coordenadoria de Registros Acadêmicos.

    Acesse a errata no link abaixo.

    ERRATA Nº 02 DO EDITAL Nº 840, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017

  • 1ª Jornada Integradora: evento debateu temas sobre Direitos humanos e consciência negra

    Festival de curta-metragens Entretodos fez parte da programação

     

    Do dia 14 de novembro ao dia 02 de dezembro, o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga contou com uma extensa programação dedicada a debater os direitos humanos e a consciência negra, por meio do evento “Consciência Negra e Direitos Humanos: 1ª Jornada Integradora”, que reuniu a Semana da Consciência Negra, a 1ª Jornada de Ciências Humanas e o 10º Festival Entretodos.

    De maneira geral, o evento objetivou: apresentar uma perspectiva histórica dos Direitos Humanos, bem como as confluências filosóficas e sociológicas que possibilitam sua necessidade como direito fundamental da espécie humana; tratar, de forma lúdica e crítica, temas que concernem ao debate dos Direitos Humanos; e apresentar palestras de convidados acerca do tema, de modo que a comunidade acadêmica tenha pleno conhecimento dos pressupostos epistemológicos que embasam o tema.

    De acordo com o Prof. Me. Anésio Azevedo Costa Neto, um dos organizadores, a Jornada de Ciências Humanas do IFSP - Câmpus Votuporanga é um projeto coletivo da área de ciências humanas (Artes, Filosofia, História, Sociologia e Geografia) e tem por intuito geral propor discussões acerca de temas que abrangem essas disciplinas. Tais temas têm profunda relação com o contexto histórico atual e visam, antes de tudo, aprimorar e desenvolver a perspectiva humanista ampliada da comunidade interna e externa ao câmpus. E explicou: “Por meio do evento, debatemos, mais especificamente, a relação entre os Direitos Humanos e os direitos civis e trabalhistas, buscando, assim, uma possível confluência entre reflexão e práxis social que endosse a atuação dos indivíduos em seu contexto social”.

    Durante a programação, a Profa. Ma.Amanda Cristina de Sousa organizou, com os alunos dos segundos anos dos cursos integrados, a exposição “Mostra Diversidade e Direitos Humanos”. “Fiquei muito feliz com os resultados: nessas horas que vemos o quanto o nosso trabalho faz sentido”, analisou.

    Entretodos: Festival de Curta-Metragens de Direitos Humanos

    Integrou a programação do evento também o Entretodos – Festival de Curta-Metragens de Direitos Humanos, que, desde 2006, busca dar visibilidade a produções de filmes nacionais e internacionais que sejam capazes de sensibilizar e provocar debates sobre questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade de forma lúdica e participativa.

    O projeto é idealizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Spcine e a Estate Produções. A cada ano é sugerida uma temática central com o objetivo de valorizar e fomentar debates específicos, embora esta não limite o conteúdo dos curtas passíveis de inscrição.

    Para esta edição o tema proposto é “DIFERENTES, DESIGUAIS”.

    DireitosHumanos 1

    DireitosHumanos 4

    DireitosHumanos 11

    DireitosHumanos 16

    DireitosHumanos 17

    DireitosHumanos 18

     

  • IFSP abre concurso público com 18 vagas para professor

    Estarão abertas, de 8 dezembro a 3 de janeiro, as inscrições para o concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que preencherá 18 vagas de professor da carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico.

    Para se inscrever, o candidato deve acessar o site concursopublico.ifsp.edu.br , preencher a ficha de inscrição, gerar a guia de recolhimento da União no valor de R$ 110 e efetuar o pagamento dentro do prazo previsto no edital.

    O concurso será estruturado em três fases, e compreenderá prova objetiva, prova de desempenho didático e prova de títulos. 

    As vagas serão preenchidas em regime de dedicação exclusiva. A remuneração varia de acordo com a titulação do candidato aprovado.

    Para acessar o edital na íntegra, clique aqui.

  • PIBIFSP 2018: Resultado preliminar

    A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação do Câmpus Votuporanga torna público o RESULTADO PRELIMINAR DO EDITAL no 740/2017  para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIFSP, Edição 2018.
     
     
     

    Edital nº 740/2017

    Ficha de Inscrição
    Modelo de Projeto de Pesquisa
  • Conselho de Câmpus: 6ª Reunião Extraordinária de 2017

    Presidente do Conselho de Câmpus (CONCAM) do Instituto Federal de Votuporanga, no uso de suas atribuições, torna pública a convocação para a 6ª Reunião Extraordinária de 2017.


    Documentos:

     

  • Pagamento de auxílio estudantil

     A COORDENADORIA SOCIOPEDAGÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE VOTUPORANGA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, COMUNICA QUE O AUXÍLIO ESTUDANTIL ESTARÁ DISPONÍVEL ENTRE 05/12/2017 à 08/12/2017.

  • Servidores do câmpus Votuporanga realizam confraternização de final de ano

    Evento foi marcado por música, brinquedos, comida e muita animação           

    Para alguns, o ano foi de realizações e conquistas; para outros, foi difícil, com muita turbulência e perdas. Não importa qual o juízo, o momento é de confraternização, já que a união e as relações interpessoais colaboram para que tudo fique mais ameno. Com essa percepção, vários servidores do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga se reuniram em uma grande celebração, realizada no último sábado à tarde, dia 02 de dezembro, a qual foi marcada por música, alegria e boa comida.

    Neste ano, a comissão organizadora esmerou-se para integrar os servidores, os quais receberam convites individuais e personalizados. Trabalhou com um orçamento apertado para que a adesão não onerasse muito para os participantes e, apesar das adversidades, foi uma linda festa!

    Para a assistente de alunos Mainy Ruana Costa, que integrou a comissão organizadora, a confraternização de fim de ano é uma oportunidade de partilhar momentos de descontração e lazer para esquecer um pouco a correria do dia a dia. “Organizar uma festa não é muito fácil, mas, neste ano, em particular, cada contratempo valeu muito a pena, já que a festa ficou linda e não faltaram elogios. A equipe de organização foi muito unida e a entrada de novos membros fez toda diferença”. E completou: “Mas é claro que nada disso bastaria sem a participação dos servidores, que é o que realmente fez a festa acontecer!”.

    Após o evento, em um grupo de aplicativo de compartilhamento de mensagens criado especialmente para tratar assuntos da confraternização, vários servidores manifestaram seus cumprimentos à organização, sobretudo no que diz respeito ao cuidado com as crianças, com a comida e com a animação.

    Neste ano, o evento contou com música ao vivo, a qual contribuiu para a alegria de todos. Foram sorteados brindes e todos os servidores presentes ganharam um chaveiro como recordação. Um vídeo com as fotos do ano foi outro destaque.

    A comissão organizadora faz questão de agradecer a todos os servidores, aqueles que compareceram e também aos que já haviam assumido outros compromissos, e, em especial, ao Rotary 8 de Agosto, que, gentilmente, cedeu o espaço do Condomínio Pampa Ville para a realização da confraternização. 

     

    Confraternização 1

    Confraternização 2

    Confraternização 3

    Confraternização 4

    Confraternização 5

  • Estudante, dê sua opinião sobre a Assistência Estudantil

    Atenção, estudante! O IFSP quer saber a sua opinião sobre a Assistência Estudantil.

    A pesquisa pode ser respondida on-line, e tem como objetivo identificar e avaliar os impactos da Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFSP na permanência e êxito dos alunos.

    O questionário ficará disponível até o dia 22 de dezembro. Participe clicando AQUI.

    Assistência no IFSP - Os estudantes do Instituto em situação de vulnerabilidade social podem solicitar os auxílios, inscrevendo-se nos editais divulgados nos câmpus. Para isso, preenchem um questionário socioeconômico e comprovam sua situação com os documentos solicitados.

  • 1° Encontro Azul: servidores do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga participam de campanha de conscientização

    Evento lembrou a importância do exame preventivo para o diagnóstico precoce do câncer de próstata

    Servidores do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga puderam participar, no dia 28 de novembro, na Sala de Videoconferência, de um café que lembrou a campanha nacional “Novembro Azul”.

    O evento, intitulado “1º Encontro Azul”, e que teve à frente da organização atécnica em enfermagem do câmpus Thaís Natalia Leonel Ruís Miani, objetivou conscientizar os servidores sobre a importância do exame preventivo para a detecção precoce do câncer de próstata e os tratamentos adequados. 

    Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o 2° mais comum entre os homens no Brasil, sendo o 6° mais comum no mundo.A próstata é uma glândula masculina localizada na parte abaixo do abdômen. Tem a forma de uma noz e fica abaixo da bexiga e à frente do reto. Envolve a porção inicial da uretra.

    De acordo com Thaís, ossintomas, na fase inicial, são muito discretos, ou às vezes assintomáticos: dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes. Na fase avançada, há dores nos ossos, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.O estilo de vida saudável, como a prática de atividades físicas frequentes, alimentação adequada e combate à obesidade são alguns fatores de prevenção do câncer de próstata.  “Para o diagnóstico, homens a partir dos 45 anos devem fazer os exames de rotina anualmente: toque retal, nível de PSA e, se necessário, a biópsia”,explicou a técnica em enfermagem. “É preciso derrubar o preconceito que ainda envolve o exame e decidir viver!”, afirmou Thaís.

    Para o assistente em administração Adir Felisbino da Silva Júnior, que participou do 1º Encontro Azul, “o principal obstáculo é quebrar o medo, o preconceito devido a certas convenções da sociedade: o machismo. Deve-se ponderar o que é melhor: vencer o medo, vergonha e preconceito, ou ficar com a dúvida, o ‘fantasma’ de que pode ser algo ou não”.

    O engenheiro civil do câmpus, Milton César de Brito, avalia que o preconceito, felizmente, vem diminuindo. “Já tive um amigo que faleceu devido ao câncer de próstata e não aceitava fazer o exame. É necessário se prevenir”, aconselhou Milton.

    A docente Cíntia Martins Sanches concorda em que a campanha do Novembro Azul é muito importante para lembrar os homens de se prevenirem, já que são, em geral, muito descuidados com a saúde. E contou sua história: “Meu avô, infelizmente, não se preveniu e descobriu um câncer de próstata já em estado avançado, quando não era mais possível tratar. Foi um grande sofrimento para toda a família perdê-lo dessa forma. Hoje, depois dessa fatalidade, os outros homens da família aprenderam a se prevenir”, afirmou.

    NovembroAzul 1

    NovembroAzul 5

    NovembroAzul 14

    NovembroAzul 3

     

     

Fim do conteúdo da página