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  • Chamada pública para apoio a construção de bancada de preparação de amostras metalográficas

    O IFSP - Câmpus Votuporanga divulga chamada pública para atrair pessoas jurídicas para construção de bancada de preparação de amostras metalográficas. A bancada em questão trata-se de um item de alvenaria necessário ao Laboratório de Metalografia, cuja função é a preparação e caracterização de amostras metálicas, poliméricas e cerâmicas, necessária ás atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

    As propostas das pessoas jurídicas para apoio ao evento podem ser encaminhadas até o dia 05 de julho por meio de correio eletrônico.

    Veja mais informações no edital abaixo:

    Edital nº 514/2018 – chamada pública para apoio a construção de bancada de preparação de amostras 

  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Resultado Definitivo (Filosofia)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública a CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, da área de  FILOSOFIA.

    FILOSOFIA

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  • Professor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga publica dois capítulos em livro sobre educação lançado por universidade finlandesa

    Obra se refere a pedagogias participativas inovadoras.


    O Prof. Dr. Osvandre Alves Martins atuou na autoria de dois capítulos publicados no livroSamba and Sauna: The Implementation of Innovative Participatory Pedagogies by Brazilian Educators(Samba e Sauna: A Implementação de Pedagogias Participativas Inovadoras por Educadores Brasileiros). A obra foi produzida e lançada pela TAMK (Tampere University of Applied Sciences) e decorre de experiências realizadas por professores brasileiros e finlandeses em relação ao programa Professores para o Futuro – Finlândia – 3ª edição, promovido pela SETEC/MEC em 2016 e visando à formação de multiplicadores de conhecimentos e habilidades relacionadas à atuação docente na chamada Educação do Século XXI.
     
    Segundo o professor Osvandre, os termos “Samba” e “Sauna” fazem referência a dois elementos expressivos da cultura dos dois países envolvidos (Brasil e Finlândia, respectivamente), remetendo ao fato de que os relatos presentes no livro aludem à forma como brasileiros experimentaram e aplicaram, em escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, práticas, metodologias e ferramentas fortemente presentes no Modelo Educacional Finlandês. 
     
    Um dos capítulos produzidos em que ele contribuiu intitula-se Motivation and inclusion: actions towards the goal of reducing dropout rates in Brazilian schools (Motivação e Inclusão: ações voltadas à redução de taxas de evasão em escolas brasileiras). O outro, recebeu o título Problem Based Learning and Project Based Learning: an experience of training teachers and promoting the review of the teaching practice (Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos: uma experiência de treinamento de professores e de promoção da revisão da prática docente).
     
    O professor Osvandre afirmou que a experiência vivida junto ao Sistema Educacional Finlandês foi um divisor de águas em sua carreira docente. “Possuo formação e atuo na Área de Exatas, tendo iniciado minha carreira na docência há menos de 10 anos. Tal experiência consolidou em mim a vocação para a docência, ampliando minha atenção, sensibilidade, consciência e entusiasmo na missão de ensinar, formar, promover transformações em indivíduos e, por que não, aprender!”. 
     
    E continuou: “Foi impossível não voltar modificado, depois de respirar os ares de uma sociedade que tanto valoriza a educação e os profissionais que nela atuam, principalmente os professores. Ao longo do treinamento realizado naquele país, aprofundei meus estudos em  metodologias e ferramentas para ensino-aprendizagem consideradas inovadoras. Para minha surpresa e a dos demais colegas que me acompanhavam, professores finlandeses, por várias vezes, citavam o nome de um brasileiro como um dos principais ícones da educação em seu país: Paulo Freire! Tal fato não só nos surpreendia como também nos enchia de orgulho. Também nos motivou a refletir que fomos longe conhecer os segredos de uma das nações mais expressivas em Educação no mundo e lá constatamos que uma de suas principais inspirações é genuinamente brasileira!” 
     
    Para finalizar sua fala, o professor destacou que esse momento ímpar em sua vida e a publicação dos capítulos do livro lançado pela TAMK, uma universidade finlandesa que hoje possui em seu portifólio cursos de Formação de Professores frequentados por representantes de vários países, não teria sido possível se não fosse pelo apoio da SETEC/MEC, do CNPq, do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga e, principalmente, da empresa Pollus Móveis e dos amigos que apoiaram o projeto que submeteu ao edital que viabilizou esta frutífera experiência.
     

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  • Professor Ricardo Carvalho ministra oficina em evento internacional da área da saúde em Fortaleza-CE

    O Prof. Me. Ricardo César de Carvalho (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Votuporanga) ministrou uma OFICINA sobre Mineração de dados em prontuário do pacienteno V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE.

    A oficina apresentou aos participantes novas tecnologias que estão contribuindo com o processamento e análise das informações em saúde, como a mineração de dados e a inteligência artificial, e através de discussões e exercícios práticos, os alunos foram apresentados a ferramentas que podem ser aplicadas na recuperação de informações provenientes de documentos da área da saúde, como sites de dados abertos governamentais, dados disponibilizados pelos órgãos da saúde, como DATASUS, e até mesmo no uso e desenvolvimento de sistemas em ambientes hospitalares, clínicas e planos de saúde. Uma dedicação maior foi atribuída nas discussões à respeito da privacidade, sigilo e proteção dos dados do paciente, que mesmo sendo utilizados numa pesquisa, a legislação garante a não identificação do indivíduo portador do prontuário, mas que com os devidos cuidados, tais informações permitem o acesso a um mundo de conhecimento que pode ser utilizado para o avanço das ciências médicas e a qualidade de vida das pessoas.

    O V SINFORGEDS ocorreu no período de 19 a 22 de junho de 2018, no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. O tema central do evento está focado na “Representação e organização da informação e do conhecimento mediadas pelas tecnologias digitais, com vistas ao empoderamento e ao protagonismo da saúde coletiva”.

    O V SINFORGEDS é uma realização da Universidade Federal do Ceará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do Departamento de Ciências da Informação (DCINF), do Centro de Humanidades (CH) e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da Faculdade de Medicina da UFC. O evento tem como público-alvo professores, pesquisadores, gestores de organizações de saúde, profissionais e estudantes das áreas de Ciência da Informação, Ciências da Saúde, Biblioteconomia, Arquivologia, Computação, Administração, Antropologia, Letras, Linguística, História, Contabilidade, Tecnologias Digitais de Informação, Sociologia, Comunicação e demais interessados nessas temáticas.

    Os objetivos do V SINFORGEDS são:

    a) discutir sobre as tecnologias digitais de informação e de comunicação no contexto das organizações de saúde, contemplando aspectos relativos à representação, organização, disseminação, educação, preservação digital, ética e acesso à informação no contexto da saúde coletiva;

    b) refletir sobre o regime de informação na perspectiva do empoderamento informacional no contexto da saúde pública;

    c) sensibilizar os participantes do V SINFORGEDS para a necessidade e a urgência de concretizar a interdisciplinaridade, por meio das trocas de experiências entre a universidade, o setor produtivo e os profissionais das áreas da Ciência da Informação, das Ciências da Saúde, das Tecnologias Digitais, Biblioteconomia, Arquivologia, Computação e demais interessados nessas temáticas e áreas afins.

    A programação contou com conferências, mesas de debate, apresentação de comunicações orais, exposição de painéis e realização de oficinas nas seguintes temáticas:

    a) regime de informação, empoderamento e protagonismo na saúde coletiva;

    b) tecnologias digitais e educação em saúde;

    c) representação, organização, terminologia e mediação da informação para a saúde;

    d) saúde baseada em evidência, mineração de dados e preservação digital em prontuários do paciente.

     

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  • Prof. Juan assume a presidência do Conselho Municipal de Educação de Votuporanga

    Órgão colegiado tem por objetivo principal formular as diretrizes de educação para o Município.


     
    No último dia 09 de maio, o Prof. Me.Juan Paulo Robles Balestero presidiu a primeira reunião do Conselho Municipal de Educação de Votuporanga como presidente empossado daquele órgão colegiado.
     
    Juan foi eleito pela maioria dos votos no dia 02 de abril. Desde janeiro de 2015, o professor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga ocupa o cargo de conselheiro representando o segmento Corpo Docente do Ensino Superior de Votuporanga, quando foi eleito pelos seus pares. Em abril de 2015, passou a compor a mesa diretora como vice-presidente.
     
    Criado pela Lei nº 2.523, de 28 de novembro de 1991, o Conselho Municipal de Educação – CME – tem por objetivo principal formular as diretrizes de educação para o Município. Possui caráter deliberativo, normativo, propositivo, mobilizador, consultivo, fiscalizador e controlador da implementação das Políticas do Sistema Municipal de Ensino. O CME é composto por 11 membros e respectivos suplentes indicados pelos seus segmentos e nomeados pelo Prefeito Municipal.
     
    O professor Juan relata que se sente honrado por representar o corpo docente do ensino superior do município no conselho, sobretudo agora como presidente do órgão. “Os colegas representantes dos vários segmentos que compõem o CME divergem bastante nas ideias e nas visões, e ainda assim o ambiente é bastante democrático e salutar. Acredito que essa conduta contribui para o crescimento e consolidação do conselho. Aprendi bastante nesse período. Percebi o grande empenho e seriedade de todos os professores e servidores da Secretaria Municipal de educação de Votuporanga com os alunos do município, principalmente na qualidade de ensino e na formação de seus alunos. Alegra-me muito observar esse trabalho, pois, segundo pesquisas, a neuroplasticidade (capacidade do cérebro de se reorganizar) diminui com a idade, sendo mais intensa até os 7 anos de idade. Nesse contexto, a faixa etária dos alunos atendidos pelo município é importante na formação da criança e define seu desempenho ao longo de sua vida escolar”, contou.
     
    E finalizou: “Parabenizo a todos os colegas do conselho pela valiosa contribuição conferida ao longo desses anos. Agradeço pela confiança que me foi atribuída para esse mandato e espero dar continuidade ao trabalho da presidente Dora Ivana, com muita dedicação, lisura e sensibilidade na condução de um órgão de tamanha importância para o nosso município”.

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  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Resultado Definitivo (Informática e História)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública a CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, das áreas INFORMÁTICA e HISTÓRIA

     

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  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Classificação Preliminar (Filosofia)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública a CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, da área de Filosofia
     

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  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Classificação Preliminar (Informática e História)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública a CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, das áreas INFORMÁTICA e HISTÓRIA
     

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  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Resultado Definitivo (Eletrônica e Engenharia Civil)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública o Resultado Definitivo após recursos do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, das áreas ELETRÔNICA e ENGENHARIA CIVIL
     
     

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  • Grupo de pesquisa de microusinagem do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga apresenta artigos em conferência internacional

    Evento é referência para pesquisadores e empresas na área de engenharia de precisão e nanotecnologia.


    De 4 a 8 de junho, em Veneza (Itália), o NUPEM – Núcleo de Pesquisa e Ensino em Microfabricação do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, apresentou dois artigos científicos no “EUSPEN’s 18th International Conference & Exhibition”.

    Os resultados dos trabalhos, intitulados “Adequacy of roughness parameters to micro-endmilled channels surface evaluation” e “An investigation ofanisotropy on AISI 316L obtained by additive manufacturing (AM) measuring surface roughness after micro-endmilling operations”,são frutos dos projetos de iniciação científica das ex-alunas do curso Técnico em Mecânica Rayssa Borborema de Azevedo e Rayane Borborema de Azevedo, sob a orientação do Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis.

    Os artigos publicados constituem uma contribuição ao estado da arte sobre a caracterização de superfícies microusinadas, aplicando parâmetros de rugosidade não convencionalmente utilizados, aliados a ferramentas de análise estatística. Conceitos de manufatura híbrida foram aplicados na microusinagem de peças obtidas por manufatura aditiva, inserindo o grupo de pesquisa nesse novo conceito de fabricação mecânica. Além da disseminação dos resultados da pesquisa, foram estabelecidas parcerias técnico-científicas com a Newcastle University da Inglaterra e empresas da área de metrologia a laser e microferramentas de corte.

    OEuspen(European Society for Precision Engineering and Nanotecnology)é um fórum de referência para industriais e acadêmicos revisarem o melhor da inovação industrial, pesquisa progressiva e desenvolvimentos tecnológicos. Os participantes têm acesso a uma visão das prioridades da engenharia de precisão e nanotecnologia das principais nações industrializadas da Europa.

     As pesquisas apresentadas pelo NUPEM do IFSP – Câmpus Votuporanga foram realizadas em parceria com a MMC Metal do Brasil (subsidiária Mitsubishi), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Laboratório de Processos Avançados e Sustentabilidade (LAPRAS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). O projeto e a participação no evento foram financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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  • 4º Arraiá Solidário Federal: Chamada pública para apoio

    O IFSP - Câmpus Votuporanga divulga chamada pública para atrair pessoas jurídicas para a realização do 4º Arraiá Solidário Federal. O evento será realizado nos dia 05 de junho de 2018 no Câmpus Votuporanga. O evento será composto por apresentações dos alunos e servidores (dança de quadrilha, música e outras) e barracas de venda de doces, salgados, bebidas não alcoólicas, brincadeiras e comidas típicas.

    As propostas das pessoas jurídicas para apoio ao evento podem ser encaminhadas até o dia 28 de junho por meio de correio eletrônico.

    Veja mais informações no edital abaixo:

    Edital nº 417/2018 – chamada pública para apoio ao 4º Arraiá Solidário Federal

     

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  • Eleição para Coordenador de Curso de ADS: Publicação das Inscrições Deferidas

    A Comissão Eleitoral, para Coordenador de Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, torna público o Comunicado nº 001/2018 que trata da publicação das inscrições deferidas.  

     

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    Eleição para Coordenador de Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema

  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Classificação Preliminar (Eletrônica e Engenharia Civil)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública a CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, das áreas ELETRÔNICA e ENGENHARIA CIVIL
     
     

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  • Resultado da seleção de Bolsista para atuação em Projeto de Extensão (Edital nº 339/2018)

    A Coordenadoria de Extensão do IFSP – Câmpus Votuporanga no uso de suas atribuições, torna pública, a classificação para as vagas de bolsista, nos trâmites do Edital nº339/2018 – CEX/VTP, para atuação em projeto de extensão, conforme regulamento do Programa de Bolsas de Extensão (Portaria n° 3639 de 25 de julho de 2013).

     

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    Processo seletivo para participação no programa \"Manutenção: Mulheres em Ação\"

    Seleção de Bolsista para atuação em Projeto de Extensão (Edital nº 339/2018)

  • Eleição para Coordenador de Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema

    Está aberto o Processo Eleitoral para escolha de Coordenador de Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP - Câmpus Votuporanga, para o mandato de 2018 a 2020. Os interessados em se candidatar a vaga poderão se inscrever entre os dias 18 e 19 de junho. A votação acontece nos dias 26 e 27 de junho. As inscrições e votação acontecem via Sistema Aurora.

    Podem se candidatar à função de Coordenador de Curso, todos os professores do quadro efetivo em regime de 40 horas ou Dedicação Exclusiva, em exercício e lotado no câmpus, desde que tenham ministrado aula no curso nos últimos 4 anos e se enquadrem nas condições necessárias de acordo com o curso, exceto os professores sob licença ou afastados. 

    Documentos: 

     

  • Conselho de Câmpus: 1º Reunião Ordinária

    Presidente do Conselho de Câmpus (CONCAM) do Instituto Federal de Votuporanga, no uso de suas atribuições, torna pública a convocação para a 1ª Reunião Ordinária de 2018, que acontecerá no dia 14/06/2018, quinta-feira, às 15h30 no Auditório (Sala D001) do câmpus Votuporanga.

    Convocação 1ª Reunião Ordinária, 14 de junho de 2018

    Documentos da reunião 

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  • Processo Seletivo para Professor Substituto: Convocação para prova didático-pedagógica (Edital nº 331/2018)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública a CONVOCAÇÃO PARA PROVA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO Edital nº 331/2018. 

    Acesse a convocação pela área:

    Convocação para prova didático-pedagógica - ÁREA: ELETRÔNICA

    Convocação para prova didático-pedagógica - ÁREA: ENGENHARIA CIVIL

    Convocação para prova didático-pedagógica - ÁREA: FILOSOFIA

    Convocação para prova didático-pedagógica - ÁREA: HISTÓRIA

    Convocação para prova didático-pedagógica - ÁREA: INFORMÁTICA

     

    Documentos: 

    Edital nº 331/2018 - Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto 

    Edital nº 358/2018 - Prorrogação das Inscrições (Somente dias úteis)

  • 4ª Feira de Troca de Mudas

    Acontece amanhã, 09/06/2018, a 4ª Feira de Mudas no IFSP - Câmpus Votuporanga. 

    Venha prestigiar o evento. 

    Feira de Troca de Mudas

  • PAE: Comunicado sobre Pagamento (Fevereiro a Maio de 2018)

    POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA

    Pagamentos disponíveis dos auxílio material, alimentação e moradia aos estudantes contemplados.

    De acordo com informações fornecidas pela Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (CCF), os pagamentos dos auxílios estudantis referentes aos meses de FEVEREIRO A MAIO DE 2018 deverão estar disponíveis para saque a partir do dia 07/06/18. Comparecer a qualquer Banco do Brasil, portando RG, CPF e realizar o saque da ordem bancária no prazo máximo de 05 dias úteis, evitando assim a devolução das ordens bancárias. Obs.: 1) Alunos menores de idade devem ir acompanhado de um responsável. 2) Caso o auxílio não estiver disponível no dia 07, comparecer no dia seguinte ao banco.

    Coordenadoria Sociopedagógica.

     

    Veja também:

    Recadastramento PAE-PAP para 2º Semestre de 2018

  • Processo seletivo para participação no programa "Manutenção: Mulheres em Ação"

    Estão abertas as inscrições, 06 de junho a 17 de agosto de 2018, para o Programa de Extensão Manutenção: Mulheres em Ação (Curso FIC Auxiliar de Manutenção Predial). 

    Manutenção: Mulheres em Ação é parte do Programa Institucional de Formação Profissional de Mulheres do IFSP (Edital nº 902/2017 PRX) e tem por objetivo fomentar atividades profissionalizantes que visam valorizar o poder feminino de transformação social, proporcionando qualificação profissional com vistas à inserção no mercado de trabalho.
    Estão disponibilizadas 23 vagas e será concedido o pagamento de Bolsa Auxílio mensal no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais) às alunas com frequencia igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas do curso.

    Confira o edital para mais informações:

    EDITAL Nº 375, DE 05 DE JUNHO DE 2018 - PROCESSO SELETIVO PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE EXTENSÃO MANUTENÇÃO: MULHERES EM AÇÃO

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