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  • Cursos Superiores: Resultado do processo para preenchimento de Vagas Remanescentes (Edital nº 112/2018)

    O IFSP Câmpus Votuporanga, torna público o resultado do Edital nº 112/2018, que trata do PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS SUPERIORES.
     
    Licenciatura em Física
    Nome Tipo de inscrição Pontuação Classificação Situação
    Karen Monik Vieira da Silva Nota do ENEM 601,3 1 Convocado para matrícula
    Alexandre Benfati Júnior Nota do ENEM 598.5 2 Convocado para matrícula
    Estela Farina da Silva Nota do ENEM 596.8 3 Convocado para matrícula
    Natalia Bianca Puglia Conde Nota do ENEM 587,4 4 Convocado para matrícula
    Leonardo Junior Paixão Pastorelli Nota do ENEM 577,8 5 Convocado para matrícula
    Douglas Kikuo dos Santos Fuzita Nota do ENEM 571,6 6 Convocado para matrícula
    Cassio de Jesus Silva Nota do ENEM 564,4 7 Convocado para matrícula
    Rayssa Borborema Nota do ENEM 542,0 8 Convocado para matrícula
    Rayane Borborema Nota do ENEM 536,4 9 Convocado para matrícula
    Rafaela Coutinho Oliveira Santos Nota do ENEM 535,7 10 Convocado para matrícula
    João Pedro de Assis Ferreira Nota do ENEM 527,9 11 Convocado para matrícula
    Amanda Caroline dos Santos da Silva Nota do ENEM 503,7 12 Convocado para matrícula
    Juliano Douglas Santana da Silva Nota do ENEM 500,3 13 Convocado para matrícula
    Thaila de Oliveira Lima Nota do ENEM 468.7 14 Convocado para matrícula
    Rute Vitorino de Oliveira Nota do ENEM 457,7 15 Convocado para matrícula
    Izabela Oliveira de Santana Nota do ENEM 338,6 16 Convocado para matrícula
    Claudia Campos Vitorino Portador de Diploma 8,8 17 Convocado para matrícula
    Cleber Eduardo Cestari Portador de Diploma 7,5 18 Convocado para matrícula

     
    Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    Nome Tipo de inscrição Pontuação Classificação Situação
     Kevin Rafael Emiliano Santos Nota do ENEM 568,80  Convocado para matrícula
     Vinícius Ferreira Passos  Nota do ENEM 567,00  Convocado para matrícula
     Matheus Eduardo da Silva Lemes  Nota do ENEM 564,60  Convocado para matrícula
     Cássio de Jesus Silva  Nota do ENEM 564,20  Convocado para matrícula
     Wellinson Caio Gabriel Nota do ENEM  523,80 Em espera
     Rafhael Brajatto Cruz  Nota do ENEM 496,60  6º Em espera
     João Vittor Correa da Silva  Nota do ENEM 467,60  7º Em espera
     Dimmys Mardem da Silva  Nota do ENEM 410,60  8º Em espera
     Izabela Oliveira de Santana  Nota do ENEM 342,40   9º Em espera
    Alexandro Fernandes Domingo  Portador de Diploma 9,0  10º Em espera
    Gabriel Alves Dias Ferreira Portador de Diploma 8,5 11º Em espera
     
     

    Confira todas as informações no edital:

    Errata nº 01 (Data da matrícula)

    Edital nº 112/2018

      

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    (17) 3426-6997

  • Processo Seletivo: Professor Substituto - Área Eletrônica e Automação

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública, a ABERTURA DE INSCRIÇÕES para PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO na área de Eletrônica e Automação. Inscrições: de 05/03 à 16/03/2018 (somente dias úteis) das 13h às 17h.

      

    Edital nº 141, 02 de março de 2018.


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    (17) 3426-6990
      

     

     

     

     

     

  • Projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Instituto Federal Câmpus Votuporanga resulta em parceria com a SAEV Ambiental

    Software que efetua a medição do censo arbóreo da cidade de Votuporanga foi desenvolvido pelo aluno Matheus Henrique Quilles, sob a supervisão do Prof. Marcelo Luis Murari e a colaboração do Prof. André Luis Gobbi Primo.


    Na manhã da última sexta-feira, 02 de março, o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga fechou mais um acordo de cooperação: desta vez, com a SAEV Ambiental – Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga.

    Como representantes do IFSP estavam presentes o Diretor Geral do Câmpus, Prof. Dr. Marcos Furini; o Coordenador de Pesquisa e Inovação Domício Moreira da Silva Junior; o Prof. Me. Marcelo Luis Murari; o Prof. Me. André Luis Gobbi Primo e o aluno do 3º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matheus Henrique Quilles.

    Representando a Saev, compareceram o Superintendente da SAEV, Waldecy Antônio Bortoloti; o Superintendente Adjunto da Saev, Marcelo Marin Zeitune; o Diretor de Departamento de Meio Ambiente, Antônio Alberto Casali; a Chefe de Setor de Diagnósticos e Projetos Ambientais, Elizabeth Rodrigues Dias do Prado; e o Chefe do Setor de Informática da SAEV, Fábio Yoshio Takemoto Júnior.

    Durante todo o ano de 2017, o aluno Matheus Henrique Quilles desenvolveu, sob a orientação do Prof. Me. Marcelo Luis Murari e a colaboração do Prof. Me. André Luis Gobbi Primo, um software que efetua a medição do censo arbóreo da cidade de Votuporanga. O projeto foi realizado por meio do Programa Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica do IFSP – o PIVICT.

    A parceria com a Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga-SAEV para a implantação do software deveu-se a que a SAEV necessita de uma solução como essa para realizar a medição das áreas verdes e das árvores plantadas nesse município. Essa medição feita via software agiliza e simplifica muito o trabalho da SAEV no cumprimento das exigências para conquistar o selo de Município VerdeAzul do governo do estado de São Paulo.

    Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

    Até fevereiro de 2019, Murari, Gobbi e Matheus continuarão trabalhando no software a fim de aprimorá-lo. Leia, abaixo, o resumo do projeto de software que já foi desenvolvido pelo aluno e pelos professores e que agora será utilizado pela SAEV Ambiental:

    Resumo
    O intuito deste projeto é o desenvolvimento de um sistema que identificará as melhores espécies de árvores para fins de arborização urbana, atentando às particularidades de cada região. Sabendo-se que arborização é um problema atual, o sistema proporcionará a escolha da melhor árvore a ser plantada, para que a mesma não cause problemas às redes de água e esgoto, à fiação elétrica, ao calçamento dos passeios públicos, dentre outras adversidades. Para tanto o sistema cruzará informações sobre as características do solo, clima e precipitação específicos de cada região, além de dados do local do plantio, como largura do passeio, presença de rede elétrica ou estruturas de engenharia como marquises. Também dará preferência ao uso de espécies nativas da região, evitando-se a introdução de espécies que venham se tornar porta de entrada para doenças e pragas. Um bom programa de arborização urbana permite melhorar o microclima das ruas e avenidas, gera beleza cênica e aumento na qualidade de vida. Porém, a arborização praticada sem critérios técnicos gera baixa diversidade biológica, pois tende-se a uma uniformização na escolha das espécies, além do alto custo para a administração pública na remoção de árvores que se tornam verdadeiros inconvenientes e um risco a segurança.

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  • Pedagogo do câmpus defende dissertação de mestrado na UFMS

    Trabalho aborda a produção de artigos de opinião na redação escolar.



    No dia 26 de fevereiro, o pedagogo do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Anderson José de Paula defendeu, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, sua dissertação de mestrado “O projeto didático de gênero no trabalho com o Artigo de Opinião: dos documentos oficiais às práticas de produção textual”, sob a orientação da Profa. Dra. Joceli Catarina Stassi-Sé (UFSCar/DME-UFMS/PROFLETRAS). Além da orientadora, a banca foi composta pelo Prof. Dr. Michel Gustavo Fontes (UFMS/PPGLETRAS) e pela Profa. Dra. Solange de Carvalho Fortilli (UFMS/PROFLETRAS/PPGLETRAS).

    Anderson explicou, detalhadamente, os objetivos e a metodologia de seu trabalho. “A pesquisa-ação visou ao aprimoramento das práticas de escrita do gênero Artigo de Opinião no 9ª ano de duas escolas de dois estados distintos. Para isso, primeiro apresentou-se um panorama dos anos finais do Ensino Fundamental no Brasil mediante os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, especialmente, dos dois estados, cidades e escolas demarcadas. Depois, verificou-se o tratamento do gênero em questão em dois documentos oficiais: Conteúdo Básico Comum do estado de Minas Gerais e Referencial Curricular do estado do Mato Grosso do Sul. A partir da análise e do diálogo com as fontes documentais, foi organizada e aplicada uma Sequência Didática, reconfigurada pelo Projeto Didático de Gênero, com fins de fornecer subsídios para a consolidação de competências e habilidades alinhavadas ao gênero aludido. Por fim, as produções dos alunos foram norteadas por meio da elaboração de um Modelo Didático de Gênero expandido pelos balizadores (mecanismos, critérios e apontamentos) – ancorado no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de analisar a apropriação do gênero pelos alunos durante a escrita inicial e produção final, tendo a reescrita como estratégia de consolidação dos conhecimentos acerca do gênero.

    De acordo com o Pedagogo e, agora, Me. Anderson José de Paula “a área de concentração dessa pesquisa-ação Linguagens e Letramentos com a linha de pesquisa Leitura e Produção Textual possibilitou uma consolidação entre teoria e prática, já que o programa de mestrado do qual fiz parte, o Profletras, foi pensado para discutir o ensino, ou seja, a problematização veio das questões que permeiam a sala de aula e o trabalho do professor” – explanou.

    Durante o processo de construção da dissertação, Anderson foi contemplado com o Programa de Capacitação e Qualificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a qual estabelece critérios para a concessão aos servidores técnico-administrativos de carga horária semanal de trabalho para a realização de autocapacitação.


    Resumo completo
    Esta pesquisa tem como objetivo geral aprimorar a escrita do gênero textual Artigo de Opinião a partir da verificação do tratamento desse gênero em dois documentos oficiais: o Conteúdo Básico Comum – CBC – do estado de Minas Gerais e o Referencial Curricular – RC – do estado do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que busca verificar, especificamente, como e sob quais pressupostos são propostas as competências e habilidades desse gênero ao longo do ensino fundamental – anos finais e se elas são as que, de fato, levam ao aprendizado efetivo do gênero em questão. A partir da análise e do diálogo com as fontes, é organizada e aplicada uma Sequência Didática (SD) – Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) reconfigurada pelo Projeto Didático de Gênero (PDG) – Guimarães e Kersch (2012, 2014), com fins de fornecer subsídios para a consolidação de competências e habilidades alinhavadas ao gênero textual em questão. O presente trabalho ancora-se no arcabouço da Linguística Aplicada - Moita Lopes (2006); Kleiman (1998) e Vilaça (2010), por meio dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) – Bronckart (1999, 2006, 2008) e Machado (2005), além dos estudos de Gênero Textual e Discursivo - Bakhtin (2003); Bakhtin e Volochinov (1992); Cristovão (2007); Lousada (2009); Machado (2006) e Motta-Roth (2005). No âmbito das exigências do Mestrado Profissional (PROFLETRAS), este estudo intervém no 9º ano de duas escolas dos estados supracitados, a fim de subsidiar conhecimentos aos alunos, no tocante da produção textual do gênero Artigo de Opinião. As produções dos alunos resultantes da (SD-PDG) foram norteadas por meio da elaboração de um Modelo Didático de Análise do Gênero (MDG) – expandido pelos balizadores (mecanismos, critérios e apontamentos) – ancorado no aporte teórico-metodológico do (ISD), a fim de analisar a apropriação do gênero pelos alunos durante a escrita inicial e produção final, tendo a reescrita como estratégia de consolidação dos conhecimentos acerca do gênero. No tocante aos documentos oficiais em análise, faz-se necessário que ambos façam a distinção entre gêneros e tipos textuais no trabalho com a produção e compreensão textual prescrito neles. Já no tocante aos gêneros textuais, o trabalho em espiral garante uma aprendizagem mais eficaz do gênero, uma vez que o aluno age na tríade – introduzir, aprofundar e consolidar – entendendo as especificidades do gênero e como usá-lo. Por fim, no tocante às produções textuais, o intuito é sensibilizar os alunos a lerem e ensiná-los a relacionar aquilo que leram com as propostas de produção pedidas, lançando mão do recurso da articulação dos operadores lógico-argumentativos.

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  • Equipe de Robótica apoiada pelo Instituto Federal conquista importantes prêmios em Torneio

    À frente da equipe, a servidora Isabel (a Bel), agradece a todos os apoiadores e incentivadores.


     

    Nos dias 23 e 24 de fevereiro, a equipe Star BotsVotu do projeto Clube da Robótica, desenvolvido no Lar Frei Arnaldo em parceria com o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, participou do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), realizado no Sesi Indaiatuba.

    A equipe conquistou o prêmio de melhor técnica para a servidora do câmpus Votuporanga Isabel Cristina Passos Motta, o 1º lugar em equipe Inspiração na categoria Core Values e o 6º lugar na classificação geral, além de garantir uma vaga para a fase nacional, que será realizada em Curitiba-PR, a qual reunirá 84 equipes de todo o país, disputando vaga para o torneio internacional.

    Ao todo, 48 times de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo participaram do torneio, que, nessa edição, teve como tema a “hidrodinâmica”. Se considerarmos as equipes de todo o país, no total, foram 740 times. O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) reúne times de 2 a 10 integrantes, que usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor, além de criar robôs autônomos para realizar diversas missões.

    A fala da técnica Isabel foi de muita gratidão: “Registro meus mais sinceros agradecimentos a todos os que ajudaram a equipe, tanto pela viabilização da viagem, da alimentação, como também pelas palavras de incentivo e carinho. Obrigada à minha galerinha do Clube, aos apoiadores, aos técnicos e equipes, pais, amigos e obrigada também aos gestores Marcos Amorielle Furini, Carlos Cesar Batista, Aparecida Rosa Curti Batista, que representam o IFSP e o Lar Frei Arnaldo. Sem dúvida, o apoio de vocês fez toda a diferença”, finalizou.

     

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  • Coordenadora do Curso de Engenharia Civil participa de missão acadêmica na África do Sul

    Além da universidade da Cidade do Cabo, a equipe visitou diversos projetos de arquitetura e infraestrutura.


    A coordenadora do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, Profa. Dra Mara Regina Pagliuso Rodrigues, a convite do grupo de pesquisa “Projeto, Arquitetura e Cidade” da Unesp - Câmpus Presidente Prudente, integrou uma missão acadêmica internacional em visita à Cidade do Cabo (Cape Town), na África do Sul.

    Do dia 23 ao dia 28 de fevereiro, a equipe, composta por arquitetos e engenheiros, visitou a universidade de Cape Town, o Cape Institute de Arquiteture e diversos projetos de arquitetura e infraestrutura da cidade sul africana.

    De acordo com a professora Mara, a experiência foi muito enriquecedora. “É sempre bom visitarmos outras culturas, com o intuito acadêmico, a fim de observar as relações sociais e compreender as relações entre o homem e as construções e edificações com as quais se relacionam. De tudo o que observei, destaco o bairro ImizamoYetho, pela sua busca por alternativas projetivas e transferência de tecnologias em face às condições de habitação e urbanização dos países que compõem o Brics”, contou a professora Mara. O Brics é o agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, cujas letras iniciais formam um acrônimo.

    Ainda segundo a coordenadora, “quando participamos de uma missão como essa, não apenas levamos informações: trazemos muita aprendizagem em nossa bagagem, a qual podemos compartilhar, posteriormente, com os alunos do Instituto Federal”, avaliou.

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  • Coordenadoria de Registros Acadêmicos: Horário de atendimento em 02/03/2018

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos COMUNICA que, devido a realização da Formatura dos Cursos Técnicos, no dia 02/03/2018 (sexta-feira) atenderá excepcionalmente das 7h às 15h.

  • Cursos Técnicos: 3ª Chamada para matrícula (Edital nº 59/2018)

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições, torna pública a 3ª Chamada para matrícula do inscritos no Edital nº 59/2018, que trata da CHAMADA PÚBLICApara preenchimento das Vagas Remanescentes de Cursos Técnicos.
     
     

    Confira todas as informações no edital:

    Edital nº 59/2018

     

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  • Cerimônia de entrega de certificados marca final do curso FIC “Mestre de Obras”

    Evento ocorreu na cidade de Jales com a presença de várias autoridades.



    Na última sexta-feira, dia 23 de fevereiro, o curso FIC do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga “Mestre de Obras”, oferecido sob a responsabilidade do Prof. Me.Vanderlei Cecchini Junior, encerrou-se, oficialmente, com a entrega de certificados.

    A cerimônia, ocorrida na Associação Comercial e Industrial de Jales, contou com a participação do próprio professor, do Diretor-Geral do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Prof. Dr. Marcos AmorielleFurini Júnior, do coordenador de Extensão Prof. Dr. Carlos Eduardo Maia de Oliveira e de autoridades de Jales: o Excelentíssimo Prefeito Flávio Prandi, a primeira dama do município Glauciane Franco, além de alguns vereadores e do presidente da Associação Comercial de Jales Leandro Rocca Lima.

    O curso “Mestre de Obras” objetiva formar profissionais na área da construção civil capazes de fiscalizar e supervisionar obras desde o início até sua conclusão, de forma organizada com aplicação dos conhecimentos técnicos e tecnológicos atuais.

    Vanderlei explicou que o curso foi uma parceria entre o Instituto Federal e a Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Promoção Social de Jales, da qual a primeira dama é presidente. Foram ofertadas 30 vagas, principalmente para o público de baixa renda. “Os alunos gostaram muito do curso e, inclusive, solicitaram continuação deste e de outros cursos, tais como pintura de construção civil e de alvenaria”, explicou o professor. E acrescentou: “Os alunos aprenderam a dimensionar uma equipe de trabalho para construções de médio porte, tanto residenciais, como comerciais e industriais. Além disso, adquiriram conhecimento sobre a quantidade e a qualidade de materiais necessários para diferentes obras”.

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  • Seleção de PROJETOS DE ENSINO: Edital nº 129/2018

    Diretor-Geral do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal, no uso de suas atribuições, faz saber que, através da Coordenadoria de Apoio ao Ensino, estão abertas as inscrições, no período de 01 a 09 de março de 2018, para seleção de bolsistas. Serão contemplados seis projetos, sendo cada projeto com apenas 01 (um) bolsista. 
     

     

    Confira todas as informações no edital:

    Edital nº 129/2018

     

    ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO
    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria pelo e-mail:
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  • Conselho de Câmpus: Eleições 2018

    Eleição 2018

    AURORA (Acesse aqui): 

     

    COMUNICADOS

      

    PORTARIA E RESOLUÇÕES

     

      

    CRONOGRAMA:

    CALENDÁRIO ELEITORAL 
    01/03/2018 Publicação da lista de eleitores aptos a votar
    01/03 a 04/03/2018 Interposição de recursos à lista de eleitores aptos a votar
    05/03/2018 Publicação da lista definitiva de eleitores aptos a votar
    06/03 a 16/03/2018 Inscrição das candidaturas via Sistema Aurora
    19/03/2018 Publicação das candidaturas
    19/03 a 20/03/2018 Interposição de recursos às candidaturas
    21/03/2018 Resposta aos recursos e homologação das candidaturas
    22/03 a 03/04/2018 Campanha eleitoral
    04/04/2018 Votação via Sistema Aurora
    05/04/2018 Apuração e divulgação do resultado preliminar
    06/04 a 08/04/2018 Interposição de recursos ao resultado preliminar
    09/04 a 10/04/2018 Respostas aos recursos
    11/04/2018 Homologação e publicação do Resultado Final da Eleição.
    12/04/2018 Finalizações encaminhamentos ao Diretor-Geral do Câmpus.

     

  • Cursos de Extensão: Errata nº 01 do Edital nº 110/2018

    A Direção-Geral do IFSP Votuporanga, no uso de suas atribuições, torna pública a Errata nº 01 do Edital nº 110/2018, que trata do PROCESSO SELETIVO DE MATRÍCULAS PARA CURSOS DE EXTENSÃO.
     

    Confira todas as informações no edital:

    Edital nº 110/2018

      

    Em caso de dúvidas entrar em contato:

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  • SISU 2018: Chamada para Matrícula (Candidatos da Lista de Espera - Engenharia Civil)

    O Coordenador de Registros Acadêmicos do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições, e de acordo com o disposto no Edital nº 73/2018 do IFSP, torna pública CHAMADA de Convocação de candidato da Lista de Espera para Matrícula no curso de Engenharia Civil.

    Confira abaixo o comunicado com todas as informações:

    Chamada para Matrícula

     

    Confira abaixo a documentação da matrícula de acordo com a lista de classificação do candidato e os formulários para impressão:

    Ampla Concorrência

     

    Outros documentos
    Lista de Espera SISU 2018 - Câmpus Votuporanga
    Edital nº 73 - Lista de espera

     

    Dúvidas
     (17) 3426-6997
     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

     

    O Coordenador de Registros Acadêmicos do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições, e de acordo com o disposto no Edital nº 73/2018 do IFSP, torna pública CHAMADA de Convocaçãode candidato da Lista de Espera para Matrículanocurso de Engenharia Civil.

  • SISU 2018: 3ª Chamada para Matrícula (Candidatos da Lista de Espera)

    O Coordenador de Registros Acadêmicos do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições, e de acordo com o disposto no Edital nº 73/2018 do IFSP, torna pública a 3ª CHAMADA de Convocação dos candidatos da Lista de Espera para Matrícula nos Cursos Superiores (SISU/2018).

    Confira abaixo o comunicado com todas as informações:

    3ª Chamada para Matrícula

     

    Confira abaixo a documentação da matrícula de acordo com a lista de classificação do candidato e os formulários para impressão:

    Ampla Concorrência
    L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

     

    Outros documentos
    Lista de Espera SISU 2018 - Câmpus Votuporanga
    Edital nº 73 - Lista de espera

     

    Dúvidas
     (17) 3426-6997
     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Cursos de Extensão: Matrículas Abertas

    A Direção-Geral do IFSP Votuporanga, no uso de suas atribuições, torna público o Edital nº 110/2018, que trata do PROCESSO SELETIVO DE MATRÍCULAS PARA CURSOS DE EXTENSÃO.
     

    As inscrições estarão abertas no período de de 27 de fevereiro a 02 de março de 2018, por meio do preenchimento de formulário on-line no link vtp.ifsp.edu.br. Para confirmação de matrícula, é necessário que o formulário de inscrição seja entregue, pessoalmente ou através de procuração individual, na Coordenadoria de Extensão do IFSP Votuporanga junto dos demais documentos, 13h às 19h, de 27 de fevereiro e 02 de março de 2018

     

    Confira todas as informações no edital:

    Edital nº 110/2018

    Errata nº 01

     

     

    INSCRIÇÕES 

     

     

    Em caso de dúvidas entrar em contato:

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  • Cursos Técnicos: 2ª Chamada para matrícula (Edital nº 59/2018)

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições, torna pública a 2ª Chamada para matrícula do inscritos no Edital nº 59/2018, que trata da CHAMADA PÚBLICApara preenchimento das Vagas Remanescentes de Cursos Técnicos.
     
     
    Segunda Chamada

     

    As matrículas deverão ser realizadas de 27 a 28 de fevereiro de 2018, das 07h às 21h na Sala C001. Os documentos para matrícula estão disponíveis no Anexo II do Edital nº 59/2018.

     
     

    Confira todas as informações no edital:

    Edital nº 59/2018

     

    Em caso de dúvidas entrar em contato:

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    (17)3426-6997

  • Aluna do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga embarca para intercâmbio em Portugal

    Estudante cursará disciplinas da área de Engenharia Civil no Instituto Politécnico de Bragança.


    Depois de ter sido selecionada por meio da Chamada nº 817/217 da Assessoria de Relações Internacionais – ARINTER do IFSP, a aluna do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Ana Luiza de Souza Brito embarcou hoje, dia 24 de fevereiro, para a cidade de Bragança, em Portugal.

    Ana Luiza estudará no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde cursará disciplinas do curso de Engenharia Civil daquela instituição, as quais foram indicadas, no ato da inscrição, pela coordenadora do curso de Engenharia Civil do câmpus Votuporanga Profa. Dra. Mara Regina Pagliuso Rodrigues.

    A chamada pública foi coordenada pela ARINTER, a qual possui um representante em cada câmpus, normalmente, um professor da área de línguas. No caso do câmpus Votuporanga, o representante é o Prof. Dr. Eduardo César Catanozi. O critério de seleção de dois estudantes para a chamada pública para essas vagas em Bragança foi, basicamente, o IRA – Índice de Rendimento Acadêmico, ou seja, os alunos que possuíam as maiores médias. A participação em projetos de ensino, extensão e pesquisa foram critérios de desempate. Cada câmpus do estado pôde selecionar até dois candidatos, os quais disputaram duas vagas com os candidatos de outros câmpus. O IRA de Ana Luiza permitiu-lhe a primeira colocação.

    A aluna relatou como foram as ações após a classificação: “Desde quando soube que tinha sido aprovada para fazer o intercâmbio, minha família e eu já começamos a providenciar tudo. E, com quase 3 meses entre a data do resultado e o meu embarque, todos os preparativos deram muito certo, apesar de alguns imprevistos”. E finalizou: “Por fim, depois de muitos dias de dúvida, ansiedade e expectativa, o dia do embarque chegou. Agora espero que tudo continue fluindo muito bem, como aconteceu desde o começo. Minha expectativa é de que seja um semestre maravilhoso, que me trará muito conhecimento, experiência e amizades. Agradeço muito todo o apoio da minha família, pois, sem eles, nada seria possível. Logo estou de volta!”, despediu-se.

    Rogério Luis de Brito, pai de Ana Luiza, contou que tem certeza de que essa é uma oportunidade maravilhosa, que vai render frutos futuros. “Além de enriquecer muito o currículo da Ana, será uma experiência de vida muito grande, já que ela irá conhecer outros países e novas culturas”, declarou. A mãe de Ana Luiza, Luciana Rodrigues de Souza Brito, bastante emocionada, desabafou: “A nossa expectativa, como pais, é de que ela se saia muito bem nessa nova fase da vida e que volte com a certeza de que todo o esforço e dedicação valeram a pena!”.
     
    Toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga deseja a Ana Luiza uma ótima viagem e que a aluna enriqueça ainda mais os seus conhecimentos.
    embarque AnaLuisa 1
     
    embarque AnaLuisa 2
     
    embarque AnaLuisa 3
  • PROCESSO SELETIVO: Vagas Remanescentes para CURSOS SUPERIORES

    A Direção-Geral do IFSP Votuporanga, no uso de suas atribuições, torna público o Edital nº 112/2018, que trata do PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS SUPERIORES.
     
    As vagas remanescentes são para os cursos de Licenciatura em Física e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 
     
    A inscrição para este processo seletivo deverá ser realizada na Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Câmpus Votuporanga do IFSP nos períodos de 23 de fevereiro a 1 de março de 2018 das 07h às 21h.
     
     
     

    Confira todas as informações no edital:

    Edital nº 112/2018

      

    Em caso de dúvidas entrar em contato:

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    (17) 3426-6997

     

  • Programa Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica abre inscrições para novos projetos

    Inscrições devem ser feitas por e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).


    Estão abertas, até o dia 25 de março de 2018, as inscrições para o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica (PIVICT) do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, destinado tanto a alunos do ensino médio quanto da graduação.

    Podem atuar como orientadores dos trabalhos docentes ou técnico-administrativos de nível superior efetivos e ativos do IFSP que possuam título mínimo de mestre e currículo atualizado na Plataforma Lattes e que não tenham pendências neste ou em outros programas do Instituto Federal São Paulo.

    O aluno interessado no programa deve: possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes; estar regulamente matriculado; possuir bom desempenho escolar/acadêmico; não ter pendências neste ou em outros programas do IFSP; e ser selecionado e indicado pelo orientador.

    Para inscrição, os proponentes (os orientadores) deverão preencher a Ficha de Inscrição de Projeto e anexar o Projeto de Pesquisa no modelo fixado.

    O Prof. Me. Domício Moreira da Silva Júnior, Presidente do Compesq - Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do câmpus, explicou que o programa constitui uma forma a mais de incentivo à pesquisa na instituição e possibilita que alunos que tenham vínculo empregatício consigam desenvolver projetos, uma vez que não há oferta de bolsa para quem possui remuneração externa. E acrescentou: “O PIVICT contribui para o cumprimento da missão do Instituto Federal no que diz respeito ao fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão”.

    Domício esclareceu, ainda, que aqueles alunos que desejarem aderir ao PIVICT devem procurar um servidor (docente ou técnico-administrativo) do câmpus, manifestar seu interesse e, com ele, propor um projeto, o qual será avaliado pelo Compesq. 

    As normas, regulamentos e formulários oficiais necessários para a inscrição e para a condução da pesquisa encontram-se disponíveis no endereço eletrônico:

    https://goo.gl/3Jc6gk

     

    Veja abaixo fotos de alguns orientandos do programa

    PIVCT 1

    PIVCT 2

    PIVCT 4

    PIVCT 5

    PIVCT 7

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Retificação Edital nº 96/2018 - Política de Assistência Estudantil

    Diretor-geral do Câmpus Votuporanga do IFSP, no uso de suas atribuições, torna pública a 1ª Retificação do Edital nº 96/2018, que trata das inscrições para a Política de Assistência Estudantil (PAE) - Programa de Auxílio Permanência. 
     
    Retificação Edital nº 96/2018

    As inscrições deverão ser feitas entre os dias 19/02/2018 e 07/03/2018 preenchendo o questionário socioeconômico no SUAP. Deverá ser entregue no mesmo período na Coordenadoria Sociopedagógica os documentos indicados no item 6.2.3 - b.  

     
     

    Confira todas as informações no edital:

    Edital nº 96/2018

     

    Em caso de dúvidas entrar em contato:

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    (17) 3426-7004

      

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