Professor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga publica dois capítulos em livro sobre educação lançado por universidade finlandesa
Obra se refere a pedagogias participativas inovadoras.
O Prof. Dr. Osvandre Alves Martins atuou na autoria de dois capítulos publicados no livro Samba and Sauna: The Implementation of Innovative Participatory Pedagogies by Brazilian Educators(Samba e Sauna: A Implementação de Pedagogias Participativas Inovadoras por Educadores Brasileiros). A obra foi produzida e lançada pela TAMK (Tampere University of Applied Sciences) e decorre de experiências realizadas por professores brasileiros e finlandeses em relação ao programa Professores para o Futuro – Finlândia – 3ª edição, promovido pela SETEC/MEC em 2016 e visando à formação de multiplicadores de conhecimentos e habilidades relacionadas à atuação docente na chamada Educação do Século XXI.
Segundo o professor Osvandre, os termos “Samba” e “Sauna” fazem referência a dois elementos expressivos da cultura dos dois países envolvidos (Brasil e Finlândia, respectivamente), remetendo ao fato de que os relatos presentes no livro aludem à forma como brasileiros experimentaram e aplicaram, em escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, práticas, metodologias e ferramentas fortemente presentes no Modelo Educacional Finlandês.
Um dos capítulos produzidos em que ele contribuiu intitula-se Motivation and inclusion: actions towards the goal of reducing dropout rates in Brazilian schools (Motivação e Inclusão: ações voltadas à redução de taxas de evasão em escolas brasileiras). O outro, recebeu o título Problem Based Learning and Project Based Learning: an experience of training teachers and promoting the review of the teaching practice (Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos: uma experiência de treinamento de professores e de promoção da revisão da prática docente).
O professor Osvandre afirmou que a experiência vivida junto ao Sistema Educacional Finlandês foi um divisor de águas em sua carreira docente. “Possuo formação e atuo na Área de Exatas, tendo iniciado minha carreira na docência há menos de 10 anos. Tal experiência consolidou em mim a vocação para a docência, ampliando minha atenção, sensibilidade, consciência e entusiasmo na missão de ensinar, formar, promover transformações em indivíduos e, por que não, aprender!”.
E continuou: “Foi impossível não voltar modificado, depois de respirar os ares de uma sociedade que tanto valoriza a educação e os profissionais que nela atuam, principalmente os professores. Ao longo do treinamento realizado naquele país, aprofundei meus estudos em metodologias e ferramentas para ensino-aprendizagem consideradas inovadoras. Para minha surpresa e a dos demais colegas que me acompanhavam, professores finlandeses, por várias vezes, citavam o nome de um brasileiro como um dos principais ícones da educação em seu país: Paulo Freire! Tal fato não só nos surpreendia como também nos enchia de orgulho. Também nos motivou a refletir que fomos longe conhecer os segredos de uma das nações mais expressivas em Educação no mundo e lá constatamos que uma de suas principais inspirações é genuinamente brasileira!”
Para finalizar sua fala, o professor destacou que esse momento ímpar em sua vida e a publicação dos capítulos do livro lançado pela TAMK, uma universidade finlandesa que hoje possui em seu portifólio cursos de Formação de Professores frequentados por representantes de vários países, não teria sido possível se não fosse pelo apoio da SETEC/MEC, do CNPq, do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga e, principalmente, da empresa Pollus Móveis e dos amigos que apoiaram o projeto que submeteu ao edital que viabilizou esta frutífera experiência.
registrado em:
Notícias
Redes Sociais