Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

RSS

  • Seleção de Projetos de Extensão 2021/1

    Publicado Resultado Final


    Câmpus Votuporanga [foto: arquivo do IFSP]


    O Câmpus Votuporanga do IFSP abre seleção de 10 projetos de Extensão para o primeiro semestre letivo de 2021, com concessão de bolsa discente na modalidade remota, no valor de R$ 400,00 para 4 meses de atuação. A dedicação do bolsista discente será de 20 horas semanais.

    O prazo para submissão é até 18 de abril, no sistema Suap.

    Podem participar da seleção os servidores docentes e técnicos administrativos em efetivo exercício nesta unidade. Os critérios a serem avaliados consideram o nível de envolvimento da comunidade externa, objetivos, justificativa, relevância e originalidade.

    Edital 148/2021 - Seleção de Projeto de Extensão

    Errata nº1 do edital nº 148/2021


    Acompanhe o Cronograma:

    Submissão de Projetos 09/04 a 23/04
    Análise e Seleção 26/04 a 03/05
    Resultado Preliminar 04/05
    Recursos 05/05
    Análise de recursos 06/05 a 09/05
    Resultado Final 10/05 ou 06/05 (caso não haja recursos)
  • Edital da Política de Assistência Estudantil (PAE) para o 1º semestre de 2021


    Comunicado sobre a previsão de resultado das novas inscrições da PAE 2021. 
     

    Devido a prorrogação do período de matrícula, através do Processo Seletivo Simplificado para ingresso nos cursos superiores.

    Considerando o Edital n° 112/2021-PAE/PAP 2021 que prevê que o estudante que for matriculado após o encerramento das inscrições, terá 09 (dias) dias úteis, a contar da data de realização da matrícula no SUAP, para realizar sua inscrição na PAE- PAP, devendo solicitar a abertura da inscrição pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

    O resultado das novas inscrições fica previsto para o dia 04/06/2021.

    A solicitação de inscrição para os alunos matriculados a partir de 30/04, pode ser feita através do whatsapp institucional 17 3426-6985.


    Prazo para inscrição online,via Sistema Suap, foi até 30/04


    A Coordenação Sociopedagógica comunica aos estudantes ingressantes e também veteranos que não foram beneficiários da Política de Assistência Estudantil (PAE) no ano letivo de 2020 (até fevereiro/março de 2021), a abertura de Novas Inscrições, referentes ao 1º semestre letivo de 2021.

    Estudantes ainda sem acesso ao Suap devem realizar o primeiro acesso nesse sistema, utilizando o número de prontuário. O IFSP preparou um tutorial.


    Passo a passo para participar:

    1º passo:

    Ler atentamente o Edital n° 112/2021-PAE/PAP 2021.

     

    2º passo:

    Prepare toda a documentação em arquivos formato "pdf", reunindo a documentação (holerite e carteira de trabalho, por exemplo) de renda de cada pessoa da casa em um único arquivo específico. E não se esqueça dos formulários editáveis, que também devem ser preparados em formato "pdf".

     

    3º passo:

    No Suap, navegue por:"Atividades Estudantis" > "Serviço Social" >> "Inscrição"

    Na aba "Inscrição", selecione o "Programa de Auxílio Permanência" e responda o "Questionário".

    Em seguida, preencha a Caracterização Socioeconômica ou a atualize, caso necessário, e clique em "salvar".

    4º passo:

    Ainda no Suap, é preciso anexar os documentos em formato "pdf" de acordo com a inscrição, que só se efetiva com a inclusão de todos os necessários.

    No sistema haverá terá blocos para cada tipo de documento. Por exemplo, no bloco "Renda do aluno" o estudante deverá anexar em arquivo único todos os documentos que comprovem sua renda.

    No campo “Documentos Complementares”, deverá anexar o “Termo de Responsabilidade” (Anexo I) e os demais anexos referentes aos auxílios pretendidos, bem como contrato de aluguel (se for o caso, por exemplo) e outros documentos que não tenham campo específico.

     

    5º passo:

    Após anexar todos os documentos, retorne à tela de início do Suap. Na lateral esquerda, próximo à foto do estudante, no quadro de aviso de cor amarela na área "Fique atento", selecione o edital (112/2021) e conclua o preenchimento.


    Seguem abaixo os anexos do edital:

    Anexo I - Termo de Responsabilidade - Novas Inscrições

    Anexo II - Termo de Ciência - Mães, pais e responsáveis legais

    Anexo V - Auxílio Moradia

    Anexo VI - Declaração de Aluguel

    Anexo VII - Auxílio Didático Pedagógico

    Anexo VIII - Declaração de Transporte

    Anexo IX - Auxílio Creche Apoio aos estudantes pais e mães

    Anexo XI - Declaração de Renda


    Havendo dúvidas, o estudante deve procurar a Coordenação Sociopedagógica preferencialmente por email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Também há dois canais de atendimento por WhatsApp: 17 3426 6895 ou 17 3426 6986


    O IFSP preparou tutorais para auxiliar os estudantes que desejam se inscrever:

     

    Acesse também o Tutorial em texto

     

  • Ingressantes dos Cursos Técnicos: Primeira Reunião dos Pais, Mães e Responsáveis

    O IFSP Câmpus Votuporanga, informa que em 05 de abril, segunda-feira, será realizada às 19h a primeira reunião de Pais, Mães e Responsáveis dos estudantes ingressantes dos Cursos Técnicos.

    A reunião tratará da "Apresentação do câmpus e orientações gerais". Para participar, o interessando deverá utilizar aplicativo Teams e clicar neste link.

  • Cursos Integrados: Matrícula em Espanhol e Libras

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos torna público o Comunicado nº 009/2021/CRA, que trata do procedimento de matrícula em disciplinas optativas para o ano letivo de 2021, pelos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

     

    Comunicado nº 009/2021/CRA

    Contato:

    E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Teams (Clique aqui) | WhatsApp: (17) 3426-6997

  • Orientações iniciais das Coordenadorias do eixo do Ensino aos ingressantes de 2021

    O IFSP Câmpus Votuporanga torna público o Comunicado nº 008/2021/CRA, que trata dos Orientações Iniciais das Coordenadoria do Eixo do Ensino aos Ingressantes dos Cursos Técnicos de 2021.

    Confira abaixo o comunicado e outros documentos:

     

    Comunicado nº 008/2021/CRA

     Guia rápido de sistemas para cadastro

    Formulário de orientações iniciais para ciência do estudante



    Contato:
    E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    Teams: Clique aqui
    WhatsApp: (17) 3426-6997 (das 7h as 17h)

  • Ano letivo de 2021 inicia dia 05/04 com atividades remotas

    IFSP segue em Ensino Remoto Emergencial


    A Direção geral do Câmpus Votuporanga informa que o início das aulas do ano letivo de 2021 será dia 5 de abril para veteranos dos cursos técnicos e superiores e também para os ingressantes dos cursos técnicos.

    Confira o cronograma do dia 05 de abril, segunda-feira:

    Cursos Superiores

     - Atividades letivas nas equipes de cada componente curricular;
     Local: Teams

    Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

     - 8h - Recepção dos ingressantes.

     Local: Teams - https://bit.ly/3cHHeKe

     - 9h30 - Palestra para todos os estudantes (ingressantes e veteranos).

     Local: YouTube do Câmpus - http://youtube.com/ifspvotuporanga

    Curso Técnico Subsequente/Concomitante

     - 20h - Recepção dos ingressantes;
    Local: Teams

     - 20h - Veteranos: Atividades letivas nas equipes de cada componente curricular.
     Local: Teams

     


    Por conta do calendário do Sisu 2021, as aulas dos futuros ingressantes dos cursos superiores iniciarão em data a ser definida, pois as matrículas on-line estão programadas para o período de 14 a 19 de abril.

     

    As coordenadorias do eixo de Ensino produziram comunicado para orientar estudantes, mães, pais e responsáveis legais. Informações e instruções adicionais serão ministradas aos novos estudantes durante a primeira semana de aula, em programação especial a ser divulgada.

     

    Ensino Remoto. O IFSP iniciará o ano letivo de 2021 utilizando o Ensino Remoto Emergencial, por conta da crise sanitária. Os estudantes ingressantes devem ficar atentos ao Sistema Suap e ao email institucional, canais oficiais para receber instruções de acesso.

     

    O Câmpus Votuporanga iniciou atividades em 2011 [foto: arquivo do IFSP]


    O IFSP publicou seu Plano de Biossegurança, que prevê medidas de preservação da saúde e da vida, sem a estipulação de data definida para o retorno às atividades presenciais.

    Todas as atividades profissionais de docentes e técnicos administrativos permanecem na modalidade "home office".

    Redes sociais. O Câmpus Votuporanga tem perfis oficiais no YouTube, Facebook e Instagram: @ifspvotuporanga

  • Cursos Superiores: Processo de Rematrícula para 1º semestre de 2021

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos torna público o Comunicado nº 003/2021/CRA, que trata dos procedimentos de rematrícula para o 1º Semestre de 2021 pelos estudantes dos Cursos Superiores.

     

    Comunicado nº 003/2021/CRA

    Confira o cronograma
    Data Procedimento Meio
    01 a 13/03/2021 Rematrícula (Matrícula nas disciplinas regulares e dependências) Link próprio no SUAP.
    14/03/2021 Resultado SUAP
    15 a 18/03/2021 2ª Chamada da rematrícula (Matrícula em vagas remanescentes) Link próprio no SUAP.
    19/03/2021 Resultado SUAP
    20/03/2021 Divulgação de vagas remanescentes -
    20 a 24/03/2021 Matrícula em disciplina de outro curso Requerimento on-line do SUAP.
    25/03/2021 Resultado final SUAP

     

    Regulamentações:

    Cálculo da PRIORIDADE e IRA: Instrução Normativa nº 3/2017

    Regime Especial de Dependência: Art. 109 da Organização Didática

    Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Whats App: (17) 3426-6997

     

  • Resultado do Conselho Deliberativo dos Cursos Técnicos (2020)

    A Coordenadoria Sociopedagógica, informa que, o resultado do Conselho Deliberativo do ano de 2020 dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio e Técnicos Concomitante / Subsequente está disponível pelo sistema SUAP.

     

    Em caso de dúvidas entrar em contato:

    E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

     

     

  • Cursos Integrados: Rematrícula para o ano letivo de 2021

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos torna público o Comunicado nº 004/2021/CRA, que trata dos procedimentos de rematrícula para o ano letivo de 2021, para os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

     

    Comunicado nº 004/2021/CRA

    Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Teams

     

  • Cursos Técnicos Concomitantes/Subsequentes: Rematrícula para o 1º semestre de 2021

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos torna público o Comunicado nº 005/2021/CRA, que trata dos procedimentos de rematrícula para o 1º semestre de 2021, para os estudantes dos Cursos Técnicos Concomitantes / Subsequentes.

     

    Comunicado nº 005/2021/CRA

    Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Teams

     

  • Colação de Grau: Período de Requerimento

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos informa que, dia 25 de fevereiro de 2021 às 20h00, será realizada a Colação de Grau dos estudantes dos cursos superiores. Os estudantes aptos a colarem grau deverão abrir um requerimento on-line no SUAP até o dia anterior da cerimônia.

     

     


     Regulamentação:

     


    Em caso de dúvidas entrar em contato:

    E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Teams (8h às 17h): Clique aqui

     

  • Conselho de Câmpus: Eleição para mandato 2021/2022

    Publicado o Resultado Final


    O Conselho do Câmpus Votuporanga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) tem inscrições abertas para candidaturas de membros discentes, docentes e de técnicos-administrativos para mandato no biênio 2021/2022. O Processo Eleitoral é conduzido por comissão designada pela Portaria 87/2020 e teve o cronograma retificado por comunicado em 21/01/2021.

     

    Acompanhe o cronograma atualizado abaixo:

     

    CALENDÁRIO ELEITORAL
    11/12/20 Publicação do Código Eleitoral Código Eleitoral
    15/12/20 Publicação da lista de eleitores aptos a votar

    Lista de estudante

    Lista de servidores

    16/12/20 Interposição de recursos à lista de eleitores aptos a votar -
    18/12/20 Publicação da lista definitiva de eleitores aptos a votar

    Lista definitiva de estudante

    Lista definitiva de servidores

    04 a 27/01/2021
    Inscrição das candidaturas via Sistema Aurora
     
    28/01/21 Publicação das candidaturas Lista de candidaturas 
    29/01/21 Interposição de recursos às candidaturas Não houve
    01/02/21 Resposta aos recursos e homologação das candidaturas ---
    02/02 a 08/02/2021 Campanha eleitoral Todas as candidaturas foram homologadas
    09/02/21 Votação via Sistema Aurora
    -
    10/02/21 Apuração e divulgação do resultado preliminar Resultado Preliminar 
    11/02/21 Interposição de recursos ao resultado preliminar -
    12/02/21 Respostas aos recursos -
    18/02/21 Homologação e publicação do Resultado Final da Eleição Resultado Final [novo]
    19/02/21 Finalizações e encaminhamentos ao Diretor-Geral do Câmpus -

    Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Câmpus do IFSP comemoram dez anos com lives dias 14 e 15

    Fernando Haddad e Wandemberg Rosendo dos Santos estão entre os convidados


    O evento “10 anos de Expansão da Educação Tecnológica Socialmente Referenciada: História e Perspectiva”, em comemoração aos dez anos de início das atividades de 12 câmpus do IFSP,  será transmitido nos dias 14 e 15 de dezembro, às 19h30. 

    Os câmpus Avaré, Araraquara, Barretos, Birigui, Boituva, Capivari, Catanduva, Itapetininga, Matão, Piracicaba, Suzano e Votuporanga completam, ao longo de 2020, dez anos de funcionamento. 

    Enquanto algumas unidades estão realizando ações individuais para celebrar a primeira década, os Câmpus Avaré, Barretos, Birigui, Catanduva, Matão, Suzano e Votuporanga se reuniram para promover um evento conjunto. 

    Para celebrar a data, serão realizadas duas mesas de discussão sobre a criação e expansão da Instituição e os desafios e perspectivas para a Educação Profissional e Tecnológica, nos dias 14 e 15 de dezembro, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal do IFSP no YouTube. Veja a programação abaixo.

    O evento é aberto a toda a comunidade, tanto interna quanto externa, com destaque para a participação dos discentes e servidores dos câmpus engajados na organização do evento.

    Não há necessidade de inscrição prévia, mas os interessados em receber o certificado de participação devem se inscrever no link que será disponibilizado durante o evento. 

    Programação

    Dia 14  (segunda-feira), às 19h30
    Tema: O Contexto de Criação dos Institutos Federais e a expansão do IFSP
    Convidados:Fernando Haddad (ex-ministro da Educação), Eliezer Pacheco (ex-secretáriode Educação Profissional e Tecnológica SETEC/MEC) e Paulo Teixeira (deputado federal por São Paulo) 
    Mediação:Eduardo Modena (reitor IFSP)

     

    Dia 15  (terça-feira), às 19h30
    Tema: “Institutos Federais: desafios e perspectivas”
    Convidados:Renato Janine Ribeiro (ex-ministro da Educação) e Wandemberg Rosendo dos Santos (secretário de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC – a confirmar)
    Mediação:Silmário Santos (reitor eleito IFSP - gestão 2021-2025)

  • Conselho de Câmpus: 6ª Reunião Ordinária de 2020

    A 6ª Reunião Ordinária do Conselho de Câmpus (CONCAM) de Votuporanga do IFSP ocorrerá no dia 17 de dezembro, a partir das 14h30, por meio de videoconferência.

    A reunião será transmitida ao vivo pelo YouTube (@ifspvotuporanga) e é aberta a comunidade em geral. Os servidores interessados em participar com fala devem acessar link da plataforma Google Meets:https://meet.google.com/woj-vyfc-ogk


    Convocação da 6ª Reunião Ordinária

    Pauta 1. Referendar a resolução de aprovação do Código Eleitoral para a eleição dos membros do Conselho de Câmpus, mandato 2021/2022. Processo: 23441.001175.2020-01

    Pauta 2. Deliberação sobre o Planejamento Estratégico de Internacionalização do Câmpus Votuporanga. Processo: 23441.001167.2020-56. Relator: Osvandre Alves Martins.

     

  • Avaliação Institucional 2020. Participe!

    Estudantes dos curso superiores e servidores poderão participar até 18/12.



    A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Câmpus Votuporanga é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico.


    Como continuidade das avaliações periódicas, a CPA solicita a sua participação respondendo o questionário da Avaliação Institucional 2020 até o dia 18 de dezembro de 2020.


    Para participar, estudantes dos cursos superiores e servidores devem acessar o link do questionário enviado no e-mail institucional no dia 7 de dezembro.


    A sua participação é muito importante para o diagnóstico da realidade do IFSP, possibilitando aprimorar as atividades acadêmica e de gestão da Instituição.


    Conheça mais sobre a CPA clicando aqui.

  • Avaliação das Práticas Docente e Coordenação de Curso do 1º Semestre de 2020

    A data de participação do estudantes foi prorrogada para 20/11.



    A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP Câmpus Votuporanga informa que, está em andamento o processo de Avaliação das Práticas Docente e Coordenação de Curso referente ao 1º semestre de 2020.

    A Avaliação das Práticas Docente e de Coordenação de Curso é aplicada, semestralmente para os estudantes dos Cursos Superiores desde 2016, e a partir deste semestre serão aplicadas a todos os cursos regulares.

    A participação dos estudantes ocorre no período de 28/10 a 20/11/2020 por meio de preenchimento de questionário on-line com 11 questões. Cada estudante recebeu uma senha (token) via e-mail acadêmico para acessar o questionário.

    Os questionários podem ser acessados clicando aqui.

    É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica e da Instituição de Ensino.Os resultados das avaliações ficam disponíveis na página da CPA no site do IFSP Câmpus Votuporanga para consulta da comunidade.



    Comissão Própria de Avaliação

    A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. A função da CPA está prevista na Lei N° 10.861, de 14 de abril de 2004, a qual instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

    Conheça mais sobre a CPA clicando aqui.

  • Cursos Superiores: Processo de Rematrícula para 2020/2

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos torna público o Comunicado nº 012/2020/CRA, que trata dos procedimentos de rematrícula para o 2º Semestre de 2020 pelos estudantes dos Cursos Superiores.

     

    Comunicado nº 012/2020/CRA

     

    Data Procedimento Meio

    03 a 11 de outubro (Retificado)

    07 a 11 de outubro

    Solicitação de matrícula nas disciplinas (Regulares, Dependências, Regime Especial de Dependência).
    • Link próprio no SUAP.
    13 de outubro Resultado.
    • Consultar individualmente noSUAP
    14 de outubro Divulgação das Vagas Remanescentes nas Disciplinas.
    15 a 18 de outubro Solicitação de matrícula em vagas remanescentes.
    • Requerimento on-line doSUAP.

    20 de outubro

    Resultado Final.
    • Consultar individualmente noSUAP

     

    Regulamentações:

    Cálculo da PRIORIDADE e IRA: Instrução Normativa nº 3/2017

    Regime Especial de Dependência: Art. 109 da Organização Didática

    Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Teams

     

  • Cursos Técnicos Noturnos: Processo de Rematrícula para 2020/2

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos torna público o Comunicado nº 013/2020/CRA, que trata dos procedimentos de rematrícula para o 2º Semestre de 2020 pelos estudantes dos Cursos Técnicos Noturnos.

     

    Comunicado nº 013/2020/CRA

     

    Data Procedimento Meio

    03 a 11 de outubro (Retificado)

    07 a 11 de outubro

    Solicitação de rematrícula (em disciplinas regulares, Dependências e Regime Especial de Dependência).
    • Link próprio no SUAP.
    13 de outubro Resultado.
    • Consultar individualmente no SUAP

     

    Regulamentações:

    Organização Didática

    Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Teams

     

  • Procedimentos acadêmicos durante o período de excepcionalidade

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos torna público o Comunicado nº 11/2020/CRA que trata dos procedimentos acadêmicos dos cursos Técnicos e Superiores durante o período de excepcionalidade. Confira detalhes abaixo:

     

    Comunicado nº 11/2020/CRA

     Regulamentação citada no comunicado:

     


    Em caso de dúvidas entrar em contato:

    E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Teams (8h às 17h): Clique aqui

     

  • Cursos Superiores: Rematrícula em novas disicplinas (2020/1)

    O Câmpus Votuporanga do IFSP torna público o processo de rematrícula em novas disciplinas para o 1º Semestre de 2020 pelos estudantes regulares dos Cursos Superiores.

     

    Data Procedimento Meio
    23 a 27/07

    Solicitação de matrícula em vagas de novas disciplinas:

    • Engenharia Civil:

    SUP.07391 (FTRE4) - FENÔMENOS DE TRANSPORTE 2 - Graduação [63.30 h/76 Aulas]

    Terça 1ª, 2ª, 3ª, 4ª aula (Noturno) / Quinta 1ª, 2ª, 3ª, 4ª aula (Noturno).

    Vagas: 15

    Retificação: Segunda 1ª, 2ª, 3ª, 4ª aula (Noturno) / Quinta 1ª, 2ª, 3ª, 4ª aula (Noturno).


    • Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

    SUP.07336 (ESTA2) - ESTATÍSTICA - Graduação [33.30 h/40 Aulas] [Matriz 202]

    Terça-feira 17:00 às 18:40

    Vagas: 12

    Requerimento on-line do SUAP:

    • Ensino
    • Dados do aluno
    • Requerimentos
    • Adicionar requerimento
    • Tipo: Rematrícula
    • Descrição/Justificativa: "Copiar informações da disciplina ao lado"
    • Salvar
    29/07 Divulgação do resultado.

    Consulte aqui o resultado.

    Errata do resultado.

     

    Regulamentações:

    Cálculo da PRIORIDADE e IRA: Instrução Normativa nº 3/2017

    Contato:

    E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Teams: Clique aqui

     

Fim do conteúdo da página