Ranking do Enem: Campus Votuporanga é a 81ª melhor escola pública do Brasil
É também a 10ª melhor escola pública do Estado de São Paulo
Em 2019 e 2023, o Campus Votuporanga também foi destaque no ranking do Ideb [foto: arquivo do IFSP]
O Campus Votuporanga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) obteve o 81º lugar no ranking de escolas públicas brasileiras na edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O resultado considera escolas públicas municipais, estaduais e federais e leva em conta a média das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza e Redação de 84 participantes.
Os microdados do Enem 2024 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Quando se aplica o filtro para escolas públicas no Estado de São Paulo, o Campus Votuporanga aparece na 10ª posição, num universo de mais 3.000 escolas públicas. No município, a unidade do IFSP é a escola pública com o melhor resultado.
A gestão comemora o resultado consistente destacando o empenho de toda comunidade. Para o professor e Diretor-Adjunto Educacional do campus, Fernando Ribeiro Alves, as classificações são motivo de orgulho, mas também de reflexão, para além de números e rankings. “Mais do que isso, reforçam [o resultado] nosso compromisso com a transformação social por meio da educação”, afirma. “Em um país com desigualdades tão profundas, oferecer ensino gratuito, inclusivo e de excelência é uma conquista que precisa ser reconhecida e, acima de tudo, mantida com muito zelo”, conclui.
Em 2023, o Campus Votuporanga formou seu primeiro estudante surdo, o Kayke Nunes (à direita), em clique com o irmão e sua mãe, Leyla, antes da formatura [Fotografia: arquivo do IFSP]
Rejane Galdino, Diretora-Adjunta de Administração, também acredita que as famílias procuram o IFSP para transformar suas realidades. “Avalio que essa é a importância do IFSP em Votuporanga e região: ser um agente transformador na sociedade, acolhendo, incluindo e ajudando os estudantes a alcançarem os seus objetivos”, diz.
Confira o quadro de notas do Campus Votuporanga no Enem 2024:
Linguagens | Humanas | Natureza | Matemática | Redação | Média | Média com Redação |
568,09 | 579,33 | 573,28 | 666,04 | 797,14 | 596,69 | 636,78 |
Análise. Para a professora Maria Cristina Colmati Lalo, com experiência de mais de 25 anos de magistério, sendo 10 de IFSP, os resultados alcançados refletem o modelo de educação proposto pelos Instituto Federais para oferta de Educação pública, gratuita e de qualidade. “Uma política pública de educação que prioriza a formação integral dos estudantes e a valorização dos professores, todos mestres e doutores, que são contratados em regime de dedicação exclusiva”, argumenta.
A docente frisa que, além das aulas, os estudantes do IFSP têm acesso a horários de atendimento individualizado para recuperação de conteúdos e orientação de projetos de ensino, pesquisa e extensão. “Mesmo recebendo alunos oriundos de diferentes redes e com níveis de aprendizagem também muito discrepantes, os Institutos Federais conseguem oferecer, com equidade, condições a todos os alunos para melhorarem seu desempenho e concorrerem às vagas nas melhores Universidades do país”, analisa.
Professora Maria Cristina Colmati Lalo, da área de Letras, em debate após apresentação teatral de estudantes do Ensino Médio profissionalizante [Fotografia: arquivo do IFSP]
Nos anos letivos de 2020 e 2021, a maioria dos jovens brasileiros estudou por meio de tecnologias digitais e recursos para interações remotas, o que impactou o aprendizado. Os ingressantes no Ensino Médio profissionalizante do IFSP no ano de 2022 são parte de uma geração afetada pela crise sanitária e seus desdobramentos.
Em 2022, com a retomada do ensino 100% presencial, um dos desafios dos professores do Campus Votuporanga foi de mediar a retomada da convivência no contexto do encontro inédito de estudantes advindos do Ensino Fundamental de diversas escolas e cidades, bem como de realidades socioculturais singulares. A capacidade de comunicação e expressão foi trabalhada nas aulas de Língua Portuguesa, línguas estrangeiras e Redação, com uso de metodologias ativas e do teatro como ferramenta pedagógica.
3º de Mecatrônica encena “O Fim da Matéria” na Mostra “Deco D’Antônio”, em setembro de 2022 [fotografia: arquivo pessoal de Arthur Badaró]
O trabalho com a Redação do Enem. A professora Aliana Lopes Câmara explica que todos os professores da área de Letras atuam intensamente com a redação durante os três anos do Ensino Médio profissionalizante do campus. “Trabalhamos com diferentes gêneros textuais, realizamos concursos de redação, oferecemos monitoria de redação e os professores disponibilizam horários para atendimento individualizado”, relata.
O grupo de professores desenvolve a gramática reflexiva, promovendo a capacidade investigativa do aluno, o que significa que os tópicos gramaticais são selecionados a partir das incorreções nas redações e sistematizados para que os próprios estudantes corrijam seus erros. Também são propostas atividades de reescrita para que o estudante possa desenvolver sua autoria e capacidade crítica.
A docente, no entanto, pondera que o excelente resultado dos estudantes na redação do Enem e dos principais vestibulares também se deve à coletividade de professores da grande área de Ciências Humanas e Sociais. “Apresentam um relevante repertório sociológico, filosófico e histórico aos alunos, para que estes possam entender os problemas sociais da nossa sociedade, suas causas e consequências, podendo, assim, elaborar um bom projeto de texto na redação no Enem”, afirma.
Professora Aliana Câmara e a estudante Isabela Ágatha da Silva Conceição, vencedoras da 4ª edição do Concurso Literário do Neabi (2022) [Fotografia: arquivo do IFSP]
Em 2024, o tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A média de redação dos 84 participantes foi de 797,14 pontos. A turma também se destacou em vestibulares de universidades públicas tradicionais. Manuela Merlotto Batista Ribeiro, do curso Técnico em Edificações, participou do vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) deste ano e obteve nota máxima (120 pontos) ao desenvolver o tema da regulamentação das redes sociais digitais para a proteção de crianças e adolescentes.
Egressos do IFSP
Para Anthony Elvis Campus de Araújo, egresso do curso Técnico em Mecatrônica da turma 2019, o resultado expressivo no Enem 2024 não foi uma surpresa. “O IF de Votuporanga, desde quando me formei, já possuía números expressivos no Enem… É muito bom ter esse reconhecimento nacional”, diz.
Isabela Ágatha da Silva Conceição, da turma 2021 do Técnico em Informática e vencedora de concurso literário do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFSP, escreveu ao IFSP um depoimento:
O Instituto Federal é muito mais que uma escola: é oportunidade, inclusão e descoberta. Foi lá que descobri minha paixão pelo teatro, formei amizades inesquecíveis e vínculos com professores que levo até hoje.
No IF, a arte é valorizada, o conhecimento científico é disseminado, a língua é explorada, o ensino é inclusivo. Através de cursos técnicos ao ensino médio, oportunidades são criadas.
Ingressar no IF em plena pandemia foi assustador para mim, mas me lembro que o medo rapidamente deu lugar ao sentimento de pertencimento. Dava para sentir, mesmo que através de uma câmera. Meus anos nessa instituição foram de aprendizado, crescimento e vivências que moldaram quem sou hoje.
O reconhecimento como Top 100 nacional das melhores escolas públicas e Top 10 estadual confirma o que nós, alunos e ex-alunos, já sabíamos: o IF vai muito além do ensino acadêmico, que, de fato, é excepcional. É feito por cada pessoa que compõe essa comunidade incrível, pessoas que deixam o processo mais leve.
Grande parte do que sou hoje devo ao Instituto Federal.
Obrigada, IF Campus Votuporanga, por fazer parte da minha história. 💚
Isabela Conceição em clique com o professor de Geografia Alexandre Fornaro e as colegas Bianca Busolin e Iasmin Stefanuti [fotografia: arquivo pessoal]
Processo Seletivo 2026. Anualmente, o Campus Votuporanga oferece 160 vagas em cursos técnicos, sendo 40 para Técnico em Mecânica, noturno e com duração de 2 anos. Já para o Ensino Médio profissionalizante (diurno) são 120 vagas, sendo 40 para o Técnico em Informática, 40 para o Técnico em Edificações e 40 para o Técnico em Mecatrônica.
O edital do Processo Seletivo deve ser publicado na segunda quinzena de setembro, mantendo a aplicação de prova objetiva de 40 questões, sendo 20 de Português e 20 de Matemática. Por meio de parceria com a Prefeitura de Votuporanga, aos estudantes do Ensino Médio profissionalizante são disponibilizadas 100 vagas anuais para Transporte Escolar Gratuito e almoço de segunda a sexta para todas as turmas.
Os estudantes do IFSP podem concorrer a auxílios institucionais previstos na Política de Assistência Estudantil (PAE) e têm à disposição o Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, o Napne.
Redes Sociais