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  • Política de Assistência Estudantil: Reabertura das Inscrições

    Diretor-geral do Câmpus Votuporanga do IFSP, no uso de suas atribuições, torna pública a reabertura das inscrições para a Política de Assistência Estudantil (PAE) - Programa de Auxílio Permanência.
     
    As inscrições poderão ser feitas a partir das 13:00 do dia 09/03/2018 às 19:00 do dia 12/03/2018.
     
     
     
    Acesse os documentos abaixo.
     

     

    Reabertura das Inscrições

     

     

    Edital nº 96/2018

     

     

    Retificação Edital nº 96/2018

     

     


    Anexos:

    Anexo I - Termo de Responsabilidade - ATUALIZADO

    Anexo II - Declaraçao que não possui Carteira de Trabalho e Previdência Social

    Anexo III - Declaração sem renda ou desempregado ATUALIZADO

    Anexo IV - Declaração de Trabalho Autônomo ou Informal

    Anexo V - Auxílio Moradia

    Anexo VI - Declaração de Aluguel

    Anexo VII - Auxílio Didático pedagógico

    Anexo VIII - Declaração de transporte

    Anexo IX- Declaração de Pensão Alimentícia

    Anexo X - Auxílio Creche Apoio aos estudantes pais e mães

    Anexo XI- Declaração de Renda - Ajuda de Custo

    Anexo XII- Declaração de Bolsa Vinculada ao IFSP

    Anexo XIV - Formulário de Recurso

    Anexo XV - Termo de Responsabilidade - Recadastramento

  • Concurso Público: Edital para Seleção de Elaboradores, Revisores de Questões e Membros de Banca

    Estão abertas as inscrições, até o dia 13 de março, para a seleção de Elaboradores e Revisores de questões para provas objetivas e de membros da banca examinadora para prova de desempenho Teórico-Prático (o último somente para o cargo de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais) do Concurso Público do Edital nº 118/2018 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - para Técnicos Administrativos em Educação. 

    Confira o edital: 

    Edital para Seleção de Elaboradores, Revisores de Questões e Membros de Banca

    Edital 164/2018 - Retificação do Edital para Seleção de Elaboradores, Revisores de Questões e Membros de Banca

     

  • Chamada seleciona alunos do IFSP para visita a instituições de ensino japonesas

    O IFSP divulga chamada pública para a seleção de estudantes matriculados nos cursos técnicos do IFSP, preferencialmente nas áreas de ciências exatas e agronomia, que tenham interesse em visitar instituições de ensino japonesas.


    Os estudantes interessados devem se inscrever até o dia 13 de março, junto ao representante da Arinter de seu câmpus. Os requisitos para a candidatura e os documentos necessários para a inscrição podem ser consultados nos itens 4 e 5 da chamada.

    Estão sendo disponibilizadas oito vagas para alunos do Instituto. Os custos com viagem e acomodação ficarão por conta da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST), conforme exposto no item 3.2 da chamada. O itinerário e o período da viagem podem ser conferidos no item 3.3. A chamada completa está disponível ao final da matéria.

    Visita - O IFSP recebeu ontem (7/3) a visita de representantes da Universidade de Tsukuba. A Universidade foi representada pelo diretor de Iniciativas Globais ,Osamu Ohneda, e pelos responsáveis pelo escritório de iniciativas globais no Brasil,  Anna Asamizu e Akihiko Yahata. Durante a passagem pelo IFSP, eles ofereceram oito vagas para que os alunos do Instituto possam visitar a Universidade de Ciência de Tóquio, a Universidade de Tsukuba, o Museu Nacional de Ciência e Inovação e a Universidade de Tóquio em Agricultura e Tecnologia, o que resultou na Chamada nº 165/18 publicada hoje. Os alunos selecionados  receberão uma bolsa para o custeio de passagens aéreas, alimentação e estadia. No total, foram ofertadas 24 vagas para instituições de ensino brasileiras, sendo um terço dessas vagas disponibilizadas ao IFSP.

    Os representantes da universidade japonesa foram recebidos pelo diretor da Agência de Inovação do IFSP, Alexandre Chahad, pela coordenadora da Assessoria de Relações Internacional do IFSP, Jussara Pimenta , pelo pró-reitor de Extensão, Wilson de Andrade Mattos, e pelo diretor do Câmpus São Paulo, Luis Cláudio de Matos Lima Junior.

    Chamada Pública nº 165/2018 

  • SISU 2018: Chamada para Matrícula (Candidatos da Lista de Espera - Engenharia Elétrica)

    O Coordenador de Registros Acadêmicos do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições, e de acordo com o disposto no Edital nº 73/2018 do IFSP, torna pública CHAMADA de Convocação de candidato da Lista de Espera para Matrícula no curso de Engenharia Civil.

    Confira abaixo o comunicado com todas as informações:

    Chamada para Matrícula

     

    Confira abaixo a documentação da matrícula de acordo com a lista de classificação do candidato e os formulários para impressão:

    L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

     

    Outros documentos
    Lista de Espera SISU 2018 - Câmpus Votuporanga
    Edital nº 73 - Lista de espera

     

    Dúvidas
     (17) 3426-6997
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  • Dia internacional da mulher: 4 mulheres do câmpus contam as suas histórias

    Quando começamos a escrever esta matéria em homenagem às mulheres do câmpus, resolvemos eleger 4 delas como representantes de todas as outras: uma professora, uma aluna, uma auxiliar de limpeza e uma servidora técnico-administrativa. Até aí, não tínhamos noção do material que teríamos em mãos. Depois das entrevistas, estávamos diante de 4 histórias excelentes e tão ricas que foi muito difícil selecionar passagens das vidas dessas mulheres para caber neste texto. 4 histórias de luta e superação de mulheres do câmpus, que lutam pelos seus objetivos e que depositam amor em tudo o que fazem. Fica, pois, nossa singela homenagem.Feliz dia 8 de março e uma feliz vida como mulher a todas!

    Maria Aparecida Sousa Alvez, auxiliar de limpeza do câmpus, passou por diversas dificuldades. Perdeu o pai aos 6 anos em uma viagem de ônibus. Como a mãe passou por problemas psíquicos, entregou Maria Aparecidaa uma família para que a criassem. De lá para cá, viveu de favores com outras famílias. Aos 12 anos, uniu-se a um marido, com o qual teve 4 filhos. Sofreu muitas agressões físicas desse marido e, aos 24 anos, depois de passar por diversas situações muito difíceis, conseguiu separar-se dele. “A melhor parte da minha vida, as minhas bênçãos, são os meus filhos. Consegui não transmitir a eles as minhas dores e as minhas dificuldades. A pior parte da minha vida foi ter perdido um filho, com 5 anos, afogado em uma represa. Superar isso foi muito difícil: entrei em depressão e nunca parei de trabalhar. Como a vida tinha de prosseguir, segui adiante”. Hoje, Maria Aparecida tem 14 netos, “minhas sementes que são abençoadas por Deus!”, tirou carteira de motorista, conseguiu comprar um carrinho, entende um pouco de computação e usa celular. “Não tive estudo, mas estou em constante aprendizagem e superação. Penso que ser mulher é superar, a cada dia, muitos problemas: me considero uma batalhadora e nunca deixei que ódio e rancor fizessem parte do meu coração. Sou uma mulher de Deus e a ele também dedico a minha vida!”, finalizou.

    A Assistente em Administração do Câmpus Votuporanga Alessandra Aparecida Bermuzzi é um exemplo feminino de superação. Cresceu em um ambiente familiar conturbado, tendo de passar por dificuldades financeiras e pela separação dos pais. Depois, tornou-se mãe e, como no caso de seus pais, seu casamento também não se manteve. Casou-se mais uma vez e, mais uma vez, separou-se. Conta que, nos empregos pelos quais passou, sofreu algumas situações de assédio. A depressão era o fantasma que insistia em assombrar a sua vida. Encontrou em um treinamento de Programação Neurolinguística algumas das respostas que buscava: “Esse treinamento mudou toda a minha vida, de dentro para fora e para o resto desta vida”. Quando achou que sua vida já estava estabilizada e que já tinha passado por problemas demais, em janeiro de 2016, durante exames de rotina, recebeu o terrível diagnóstico: estava com câncer de mama! “Não me abalei muito, ainda que minha família inteira tenha entrado em desespero. Procurei manter a calma e aceitar aquela prova, não tornando aquilo um pesadelo. Graças a Deus, o tratamento contra o câncer surtiu resultados positivos. Hoje retornei ao meu trabalho, que eu amo, e procuro cuidar bastante do meu lado espiritual e emocional. Estou até me preparando para retornar às atividades físicas; vou nadar e dançar! Agradeço a Deus pela filha maravilhosa, minha companheira que sempre está ao meu lado”, contou.

    Rafaela Coutinho de Oliveira Santos, aluna do 1º ano do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, considera-se uma pessoa muito esforçada e corre atrás de seus sonhos. Concluiu o Ensino Médio em 2016. De lá para cá, por vários motivos, já tentou ingressar em 3 cursos de nível superior, mas nunca com êxito. Estudou muito para conseguir seus objetivos, conciliando trabalho e estudos e hoje se sente orgulhosa por estudar no Instituto Federal. Por sempre gostar da área de exatas, sentiu, algumas vezes, que os meninos não a recebiam muito bem e que consideravam a área “mais própria para homens que para mulheres”. “Nunca senti o machismo tão diretamente, mas, por alguns comentários, sempre percebi que as mulheres não têm o mesmo reconhecimento que os homens. Sempre me espelhei em mulheres como Marie Curie, uma química que estudou radioatividade e que morreu justamente por sua exposição a ela, mas que até hoje não é tão conhecida como outras figuras de homens de renome, como Albert Einstein e Charles Darwin”, explicou.

    A professora Juliana de Fátima Franciscani está, hoje, em seu sexto mês de gestação. Há três anos, já havia passado pela experiência de ser mãe, pela primeira vez, de um menino: o Arthur. Hoje, aguarda a chegada de Clara. “Ser mãe é possuir um amor que, até então, não sabíamos que tínhamos. É passar pela experiência de sempre desejar o melhor para o filho, querendo protegê-lo e dar os ensinamentos de que ele necessita, viabilizando que ele tenha suas próprias decisões, cabendo aos pais o papel de orientá-lo em suas escolhas, primando sempre por princípios éticos, morais e de apresentar a ele um modelo de família baseado em muito respeito e amor. Com relação à nova experiência de maternidade, Juliana contou: “Agora serei mãe de menina e tenho os mesmos medos e as mesmas preocupações daquelas que tive – e que tenho até hoje –com o meu filho. Não espero criar uma princesa, mas uma guerreira que esteja pronta a enfrentar todas as adversidades da vida. Para mim, o sexo não importa na criação, já que os valores devem ser os mesmos. Tenho muita sorte de ter um marido ótimo em casa que não apenas me ajuda: ele participa da criação dos meus filhos, assumindo a divisão de responsabilidades. Nós dois estamos acompanhando os nossos filhos. Para o futuro, desejo que eles sejam felizes e que, acima de tudo, saibam discernir o certo do errado e aí é que entra o nosso papel como pais”, contou.

     

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  • Errata nº 01 do Edital nº 156/2018

    O Diretor-geral do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal, no uso de suas atribuições, torna público o Edital nº 156/2018 que trata sobre o Processo de Matrículas para o Curso de Extensão CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA PARA O ENEM.

    As matrículas devem ser realizadas de 07 a 13 de março de 2018, pelo site institucional http://vtp.ifsp.edu.br/fic, e deverá ser impressa, assinada e entregue pessoalmente ou por meio de procuração individual (com firma reconhecida, mediante entrega do original ou cópia autenticada do respectivo mandato) na Coordenadoria de Extensão do IFSP/Câmpus Votuporanga, situado na Av. Jerônimo Figueira da Costa, 3014, Bairro Pozzobon - Votuporanga/SP, de segunda a sexta-feira, conforme horários dispostos no edital.

    O processo seletivo se dará por meio de classificação gerada por ordem de matrícula presencial.

    Acesse o edital abaixo para mais informações. 

      


    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria pelo e-mail:

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  • Edital nº 159/2018: Curso de Extensão - Introdução à Robótica

    Diretor-Geral do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal, no uso de suas atribuições, torna público  através da Coordenadoria de Extensão, o Edital nº 159/2018, que trata do Processo Seletivo Simplificado para o Curso de Extensão de Introdução à Robótica.
     

    Confira todas as informações no edital:

    Edital nº 159/2018

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria pelo e-mail:
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  • Edital nº158/2018: Programa Institucional de incentivo à participação discente em eventos do IFSP (PIPDE)

    Diretor-Geral do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal, no uso de suas atribuições, torna público  através da Coordenadoria de Extensão, o Edital nº 158/2018, de 07 de março de 2018 que trata do Programa Institucional de incentivo à participação discente em eventos do IFSP (PIPDE).
     

    Confira todas as informações no edital:

    Edital nº 158/2018

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria pelo e-mail:

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  • Cursos Técnicos: Chamada para matrícula (Edital nº 59/2018 - Mecânica)

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições, torna pública a chamada para matrícula do inscritos no Edital nº 59/2018, que trata da CHAMADA PÚBLICApara preenchimento das Vagas Remanescentes do Curso Técnico e Mecânica.
     
     

    Confira todas as informações no edital:

    Edital nº 59/2018

     

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    (17)3426-6997

  • Inscrições abertas: Curso de Extensão CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA PARA O ENEM

    O Diretor-geral do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal, no uso de suas atribuições, torna público o Edital nº 156/2018 que trata sobre o Processo de Matrículas para o Curso de Extensão CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA PARA O ENEM.

    As matrículas devem ser realizadas de 07 a 13 de março de 2018, pelo site institucional http://vtp.ifsp.edu.br/fic, e deverá ser impressa, assinada e entregue pessoalmente ou por meio de procuração individual (com firma reconhecida, mediante entrega do original ou cópia autenticada do respectivo mandato) na Coordenadoria de Extensão do IFSP/Câmpus Votuporanga, situado na Av. Jerônimo Figueira da Costa, 3014, Bairro Pozzobon - Votuporanga/SP, de segunda a sexta-feira, conforme horários dispostos no edital.

    O processo seletivo se dará por meio de classificação gerada por ordem de matrícula presencial.

    Acesse o edital abaixo para mais informações. 

      


    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria pelo e-mail:

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  • Professor Carlos Eduardo lança livro no Instituto Federal

    Obra reúne artigos publicados em jornal da região


    O Prof. Dr. Carlos Eduardo Maia de Oliveira, o Prof. Cadu, lançará, na próxima quinta-feira, dia 08 de março, às 11h, na biblioteca do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, seu primeiro livro. A obra, intitulada “Pensamento crítico sobre os mais variados temas”, possui 61 capítulos referentes à compilação de artigos publicados, entre os dias 03 de setembro de 2016 e 29 de dezembro de 2017, no jornal O Extra.net, o qual circula em Fernandópolis e região.

    O livro aborda diversos temas. Alguns deles são densos, como violência doméstica contra mulheres, racismo, homofobia, drogas, AIDS, maus tratos aos animais, maus tratos aos idosos, racismo, trabalho infantil, preconceito e fome. Outros são leves, como os benefícios de se adotar um estilo de vida simples, descobertas pré-históricas na região, heróis e heroínas brasileiros, a importância da figura de um pai, mãe e de um filho, entre outros. Muitos capítulos são artigos de opinião, outros são crônicas.

    A obra também possui imagens produzidas por paleoartistas (paleontólogos e amigos do Prof. Cadu que, gentilmente, cederam as figuras para serem impressas no livro), fotografias tiradas pelo próprio autor e obras de pintores famosos cujos direitos patrimoniais caíram em domínio público, como Debret, Goya, Edvard Munch e Gaetano Bellei. Destaque para três desenhos feitos à mão por alunas do Prof. Cadu, dentre elas Beatriz Pansani, discente do 3° ano do curso Técnico Integrado de Edificações. Os desenhos foram feitos sob encomenda, especialmente para o livro. “Cada imagem representa a mensagem que procurei transmitir ao escrever cada um dos artigos”, relatou o Prof. Cadu.

    “É um livro que o leitor não precisa começar a ler pela primeira página, pois os capítulos são independentes, uma vez que se referem aos artigos publicados no jornal, cujos temas são bem variados. A inspiração para selecionar os temas e escrever cada artigo, às vezes, provinha de uma citação, da letra de uma canção, de uma poesia ou de uma cena do cotidiano vista nas ruas, na internet ou na TV”, destacou o Prof. Cadu.

    Será a primeira vez que ocorrerá o lançamento oficial de um livro na biblioteca do Câmpus e toda a comunidade acadêmica está convidada.

    Na ocasião, o autor sorteará um exemplar aos seus alunos. A obra possui 155 páginas e será vendida a preço de custo pelo próprio Prof. Cadu.

     

    Cadu1

    cadu capa do livro

  • IFSP lança chamada pública para Acordo de Cooperação Técnica com instituições

    O Instituto Federal de São Paulo torna público o Edital nº 57/2018, que trata de chamamento público para prospecção de entidades privadas com ou sem fins lucrativos para celebração de Acordos de Cooperação Técnica para atividades de Extensão do IFSP.

    São consideradas atividades de Extensão: oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada, promoção de simpósios, conferências, seminários, debates, palestras, atividades assistenciais, artísticas, esportivas, culturais e outras afins, propostas individual ou coletivamente, realizadas no âmbito das duas instituições.

    O edital tem validade até 15 de outubro de 2018 para credenciamento das instituições, e até 14 de dezembro de 2018 para celebração dos acordos. A adesão se dará por meio de formulário específico, por meio do qual as instituições interessadas deverão apresentar as suas propostas, de modo claro e objetivo.  

    A proposta e a documentação (constam no item 5.1 do edital) deverão ser digitalizadas e enviadas à Coordenação de Extensão, preferencialmente, ou à Diretoria Geral do câmpus no qual busca desenvolver as atividades. A relação dos endereços eletrônicos consta no Anexo II do edital.

    Documentos

    Edital nº 57/2018 

    Formulário de Manifestação de Interesse  

  • Atenção estudantes!

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, instituição de ensino pública e gratuita, NÃO SOLICITA nenhum tipo de depósito bancário aos seus estudantes. Dessa forma, orientamos a todos que fiquem alertas com pedidos de dinheiro por telefone ou outros meios.


    Toda e qualquer relação do IFSP com seus estudantes se dá exclusivamente por meio de editais, convocações e chamamentos publicados em nosso portal e nos murais dos câmpus.

    Assim, pedimos aos estudantes que ignorem qualquer solicitação financeira e, em caso de dúvidas, entrem em contato imediatamente com o câmpus de sua matrícula.

    Por favor, compartilhem e divulguem esse alerta aos demais colegas!

  • Projetos de Extensão (Edital nº 063/2018): Resultado Preliminar

    A Coordenadoria de Extensão do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal, no uso de suas atribuições, torna público o Resultado Preliminar do Edital nº 063/2018 que trata sobre seleção de Projetos de Extensão, com concessão de bolsa discente, na modalidade Bolsa Extensão, referentes ao ano letivo de 2018.

      


    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria pelo e-mail:

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  • Concurso Público: Cargos Técnico-Administrativos

    CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO IFSP 


    Publicações

    05/03/2018 - Edital nº 118/2018 - Técnicos Administrativos - Diário Oficial da União
  • Cursos Superiores: Resultado do processo para preenchimento de Vagas Remanescentes (Edital nº 112/2018)

    O IFSP Câmpus Votuporanga, torna público o resultado do Edital nº 112/2018, que trata do PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS SUPERIORES.
     
    Licenciatura em Física
    Nome Tipo de inscrição Pontuação Classificação Situação
    Karen Monik Vieira da Silva Nota do ENEM 601,3 1 Convocado para matrícula
    Alexandre Benfati Júnior Nota do ENEM 598.5 2 Convocado para matrícula
    Estela Farina da Silva Nota do ENEM 596.8 3 Convocado para matrícula
    Natalia Bianca Puglia Conde Nota do ENEM 587,4 4 Convocado para matrícula
    Leonardo Junior Paixão Pastorelli Nota do ENEM 577,8 5 Convocado para matrícula
    Douglas Kikuo dos Santos Fuzita Nota do ENEM 571,6 6 Convocado para matrícula
    Cassio de Jesus Silva Nota do ENEM 564,4 7 Convocado para matrícula
    Rayssa Borborema Nota do ENEM 542,0 8 Convocado para matrícula
    Rayane Borborema Nota do ENEM 536,4 9 Convocado para matrícula
    Rafaela Coutinho Oliveira Santos Nota do ENEM 535,7 10 Convocado para matrícula
    João Pedro de Assis Ferreira Nota do ENEM 527,9 11 Convocado para matrícula
    Amanda Caroline dos Santos da Silva Nota do ENEM 503,7 12 Convocado para matrícula
    Juliano Douglas Santana da Silva Nota do ENEM 500,3 13 Convocado para matrícula
    Thaila de Oliveira Lima Nota do ENEM 468.7 14 Convocado para matrícula
    Rute Vitorino de Oliveira Nota do ENEM 457,7 15 Convocado para matrícula
    Izabela Oliveira de Santana Nota do ENEM 338,6 16 Convocado para matrícula
    Claudia Campos Vitorino Portador de Diploma 8,8 17 Convocado para matrícula
    Cleber Eduardo Cestari Portador de Diploma 7,5 18 Convocado para matrícula

     
    Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    Nome Tipo de inscrição Pontuação Classificação Situação
     Kevin Rafael Emiliano Santos Nota do ENEM 568,80  Convocado para matrícula
     Vinícius Ferreira Passos  Nota do ENEM 567,00  Convocado para matrícula
     Matheus Eduardo da Silva Lemes  Nota do ENEM 564,60  Convocado para matrícula
     Cássio de Jesus Silva  Nota do ENEM 564,20  Convocado para matrícula
     Wellinson Caio Gabriel Nota do ENEM  523,80 Em espera
     Rafhael Brajatto Cruz  Nota do ENEM 496,60  6º Em espera
     João Vittor Correa da Silva  Nota do ENEM 467,60  7º Em espera
     Dimmys Mardem da Silva  Nota do ENEM 410,60  8º Em espera
     Izabela Oliveira de Santana  Nota do ENEM 342,40   9º Em espera
    Alexandro Fernandes Domingo  Portador de Diploma 9,0  10º Em espera
    Gabriel Alves Dias Ferreira Portador de Diploma 8,5 11º Em espera
     
     

    Confira todas as informações no edital:

    Errata nº 01 (Data da matrícula)

    Edital nº 112/2018

      

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    (17) 3426-6997

  • Processo Seletivo: Professor Substituto - Área Eletrônica e Automação

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública, a ABERTURA DE INSCRIÇÕES para PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO na área de Eletrônica e Automação. Inscrições: de 05/03 à 16/03/2018 (somente dias úteis) das 13h às 17h.

      

    Edital nº 141, 02 de março de 2018.


    Em caso de dúvidas entrar em contato:

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    (17) 3426-6990
      

     

     

     

     

     

  • Projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Instituto Federal Câmpus Votuporanga resulta em parceria com a SAEV Ambiental

    Software que efetua a medição do censo arbóreo da cidade de Votuporanga foi desenvolvido pelo aluno Matheus Henrique Quilles, sob a supervisão do Prof. Marcelo Luis Murari e a colaboração do Prof. André Luis Gobbi Primo.


    Na manhã da última sexta-feira, 02 de março, o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga fechou mais um acordo de cooperação: desta vez, com a SAEV Ambiental – Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga.

    Como representantes do IFSP estavam presentes o Diretor Geral do Câmpus, Prof. Dr. Marcos Furini; o Coordenador de Pesquisa e Inovação Domício Moreira da Silva Junior; o Prof. Me. Marcelo Luis Murari; o Prof. Me. André Luis Gobbi Primo e o aluno do 3º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matheus Henrique Quilles.

    Representando a Saev, compareceram o Superintendente da SAEV, Waldecy Antônio Bortoloti; o Superintendente Adjunto da Saev, Marcelo Marin Zeitune; o Diretor de Departamento de Meio Ambiente, Antônio Alberto Casali; a Chefe de Setor de Diagnósticos e Projetos Ambientais, Elizabeth Rodrigues Dias do Prado; e o Chefe do Setor de Informática da SAEV, Fábio Yoshio Takemoto Júnior.

    Durante todo o ano de 2017, o aluno Matheus Henrique Quilles desenvolveu, sob a orientação do Prof. Me. Marcelo Luis Murari e a colaboração do Prof. Me. André Luis Gobbi Primo, um software que efetua a medição do censo arbóreo da cidade de Votuporanga. O projeto foi realizado por meio do Programa Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica do IFSP – o PIVICT.

    A parceria com a Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga-SAEV para a implantação do software deveu-se a que a SAEV necessita de uma solução como essa para realizar a medição das áreas verdes e das árvores plantadas nesse município. Essa medição feita via software agiliza e simplifica muito o trabalho da SAEV no cumprimento das exigências para conquistar o selo de Município VerdeAzul do governo do estado de São Paulo.

    Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

    Até fevereiro de 2019, Murari, Gobbi e Matheus continuarão trabalhando no software a fim de aprimorá-lo. Leia, abaixo, o resumo do projeto de software que já foi desenvolvido pelo aluno e pelos professores e que agora será utilizado pela SAEV Ambiental:

    Resumo
    O intuito deste projeto é o desenvolvimento de um sistema que identificará as melhores espécies de árvores para fins de arborização urbana, atentando às particularidades de cada região. Sabendo-se que arborização é um problema atual, o sistema proporcionará a escolha da melhor árvore a ser plantada, para que a mesma não cause problemas às redes de água e esgoto, à fiação elétrica, ao calçamento dos passeios públicos, dentre outras adversidades. Para tanto o sistema cruzará informações sobre as características do solo, clima e precipitação específicos de cada região, além de dados do local do plantio, como largura do passeio, presença de rede elétrica ou estruturas de engenharia como marquises. Também dará preferência ao uso de espécies nativas da região, evitando-se a introdução de espécies que venham se tornar porta de entrada para doenças e pragas. Um bom programa de arborização urbana permite melhorar o microclima das ruas e avenidas, gera beleza cênica e aumento na qualidade de vida. Porém, a arborização praticada sem critérios técnicos gera baixa diversidade biológica, pois tende-se a uma uniformização na escolha das espécies, além do alto custo para a administração pública na remoção de árvores que se tornam verdadeiros inconvenientes e um risco a segurança.

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  • Pedagogo do câmpus defende dissertação de mestrado na UFMS

    Trabalho aborda a produção de artigos de opinião na redação escolar.



    No dia 26 de fevereiro, o pedagogo do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Anderson José de Paula defendeu, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, sua dissertação de mestrado “O projeto didático de gênero no trabalho com o Artigo de Opinião: dos documentos oficiais às práticas de produção textual”, sob a orientação da Profa. Dra. Joceli Catarina Stassi-Sé (UFSCar/DME-UFMS/PROFLETRAS). Além da orientadora, a banca foi composta pelo Prof. Dr. Michel Gustavo Fontes (UFMS/PPGLETRAS) e pela Profa. Dra. Solange de Carvalho Fortilli (UFMS/PROFLETRAS/PPGLETRAS).

    Anderson explicou, detalhadamente, os objetivos e a metodologia de seu trabalho. “A pesquisa-ação visou ao aprimoramento das práticas de escrita do gênero Artigo de Opinião no 9ª ano de duas escolas de dois estados distintos. Para isso, primeiro apresentou-se um panorama dos anos finais do Ensino Fundamental no Brasil mediante os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, especialmente, dos dois estados, cidades e escolas demarcadas. Depois, verificou-se o tratamento do gênero em questão em dois documentos oficiais: Conteúdo Básico Comum do estado de Minas Gerais e Referencial Curricular do estado do Mato Grosso do Sul. A partir da análise e do diálogo com as fontes documentais, foi organizada e aplicada uma Sequência Didática, reconfigurada pelo Projeto Didático de Gênero, com fins de fornecer subsídios para a consolidação de competências e habilidades alinhavadas ao gênero aludido. Por fim, as produções dos alunos foram norteadas por meio da elaboração de um Modelo Didático de Gênero expandido pelos balizadores (mecanismos, critérios e apontamentos) – ancorado no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de analisar a apropriação do gênero pelos alunos durante a escrita inicial e produção final, tendo a reescrita como estratégia de consolidação dos conhecimentos acerca do gênero.

    De acordo com o Pedagogo e, agora, Me. Anderson José de Paula “a área de concentração dessa pesquisa-ação Linguagens e Letramentos com a linha de pesquisa Leitura e Produção Textual possibilitou uma consolidação entre teoria e prática, já que o programa de mestrado do qual fiz parte, o Profletras, foi pensado para discutir o ensino, ou seja, a problematização veio das questões que permeiam a sala de aula e o trabalho do professor” – explanou.

    Durante o processo de construção da dissertação, Anderson foi contemplado com o Programa de Capacitação e Qualificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a qual estabelece critérios para a concessão aos servidores técnico-administrativos de carga horária semanal de trabalho para a realização de autocapacitação.


    Resumo completo
    Esta pesquisa tem como objetivo geral aprimorar a escrita do gênero textual Artigo de Opinião a partir da verificação do tratamento desse gênero em dois documentos oficiais: o Conteúdo Básico Comum – CBC – do estado de Minas Gerais e o Referencial Curricular – RC – do estado do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que busca verificar, especificamente, como e sob quais pressupostos são propostas as competências e habilidades desse gênero ao longo do ensino fundamental – anos finais e se elas são as que, de fato, levam ao aprendizado efetivo do gênero em questão. A partir da análise e do diálogo com as fontes, é organizada e aplicada uma Sequência Didática (SD) – Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) reconfigurada pelo Projeto Didático de Gênero (PDG) – Guimarães e Kersch (2012, 2014), com fins de fornecer subsídios para a consolidação de competências e habilidades alinhavadas ao gênero textual em questão. O presente trabalho ancora-se no arcabouço da Linguística Aplicada - Moita Lopes (2006); Kleiman (1998) e Vilaça (2010), por meio dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) – Bronckart (1999, 2006, 2008) e Machado (2005), além dos estudos de Gênero Textual e Discursivo - Bakhtin (2003); Bakhtin e Volochinov (1992); Cristovão (2007); Lousada (2009); Machado (2006) e Motta-Roth (2005). No âmbito das exigências do Mestrado Profissional (PROFLETRAS), este estudo intervém no 9º ano de duas escolas dos estados supracitados, a fim de subsidiar conhecimentos aos alunos, no tocante da produção textual do gênero Artigo de Opinião. As produções dos alunos resultantes da (SD-PDG) foram norteadas por meio da elaboração de um Modelo Didático de Análise do Gênero (MDG) – expandido pelos balizadores (mecanismos, critérios e apontamentos) – ancorado no aporte teórico-metodológico do (ISD), a fim de analisar a apropriação do gênero pelos alunos durante a escrita inicial e produção final, tendo a reescrita como estratégia de consolidação dos conhecimentos acerca do gênero. No tocante aos documentos oficiais em análise, faz-se necessário que ambos façam a distinção entre gêneros e tipos textuais no trabalho com a produção e compreensão textual prescrito neles. Já no tocante aos gêneros textuais, o trabalho em espiral garante uma aprendizagem mais eficaz do gênero, uma vez que o aluno age na tríade – introduzir, aprofundar e consolidar – entendendo as especificidades do gênero e como usá-lo. Por fim, no tocante às produções textuais, o intuito é sensibilizar os alunos a lerem e ensiná-los a relacionar aquilo que leram com as propostas de produção pedidas, lançando mão do recurso da articulação dos operadores lógico-argumentativos.

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  • Equipe de Robótica apoiada pelo Instituto Federal conquista importantes prêmios em Torneio

    À frente da equipe, a servidora Isabel (a Bel), agradece a todos os apoiadores e incentivadores.


     

    Nos dias 23 e 24 de fevereiro, a equipe Star BotsVotu do projeto Clube da Robótica, desenvolvido no Lar Frei Arnaldo em parceria com o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, participou do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), realizado no Sesi Indaiatuba.

    A equipe conquistou o prêmio de melhor técnica para a servidora do câmpus Votuporanga Isabel Cristina Passos Motta, o 1º lugar em equipe Inspiração na categoria Core Values e o 6º lugar na classificação geral, além de garantir uma vaga para a fase nacional, que será realizada em Curitiba-PR, a qual reunirá 84 equipes de todo o país, disputando vaga para o torneio internacional.

    Ao todo, 48 times de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo participaram do torneio, que, nessa edição, teve como tema a “hidrodinâmica”. Se considerarmos as equipes de todo o país, no total, foram 740 times. O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) reúne times de 2 a 10 integrantes, que usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor, além de criar robôs autônomos para realizar diversas missões.

    A fala da técnica Isabel foi de muita gratidão: “Registro meus mais sinceros agradecimentos a todos os que ajudaram a equipe, tanto pela viabilização da viagem, da alimentação, como também pelas palavras de incentivo e carinho. Obrigada à minha galerinha do Clube, aos apoiadores, aos técnicos e equipes, pais, amigos e obrigada também aos gestores Marcos Amorielle Furini, Carlos Cesar Batista, Aparecida Rosa Curti Batista, que representam o IFSP e o Lar Frei Arnaldo. Sem dúvida, o apoio de vocês fez toda a diferença”, finalizou.

     

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