Grupo de pesquisa de microusinagem do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga apresenta artigos em conferência internacional

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 17h13 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 12h40 | Acessos: 1774

Evento é referência para pesquisadores e empresas na área de engenharia de precisão e nanotecnologia.

De 4 a 8 de junho, em Veneza (Itália), o NUPEM – Núcleo de Pesquisa e Ensino em Microfabricação do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, apresentou dois artigos científicos no “EUSPEN’s 18th International Conference & Exhibition”.

Os resultados dos trabalhos, intitulados “Adequacy of roughness parameters to micro-endmilled channels surface evaluation” e “An investigation ofanisotropy on AISI 316L obtained by additive manufacturing (AM) measuring surface roughness after micro-endmilling operations”, são frutos dos projetos de iniciação científica das ex-alunas do curso Técnico em Mecânica Rayssa Borborema de Azevedo e Rayane Borborema de Azevedo, sob a orientação do Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis.

Os artigos publicados constituem uma contribuição ao estado da arte sobre a caracterização de superfícies microusinadas, aplicando parâmetros de rugosidade não convencionalmente utilizados, aliados a ferramentas de análise estatística. Conceitos de manufatura híbrida foram aplicados na microusinagem de peças obtidas por manufatura aditiva, inserindo o grupo de pesquisa nesse novo conceito de fabricação mecânica. Além da disseminação dos resultados da pesquisa, foram estabelecidas parcerias técnico-científicas com a Newcastle University da Inglaterra e empresas da área de metrologia a laser e microferramentas de corte.

O Euspen (European Society for Precision Engineering and Nanotecnology) é um fórum de referência para industriais e acadêmicos revisarem o melhor da inovação industrial, pesquisa progressiva e desenvolvimentos tecnológicos. Os participantes têm acesso a uma visão das prioridades da engenharia de precisão e nanotecnologia das principais nações industrializadas da Europa.

As pesquisas apresentadas pelo NUPEM do IFSP – Câmpus Votuporanga foram realizadas em parceria com a MMC Metal do Brasil (subsidiária Mitsubishi), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Laboratório de Processos Avançados e Sustentabilidade (LAPRAS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). O projeto e a participação no evento foram financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

06 21 Cleiton 1

06 21 Cleiton 2