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  • Alunos e professoras do Curso de Engenharia Civil participam de evento na UNESP de Rio Preto

    Palestras abordaram temas como sustentabilidade e novas tecnologias

    No último dia 10 de novembro, a coordenadora do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Profa. Dra. Mara Regina Pagliuso Rodrigues, a Profa. Dra. Andréa Cristiane Sanches e, aproximadamente, 35 alunos do curso participaram de um importante evento na área, realizado na Unesp de São José do Rio Preto: o “MAC Sustentável 2017: Novas Tecnologias na Engenharia Civil”.

    O evento surgiu como uma parceira entre o grupo de pesquisa MAC - Materiais Alternativos de Construção - vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e o Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais (UNESP - Ilha Solteira) e a empresa DRENE Engenharia. 

    OProf. Dr. Jesús N. Eiras, Pesquisador no Laboratoire de Mécaniqueet d’Acoustique, Centre National de la Recherche Scientifique, Marseille (França), proferiu a fala “Ensaios não Destrutivos na Engenharia Civil”. O estudioso descreveuos diferentes sistemas de inspeção não destrutiva com especial ênfase nas técnicas baseadas na propagação de ondas mecânicas. Abordou tanto as técnicas convencionais assim como os recentes avanços que estão sendo desenvolvidos nessa área de pesquisa.

    Já oProf. Dr. Dib Gebara, professor aposentado da Unesp de Ilha Solteira, apresentou a fala “Novos Enfoques na Drenagem Urbana: exemplo de Ilha Solteira e São José do Rio Preto”, momento em que abordou os novos avanços na Micro Drenagem Urbana, as vantagens e cuidados na utilização em projetos.

    Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, é muito importante a participação em eventos como esse. Segundo Mara, “o contato com novas tecnologias internacionais para ensaio de concreto e outros materiais só enriquece os conhecimentos dos alunos e estreita relações entre eles e renomados professores da área”, explicou. 

     

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  • CPA realiza processo de autoavaliação institucional

    Comunidade acadêmica é convidada a emitir sua opinião a fim de melhorar os processos acadêmicos e de gestão do IF

    A CPA – Comissão Própria de Avaliação do IFSP deu início a mais uma etapa do processo de Autoavaliação Institucional de 2017, que subsidia o credenciamento e o recredenciamento de instituições de ensino superior, bem como o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação.

    De acordo com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os trabalhos conduzidos pela CPAtêm as funções de “informação para a tomada de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo, melhoria institucional, autorregulação, emancipação, elevação da capacidade educativa e do cumprimento das demais funções públicas”.Os resultados das avaliações devem consolidar a avaliação como ferramenta de gestão e ser apropriadas pela gestão e planejamento, a fim de subsidiar a tomada de decisão.

    No câmpus Votuporanga, todas as etapas de autoavaliação são conduzidas pela CPA local, constituída por representantes discentes, docentes, técnico-administrativos e da sociedade civil.

    Para o Prof. Dr. José Ricardo Camilo Pinto, presidente da CPA, esse processo é muito importante para a instituição, pois fornece indicadores que podem auxiliar na melhoria contínua das práticas de gestão, acadêmicas e de infraestrutura do câmpus. “No ano passado, os alunos e servidores do câmpus tiveram uma participação significativa no momento de responder às questões, o que representou uma das maiores porcentagens de adesão dentre todos os câmpus do Instituto Federal de São Paulo”.

    A aluna do 2º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) afirmou: “Acho muito interessante a aplicação da avaliação, pois demonstra uma preocupação com a opinião dos alunos e de toda a comunidade. E complementou: “Disponibilizar as informações no site comprova a transparência e seriedade da instituição, a qual é muito focada na qualidade de ensino”.

    São convidados a emitir sua opinião na avaliação os estudantes dos cursos de graduação, os servidores técnico-administrativos e todos os docentes, incluindo professores afastados por licença-médica, capacitação, professores substitutos, temporário e efetivos.Todos recebem um código de acesso. Em seguida, devem clicar na indicação da sua categoria (estudante, docente ou técnico-administrativo) e responder às questões (todas objetivas). Dúvidas poderão ser esclarecidas com a CPA – Comissão Própria de Avaliação do câmpus. 

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  • Processo seletivo 2018: Inscrições prorrogadas até 12 de novembro

    As inscrições do processo seletivo do 1º semestre de 2018 estão prorrogadas até o dia 12 de novembro. Estão sendo ofertadas vagas para cursos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio em 35 câmpus do Instituto. Inscreva-se aqui.

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    Assim como ocorreu no 2º semestre de 2017, a seleção será feita por meio de análise de histórico escolar, ou seja, não haverá prova. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 9 de outubro a 5 de novembro no site do IFSP.
    Para se inscrever, os interessados deverão criar um cadastro no Portal do Candidato e, na sequência, preencher o formulário eletrônico de inscrição e o questionário socioeconômico. Todo o processo de criação de cadastro e preenchimento eletrônico da inscrição está detalhado no item 4 do edital. É importante ressaltar que o candidato deverá anexar o seu histórico escolar ou documento correspondente no momento da inscrição.

    A previsão é que a relação preliminar das inscrições seja divulgada no dia 28 de novembro. A relação final deve sair no dia 20 de dezembro.

    Todas as 5.942 vagas disponíveis, com seus respectivos períodos e câmpus de oferta, assim como os pré-requisitos específicos para cada curso, constam no anexo III do edital.

    Inscreva-se aqui.

    Integrados, concomitantes e subsequentes - Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa o Ensino Médio e o Técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o Ensino Fundamental. Já os Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o Ensino Técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no Ensino Médio. Nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, o estudante cursa apenas o Ensino Técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o Ensino Médio.

    Nome social – Em consonância com a Portaria IFSP N°2.102, de 13 de maio de 2014, o Instituto assegura ao candidato transgênero o direito de ser tratado pelo gênero e pelo nome social durante a realização do processo seletivo. Para tanto, deverá entregar, na secretaria do câmpus ofertante do curso para o qual se inscreveu, dentro do prazo de inscrição, o formulário constante no anexo V.

    Veja os documentos da seleção:
    Edital nº 744, de 02 de outubro de 2017 (Tipo PDF, tamanho 2.60 MB) 
    Anexo I - Tabela de equivalência entre conceitos e notas numéricas (Tipo PDF, tamanho 146.75kB) 
    Anexo II - Como inserir as notas no sistema de inscrição (Tipo PDF, tamanho 2.02MB)
    Anexo III - Cursos ofertados (Tipo PDF, tamanho 470.21kB) 
    Anexo IV - Declarações (Tipo PDF, tamanho 12.68kB)
    Anexo V - Requerimento de inclusão e uso do nome social (Tipo PDF, tamanho 65.95 kB)
    Anexo VI - Documentos para matrícula (Tipo PDF, tamanho 151.58 kB)

    Edital em Libras

    Comunicado: prosseguimento dos estudos por meio de reclassificação (Tipo PDF, tamanho 144 KB)

    Como acessar o sistema de inscrição/recuperação de senha ( Tipo PDF, tamanho 960KB)

     

  • Casa aberta: Instituto Federal – Câmpus Votuporanga recebe a comunidade

    Do dia 30 de outubro ao dia 1º de novembro, o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga abriu suas portas à comunidade, sobretudo a alunos da rede pública de ensino. Todos os cursos do câmpus se prepararam para expor aos visitantes os trabalhos desenvolvidos: experimentos de química, física, jogos das diversas disciplinas, mostras de artes, protótipos... e o sorriso estampado no rosto dos alunos e servidores do câmpus que recebiam os convidados.

    O Diretor Geral, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, e o Diretor Adjunto Educacional, Prof. Dr. Rodrigo Cleber da Silva, destacaram que o Instituto Federal está com as suas portas abertas aos visitantes todos os dias. Contudo, o Casa Aberta é um período especial, pois constitui uma excelente oportunidade para que os visitantes possam conhecer um pouco das inúmeras atividades aqui desenvolvidas relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, além de toda a infraestrutura. “É muito gratificante observar como os nossos alunos recebem os visitantes. Eles têm um papel ativo nesse evento e o desempenham com muito afinco e dedicação. Estão todos de parabéns, assim como todos os servidores!”, afirmaram os diretores.

    A aluna Thayana Soares, do 3º ano do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, relatou que adorou participar do Casa Aberta. “Trabalhamos duro durante o ano todo e esse momento de mostrar o resultado de nossos trabalhos é muito gratificante”. O amigo de Thayana, Augusto Custódio de Oliveira, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio, completou: “É muito legal poder mostrar a escola onde estudamos”.

    A professora de Língua Inglesa e de Projeto de Vida da E.E. Profª. Sarah Arnoldi Barbosa, o SAB, afirmou que o Casa Aberta é uma ótima oportunidade de os alunos visitantes conhecerem, na prática, por meio dos experimentos, o que na escola de origem eles aprendem na teoria. “Gostei muito de os próprios alunos do Instituto Federal apresentarem as suas produções, o que demonstra que aqui eles aprendem mesmo”. E completou: “Não conhecia o IF. Gostei muito da infraestrutura e da organização”.

    Para o aluno Alan Novo França, do 9º ano do SAB, foi muito bom conhecer novos espaços e ter acesso a experimentos práticos: “Nesse pouco período de tempo em que estive aqui no IFSP, aprendi muitas coisas novas. Adorei tudo! O câmpus é muito lindo e muito grande! Já fiz minha inscrição para estudar aqui”, concluiu. 

  • Biblioteca promove apresentação musical com a temática "Rebeldia dos Anos 80"

    No último dia 25 de outubro de 2017, ocorreu no Anfiteatro, a apresentação musical com a temática “Rebeldia dos anos 80”.

    O evento faz parte do projeto de extensão “Biblioteca Viva: leitura, cinema e música”, sob coordenação da Bibliotecária-Documentalista Daniele Spadotto Sperandio com o apoio de voluntários e colaboradores.

    O objetivo foi a apresentação das músicas nacionais que marcaram a década de 80. O repertório trouxe canções que abordam os aspectos sobre política e corrupção, desigualdades sociais, autoritarismo e ditadura, revolução e guerra, intolerância às diversidades e a rebeldia.

    Entre as músicas apresentadas pelaBanda Acústico Federal, Banda IfsJoke, Profa. Bruna Lima e as aluna Kézia e Fabiana, estão composições interpretadas por Titãs, Ira, Legião Urbana, Plebe e Rude, Uns e Outros, Raul Seixas, Cazuza, Lulu Santos e Rita Lee.

    Os professores Osvandre Alves e Anésio Azevedo abordaram os aspectos históricos, sociais e políticos das canções.

    Os alunos dos cursos técnicos integrados, superiores, docentes, servidores técnicos-administrativos e comunidade em geral prestigiaram o evento.

    Aqueles que desejam participar do projeto “Biblioteca Viva: leitura, cinema e música” podem entrar em contato e verificar a viabilidade das apresentações.

    Fique atento à programação da Biblioteca e participe dos próximos encontros.

    Aluna Kzia e Prof. Osvandre

    Banda Acstico Federal

    Pblico presente

    Prof. Ansio Azevedo

  • Alunos do curso de Engenharia Civil visitam Usina Hidrelétrica

    Visita tem o objetivo de permitir aos estudantes o conhecimento, na prática, de uma Usina Hidrelétrica.

    Na tarde desta segunda-feira, dia 30 de outubro, vinte e sete alunos do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, acompanhados pelo Prof. Me. Eli Jorge da Cruz Junior, participaram de uma Visita Técnica, na divisa entre os municípios de Ilha Solteira – SP e Selvíria – MS, na Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, uma empresa do grupo CTG Brasil.

    A visita possibilitou aos alunos conhecerem a história da construção da Usina, seu funcionamento e os equipamentos mecânicos presentes nas instalações. A prática vai ao encontro da missão do Instituto Federal de relacionar-se com a comunidade externa, estabelecendo uma conexão entre escola e empresa.

    Primeiramente, a empresa concessionária da Usina Hidrelétrica forneceu, gratuitamente, capacetes de segurança para os visitantes. Em seguida, o responsável pela visita Marcelo Milan de Sousa, da empresa CTG Brasil, realizou uma integração e comunicou avisos de segurança à turma. Depois disso, o encarregado levou os alunos numa exposição, em que a história, o processo de construção e o funcionamento da usina produtora de energia foram explicados. Após isso, o grupo de estudantes foi conduzido para o subsolo, ambiente que permitiu aos alunos observar de perto uma turbina hidráulica em pleno funcionamento. O anfitrião afirmou que ficou satisfeito pela visita dos alunos e do professor do IFSP de Votuporanga. “Agradeço pela educação e cooperação dos visitantes. Meu intuito é somar conhecimento a cada um de vocês”, disse Marcelo.

    De acordo com o professor responsável pela visita, Eli Jorge da Cruz Junior, “é de suma importância para a formação do aluno do curso de Engenharia Civil o contato com o funcionamento prático de uma Usina Hidrelétrica. A visita técnica permite aos alunos observarem, na prática, o que foi aprendido em sala de aula”, afirmou o docente.

    Para a aluna Larissa Fontes Nunes, matriculada no 6º período do curso de Engenharia Civil, a visita agregou experiência prática para a sua formação, uma vez que possibilitou aprendizado sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica. “É interessante ver a aplicação na realidade do que é visto em sala de aula. É, sem dúvida, um diferencial na minha bagagem acadêmica”, declarou.

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  • I Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal -Câmpus Votuporanga: alunos e servidores apresentam os resultados de suas produções

    Evento contou com 47 Comunicações Orais e 6 apresentações em forma de pôsteres

    Nos dias 26 e 27 de outubro, o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga realizou a I Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

    De acordo com o Diretor Geral, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, o objetivo do evento é divulgar à comunidade acadêmica a grande produção realizada no câmpus no ano de 2017. “O evento foi idealizado a partir da percepção de que muitos alunos e servidores não conheciam todos os trabalhos dos colegas. Muitas vezes, as pesquisas realizadas e os projetos de extensão ganham notoriedade em eventos externos e, por meio dessa I Mostra, os resultados puderam ser divulgados, com maior amplitude, também dentro do próprio câmpus, por meio de apresentações e pôsteres”, explicou.

    Para o Prof. Me. Eli Jorge da Cruz Junior, “o evento é muito importante, pois permite que alunos e servidores apresentem os trabalhos que estão desenvolvendo, muitos utilizando a tecnologia a serviço do desenvolvimento social. Além disso, possibilita também que os alunos vivenciem a realidade de um congresso acadêmico”.

    Segundo o aluno do 3º ano do Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio João Pedro de Assis Ferreira, que desenvolveu o trabalho “Triciclo Elétrico Motorizado”, a apresentação foi uma ótima experiência: “Não tinha certeza de que meu trabalho estava bom. O retorno do público presente me mostrou que estou no caminho certo e isso me motivou a continuar na área da pesquisa”, declarou.

    O estudante Bruno Henrique Santiago Reis, também do 3º ano do Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio, que apresentou a comunicação oral intitulada “Monitoramento Portátil da Umidade do Solo e Ar Utilizando Sensores” destacou que se sentiu muito confiante com relação ao trabalho e que foi uma excelente oportunidade para demonstrar os resultados. “Essa experiência de apresentar o trabalho do meu grupo no próprio câmpus nos dará mais confiança no Conict, evento no qual participaremos daqui a uma semana”, finalizou.

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  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reuniu atividades variadas no Câmpus Votuporanga

    Tema deste ano foi “A Matemática está em tudo”

     

    De 25 a 27 de outubro, o Instituto Federal – Votuporanga realizou, no câmpus, diversas atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017 (SNCT). A proposta do evento é comunicar-se com a população, em uma linguagem acessível, para estimular a curiosidade e motivar a discussão sobre as implicações sociais da Ciência.

    Neste ano, o tema da SNCT foi “A Matemática Está em Tudo”, já que dois dos maiores eventos na área da Matemática acontecerão no Brasil nos próximos anos. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017.

    Em 2017, o país vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. Em 2018, será a vez de o Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao Brasil pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez no país.

    É importante registrar que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao tema principal, abrangendo todos os outros, embora se estimule, fortemente, a realização de atividades em torno do tema proposto.

    No câmpus Votuporanga, a SNCT ganhou uma programação variada: foram realizadas palestras, oficinas e minicursos, além de mostra de trabalhos e Olimpíada de Programação e Usinagem, que aconteceram nos três períodos: manhã, tarde e noite.

    Para o Diretor Geral, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, a grande variedade de temas debatidos no câmpus proporcionou que a comunidade interna e externa que participou da programação pudesse interagir com as ciências de forma interdisciplinar, mostrando que o conhecimento não acontece de forma fragmentada ou estanque e pode ser aplicado às atividades cotidianas. “Além da importância dos temas, destaco que a programação conseguiu abarcar tanto assuntos relativos à área acadêmica quanto do mundo profissional. Também foi notória a grande participação dos alunos e servidores, o que contribui para o cumprimento da vocação do IFSP de contribuir para uma educação técnica, tecnológica, científica, emancipadora, social e humana”, destacou.

    O Diretor Educacional do Câmpus, Prof. Dr. Rodrigo Cleber da Silva, explicou que a semana de ciência e tecnologia do IFSP do câmpus Votuporanga aconteceu em um novo formato. “A semana teve dois momentos: o primeiro relacionado a atividades para os alunos, como palestra e minicursos, prevalecendo a formação profissional. Em um segundo momento, houve a mostra de trabalhos realizados no campus na área de ensino, pesquisa e extensão”. E complementou: “O nosso câmpus sempre se destacou pela grande quantidade de trabalhos acadêmicos, reforçando a importância do Instituto Federal em Votuporanga”.

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  • XVIII ENANCIB: 3 Professores do câmpus participam de encontro científico na área da Ciência da Informação

    Evento é um dos mais expressivos da área

    O Prof. Dr. Cecílio Merlotti Rodas, o Prof. Me. Ricardo Cesar de Carvalho e o Prof. Me. Éder Antonio Pansani Junior participaram, nos dias 24 e 25 de outubro, do XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – ENANCIB, realizado na UNESP de Marília, de 23 a 27 de outubro. Nesta edição de 2017, e evento teve como tema central “Informação, Sociedade e Complexidade".

    O ENANCIB 2017 evidenciou a sustentabilidade do debate científico no âmbito da comunidade de Ciência da Informação, propiciando o compartilhamento de conhecimento e o avanço da área em suas múltiplas dimensões.

    O objetivo é promover o intercâmbio científico entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área de Ciência da Informação, no intuito de consolidar a pesquisa científica em Ciência da Informação.

    Para o Prof. Ricardo, “participar de um evento de tal magnitude é uma experiência acadêmica que ajuda a entender o estado da arte nas pesquisas da Ciência da Informação, uma área que, assim como a Computação, está ao nosso redor e estuda como a informação, seja ela qual for, pode ser coletada, analisada, manipulada, classificada, armazenada, recuperada e disseminada”, comentou. E complementou: “Como professor, devo buscar e aprender mais sobre os norteadores das pesquisas para aplicar em sala de aula, sempre buscando o melhor direcionamento para os alunos do IFSP, ajudando-os em seu sucesso acadêmico".

    De acordo com o Prof. Éder, o evento é o mais relevante da ciência da informação do Brasil, reunindo todos os maiores autores e pesquisadores da área. “A dinâmica do encontro consiste em debates e apresentações de resultados de pesquisa em grupos de estudos, como por exemplo,“Organização e Representação do Conhecimento”, “Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação” e “Informação e Tecnologia”, explicou. Ainda para o Prof. Éder, “o evento representa uma oportunidade ímpar, pois propicia o contato com pesquisadores que estão à frente da ciência da informação no Brasil, permitindo uma maior aproximação de diferentes pólos de estudos e pessoas”.


    Foto para a capa da matéria

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  • Professores e alunos do câmpus Votuporanga participam do Latinoware em Foz do Iguaçu-PR

    Professores destacam o tamanho e a qualidade do evento

    De 18 a 20 de outubro de 2017, a Profa. Ma. Cristiane Paschoali de Oliveira Vidovix, o Prof. Me. Éder Antonio Pansani Junior, o Prof. Me. Eduardo de Pieri Prando, o Prof. Me. Ricardo Cesar de Carvalho, o Prof. Esp. Ubiratan Zakaib do Nascimento e 8 alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas participaram do Latinoware 2017 – 14º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas.

    O Latinoware objetiva ampliar os conhecimentos sobre as ferramentas livres de desenvolvimento e fomentar a troca de experiências e impressões sobre os projetos inovadores em código aberto. Com uma proposta cada vez mais abrangente, o Latinoware destaca-se por reunir um amplo conteúdo de informações, ideal para que estudantes, professores e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente.

    O evento congrega a III Agenda LatinSec, o III Fórum Latino-Americado de Hardware Livre, o II Latinoware Negócios, o latinoware Educação, o Mulheres do Latinoware e o 1º Fundmeeting.

    De acordo com a Profa. Ma. Cristiane Vidovix, é a 5ª edição que o câmpus Votuporanga participa do Latinoware. A docente explicou que o evento sempre tem um tema principal: neste ano, ganhou foco a área de Negócios e Empreendedorismo. Contou também que participaram do evento vários países e vários câmpus dos Institutos Federais de todo o país. “Considero uma troca de experiências muito grande. É uma excelente oportunidade para que entremos em contato com tecnologias que são novas e para que nos aprofundemos em assuntos que já conhecemos”. E acrescentou: “Além disso, o evento proporciona a oportunidade de estabelecermos excelentes contatos com profissionais de renome na área de Softwarelivre, como Jon “maddog” Hall, um dos principais fundadores do movimento software livre. O tamanho do evento impressiona e desperta nos alunos participantes um sentimento de engajamento no mundo acadêmico e mercadológico”.

    O Prof.Me. Eduardo Prando destacou que o Latinoware proporciona fácil acesso a professores e formuladores de materiais. “Esse contato pessoal é muito importante. Alunos de diversos países puderam interagir. Foi o primeiro ano em que participei. O evento é muito organizado e o Parque Tecnológico de Itaipu possui excelente estrutura. O Latinoware é direcionado a fomentar e a incentivar a utilização de linguagens de programação livre, o que representa uma valorização da mão de obra de novas tecnologias e estimula negócios na área de software e o empreendedorismo”.

    O Prof. Ubiratan também destacou a estrutura, a qualidade técnica e intelectual do Latinoware. “Pudemos presenciar o crescimento de um Congresso que reúne, em um só, grandes eventos simultâneos. Na minha visão pessoal, o Latinoware faz parte do câmpus Votuporanga, assim como o câmpus faz parte do Latinoware. Que venha #latinoware2018”, finalizou.

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  • I Mostra de Trabalhos: Programação atualizada

    Nos dias 26 e 27 de outubro acontecerá a apresentação dos trabalhos da I Mostra de Trabalhos do câmpus Votuporanga. Confira abaixo a programação.

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    I Mostra IFSP VTP

  • Palestras no câmpus Votuporanga debatem diversidade de gêneros

    Debates foram direcionados aos alunos do ensino médio integrado a cursos técnicos, cursos técnicos concomitantes e subsequentes e alunos dos cursos superiores

               

    No última dia 17 de outubro, o Prof. Hamilton Vieira proferiu duas palestras no Instituto Federal - câmpus Votuporanga: “Diversidade e Alteridade”, destinada aos alunos do Ensino Médio Integrado, e “Discursos e Pedagogias sobre as Relações Sociais”, para os alunos dos cursos superiores.

    O Prof. Hamilton é bolsista CNPq no Doutorado em Educação da Universidade Federal de São Carlos, mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara) e licenciado em História pela Fundação Educacional de Fernandópolis e em pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (EaD).

    O objetivo principal das palestras foi pensar e entender como significar, propositivamente, projetos de futuro que atendam ao princípio democrático de uma sociedade que conviva com as diferenças sem, no entanto, diferenciá-las nas suas necessidades de existência, evitando, assim, produzir categorias que possam excluir, marginalizar ou estigmatizar determinados sujeitos em função da construção de suas vivências.

    Segundo o professor Hamilton, “o convite é pensar as discordâncias para que elas não sejam insurgências que suspendam o conceito de verdade como única e absoluta, possibilitando, dessa forma, a construção de outro olhar sobre o que pode significar pensar sexualidade e gênero, enfatizando o aspecto de produção científica e saberes a partir desses lugares produzidos”.

    Além de abordar o tema do respeito às diferenças de gênero, o professor Hamilton enfocou, também, as discriminações que mulheres e negros sofrem na sociedade. No final da palestra, a comissão organizadora cumprimentou o Prof. Hamilton e agradeceu por ter se disponibilizado a vir, graciosamente, promover esse debate sobre diversidades e direitos humanos no câmpus.  

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  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017

    Nos dias 25 a 27 de outubro, acontecerá no IFSP - Câmpus Votuporanga a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017. Confira abaixo a programação.

     

    PROGRAMAÇÃO

     

  • I Mostra de Trabalhos: Programação

    Nos dias 26 e 27 de outubro acontecerá a apresentação dos trabalhos da I Mostra de Trabalhos do câmpus Votuporanga. Confira abaixo a programação.

     

    Programação

     

     

    I Mostra IFSP VTP

  • 1º Café Rosa promove a conscientização dos servidores sobre o câncer de mama

    Evento foi motivado pela campanha “Outubro Rosa”

    No último dia 20 de outubro, ocorreu o 1º Café Rosa, evento realizado na Sala de Videoconferência do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, cujo objetivo é estimular a conscientização dos servidores sobre a prevenção do câncer de mama, as possíveis causas da patologia, sua prevenção e tratamento.

    O nome “Café Rosa” é uma alusão à campanha Outubro Rosa, que ocorre, anualmente, desde a década de 1990, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

    O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor.  Há vários tipos de cânceres de mama. Alguns deles têm desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos.Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e, no Brasil, responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.Em 2016, 57.960 pessoas foram diagnosticadas com a patologia.

    No encontro organizado pela Técnica em Enfermagem Thaís Natália Leonel Ruís Miani e pela servidora MainyRuana Costa, reforçou-se aimportância do autoexame e da mamografia para a detecção do diagnóstico precoce do câncer, o recomeço de vida de uma pessoa que sofreu com a enfermidade e, também, a conscientização sobre o câncer de mama masculino.

    O professor Luís Fernando Rosalino atentou-se sobre esse mal que afeta os homens: “É muito interessante para conscientizar e ensinar sobre a prevenção. O que mais me chamou a atenção foram os esclarecimentos sobre o câncer de mama masculino. Foi a primeira vez que prestei atenção sobre como se faz a prevenção”.

    A pedagoga Leiny Cristina Flores avaliou positivamente a atividade: “Gostei muito! Os servidores presentes puderam assistir a vídeos instrutivos sobre a campanha, refletir sobre o assunto, enquanto tomavam café da manhã”, explicou. 

    De acordo comThaís Natalia Leonel Ruís Miani, “é importante abordar o tema do câncer de mama e sua prevenção, pois, muitas vezes, não nos damos o tempo necessário para nos cuidarmos da forma correta. É muito gratificante ver que os servidores aderiram à causa e que o público masculino se interessou pelo tema”, finalizou.

     

     

     

     

     

     

     

  • Aluna do 1º período do Integrado em Informática vence concurso de redação

    Pelo segundo ano consecutivo, o câmpus Votuporanga recebe a premiação máxima

    A estudante do 1º período do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Rubia Carla Alves da Silva venceu o Concurso de Redação do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas na categoria Crônica ou Conto/Aluno.

    Esta é a segunda vez consecutiva que o prêmio máximo do concurso é conquistado pelo Câmpus Votuporanga, que, no ano passado, foi primeiro lugar na categoria Poesia.

    Nesta edição, o concurso literário do NEABI teve como tema “As contribuições históricas de mulheres negras e indígenas”. A atividade tem como objetivo promover e estimular a leitura, a produção e a difusão de textos literários produzidos por estudantes e servidores do IFSP autodeclarados negros ou indígenas, de modo a ampliar, de forma afirmativa, a visibilidade de seus discursos no espaço social e no meio literário.

    O texto da aluna, intitulado “Eu sou Babi, a negra”, foi produzido durante as aulas de redação do Prof. Dr. Eduardo Catanozi. De acordo com o docente, todos os alunos produziram uma crônica ou um conto com a temática do concurso, mas como Rubia se autodeclarou negra, o texto dela foi enviado para análise da comissão julgadora. Ainda conforme o professor, nas aulas de Língua Portuguesa do Instituto Federal, os alunos são devidamente estimulados e preparados para produzir textos, uma das competências e habilidades da disciplina. “Rubia, assim como inúmeros outros alunos da sala e do câmpus, é bastante dedicada e gosta muito de ler e escrever. Assim que dei a notícia a ela de que havia vencido o concurso, a primeira coisa que disse foi: ‘E eu ganharei livros?’, já que sabia que esta é premiação, além do certificado. Essa frase da aluna reflete bem o seu pendor para a leitura”, contou o professor.

    Para Rubia, ter vencido o concurso foi uma surpresa. “Nunca tinha participado de nada dessa natureza. Gosto muito de escrever. Já iniciei alguns livros, os quais mostro apenas para os amigos mais íntimos. Sinto-me bastante estimulada aqui no Instituto Federal para fazer redações”, afirmou. Sobre o tema do concurso e da redação, declarou: “Pessoalmente, nunca senti muito preconceito até porque nunca dei espaço para isso. Quando criei Babi, a personagem do meu texto que sofre preconceito, depositei nela tudo o que eu não queria para mim. Mas também a inventei forte para poder lutar pelos seus direitos como cidadã”.

    A mãe de Rubia, Regina Rodrigues Alves, afirmou que ficou muito surpresa e feliz quando soube do prêmio. “A Rubia sempre gostou muito de escrever. Ela me disse que haveria um concurso de redação, mas eu não sabia que ela tinha mandado o texto. Nossa! Ter vencido em primeiro lugar do estado é um orgulho para a família!”. Quando perguntamos a D. Regina sobre o tema do concurso e a opinião dela sobre o negro na sociedade contemporânea, ela foi bastante assertiva: “Sempre disse para Rubia: se tudo é difícil nesta vida, para os negros sempre vai ser 3 vezes mais. Por isso, é preciso batalhar muito para conquistar o seu espaço, minha filha!”.

    A coordenadora do Curso Técnico Integrado em Informática, Profa. Ma. Cristiane Paschoali de Oliveira Vidovix afirmou, sobre a notícia do prêmio, que é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica do câmpus. “É uma satisfação vermos nossos alunos explorando seus talentos e sendo reconhecidos. A Rubia é uma aluna extremamente competente e esforçada: merece todas as glórias e tem muitos caminhos a percorrer. Estaremos em todos os momentos com ela e com todos os outros, dando apoio e incentivo”, declarou.

    A cerimônia de premiação do concurso acontecerá durante a 1ª Jornada do IFSP, que será realizada em Cubatão-SP, de 6 a 9 de novembro.

    O texto vencedor do concurso        

    Leia, abaixo, o texto de Rubia que venceu o concurso:

    Eu sou Babi, a negra

    Eu sou Babi, filha de pais pardos e neta de uma bugra. Carrego na pele e nos traços a miscigenação do povo brasileiro. Na alma, o orgulho de ser quem eu sou, nem maior, nem menor, simplesmente Babi. Babi parda. Babi bugra. Babi mulher.

    No meu som, Elza Soares. Nos meus dramas, Ruth de Souza. No meu samba, PinahAyoub. Nas minhas lutas, uma Zezé Mota Xica da Silva guerreira. No meu panteão pessoal, sou todas elas: uma constelação inteira que brilha negra no sem-fim do universo, imagem refletida no meu próprio espelho. Um espelho de superfície negra!

    Nasci Babi, em uma cidadezinha qualquer encravada no interior do país. Talvez seja descendente de uma negra forra, ou quiçá minha bisavó tenha parido em um vergonhoso tronco entre uma chibatada e outra. O que importa é que sou sobrevivente de uma história maculada pelo sangue do meu povo. O que importa é que tenho nas mãos o futuro: o meu futuro, maravilhosamente negro! 

    Na minha terra natal, de gente simples e de pés rachados, mãos e sobrancelhas grossas, não importava meu tom de pele, a textura do meu cabelo, as curvas volumosas do meu corpo, minha sexualidade ou religião. Lá, Nossa Senhora da Conceição ou Oxum não faziam distinção de vela ou de penitente. Lá, eu era Baby, bebê e depois menina.

    Não havia sofrimento: vida de quilombo festeiro.

    Mas a história da alva Eva, coberta apenas por uma parca e seca folha de parreira, mais uma vez ganha narração e meus pais decidem se mudar.

    Segundo eles, ir para uma cidade maior significaria ter mais opções de estudo, já que agora eu, Babi, adolescente mulher e negra, neta de uma bugra, iria para o ensino médio e precisava ter um ensino de qualidade. O fruto vermelho e sedutor do conhecimento!

    E realmente o fruto era doce: meus conhecimentos ganharam proporções hiperbólicas. Contudo, o preço do castigo luciferiano veio na forma de vozes que insistiam em me dirigir ofensas por justamente ser Babi, negra bugra e mulher.

    Diante do coro, às vezes explícito, às vezes velado, só havia duas opções: sucumbir ou resistir. E não confundam resistência com existência: existir, naquela cidade hipócrita e discriminatória, significava viver na escuridão, pedindo licenças ou desculpas por ser Babi, parda e de cabelo volumoso.

    Por sorte, minha avó e Dandara já haviam sussurrado em meus ouvidos alertas e discursos inflamados que faziam calar as vozes do coro.

    Com as roupas e as armas de São Jorge Ogum, bolei formas de criar provas contra qualquer um que tentava diminuir Babi mulher guerreira Iansã.

    Não por vaidade ou capricho, sob a proteção de Nossa Senhora Maria da Penha, reuni provas bastantes contra as serpentes e as entreguei às autoridades, as quais se encarregaram do resto. As vozes do coro se calaram e, com o tempo, emudeceram. Algumas tiveram de se dedicar a “trabalhos voluntários”.

    Saibam, nunca me arrependi de ter lutado, assim como nunca me envergonhei da mulher Babi que seguiu os exemplos de tantas negras brasileiras que traçaram a sua história: Anastácia, Clementina de Jesus, Leci Brandrão, Elisa Lucinda, Benedita da Silva, Taís Araújo, minha mãe, minha avó!

    Saravá, Salve Rainhas!

    Hoje, continuo sendo apenas Babi, a preta velha!

    NEABI 1

    NEABI 2

    NEABI 3

    NEABI 4

    NEABI 5

     

  • Edital nº 740/2017: PIBIFSP 2018

    A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação do Câmpus Votuporanga informa que estão abertas as inscrições para o Edital para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIFSP, Edição 2018, conforme o cronograma abaixo:
     

     

    Ocorrência Data
    Período de Inscrições 29/09/2017 à 31/10/2017
    Divulgação do Resultado Preliminar 05/12/2017
    Recursos 06/12/2017 à 08/12/2017
    Divulgação do Resultado Final 15/12/2017
    Período de indicação e cadastramento do bolsista 01/02/2018 à 23/02/2018
    Prazo limite para entrega do Relatório Parcial (Orientador/Bolsista) 06/07/2018
    Prazo limite para entrega do Relatório Final (Orientador/Bolsista)

    30/11/2018

     

     

    Edital nº 740/2017

    Ficha de Inscrição
    Modelo de Projeto de Pesquisa

     

     

  • PIBIFSP: Aberto edital para seleção de projetos de Iniciação Científica com Bolsa de Estudos

    Inscrições deverão ser feitas até o dia 31 de outubro

     

    Estão abertas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para o PIBIFSP – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, que selecionará projetos de iniciação científica para estudantes do Instituto Federal. 

    O PIBIFSP tem como finalidade dar suporte aos grupos formados por servidores e alunos, na realização de pesquisas, estimulando o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de futuros pesquisadores.

    Os projetos de pesquisa deverão ser avaliados de acordo com alguns critérios, os quais levarão em conta: adequação como iniciação científica; atendimento a requisitos de textos científicos; objetivos; fundamentação teórica; estratégia metodológica; coerência entre os objetivos e as metas propostas; plano de trabalho; envolvimento do aluno nas atividades de pesquisa; bibliografia apresentada; infraestrutura necessária; potencial deinovação prevendo o desenvolvimento de soluções práticas na forma de produtos e/ou de processos; e inserção em um projeto de pesquisa maior ou continuidade a um projeto anterior.

    As propostas deverão ser encaminhadas por um servidor proponente, que será pontuado de acordo com a sua experiência no envolvimento com o processo de pesquisa. Os projetos serão analisados por pesquisadores externos ao câmpus, sem a identificação do proponente, e receberão, também, pontuação classificatória.

    As proposituras melhor pontuadas serão contempladas com uma bolsa de pesquisa para o aluno pesquisador. O valor das bolsas do PIBIFSP será equivalente ao da modalidade Iniciação Científica e Tecnológica (ITI) do CNPq na data da concessão, de acordo com a Portaria SETEC/MEC nº58, de 21 de novembro de 2014.

    Segundo o coordenador de pesquisa do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, Prof. Me. DomícioMoreira da Silva Junior, o PIBIFSP,além de estimular o cumprimento da missão institucional do Instituto Federal no atendimento ao tripé “Ensino – Pesquisa – Extensão”, fomenta a pesquisa no câmpus e a bolsa é uma forma de despertar o interesse do aluno para trabalhar com a pesquisa: “Fruto desse trabalho, o aluno amplia seu senso crítico e as habilidades para interpretar resultados nas diversas áreas”, explicou.

    Ainda conforme o Prof. Domício, o câmpus Votuporanga destaca-se na pesquisa porque, em anos anteriores, atingiu números bastante expressivos em relação à quantidade de alunos pesquisadores e trabalhos desenvolvidos. Com relação à qualidade, os resultados são igualmente bastante positivos em congressos de iniciação científica de anos anteriores. Por exemplo, no CONICT do ano passado, veio para o câmpus Votuporanga a premiação de melhor trabalho da área de Ciências Exatas para um projeto de iniciação científica realizado por um aluno do Ensino Médio, sob a orientação do Prof. Dr. Osvandre Alves Martins. Além disso, sob a orientação do Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis, uma pesquisa fruto de iniciação científica do câmpusgerou publicação em um congresso internacional. 

    Em 2015, no Cutuca – V Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos da Unicamp, o trabalho “Desenvolvimento e Análise dos Resultados Obtidos entre Dois Modelos Simplificados de Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC)”, desenvolvido com bolsa pelo aluno do câmpus Votuporanga Henrique Borges Toninatto, sob a orientação do Prof. Me. Urandi Gratão, recebeu o prêmio de 2º lugar na modalidade “Protótipo”. De acordo com o Prof. Urandi, o resultado obtido foi muito importante para o aluno, tanto para a vida acadêmica quanto para o crescimento pessoal. “Ele nem imaginava que um dia participaria de um congresso. Fazer isso no Ensino Médio e ainda ser reconhecido foi um grande feito”.  

    Um dos bolsistas do PIBIFSP de 2017, Eduardo Albacete, aluno do 4º período do Curso de Física e orientando do Prof. Dr. José Ricardo Camilo Pinto, também destacou a importância do envolvimento em um projeto de iniciação científica na vida acadêmica do estudante, pois amplia os horizontes acerca de determinado tema. “A pesquisa que estou desenvolvendo pode ser aplicada no meu curso de graduação e também me proporciona, já no 2º ano do curso, vivenciar o funcionamento de um projeto sério de iniciação científica”. E complementou: “Será muito útil tanto para a elaboração do TCC quanto para outras pesquisas em nível de pós-graduação. Além disso, por meio da pesquisa que estou desenvolvendo, poderei viver a experiência de participar de congressos de iniciação científica”, complementou.

    O resultado preliminar dos projetos selecionados no PIBIFSP deverá ser publicado no dia 05 de dezembro e o resultado final será conhecido no dia 15 de dezembro. Os proponentes dos projetos de pesquisa selecionados poderão indicar e cadastrar os alunos bolsistas do dia 1º ao dia 23 de fevereiro de 2018. Os projetos que atingirem a pontuação mínima – mas que não forem contemplados com bolsa – poderão ser desenvolvidos como voluntários.

    Para mais informações, acesse o edital do PIBIFSP aqui, ou procure, no câmpus, o Comitê de Pesquisa.

     

    Foto de uma reunião do Comitê de Pesquisa

    Foto do último CONICT

  • Alunos do curso Técnico em Mecânica visitam Usina Hidrelétrica

    Objetivo é que os estudantes conheçam, na prática, o funcionamento de uma usina hidrelétrica

    Vinte alunos do Curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga participaram, na manhã do dia 07 de outubro, de uma Visita Técnica, no município de Ouroeste, na Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, umaempresa do grupo AES Tietê. Foram acompanhados pelo coordenador do curso, Prof. Dr. José Ricardo Camilo Pinto, pelo Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis, pelo Prof. Me. Eli Jorge da Cruz Junior, pelo Prof. Me. Guilherme Rosati Mecelis, pelo Prof. João Roberto Broggio e pelo Prof. Me. Odair Fernandes da Cunha Filho.

    O objetivo da visita é que os alunos conheçam o funcionamento de uma usina hidrelétrica e os equipamentos mecânicos presentes nas instalações. Além disso, por meio de eventos dessa natureza, o Instituto Federal cumpre sua missão de se aproximar da comunidade externa, associando escola e empresa.

    Inicialmente, na usina, houve uma integração com o técnico de segurança Alérico Machado. A visita às instalações da hidrelétrica contou com a participação dos alunos Fernando Martins Medrado e José André Gonzaga Felix, colaboradores da empresa VOITH, que atuam na usina. Foi acompanhada, também, pelo técnico de segurança Niovan Marques, o qual afirmou ter ficado contente com a visita dos alunos e professores do IFSP de Votuporanga. E complementou:“Espero ter atendido às expectativas do grupo. O meu objetivo é contribuir com informações que ajudem na formação técnica dos alunos”.

    De acordo com o coordenador do curso, “visitas técnicas são muito importantes para a formação dos alunos do Curso Técnico em Mecânica, já que constitui excelente oportunidade de observar, na rotina real da empresa, alguns conceitos relacionados com a formação proporcionada pelo curso”. 

    Para oaluno Arthur Eduardo Trevizan Alves, matriculado no 4° período do curso Técnico em Mecânica, a experiência foi muito enriquecedora, uma vez que possibilitou aprendizado sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica. “Gostei muito de conhecer o interior da usina e o os equipamentos utilizados na geração de energia elétrica", declarou.

    O coordenador do curso encerrou a visita agradecendo à empresa AES Tietê pela concessão da visita técnica, à empresa VOITH e a todos que contribuíram para a realização do evento.

     Visita Técnica 1

    Visita Técnica 5

    Visita Técnica 4

    Visita Técnica 3

    Visita Técnica 2

  • Conselho de Câmpus: 5ª Reunião Extraordinária de 2017

    Presidente em exercício do Conselho de Câmpus (CONCAM) do Instituto Federal de Votuporanga, no uso de suas atribuições, torna pública a convocação para a 5ª Reunião Extraordinária de 2017.

    Documentos:
    Convocação nº 09/2017
    Expediente Ata da 2ª Reunião Extraordinária
    Ata da 3ª Reunião Ordinária
    Ata da 4ª Reunião Extraordinária
    Ordem do dia Proposta Orçamentária - Exercício 2018
    Definição de Cargo Técnico Administrativo
    Resposta da consulta Cista

     


    Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail:

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