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  • Processo Seletivo 2018: Classificação Preliminar

    O IFSP torna pública a Classificação Preliminar do Processo Seletivo 2018. Candidatos que queiram interpor recurso quanto a classificação preliminar poderão fazê-lo de 21/12/2017 à 06/01/2018.  

    Acesse no link abaixo os documentos: 

    Resultado classificação preliminar

    Formulário de recurso contra a classificação preliminar 

     

    Veja os documentos da seleção:

     

    Edital nº 744, de 02 de outubro de 2017 (Tipo PDF, tamanho 2.60 MB) 
    Anexo I - Tabela de equivalência entre conceitos e notas numéricas (Tipo PDF, tamanho 149kB) - Atualizada 24 de novembro de 2017.
    Anexo II - Como inserir as notas no sistema de inscrição (Tipo PDF, tamanho 2.02MB)
    Anexo III - Cursos ofertados (Tipo PDF, tamanho 470.21kB) 
    Anexo IV - Declarações (Tipo PDF, tamanho 12.68kB)
    Anexo V - Requerimento de inclusão e uso do nome social (Tipo PDF, tamanho 65.95 kB)
    Anexo VI - Documentos para matrícula (Tipo PDF, tamanho 151.58 kB)

    Relação Preliminar de Inscrições 

    Errata - Relação Preliminar de Inscrições 

    Comunicado importante 

     Importante: Recursos

    Relatório candidatos/vagas

    Resultado classificação preliminar NOVO

    Formulário de recurso contra a classificação preliminar NOVO

    Edital em Libras

    Comunicado: prosseguimento dos estudos por meio de reclassificação (Tipo PDF, tamanho 144 KB)

    Como acessar o sistema de inscrição/recuperação de senha ( Tipo PDF, tamanho 960KB)

  • Mês de muitas defesas de doutorado de professores do Instituto Federal: agora foi a vez do Prof. Rafael Garcia Leonel Miani, que defendeu tese na UFSCar

    Projeto utiliza a base de conhecimento do NELL
     
                   
    Dezembro foi marcado por várias defesas de doutorado no Instituto Federal – Câmpus Votuporanga. No último dia 20 de dezembro, foi a vez do Prof.Rafael Garcia Leonel Miani defender, na Universidade Federal de São Carlos, sua tese de doutorado “Regras de Associação e Correlação Temporal para Popular e Detectar Inconsistências em Grandes Bases de Conhecimento”, sob a orientação do Prof. Dr. Estevam Rafael Hruschka Junior. Ao lado do orientador, a banca foi composta pela Profa. Dra. Matilde Terezinha Prado dos Santos (UFSCar); pela Profa. Dra. Heloísa Arruda (UFSCar); pela Profa. Dra. Ana Carolina Lorena (UNIFESP); e pelo Prof. Dr. Alexandre Evsukoff(UFRJ).
     
    O trabalho tem o foco de auxiliar a popular grandes bases de conhecimento e detectar possíveis inconsistências existentes nelas. Para isso, foi utilizada a técnica de mineração de regras de associação e correlação temporal. O projeto utiliza a base de conhecimento do NELL. Esse é um sistema desenvolvido pela CMU (Carnegie MellonUniversity - USA), que possui o intuito de criar um sistema de autoaprendizado, procurando e validando, automaticamente, os dados que foram aprendidos na web.
     
    De acordo com o Prof. e agora Dr. Rafael Miani, “sistemas como o NELL, que possuem o intuito de fazer com que o computador aprenda sozinho, sendo capaz de diferenciar o correto e incorreto, são muito explorados atualmente. Fazer parte e poder contribuir com isso é motivo de orgulho e satisfação profissional”, afirmou.
     
    Sobre ter feito parte do Programa de Capacitação e Qualificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo,Prof. Miani explicou que “o afastamento proporcionado pelo IFSP para a capacitação do docente é muito importante para o desenvolvimento de uma pesquisa com maior qualidade”.
     
    RESUMO COMPLETO
     
    Grandes bases de conhecimento crescente têm sido um interessante campo em muitas pesquisas nos últimos anos. A maioria das técnicas foca na construção de algoritmos para auxiliar a Base de Conhecimento (BC) a expandir automaticamente (ou semiautomaticamente). Entretanto, muitas ferramentas utilizadas para expandir as BCs podem extrair dados incompletos ou incorretos, tornando a base inconsistente. Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de expandir as grandes bases de conhecimento e detectar inconsistências nas mesmas. Para tal, são utilizadas a mineração de regras de associação e a correlação temporal. Ao aplicar um algoritmo de extração de regras de associação em grandes bases de conhecimento, é necessário considerar o problema de valores ausentes, uma vez que elas crescem diariamente, não possuindo todos os dados. Logo, foi criado um novo parâmetro para realizar o cálculo do suporte, denominado MSC, para trabalhar com valores ausentes. Além disso, um grande problema ao utilizar regras de associação é o esforço gasto ao avaliar cada regra extraída. Dessa forma, o presente trabalho desenvolveu o componente ER, o qual elimina regras de associação redundantes e irrelevantes. Cada regra válida é utilizada pelo componente TARE com o objetivo de detectar inconsistências. TARE introduz o conceito de STARs (regras de associação temporais específicas), as quais são utilizadas para detectar possíveis inconsistências. Cada STAR considerada relevante é utilizada como entrada para o componente TCI com o intuito de obter correlações temporais para (i) detectar possíveis inconsistências e (ii) auxiliar a popular a BC. Experimentos realizados demonstraram que as regras de associação e a correlação temporal são capazes de expandir a base de conhecimento, diminuindo a quantidade de valores ausentes. Além disso, ambos os componentes TARE e TCI foram eficientes no processo para detectar possíveis inconsistências na base de dados. Por fim, o componente ER reduziu em mais de 30\% o número de regras sem perda no processo de popular a BC.
     
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  • Pagamento de assistência estudantil: DEZEMBRO/2017

    A Coordenadoria Sociopedagógica - CSP comunica que Assistência Estudantil da Política Assistência Estudantil (PAE) 2017 – segundo semestre – com referência ao mês de DEZEMBRO/2017 aos alunos contemplados pelo benefício - encontra-se AUTORIZADA para recebimento por ORDEM BANCÁRIA.
     
    Favor dirigir-se até uma agência do BANCO DO BRASIL, no CAIXA - com o DOCUMENTO DE IDENTIDADE - e realizar o saque entre 20/12 e 26/12/2017.
    Aos menores de idade atendidos por essa Política, faz-se necessário o comparecimento do responsável com os documentos de identificação de ambos.
     
    Observação: O não comparecimento acarretará estorno do valor.
  • Escola de Eletricistas Andradina – Lista de habilitados e início do II Módulo

    Coordenadoria de Extensão do Instituto Federal de Votuporanga no uso de suas atribuições, torna pública a lista dos candidatos habilitados para o Módulo II da Escola de Eletricistas de Andradina (Edital nº 569/2017/CEX).

      


    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria pelo e-mail:

     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • Doutorado: Prof. Gerson Rossi dos Santos defende tese na UNESP de São José do Rio Preto

    Pesquisainvestiga sessões de interação on-line, por áudio e vídeo simultâneos, vivenciadas por brasileiros aprendizes de língua inglesa
     
     
    O professor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Gerson Rossi dos Santos defendeu, no dia 18 de dezembro, sua tese de doutorado intitulada “Aprendizagem de línguas sob a perspectiva da intersubjetividade em contexto de Teletandem. Além do orientador, o Prof. Dr. Douglas Altamiro Consolo, docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP de São José do Rio Preto, a banca foi composta pela Profª Drª Ana Cristina Biondo Salomão, da UNESP de Araraquara; pela Profª Drª Maximina Maria Freire, da PUC – São Paulo; pelo Prof. Dr. João Antonio Telles, da UNESP – São José do Rio Preto; e pela Profª Drª Solange Aranha, da UNESP – São José do Rio Preto.
     
    A pesquisa investiga sessões de interaçãoon-line, por áudio e vídeo simultâneos, vivenciadas por brasileiros aprendizes de língua inglesa, em contexto universitário, em contato com norte-americanos aprendizes de língua portuguesa, também em suas universidades. A finalidade da investigação é compreender o modo como esses interagentes desenvolvem intersubjetividade entre si e qual papel o processo intersubjetivo desempenha sobre a qualidade do diálogo e sobre a aprendizagem de língua estrangeira entre eles. 
     
    De acordo com o Prof. Gerson, a Intersubjetividade é um conceito habitualmente muito explorado em Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia, bem como em determinadas áreas do conhecimento dedicadas a compreender o desenvolvimento da consciência humana e da sua relação com a linguagem. Por outro lado, na área de Linguística Aplicada, que é a área da pesquisa do Prof. Gerson, voltada especificamente a investigar o processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, o tema da intersubjetividade é relativamente pouco visitado, principalmente no Brasil. 
     
    “O caráter relativamente inédito e pioneiro é uma das motivações centrais para o desenvolvimento do meu estudo”, explicou o professor. “Além disso, o fato de que o processo intersubjetivo seja uma parte da experiência humana que fundamenta a construção da identidade do falante, bem como o modo como essas identidades se relacionam entre si e constroem comunidades falantes, corresponde a outro indicativo da relevância de se colocar esse assunto sob o enfoque científico e propor discuti-lo”. 
     
    O Prof. Gerson contou ainda que o Projeto Teletandem (www.teletandembrasil.org), ao qual sua pesquisa está filiada, é baseado em determinados princípios de aprendizagem, tais como a autonomia dos participantes e a reciprocidade entre eles, que revelam estar estritamente associados ao processo de intersubjetividade. “Há pontos de contato entre esse tema e o contexto do Teletandem que tornam profícuas as possibilidades de pesquisa, não apenas desta, mas também de outras discussões”, esclareceu.
     
     
    Programa de Capacitação e Qualificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo 
             
    Durante parte do desenvolvimento de sua tese, o Prof. Gerson Rossi dos Santos valeu-se do Programa de Capacitação e Qualificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, o qual tem por objetivo a implementação da Política de Desenvolvimento de Pessoal do IFSP como um processo continuado que visa a ampliar os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos servidores, a fim de aprimorar seu desempenho funcional no cumprimento dos objetivos institucionais, mediante o desenvolvimento de programas de capacitação ou qualificação. 
     
    De acordo com o Prof. Gerson, o processo de capacitação pode requerer não apenas tempo em abundância, mas também flexibilidade de horários para manejar todas as atividades envolvidas, entre elas, redigir o trabalho sob a forma de um texto muitas vezes denso e extenso, participar de disciplinas e de congressos científicos, submeter publicações, sem falar na necessidade de se adaptar cuidadosa e estrategicamente às circunstâncias de coleta de dados, à disponibilidade dos participantes de pesquisa e a diversas outras condições de trabalho. 
     
    “Considerando essa realidade, dispus do apoio institucional do IFSP, sob a forma da concessão, no ano de 2015, de um período de afastamento que abrangeu metade do período total do doutorado. Convém reconhecer o impacto dessa ação sobre as condições de trabalho cotidiano que pude vivenciar, sobre minha qualidade de vida no decorrer do processo, bem como sobre a qualidade da minha formação e sobre os resultados do meu trabalho junto ao meio científico”, explicou.
     
    E acrescentou: “Entendo, desse modo, que essa ação institucional reflete claramente o compromisso que o IFSP assume em relação à ciência, termo que carrega no próprio nome. Ao mesmo tempo, o Instituto valoriza a qualidade da formação de seus servidores, de modo a assegurar a qualidade da educação que oferece à sociedade”, finalizou.
     
     
    Resumo da tese do Prof. Gerson Rossi dos Santos:
     
     
    A presente investigação situa-se no escopo da produção científica do Projeto Teletandem: a transculturalidade das interações online em língua estrangeira por webcam, um contexto online e multimodal de aprendizagem colaborativa de línguas, em que são estabelecidas parcerias entre falantes de línguas de proficiência diferentes, interessados em aprender a língua um do outro no exercício de autonomia e reciprocidade. O contexto imediato da pesquisa corresponde a uma modalidade de Teletandem institucional e integrada (TTDii) cujos participantes são alunos de disciplinas de língua estrangeira em cursos superiores de universidades de países diferentes. Os registros de interações, em áudio e vídeo, são analisados de uma perspectiva qualitativa, bem como sob orientação interpretativa hermenêutica, com vistas a compreender o estabelecimento de intersubjetividade entre os participantes. O processo intersubjetivo é reconhecido interdisciplinarmente como uma experiência fenomenológica em que os sujeitos do discurso reconhecem-se mutuamente como tais no exercício de alteridade, de transcendência e de empatia, co-construindo bases referenciais sobre as quais se apoiarem para refinar a compreensibilidade entre si e tornarem a interatividade típica desse contexto profícua à aprendizagem de língua estrangeira. Para tanto, são observados aspectos do discursivo (sob perspectivabakhtiniana) no nível da corporeidade praticada pelos participantes, das condições de responsividade construídas no diálogo e o modo como vivenciam a alteridade na trajetória de trabalho colaborativo que compartilham. 
     
    Palavras-chave: teletandem, intersubjetividade, fenomenologia
     

    Banca Gerson 1

    Banca Gerson 2

    Banca Gerson 3

    Banca Gerson 4

  • PIBIFSP 2018: Resultado Final

    O Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação torna público o resultado final do Edital 740/2017, referente ao PIBIFSP Edição 2018.

     

    Conforme definido em reunião extraordinária do Conselho de Câmpus, realizada no dia 07/12/17, em que foi discutido o orçamento do câmpus para o ano de 2018, decidiu-se que seriam destinados recursos financeiros para o pagamento de 20 (vinte) bolsas de Iniciação Científica para o PIBIFSP durante o ano de 2018. Desta forma, estão convocados os 20 (vinte) primeiros classificados para apresentarem a documentação necessária para cadastramento do bolsista: “Termo Concessão e Compromisso” e “Autodeclaração de Princípios Éticos”, disponíveis no endereço eletrônico https://prp.ifsp.edu.br/index.php/diretoria-de-pesquisa/iniciacao-cientifica-e-tecnologica/pibifsp.

     

    De acordo com o cronograma estabelecido pelo item 7 do Edital supracitado, o período para cadastramento dos bolsistas é de 01/02/2018 à 23/02/2018. 

     

     Documentos referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIFSP, Edição 2018.
     

    Edital nº 740/2017

    Ficha de Inscrição
    Modelo de Projeto de Pesquisa

    RESULTADO PRELIMINAR DO EDITAL 740/2017

  • PIBIFSP – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP divulga resultado final

    Até o momento, 20 projetos serão contemplados com bolsas para alunos. Presidente do Comitê Científico do câmpus afirma que poderá haver suplementação

     

    Foi publicado hoje, dia 15 de dezembro, conforme previsto no Edital nº 740/2017, o resultado final do processo seletivo do PIBIFSP – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. O PIBIFSP tem como finalidade dar suporte aos grupos formados por servidores e alunos, envolvidos no desenvolvimento de pesquisas, estimulando o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de futuros pesquisadores.

    No câmpus Votuporanga, foram submetidos 28 projetos nas diversas áreas, propostos por 17 docentes. 27 dos projetos foram classificados e, desses, 20 deles receberão bolsas com recursos do câmpus, conforme aprovado na última reunião do Conselho de Câmpus, realizada no dia 07 de dezembro.

    Todos os projetos foram avaliados por pareceristas externos ao câmpus (pelo menos dois avaliadores), os quais não tinham acesso à identificação de autoria. As propostas também receberam pontuações pelo currículo do proponente.

    De acordo com o Prof. Me. Domício Moreira da Silva Júnior, presidente do COMPESQ – Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, “o PIBIFSP é importante porque auxilia no cumprimento de um dos requisitos legais da vocação dos institutos federais: a pesquisa, ao lado do ensino e da extensão”. E explicou: “O desenvolvimento de pesquisa estimula que o aluno se valha dos conteúdos aprendidos nas aulas para o desenvolvimento de suas investigações científicas, as quais, futuramente, poderão subsidiar trabalhos de extensão junto à comunidade. Isso cria um ciclo virtuoso, pois a comunidade pode trazer demandas diversas, as quais são debatidas no ensino e podem se transformar em novas pesquisas”.

    No câmpus, o COMPESQ recebe os trabalhos submetidos ao PIBIFSP e os destina aos avaliadores. Posteriormente, de posse das avaliações,o comitê de pesquisa analisa as pontuações dos proponentes e faz a classificação dos projetos, segundo as regras estabelecidas em Edital.

    Ainda segundo o Prof. Domício, será encaminhado à PRP – Pró-Reitoria de Pesquisa solicitação de bolsas suplementares a fim de que todos os projetos classificados no câmpus possam ser desenvolvidos. “É claro que esse é o nosso anseio. Contudo, teremos de aguardar o deferimento das instâncias superiores, o que dependerá de recursos financeiros disponíveis”, afirmou.

    A escolha dos bolsistas que desenvolverão as pesquisas propostas nos projetos é de competência do orientador, o qual pode levar em consideração diversos critérios, tais como desempenho acadêmico, afinidade do acadêmico com o tema, relacionamento interpessoal, determinada competência específica, dentre outras.

    Confira, abaixo, o resultado final do Edital nº 740/2017: 

     

     

     

  • Prof. Robyson dos Santos Machado defende tese de doutorado

    Resultados contribuem para compreensão das propriedades físicas do grafeno

     

    No último dia 13 de dezembro, o Prof. Robyson dos Santos Machado, atualmente professor de Física do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, defendeu sua tese de doutorado no programa de Ciências dos Materiais na Unesp de Ilha Solteira.

    A pesquisa, intitulada “Propriedades de transporte de um plano de grafeno com átomos adsorvidos”,ocupa-se de um arranjo em que efeitos quânticos de um par de átomos magnéticos adsorvidos no grafeno altera suas propriedades magnéticas e de transporte eletrônico, tornando-o propício a aplicações tecnológicas no emergente campo da spintrônica.                

    “Em minha opinião, os resultados reportados nos quatro artigos publicados contribuem para a compreensão das propriedades físicas desse novo material que tem atraído o interesse da comunidade científica”, acrescentou o professor Robyson. “Hoje, o grafeno é muito utilizado, tecnologicamente, na computação quântica. A comunidade científica acredita que o grafeno vai ser o material base dos computadores quânticos que ainda estão em desenvolvimento. Um dos efeitos descritos na tese, que são os estados ligados no contínuo, constitui uma possível aplicação no bit quântico”.

    Compuseram a banca, além do orientador, Prof. Dr. Antonio Carlos Ferreira Seridonio, o Prof. Dr.Devaney Ribeiro do Carmo, a Profa. Dra. Rosangela da Silva de Laurentiz, o Prof. Dr. Marcos Sergio Figueira da Silva e o Prof. Dr. Ricardo Paupitz Barbosa dos Santos.

     

    Resumo do trabalho:Esta tese é dedicada ao estudo teórico das propriedades de transporte eletrônico do grafeno hospedando um par de átomos adsorvidos em diferentes geometrias. Na primeira delas, verificamos a densidade local de estados (LDOS) do plano de grafeno hospedando um par de átomos adsorvidos, distantes entre si, no centro de uma célula hexagonal da rede. Nesta primeira configuração, efeitos de correlação revelaram uma estrutura multiníveis na LDOS e padrões de batimentos na densidade de estados (DOS) induzida. Ambos efeitos são anisotrópicos e ocorrem na vizinhança dos pontos de Dirac. Em um segundo arranjo, estudamos a formação de estados ligados ao contínuo (BICs) adsorvendo um par de átomos em lados opostos do plano de grafeno e colineares com o centro de uma célula hexagonal. Mostramos que nesta configuração a LDOS é caracterizada por uma dependência cúbica na energia e que um mecanismo de interferência Fano destrutiva assistida por uma correlação de Coulomb nas impurezas leva a formação de BICs. Na terceira geometria, analisamos os efeitos do acoplamento não-local de um par de átomos adsorvidos colineares a um átomo de carbono da rede na LDOS do grafeno. Em tal arranjo, canais de tunelamento eletrônico distintos dão origem a um fator de interferência Fano q0, que se torna um parâmetro de controle natural do sistema. Verificamos três regimes distintos para o sistema: (i) quando q0 < qc1 (ponto crítico) uma dependência mista do pseudogap, ∆ | ε|, | ε|2, leva o sistema a uma fase que apresenta BICs spin-degenerados; (ii) próximo à q0 = qc1 quando ∆ | ε|2o sistema é conduzido a uma transição de fase quântica em que a nova fase é caracterizada por BICs magnéticos, e (iii) no segundo valor crítico, q0 > qc2, a dependência cúbica do pseudogap com a energia recupera a degenerescência de spin e a fase com BICs não magnéticos é restaurada. Verificamos ainda que um acoplamento local, nesta mesma geometria, não é propício a formação de BICs. No último caso, examinamos a afirmação de que o grafeno livre não demonstra qualquer propriedade ferróica, e mostramos que quando hospedando um par de impurezas ele pode ser conduzido a fases ferroelétrica e multiferróica por meio de um controle da inclinação dos cones de Dirac. A transição para a fase ferroelétrica ocorre gradativamente, enquanto que a fase multiferróica anômala surge abruptamente em uma transição de fase quântica.

  • Alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio comemoram o final do semestre com muita festa e alegria

    Dança na chuva, tobogã e confraternizações marcaram as comemorações

    Fim de bimestre. Fim de semestre. Fim de curso. Para externar a alegria que envolve o término de mais uma etapa importante da vida, alguns alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio aproveitaram a sexta-feira chuvosa de dezembro (08/12) para dançar na chuva e escorregar em um tobogã de lona improvisado.

    Também não faltaram as tradicionais festinhas de turma e a troca de presentes do amigo secreto.

    Para o aluno Vitor Iago Santiago do 3º período do Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio, este é um momento muito especial, que merece ser comemorado. “Foram anos de muito aprendizado e amadurecimento e estamos encerrando mais um ciclo. Agora é partir para o ensino superior: vou tentar entrar em um curso de Engenharia Mecânica”, contou.

    A aluna Amanda de Melo Fernandes, que também participou das comemorações de fim de ano, analisou que foi muito difícil realizar todas as provas e trabalhos, mas, para ela, chegar ao final é muito gratificante. “O Instituto Federal é maravilhoso porque os alunos são tratados de maneira muito especial e eu me senti muito bem acolhida aqui”.

    Vitória Beatriz Inácio Matioli, aluna do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, que participou de uma das festinhas de confraternização de fim de ano, avaliou: “O ano foi de muito trabalho, dedicação e estudo e ter chegado ao final representa a vitória!”, comemorou. 

     

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  • IFSP oferece 5.000 vagas para cursos superiores gratuitos

    O IFSP oferece 5.000 vagas para cursos superiores gratuitos no primeiro semestre de 2018 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições devem ser realizadas entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2018.

     

    Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e ter obtido nota na redação diferente de zero. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. Não há cobrança de taxa de inscrição.

    As 5.000 vagas são distribuídas em 32 câmpus: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga. Veja a relação dos cursos ofertados pelos câmpus no Edital nº 909/2017

    Datas do Sisu

    Período de inscrições: 23 a 26/01/2018

    Resultado da chamada regular: 29/01/2018

    Prazo para participar da lista de espera: 29/01 a 07/02/2018

    Matrícula da chamada regular: 30/01 a 02/02/2018

    Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino: a partir de 09/02/2018

    Fonte: http://sisu.mec.gov.br/

    Documentos

    Edital nº 909, de 12 de dezembro de 2017 (Tipo PDF, tamanho 730.66 kB)

    Termo de adesão ao Sisu (Tipo PDF, tamanho 1,45MB)

    Datas do Sisu

  • IFSP lança editais para seleção de Projetos de Extensão

    A Pró-reitoria de Extensão (PRX),  publicou três editais de fomento às ações de extensão no âmbito do IFSP. São eles:

    Programa Institucional de Apoio a Ações de Extensão do IFSP

    O Programa tem o objetivo de fomentar as atividades de extensão do IFSP, articuladas com o ensino, pesquisa aplicada e inovação, a serem desenvolvidas em 2018, propiciando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de programas e projetos com aporte de recursos institucionais.

    Serão consideradas atividades de extensão passíveis de apoio os programas ou projetos que sejam desenvolvidos nas seguintes áreas temáticas: I. Comunicação; II. Cultura; III. Direitos Humanos e Justiça; IV. Educação; V. Meio Ambiente; VI. Saúde; VII. Tecnologia e Produção; VIII. Trabalho

     Clique aqui e acesse o Edital nº 901/2017 para mais informações

      

    Programa Institucional de Formação Profissional de Mulheres do IFSP – Programa Mulheres Do IFSP

    Serão selecionados até seis câmpus para receber fomento destinado à implementação de projetos vinculados ao Programa Mulheres do IFSP. Os projetos vinculados ao Programa Mulheres do IFSP são voltados à formação cidadã e à qualificação profissional de mulheres maiores de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, que apresentem pouca ou nenhuma escolaridade, preferencialmente pertencentes a grupos sociais específicos, que habitam o entorno no qual o câmpus está situado. Cada projeto deverá ser estruturado de forma a atender 23 mulheres.

     Clique aqui e acesse o Edital nº 902/2017 para mais informações

     

    Programa Institucional de Cursinhos Populares do IFSP

    Seleção de até nove câmpus do IFSP para receber fomento destinado à implementação de turmas de cursinho popular, propiciando a formação acadêmica, cultural e política de jovens e adultos. Em cada câmpus contemplado, será aberta uma turma, cujas atividades serão desenvolvidas no período de maio a dezembro de 2018. 

    Cada proposta de Cursinho Popular deverá ser estruturada de forma a oferecer 40 vagas a jovens e adultos da população de baixa renda, oriunda da escola pública, que habita o entorno no qual o IFSP está situado. O projeto deverá ter como objetivo a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).                                               

    Clique aqui e acesse o Edital nº 903/2017 para mais informações

  • Café com maquetes: alunos do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio apresentaram resultados de trabalhos

    Evento contou com a presença de professores, servidores, alunos e familiares e amigos dos autores das maquetes

     

    No dia 02 de dezembro, foi realizado, no Anfiteatro do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, o “V Café com Maquetes”, tradicional evento aberto à comunidade para a apresentação final das Maquetes desenvolvidas pelos alunos dos 1º e 2º anos do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. 

    O evento, desenvolvido sob a responsabilidade da Profa. Ma. Naiara Luchini de Assis Kaimoti e da Profa. Ma.Érika Cristina Pedroso Pereira durante as aulas das disciplinas “Maquete 1” e “Maquete 2”, contou com o apoio de professores do curso, além da presença de servidores, alunos dos demais cursos do câmpus e de amigos e familiares dos alunos envolvidos.

    Como forma de integrar a comunidade interna e a externa, a atividade propôs a realização de um café da manhã durante o qual os autores dos trabalhos explanaram sobre a temática desenvolvida a partir de suas experiências pessoais e acadêmicas para as famílias e demais convidados. 

    O trabalho desenvolvido pelos alunos do 1º ano consistiu na criação de maquete física de uma edificação que atendeu a requisitos mínimos de usos e “perfis de clientes” criados pelos alunos do 2º ano. Os estudantes apresentaram para o público as soluções pedidas por seus “clientes”, que englobaram usos residenciais e comerciais. A partir de conceitos vistos na disciplina ao longo do ano, dentre eles a construção da topografia do terreno e a aplicação de técnicas de corte e colagem, as maquetes físicas tiveram a proposta de usar materiais reciclados como alternativa para os acabamentos industrializados e específicos. 

    Para os alunos do 2º ano coube a tarefa de desenvolver uma maquete virtual da edificação de uma residência, cujos subsídios teórico-práticos vieram das aulas da disciplina Maquete 2. Como o uso foi limitado ao residencial, os alunos do 1º ano criaram perfis de famílias e/ou moradores, indicando características como: relação entre as pessoas (casal, amigos, irmãos, etc.), características de cada indivíduo (ocupação/emprego, hobby, idade, grau de formação) e a indicação de cores que pudessem servir de referência para o projetista desenvolver seu trabalho. O resultado apresentado na forma de vídeo mostrou, com riqueza de detalhes, as soluções encontradas tanto para áreas internas como externas. 

    De acordo com a Profa. Naiara, “a criatividade foi o diferencial dos trabalhos, os quais foram estimulados a buscar soluções que partissem de postura profissional que atendesse à demanda dos “clientes” e que fosse compatível com as restrições dos projetos como, por exemplo, tamanho do terreno ou da própria edificação”, explicou.

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  • Conselho de Câmpus: 7ª Reunião Extraordinária de 2017

    Presidente do Conselho de Câmpus (CONCAM) do Instituto Federal de Votuporanga, no uso de suas atribuições, torna pública a convocação para a 7ª Reunião Extraordinária de 2017.

     

    Documentos:
    Convocação nº 11/2017
    Proposta de Calendário Acadêmico 2018

     


    Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail:

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  • Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnicos Integrados Defendem Trabalhos de Conclusão de Curso

    Bancas marcaram o encerramento do último semestre dos cursos

    Nos meses de novembro e dezembro, no Instituto Federal – Cãmpus Votuporanga, ocorreram as defesas públicas de Trabalhos de Conclusão de Curso, os TCCs, que se constituem em uma atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. É um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior ou técnico integrado do Câmpus Votuporanga.

    Segundo o aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Antonio Carlos Pereira de Souza, o TCC tem de ser encarado como um norte para o futuro do formando, pois constitui uma das primeiras oportunidades de o estudante colocar em prática tudo o que aprendeu durante o curso. “O TCC foi o último trabalho da faculdade, a última prova, uma excelente oportunidade de me aprofundar nos estudos sobre o tema que escolhi. Aprendi muitas coisas novas e o conhecimento fecha com chave de ouro os anos de graduação”, explicou.

    Para a aluna do 3º ano do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio Eduarda Silva Carneiro, o TCC foi uma experiência nova e gratificante, porque pôde ampliar os seus conhecimentos. “Houve também a fase do desespero, em que pensamos que não iríamos dar conta, mas, no fim, tudo deu certo”, contou. “Agradeço aos professores pela paciência e estímulo para que não desistíssemos durante o longo processo”.

    O Prof. Me. Ricardo César de Carvalho, responsável pela disciplina “Projeto de Capacitação Profissional e Social (PCP)”, contou que “os trabalhos de conclusão decurso são muito importantes porque representam o primeiro contato dos jovens com a vida profissional: eles têm de entregar um produto final a uma banca, momento em que são avaliados. Nesse momento, os alunos passam por todos os estresses comuns à vida profissional nas etapas de planejamento, execução e finalização de um produto. Normalmente, no final, vem a satisfação por terem conseguido atingir seus objetivos. É gratificante acompanhar a evolução dos alunos que ingressam no Integrado: eles passam por uma transformação bastante positiva e adquirem muita maturidade e muitos deles já saem prontos para o mercado de trabalho, alguns até contratados por empresas que reconhecem o nível dos alunos egressos do Instituto Federal”, explicou. 

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  • Alunos do Curso Técnico em Mecânica apresentam projetos desenvolvidos durante o curso

    Nos dias 04 de dezembro, os alunos do 4º Módulo do Curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga apresentaram os trabalhos desenvolvidos na disciplina “Projeto de Máquinas”, sob a supervisão do Prof. Me. Ed Wilson Perussini Viana. Além do projeto físico, os alunos produziram artigos científicos relatando a metodologia e os objetivos alcançados, unindo, dessa forma, exercícios práticos à elaboração de relatórios científicos.

    Após a apresentação dos projetos de máquinas, os alunos foram até a quadra poliesportiva do câmpus a fim de apresentar os “Carrinhos a Vapor”, desenvolvidos na disciplina “Máquinas Térmicas e Motores”, sob a orientação do Prof. Me. Marcos Vinícius Alves de Oliveira e do Prof. Dr. José Ricardo Camilo Pinto.

    Segundo o professor Ed, “diante do sucesso dos projetos, os trabalhos foram apresentados, no dia 05, a toda a comunidade acadêmica”.

    Foram apresentados os seguintes projetos: Macaco Sanfona Automatizado, CNC de Baixo Custo, Prensa Hidráulica, Braço Robótico Controlado por Arduino, Matriz de Furação, Prensa Hidráulica para Ensaios de Dobras em Chapas, Gerador de Energia.

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  • Servidores do Câmpus Votuporanga participam de evento sobre formação continuada de docentes na UNESP de Bauru

    Discussões focaram, sobretudo, a docência no ensino superior

    RADES 1No dia 06 de dezembro, os servidores Ivair Fernandes de Amorim,Luciene Cavalcanti Rodrigues, Naiara Luchini de Assis Kaimoti e Anderson José de Paula participaram doII Seminário: “A docência no ensino superior: constituição do ser professor universitário e os caminhos para a formação contínua”, realizado na UNESP de Bauru.

    O evento, realizado pela Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior (RADES), objetivou debater a atuação e a formação continuada de professores inseridos no Ensino superior, por meio do diálogo interinstitucional.

    A RADES surgiu em abril de 2016, por iniciativa da UNESP e da UNICAMP, com o intuito de trocar experiências e fomentar pesquisas sobre a docência universitária.

    A rede possui a missão de agregar pesquisadores de diversas instituições e refletir sobre o atual cenário educacional, em que a formação continuada se desponta como uma necessidade constante.

    De acordo com o prof. Dr. Ivair Fernandes de Amorim, “Esse II Seminário apresenta-se como uma oportunidade ímpar para a discussão de questões extremamente relevantes para o exercício profissional do docente, que tem se tornado cada vez mais complexo na atualidade”, explicou.

    Para o pedagogo do câmpus AndersonJosé de Paula, a REDE, ao abordar a temática da docência no ensino superior, buscou dar importância à formação pedagógica para os docentes que não a tiveram em seu percurso acadêmico. “A formação continuada é importante para fomentar a reflexão sobre a maneira como podem ser feitas as transposições didáticas dos conteúdos que os professores ministram”, completou. Para finalizar, destacou a seguinte frase da Profa. Adriana Ferreira Chaves, homenageada pelo evento: “O que nos une como professor é a prática pedagógica”.  

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  • Errata nº 02 do Edital nº 840/2017 - Processo seletivo de Reopção de Curso, Transferência Externa e Portador de Diploma

    O IFSP - Câmpus Votuporanga torna pública a Errata nº 02 do Edital nº 840, de 23 de novembro de 2017 que trata do Processo Seletivo de Reopção de Curso, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma de Graduação nos Cursos Superiores a partir do 1º Semestre Letivo de 2018. São 31 vagas oferecidas entre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Licenciatura em Física. As inscrições ocorrerão de 27 de novembro a 08 de dezembro de 2017, das 08h às 20h, na Coordenadoria de Registros Acadêmicos.

    Acesse a errata no link abaixo.

    ERRATA Nº 02 DO EDITAL Nº 840, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017

  • 1ª Jornada Integradora: evento debateu temas sobre Direitos humanos e consciência negra

    Festival de curta-metragens Entretodos fez parte da programação

     

    Do dia 14 de novembro ao dia 02 de dezembro, o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga contou com uma extensa programação dedicada a debater os direitos humanos e a consciência negra, por meio do evento “Consciência Negra e Direitos Humanos: 1ª Jornada Integradora”, que reuniu a Semana da Consciência Negra, a 1ª Jornada de Ciências Humanas e o 10º Festival Entretodos.

    De maneira geral, o evento objetivou: apresentar uma perspectiva histórica dos Direitos Humanos, bem como as confluências filosóficas e sociológicas que possibilitam sua necessidade como direito fundamental da espécie humana; tratar, de forma lúdica e crítica, temas que concernem ao debate dos Direitos Humanos; e apresentar palestras de convidados acerca do tema, de modo que a comunidade acadêmica tenha pleno conhecimento dos pressupostos epistemológicos que embasam o tema.

    De acordo com o Prof. Me. Anésio Azevedo Costa Neto, um dos organizadores, a Jornada de Ciências Humanas do IFSP - Câmpus Votuporanga é um projeto coletivo da área de ciências humanas (Artes, Filosofia, História, Sociologia e Geografia) e tem por intuito geral propor discussões acerca de temas que abrangem essas disciplinas. Tais temas têm profunda relação com o contexto histórico atual e visam, antes de tudo, aprimorar e desenvolver a perspectiva humanista ampliada da comunidade interna e externa ao câmpus. E explicou: “Por meio do evento, debatemos, mais especificamente, a relação entre os Direitos Humanos e os direitos civis e trabalhistas, buscando, assim, uma possível confluência entre reflexão e práxis social que endosse a atuação dos indivíduos em seu contexto social”.

    Durante a programação, a Profa. Ma.Amanda Cristina de Sousa organizou, com os alunos dos segundos anos dos cursos integrados, a exposição “Mostra Diversidade e Direitos Humanos”. “Fiquei muito feliz com os resultados: nessas horas que vemos o quanto o nosso trabalho faz sentido”, analisou.

    Entretodos: Festival de Curta-Metragens de Direitos Humanos

    Integrou a programação do evento também o Entretodos – Festival de Curta-Metragens de Direitos Humanos, que, desde 2006, busca dar visibilidade a produções de filmes nacionais e internacionais que sejam capazes de sensibilizar e provocar debates sobre questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade de forma lúdica e participativa.

    O projeto é idealizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Spcine e a Estate Produções. A cada ano é sugerida uma temática central com o objetivo de valorizar e fomentar debates específicos, embora esta não limite o conteúdo dos curtas passíveis de inscrição.

    Para esta edição o tema proposto é “DIFERENTES, DESIGUAIS”.

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  • IFSP abre concurso público com 18 vagas para professor

    Estarão abertas, de 8 dezembro a 3 de janeiro, as inscrições para o concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que preencherá 18 vagas de professor da carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico.

    Para se inscrever, o candidato deve acessar o site concursopublico.ifsp.edu.br , preencher a ficha de inscrição, gerar a guia de recolhimento da União no valor de R$ 110 e efetuar o pagamento dentro do prazo previsto no edital.

    O concurso será estruturado em três fases, e compreenderá prova objetiva, prova de desempenho didático e prova de títulos. 

    As vagas serão preenchidas em regime de dedicação exclusiva. A remuneração varia de acordo com a titulação do candidato aprovado.

    Para acessar o edital na íntegra, clique aqui.

  • PIBIFSP 2018: Resultado preliminar

    A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação do Câmpus Votuporanga torna público o RESULTADO PRELIMINAR DO EDITAL no 740/2017  para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIFSP, Edição 2018.
     
     
     

    Edital nº 740/2017

    Ficha de Inscrição
    Modelo de Projeto de Pesquisa
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