Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

RSS

  • Artigo do professor Leandro é publicado em revista da marinha de guerra

    Pesquisa aborda a guerra contra o Paraguai (1864-1870)


    O Prof. Dr. Leandro José Clemente Gonçalves, professor de História do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga teve o artigo "Da Batalha de Curuzu à queda de Humaitá (1866-1868): questões táticas" publicado no dossiê da Revista Navigator, periódico da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação Da Marinha, que é uma das publicações da Marinha de Guerra devotada ao fomento da pesquisa em História Militar e Naval.

    A revista é hoje um dos principais veículos de divulgação das pesquisas em História Militar no Brasil, inclusive atraindo vários autores estrangeiros para suas colunas. O dossiê em questão retrata uma das mais difíceis e ousadas operações militares na qual militares brasileiros e aliados (argentinos e uruguaios) estiveram envolvidos durante a guerra contra o Paraguai (1864-1870), conflito de grande complexidade logística e perigos, especialmente em razão da obstinada resistência imposta pelas forças militares paraguaias.

    Em seu artigo, o Prof. Leandro busca explicar a importância do cerco e queda da Fortaleza de Humaitá (que era o centro do sistema defensivo do Paraguai durante a guerra) para a consecução dos objetivos estratégicos da Tríplice Aliança em sua luta contra o governo de Solano López. “O enfoque é a compreensão dos aspectos táticos que permearam a campanha de cerco contra aquela fortaleza”, explica o professor.

    O dossiê foi organizado pelo historiador Francisco Doratioto, docente da Universidade de Brasília e autor do clássico "Maldita Guerra", sobre a Guerra do Paraguai.

    A Revista NAVIGATOR é dirigida a oficiais navais, professores, pesquisadores e alunos de História ligados à Diretoria de Patrimônio e Documentação da Marinha (DPHDM) e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima e Militar no meio acadêmico.A revista foi incluída no QUALIS DA CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), transformando-se oficialmente em revista científica.

    Leia o artigo na íntegra no link: http://www.revistanavigator.com.br/navig27/dossie/N27_dossie3.pdf

    MatériaLeandro 1

    MatériaLeandro 2

     

     

  • Matrícula em Disciplinas (Dependências)

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições, torna público o período de solicitação de matrícula nas seguintes disciplinas:

    • Hidraulica 2 (Engenharia Civil)
    • Tópicos e Tecnologia da Informação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
    • Empreeendedorismo (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
    • Desenvolvimento Web II (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)

     

    As solicitações devem ser enviadas por meio do formulário abaixo até 07 de agosto de 2018.

     
    Solicitação de Matrícula

     

    O resultado estará disposto no SUAP a partir de 08 de agosto de 2018.

     

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    (17) 3426-6997

  • Chamada pública para apoio a II Semana de Física

    O IFSP - Câmpus Votuporanga divulga chamada pública para atrair pessoas jurídicas para apoio a II Semana de Física do IFSP - Câmpus Votuporanga que acontecerá de 27 a 31 de agosto.

    A II Semana da Física do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, evento idealizado por uma Comissão Organizadora composta por professores e alunos de graduação, com o intuito de complementar a formação acadêmica dos graduandos, discutir temas atuais de pesquisa e ensino de Física, além de divulgar as atividades realizadas no câmpus. A programação, gratuita e aberta à comunidade, conta com palestras, minicursos e exposição de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão

    As propostas das pessoas jurídicas para apoio ao evento podem ser encaminhadas até o dia 20 de agosto por meio de correio eletrônico.

    Veja mais informações no edital abaixo:

    Edital nº 591/2018 – chamada pública para apoio a II Semana de Física

  • Solicitação de Aproveitamento de Estudos (Todos os Cursos)

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições e de acordo com disposto no Calendário Acadêmico, informa que o APROVEITAMENTO DE ESTUDOS poderá ser solicitados no período de 30 de julho a 10 de agosto de 2018.

    O interessado deverá entregar os seguintes documentos na Coordenadoria de Registros Acadêmicos (Sala C001):

     
    1) Requerimento (preenchido e assinado)

    2) Original e fotocópia do Histórico Escolar contendo o nome do curso e das disciplinas, com especificação do período em que foram cursadas, porcentagens de frequência, carga horária e a nota ou conceito final;

    3) Conteúdo programático ou plano de ensino das disciplinas cursadas com aproveitamento, que sejam equivalentes à disciplina pleiteada, com a carga horária e a bibliografia utilizada.

     

    O resultado será publicado a partir de 20 de agosto de 2018.

     

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    (17) 3426-6997

  • Novas inscrições PAE - 2 º Semestre 2018

    Estão abertas, no período de 30/07/2018 a 07/08/2018, as inscrições Política de Assistência Estudantil (PAE) - Programa de Auxílio Permanência.

    As NOVAS INSCRIÇÕES são para os alunos que:

    • Não fizeram inscrição na PAE no 1º semestre de 2018 (entregar toda documentação).
    • Ficaram na lista de espera (entregar novamente anexo I e atualizar documentação de renda: holerit, cart. trabalho, declaração de renda, não renda ou informal).
    • Tiveram inscrição indeferida (entregar novamente anexo I e atualizar documentação de renda: holerit, cart. trabalho, declaração de renda, não renda ou informal).


    As inscrições deverão ser feitas preenchendo o questionário socioeconômico no SUAP. Deverá ser entregue no mesmo período na Coordenadoria Sociopedagógica os documentos indicados no item 6.2.3 - b.

     
     
    Acesse o edital abaixo.
     

    Edital nº 96/2018


    Anexos:

    Anexo I - Termo de Responsabilidade 

    Anexo II - Declaraçao que não possui Carteira de Trabalho e Previdência Social

    Anexo III - Declaração sem renda ou desempregado 

    Anexo IV - Declaração de Trabalho Autônomo ou Informal

    Anexo V - Auxílio Moradia

    Anexo VI - Declaração de Aluguel

    Anexo VII - Auxílio Didático pedagógico

    Anexo VIII - Declaração de transporte

    Anexo IX- Declaração de Pensão Alimentícia

    Anexo X - Auxílio Creche Apoio aos estudantes pais e mães

    Anexo XI- Declaração de Renda - Ajuda de Custo

    Anexo XII- Declaração de Bolsa Vinculada ao IFSP

    Anexo XIV - Formulário de Recurso

     

     

  • Atenção! Recadastramento PAE para 2º Semestre 2018

    Alunos que foram contemplados com os auxílios no 1º Semestre de 2018 compareça ao Setor Sociopedagógico para preencher a segunda página do anexo XV.

    ATENÇÃO: alunos já contemplados não devem fazer "Nova Inscrição" no SUAP.

  • Chamada pública para apoio a I Semana Esportiva

    O IFSP - Câmpus Votuporanga divulga chamada pública para atrair pessoas jurídicas para apoio a I Semana Esportiva do IFSP - Câmpus Votuporanga que acontecerá de 06 a 10 de agosto. 

    As propostas das pessoas jurídicas para apoio ao evento podem ser encaminhadas até o dia 01 de agosto por meio de correio eletrônico.

    Veja mais informações no edital abaixo:

    Edital nº 590/2018 – chamada pública para apoio a I Semana Esportiva 

  • Palestra e planejamento por cursos marcam início do semestre para os servidores do câmpus

    Professora convidada abordou temas relativos às relações interpessoais, empatia e gestão de conflitos no cenário educacional

    O início do segundo semestre do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga foi marcado por uma reunião de planejamento de todos os servidores do câmpus, na quarta-feira, dia 25 de julho, realizada no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

    Abrindo as atividades, o Diretor-Geral do câmpus, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, agradeceu aos professores substitutos que estão deixando o câmpus pelos trabalhos prestados ao IFSP e aos servidores efetivos que estão se afastando e deu as boas vindas àqueles que estão ingressando no câmpus ou retornando às suas atribuições.

    Na sequência, a professora Ma. Juliana Prado Ferrari Spolon, professora e coordenadora do Curso de Psicologia da UNIRP – Centro Universitário de São José do Rio Preto, proferiu a palestra “Relacionamento, Empatia e Gestão de Conflitos: diferenciais para o desenvolvimento profissional”. Em sua fala, a palestrante lembrou, por exemplo, que o conceito de sucesso vincula vida pessoal e social e que todas as relações humanas possuem conflitos, os quais nem sempre são negativos. “Há três modos básicos de resolver conflitos: por dominação, que é a maneira mais negativa de lidar, gera ressentimentos, os problemas aparecem ocultos e poderão aflorar; por conciliação, que é a maneira mais comum, por meio de concessões parciais; e a solução integrada, na qual se deve expor com clareza e honestidade seus objetivos e interesses, ser suficientemente flexível e estar disposto a buscar, verdadeiramente, uma solução para o problema”, explicou a professora Juliana.

    Em seguida, o Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini expôs algumas mudanças na Matriz Orçamentária de Custeio e Investimento para as Instituições Federais definidas pelo CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

    Com a palavra, o Diretor Adjunto Educacional, Prof. Dr. Rodrigo Cléber da Silva, apresentou os novos textos para a Missão, Visão e Valores do Instituto Federal São Paulo que integrarão o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) para o quinquênio 2019-2023. Apresentou também as próximas etapas para a elaboração do PPI (Projeto Pedagógico Institucional) e do PDI.

    O Diretor-Geral conduziu, posteriormente, a eleição para os novos membros da CAAD (Comissão de Avaliação da Atividade Docente) do câmpus. Explicou que a comissão poderia ser integrada por até 10 membros docentes. Candidataram-se e foram eleitos os seguintes professores: Profa. Dra. Andréa Cristiane Sanches, Profa. Ma. Angélica Paiva Ramos, Prof. Dr. Carlos Eduardo Maia de Oliveira, Prof. Dr. Cecílio Merlotti Rodas, Profa. Dra. Claudia Regina Megda, Prof. Dr. Devair Rios Garcia, Prof. Me. Eduardo Rogério Gonçalves, Profa. Dra. Luciene Cavalcanti Rodrigues, Prof. Me. Rafael Enrique Nunes, Prof. Dr. Rafael Garcia Leonel Miani.

    Dando continuidade, o professor Furini transmitiu alguns recados importantes para o semestre:

    - Conforme orientação da Pró-Reitoria de Ensino, os docentes deverão, na medida do possível, abordar, nos meses de agosto, setembro e outubro, em suas aulas, temas como sexismo e capacitismo.

    - Os servidores que tiverem notícias a serem divulgadas, deverão preencher a planilha de release e encaminhá-la à CDI – Coordenadoria de Apoio à Direção.

    - Após o processo eleitoral para membros do Conselho de Ensino (Conen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com mandato de 2018 a 2020, o Prof. Dr. Rodrigo Cléber da Silva foi eleito representante titular dos Diretores Adjuntos Educacionais e o Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini permaneceu como representante dos Diretores Gerais.

    - Neste semestre, alguns cursos deverão organizar processo para eleição de coordenador.

    - de 21 a 25 de outubro, o câmpus realizará, simultaneamente, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Casa Aberta e a Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Neste ano, a pedido dos alunos, os cursos superiores terão maior participação.

    Com a palavra, o Prof. Me. Hudson Fabricius Peres Nunes divulgou o Festival Esportivo e Cultural, que será realizado de 06 a 10 de agosto, com o objetivo principal de integrar os alunos e promover atividades esportivas e culturais. Os professores que têm aulas programadas nos horários das atividades deverão acompanhar os alunos.

    Finalizando o dia e as atividades de planejamento, os coordenadores dos cursos Técnicos Integrados, Profa. Ma. Cristiane Paschoali de Oliveira Vidovix, Prof. Me. Newton Flávio Correa Molina e Prof. Me. Guilherme Rosati Mecelis discutiram com os docentes o Plano de Recuperação. A Profa. Dra. Mara Regina Pagliuso Rodrigues tratou, com os professores do Curso de Engenharia Civil, do Processo de Reconhecimento do Curso de Engenharia Civil. O Prof. Me. Eduardo Rogério Gonçalves reuniu os docentes do curso de Licenciatura em Física para dividir tarefas sobre o Processo de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Física.

    Planejamento 2018 2 1

    Planejamento 2018 2 2

    Planejamento 2018 2 3

    Planejamento 2018 2 5

  • ATENÇÃO: Alteração no expediente de 25, 26 e 27/07/2018

    O Instituto Federal - Câmpus Votuporanga informa que não haverá atendimento ao público nos dias 25, 26 e 27/07/2018, devido às atividades de planejamento e à cessão do prédio para os Jogos Regionais.

  • Cursos Superiores: Resultado das Matrículas em Disciplinas e período de Retificação

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições e de acordo com o Calendário Acadêmico, informa que o resultado das solicitações de matrícula nas disciplinas está disponível para consulta. Os estudantes deverão acessar o SUAP e fazer login para verificar em quais disciplinas foram matriculados.

    Estudantes que não realizaram a renovação de matrícula ou detectaram algum erro, deverão solicitar a retificação de 23 a 31 de julho de 2018 por meio do formulário abaixo.

     
    Solicitação de Retificação da Matrícula nas Disciplinas
     
     
     
    O resultado será publicado a partir de 1º de agosto de 2018.
     

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    (17) 3426-6997

     

     

     

     

     

  • Biblioteca: Atendimento em 20/07/2018

    A Coordenadoria de Biblioteca informa que no dia 20/07/2018 a biblioteca estará fechada para limpeza semestral.

    Qualquer dúvida entrar em contato pelo telefone (17) 3426-6995 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • Cursos Superiores: Resultado de Avaliação Substitutiva (1º semestre de 2018)

    Resultado de Solicitação de Avaliação Substitutiva (1º semestre de 2018):

     

    Engenharia Civil
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    08/03/2018 171041-9 Computação Gráfica 01/03/2018 09/03/2018 Deferido
    03/04/2018 151008-8 IHIE5 28/03/2018 04/04/2018 Deferido
    09/04/2018 151047-9 Geologia 03/04/2018 09/04/2018 Deferido
    12/04/2018 300171-7 Desenho técnico 11/04/2018 12/04/2018 Deferido
    12/04/2018 171041-9 Eletricidade 09/04/2018 12/04/2018 Deferido
    12/04/2018 161051-1 Eletricidade / Cálculo III 09/04/2018 13/04/2018 Deferido
    13/04/2018 151008-8 HIDE5 11/04/2018 13/04/2018 Deferido
    13/04/2018 151008-8 TOPE3 13/04/2018 13/04/2018 Deferido
    13/04/2018 171046-X Física experimental 3 12/04/2018 16/04/2018 Deferido
    13/04/2018 171046-X Topografia 1 13/04/2018 16/04/2018 Deferido
    23/04/2018 161014-7 Cálculo 3 23/04/2018 23/04/2018 Deferido
    24/04/2018 151042-8 Instalações elétricas e prediais 24/04/2018 26/04/2018 Deferido
    17/05/2018 161041-4 - MACE5 17/05/2018 18/05/2018 -
    06/06/2018 171052-4 Geometria Analítica 06/06/2018 07/06/2018 Deferido
    07/06/2018 171052-4 Higiene e Segurança do Trabalho 07/06/2018 08/06/2018 Deferido
    08/06/2018 3001971 Geometria Analítica 06/06/2018 08/06/2018 Deferido
    13/06/2018 3000061 - Química Tecnológica 12/06/2018 13/06/2018 Deferido
    18/06/2018 151008-8 MACE5 14/06/2018 19/06/2018 Deferido
    20/06/2018 141044-X Estabilidade II 20/06/2018 20/06/2018 Deferido
    21/06/2018 171052-4 Computação gráfica 21/06/2018 22/06/2018 Deferido
    28/06/2018 151008-8 HIDE5 27/06/2018 29/06/2018 Deferido
    03/07/2018 151008-8 TOPE3 / CNUES 29/06/2018 04/07/2018 Deferido

     

    Engenharia Elétrica
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    27/03/2018 171019-2 Cálculo I 22/03/2018 02/04/2018 Deferido
    28/03/2018 300010-9 Cálculo I 22/03/2018 28/03/2018 Deferido
    07/05/2018 300030-3 Cálculo I / Com. e expressão / Introdução a Eng Elétrica 03/05/2018 07/05/2018 -
    18/05/2018 171088-5 Cálculo II / Física II 16/05/2018 21/05/2018 Deferido
    13/06/2018 300143-1 Eletricidade Básica 11/06/2018 14/06/2018 Deferido
    21/06/2018 300025-7 GA / Cálculo 1 20 e 21/06/2018 22/06/2018 -

     

    Licenciatura em Física
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    11/04/2018 172027-9 Mecânica dos solos e fluídos 10/04/2018 12/04/2018 Deferido
    25/04/2018 172027-9 Estatística e probabilidade / Termodinâmica / Laboratório de Termodinânica 18/04/2018 26/04/2018 -
    04/05/2018 172017-1 Termodinâmica 26/04/2018 04/05/2018 -

     

    Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    24/04/2018 163030-X Desenvolvimento mobile 17/04/2018 26/04/2018 -
  • Cursos Técnicos: Resultado de segunda chamada para avaliação (1º semestre de 2018)

    Resultado de solicitação de 2ª Chamada de Avaliação (1º semestre de 2018):

       

    Técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    21/02/2018 185065-2 Inglês 21/02/2018 21/02/2018 -
    05/03/2018 185101-2 Matemática 01/03/2018 06/03/2018 -
    07/03/2018 175011-9 Física / Português 06/03/2018 08/03/2018 -
    19/03/2018 175041-1 Química / Geografia 19/03/2018 22/03/2018 -
    20/03/2018 165109-9 Humanas 14/03/2018 21/03/2018 Deferido
    26/03/2018 185020-2 Biologia / Educação Física 28/03/2018 26/03/2018 -
    03/04/2018 185068-7 Técnicas em construção civil 02/04/2018 04/04/2018 Deferido
    03/04/2018 175048-4 MCSF 28/03/2018 03/04/2018 Deferido
    05/04/2018 175080-1 Matemática 05/04/2018 09/04/2018 Deferido
    06/04/2018 175132-9 Práticas de construção civil 03/04/2018 06/04/2018 Deferido
    11/04/2018 185009-1 Física / Biologia / Química 10/04/2018 11/04/2018 Deferido
    16/04/2018 175070-4 Sociologia 13/04/2018 16/04/2018 Deferido
    07/05/2018 175009-7 Filosofia 07/05/2018 07/05/2018 -
    09/05/2018 175048-8 TOP / FIL / DCC 07/05/2018 09/05/2018 -
    09/05/2018 175055-1 Aspectos 09/05/2018 09/05/2018 -
    11/05/2018 175025-9 Topografia 11/05/2018 11/05/2018 -
    14/05/2018 165034-3 Geografia 11/05/2018 14/05/2018 -
    18/05/2018 165085-8 PCC 15/05/2018 21/05/2018 Deferido
    07/06/2018 175059-3 Natureza 06/06/2018 07/06/2018 Deferido
    12/06/2018 175123-9 Humanas 08/06/2018 12/06/2018 Deferido
    18/06/2018 175103-4 - - 27/06/2018 -
    19/06/2018 175108-5 História 19/06/2018 19/06/2018 -
    19/06/2018 185068-7 História 19/06/2018 21/06/2018 -
    20/06/2018 185114-4 História 19/06/2018 20/06/2018 Deferido
    21/06/2018 185056-3 Filosofia 20/06/2018 22/06/2018 -
    26/06/2018 175059-3 Física / Português 28/06/2018 29/06/2018 -
    27/06/2018 175025-9 Matemática / Topografia / Desenho de Construção Civil 25/06/2018 27/06/2018 -
    29/06/2018 175025-9 Física / Português 28/06/2018 29/06/2018 -
    02/07/2018 185102-1 Física / Português 28/06/2018 03/07/2018 -

     

    Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    02/03/2018 165045-9 Matemática 01/03/2018 05/03/2018 Deferido
    06/03/2018 185004-1 Português 06/03/2018 06/03/2018 Deferido
    20/03/2018 185004-1 Química / Geografia 19/03/2018 20/03/2018 Deferido
    10/04/2018 165120-X Física / Biologia / Química 10/04/2018 10/04/2018 Deferido
    11/04/2018 165004-1 Física / Biologia / Química 10/04/2018 11/04/2018 Deferido
    16/04/2018 175001-1 - - 16/04/2018 Deferido
    04/05/2018 185024-5 Biologia 04/05/2018 07/05/2018 Deferido
    07/05/2018 185118-7 Biologia 04/05/2018 07/05/2018 Deferido
    14/05/2018 175086-1 Geografia 11/05/2018 14/05/2018 Deferido
    25/05/2018 175096-8 Português e Inglês 24/05/2018 25/05/2018 Deferido
    08/06/2018 175115-8 SIO 07/06/2018 08/06/2018 Deferido
    12/06/2018 165016-5 Humanas 08/06/2018 12/06/2018 Deferido
    21/06/2018 175052-6 Análise de Projeto de Sistemas 19/06/2018 21/06/2018 Deferido
    22/06/2018 185033-4 Sistemas operacionais 14/06/2018 25/06/2018 Deferido
    27/06/2018 185055-5 Química / Educação Física 26/06/2018 27/06/2018 Deferido

     

    Técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    07/03/2018 185044-X Física / Português 06/03/2018 08/03/2018 -
    20/03/2018 165011-4 Química / Geografia 19/03/2018 20/03/2018 Deferido
    20/03/2018 175044-5 Química / Geografia 19/03/2018 27/03/2018 Deferido
    05/04/2018 165114-5 Elementos de máquinas 04/04/2018 05/04/2018 Deferido
    05/04/2018 165010-6 Elementos de máquinas 04/04/2018 04/04/2018 Deferido
    06/04/2018 175013-5 Matemática / Pneumática 05/04/2018 06/04/2018 Deferido
    09/04/2018 175002-X

    Sistemas Hidráulicos e Pneumática / Língua Espanhola

    05/04/2018 09/04/2018 Deferido
    16/04/2018 175075-5 Língua Portuguesa / Inglês / Resistência dos materiais 12/04/2018 16/04/2018 Deferido
    19/04/2018 175021-6 Uzinagem / Matemática 18/04/2018 19/04/2018 Deferido
    10/05/2018 1650661 Elementos de máquinas 09/05/2018 11/05/2018 Deferido
    16/05/2018 175044-5 2º  Matemática 16/05/2018 16/05/2018 Deferido
    16/05/2018 185006-7 Física 15/05/2018 17/05/2018 Deferido
    22/05/2018 185078-4 Matemática 23/05/2018 23/05/2018 Deferido
    25/05/2018 175075-5 Português / Inglês 24/05/2018 05/06/2018 Deferido
    12/06/2018 175021-6 - - 20/06/2018 Deferido
    14/06/2018 165027-1 IRI 12/06/2018 14/06/2018 Deferido
    19/06/2018 185030-X Filosofia / Tecnologia 18/06/2018 20/06/2018 Deferido
    20/06/2018 185044-X Sistemas digitais / Desenho Técnico / História / Filosofia / Tecnologia M. 18 e 19/06/2018 20/06/2018 Deferido
    26/06/2018 165111-1 Matemática / Circuito / Química 25, 25 e 26/06/2018 27/06/2018 Deferido
    27/06/2018 185006-7 Educação Física / Química 26/06/2018 27/06/2018 Deferido
    29/06/2018 185035-1 Português / Física 28/06/2018 29/06/2018 Deferido
    04/07/2018 175087-9 Usinagem 04 e 05/07/2018 04/07/2018 Deferido

     

    Técnico em Eletrotécnica
    Data do
    requerimento
    Prontuário Módulo
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    06/04/2018 164092-5 Gestão de qualidade 05/04/2018 09/04/2018 Deferido
    11/04/2018 184027-4 Laboratório I / Informática Aplicada 02/04/2018 12/04/2018 Deferido
    25/06/2018 174065-2 - Máquinas Elétricas I 05/04/2018 27/06/2018 Indeferido

     

    6

     

    Resultado de solicitação de 2ª Chamada de Avaliação (1º semestre de 2018):

     

  • Horário de atendimento: Julho de 2018

    No período compreendido entre 10/07/2018 à 24/07/2018 o horário de atendimento ao público do Câmpus Votuporanga será das 07h às 17h.

    Leia o Comunicado nº 021/2018-DRG, clicando aqui. Os setores atuarão conforme tabela abaixo:                                                  

     HORÁRIO DOS SETORES

    Coordenadoria de Apoio ao Ensino  10/07/2018 a 24/07/2018 07:00 às 17:00
    Coordenadoria de Tecnologia da Informação 10/07/2018 a 24/07/2018 07:00 às 17:00
    Coordenadoria de Registros Acadêmicos

    10/07/2018 a 24/07/2018 

    07:00 às 17:00 

    Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio 10/07/2018 a 24/07/2018 07:00 às 13:00
    Coordenadoria de Pesquisa e Inovação

    10/07/2018 a 24/07/2018

    07:00 às 13:00
    Coordenadoria de Biblioteca

    10/07/2018 a 24/07/2018 

    Obs: no dia 20/07/2018 a biblioteca estará fechada para limpeza semestral.

    09:00 às 15:00
    Coordenadoria Sociopedagógica

    10/07/2018 a 13/07/2018

    18/07/2018 a 20/07/2018

    07:00 às 13:00

    11:00 às 17:00 

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas

    10/07/2018 a 17/07/2018

    18/07/2018 a 20/07/2018

    23/07/2018 a 24/07/2018

    07:00 às 17:00

    11:00 às 17:00

    07:00 às 17:00

    Coordenadoria de Extensão

    10/07/2018 a 17/07/2018 

    18/07/2018 a 20/07/2018

    23/07/2018 a 24/07/2018

    Férias

    Capacitação externa

    07:15 às 13:15

    Coordenadoria de Licitações e Contratos 10/07/2018 a 24/07/2018 07:30 às 13:30
    Coordenadoria de Contabilidade e Finanças 10/07/2018 a 24/07/2018 07:00 às 13:00
    Coordenadoria de Apoio à Direção

    10/07/2018 a 17/07/2018

    18/07/2018 a 20/07/2018

    11:00 às 17:00

    Capacitação externa

    Direção Geral 10/07/2018 a 20/07/2018 11:00 às 17:00
    Diretoria Adjunta Educacional

    10/07/2018 a 17/07/2018

    18/07/2018 a 20/07/2018

    11:00 às 17:00

    Capacitação externa

    Diretoria Adjunta Administrativa 10/07/2018 a 24/07/2018

    11:00 às 17:00 

     

  • Cursos Superiores: Período de Matrícula nas Disciplinas (2º Semestre de 2018)

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições, informa que estará aberto de 10 a 20 de julho de 2018, o período de Matrícula nas Disciplinas (Regulares, Dependências e Regime Especial de Dependência)para os Cursos Superiores.
     
    Para realizar a matrícula, os estudantes deverão acessar o sistema acadêmico SUAP clicando aqui.
     
    Comunicado nº 12/2018 - DAE/VTP - RETIFICAÇÃO DE HORÁRIOS DO 6º PERÍODO DE ENGENHARIA CIVIL
     
    Conforme previsto no Calendário Acadêmico, o resultado estará disponível no SUAP em 23 de julho de 2018.
     

    Instrução Normativa PRE nº 03/2017

    Estabelece orientações em relação ao processo de rematrícula dos cursos superiores de graduação no âmbito do IFSP

     
     

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    (17) 3426-6997  

  • Comunicado sobre cumprimento à legislação eleitoral

    Confira o comunicado do IFSP referente ao cumprimento à legislação eleitoral, às orientações da Presidência da República e às recomendações do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).


    Em cumprimento à legislação eleitoral, às orientações da Presidência da República e às recomendações do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), o IFSP informa que, no período de 7 de julho a 28 de outubro, por dificuldade na moderação dos canais, estarão suspensas no Facebook, Twitter e Instagram as páginas de todos os perfis institucionais da reitoria e dos câmpus que compõe esse Instituto Federal.

    Ressaltamos ainda que todas as informações de interesse público continuarão sendo disponibilizadas no site www.ifsp.edu.br e no site oficial de cada câmpus do IFSP.

    Acesse o ofício do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), que deliberou as orientações.

  • PAE: Comunicado sobre Pagamento - Junho/2018

    A Coordenadoria Sociopedagógica informa aos alunos contemplados pela PAE-PAP que de acordo com informações da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (CCF),os pagamentos referentes aos auxílios estudantis - PAE - Competência: Junho/18 deverão estar disponíveis para saque a partir do dia 06/07/2018
    O benefício deverá ser retirado no prazo máximo de 07 dias corridos, para evitar devolução da ordem bancária.

    Para retirar os auxílios: comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil (ir até o caixa - atendimento presencial), portando RG, CPF e realizar o saque da ordem bancária. 
    Obs.: Alunos menores de idade devem ir acompanhado de um responsável.

  • Chamada pública para apoio a construção de bancada de preparação de amostras metalográficas

    O IFSP - Câmpus Votuporanga divulga chamada pública para atrair pessoas jurídicas para construção de bancada de preparação de amostras metalográficas. A bancada em questão trata-se de um item de alvenaria necessário ao Laboratório de Metalografia, cuja função é a preparação e caracterização de amostras metálicas, poliméricas e cerâmicas, necessária ás atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

    As propostas das pessoas jurídicas para apoio ao evento podem ser encaminhadas até o dia 05 de julho por meio de correio eletrônico.

    Veja mais informações no edital abaixo:

    Edital nº 514/2018 – chamada pública para apoio a construção de bancada de preparação de amostras 

  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Resultado Definitivo (Filosofia)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública a CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, da área de  FILOSOFIA.

    FILOSOFIA

    Em caso de dúvidas entrar em contato:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    (17) 3426-6993

     
    Notícias relacionadas: 
     
  • Professor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga publica dois capítulos em livro sobre educação lançado por universidade finlandesa

    Obra se refere a pedagogias participativas inovadoras.


    O Prof. Dr. Osvandre Alves Martins atuou na autoria de dois capítulos publicados no livroSamba and Sauna: The Implementation of Innovative Participatory Pedagogies by Brazilian Educators(Samba e Sauna: A Implementação de Pedagogias Participativas Inovadoras por Educadores Brasileiros). A obra foi produzida e lançada pela TAMK (Tampere University of Applied Sciences) e decorre de experiências realizadas por professores brasileiros e finlandeses em relação ao programa Professores para o Futuro – Finlândia – 3ª edição, promovido pela SETEC/MEC em 2016 e visando à formação de multiplicadores de conhecimentos e habilidades relacionadas à atuação docente na chamada Educação do Século XXI.
     
    Segundo o professor Osvandre, os termos “Samba” e “Sauna” fazem referência a dois elementos expressivos da cultura dos dois países envolvidos (Brasil e Finlândia, respectivamente), remetendo ao fato de que os relatos presentes no livro aludem à forma como brasileiros experimentaram e aplicaram, em escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, práticas, metodologias e ferramentas fortemente presentes no Modelo Educacional Finlandês. 
     
    Um dos capítulos produzidos em que ele contribuiu intitula-se Motivation and inclusion: actions towards the goal of reducing dropout rates in Brazilian schools (Motivação e Inclusão: ações voltadas à redução de taxas de evasão em escolas brasileiras). O outro, recebeu o título Problem Based Learning and Project Based Learning: an experience of training teachers and promoting the review of the teaching practice (Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos: uma experiência de treinamento de professores e de promoção da revisão da prática docente).
     
    O professor Osvandre afirmou que a experiência vivida junto ao Sistema Educacional Finlandês foi um divisor de águas em sua carreira docente. “Possuo formação e atuo na Área de Exatas, tendo iniciado minha carreira na docência há menos de 10 anos. Tal experiência consolidou em mim a vocação para a docência, ampliando minha atenção, sensibilidade, consciência e entusiasmo na missão de ensinar, formar, promover transformações em indivíduos e, por que não, aprender!”. 
     
    E continuou: “Foi impossível não voltar modificado, depois de respirar os ares de uma sociedade que tanto valoriza a educação e os profissionais que nela atuam, principalmente os professores. Ao longo do treinamento realizado naquele país, aprofundei meus estudos em  metodologias e ferramentas para ensino-aprendizagem consideradas inovadoras. Para minha surpresa e a dos demais colegas que me acompanhavam, professores finlandeses, por várias vezes, citavam o nome de um brasileiro como um dos principais ícones da educação em seu país: Paulo Freire! Tal fato não só nos surpreendia como também nos enchia de orgulho. Também nos motivou a refletir que fomos longe conhecer os segredos de uma das nações mais expressivas em Educação no mundo e lá constatamos que uma de suas principais inspirações é genuinamente brasileira!” 
     
    Para finalizar sua fala, o professor destacou que esse momento ímpar em sua vida e a publicação dos capítulos do livro lançado pela TAMK, uma universidade finlandesa que hoje possui em seu portifólio cursos de Formação de Professores frequentados por representantes de vários países, não teria sido possível se não fosse pelo apoio da SETEC/MEC, do CNPq, do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga e, principalmente, da empresa Pollus Móveis e dos amigos que apoiaram o projeto que submeteu ao edital que viabilizou esta frutífera experiência.
     

    06 28 Osvandre

    06 28 Osvandre 1

    06 28 Osvandre 2

Fim do conteúdo da página