Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

RSS

  • Palestra e planejamento por cursos marcam início do semestre para os servidores do câmpus

    Professora convidada abordou temas relativos às relações interpessoais, empatia e gestão de conflitos no cenário educacional

    O início do segundo semestre do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga foi marcado por uma reunião de planejamento de todos os servidores do câmpus, na quarta-feira, dia 25 de julho, realizada no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

    Abrindo as atividades, o Diretor-Geral do câmpus, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, agradeceu aos professores substitutos que estão deixando o câmpus pelos trabalhos prestados ao IFSP e aos servidores efetivos que estão se afastando e deu as boas vindas àqueles que estão ingressando no câmpus ou retornando às suas atribuições.

    Na sequência, a professora Ma. Juliana Prado Ferrari Spolon, professora e coordenadora do Curso de Psicologia da UNIRP – Centro Universitário de São José do Rio Preto, proferiu a palestra “Relacionamento, Empatia e Gestão de Conflitos: diferenciais para o desenvolvimento profissional”. Em sua fala, a palestrante lembrou, por exemplo, que o conceito de sucesso vincula vida pessoal e social e que todas as relações humanas possuem conflitos, os quais nem sempre são negativos. “Há três modos básicos de resolver conflitos: por dominação, que é a maneira mais negativa de lidar, gera ressentimentos, os problemas aparecem ocultos e poderão aflorar; por conciliação, que é a maneira mais comum, por meio de concessões parciais; e a solução integrada, na qual se deve expor com clareza e honestidade seus objetivos e interesses, ser suficientemente flexível e estar disposto a buscar, verdadeiramente, uma solução para o problema”, explicou a professora Juliana.

    Em seguida, o Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini expôs algumas mudanças na Matriz Orçamentária de Custeio e Investimento para as Instituições Federais definidas pelo CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

    Com a palavra, o Diretor Adjunto Educacional, Prof. Dr. Rodrigo Cléber da Silva, apresentou os novos textos para a Missão, Visão e Valores do Instituto Federal São Paulo que integrarão o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) para o quinquênio 2019-2023. Apresentou também as próximas etapas para a elaboração do PPI (Projeto Pedagógico Institucional) e do PDI.

    O Diretor-Geral conduziu, posteriormente, a eleição para os novos membros da CAAD (Comissão de Avaliação da Atividade Docente) do câmpus. Explicou que a comissão poderia ser integrada por até 10 membros docentes. Candidataram-se e foram eleitos os seguintes professores: Profa. Dra. Andréa Cristiane Sanches, Profa. Ma. Angélica Paiva Ramos, Prof. Dr. Carlos Eduardo Maia de Oliveira, Prof. Dr. Cecílio Merlotti Rodas, Profa. Dra. Claudia Regina Megda, Prof. Dr. Devair Rios Garcia, Prof. Me. Eduardo Rogério Gonçalves, Profa. Dra. Luciene Cavalcanti Rodrigues, Prof. Me. Rafael Enrique Nunes, Prof. Dr. Rafael Garcia Leonel Miani.

    Dando continuidade, o professor Furini transmitiu alguns recados importantes para o semestre:

    - Conforme orientação da Pró-Reitoria de Ensino, os docentes deverão, na medida do possível, abordar, nos meses de agosto, setembro e outubro, em suas aulas, temas como sexismo e capacitismo.

    - Os servidores que tiverem notícias a serem divulgadas, deverão preencher a planilha de release e encaminhá-la à CDI – Coordenadoria de Apoio à Direção.

    - Após o processo eleitoral para membros do Conselho de Ensino (Conen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com mandato de 2018 a 2020, o Prof. Dr. Rodrigo Cléber da Silva foi eleito representante titular dos Diretores Adjuntos Educacionais e o Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini permaneceu como representante dos Diretores Gerais.

    - Neste semestre, alguns cursos deverão organizar processo para eleição de coordenador.

    - de 21 a 25 de outubro, o câmpus realizará, simultaneamente, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Casa Aberta e a Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Neste ano, a pedido dos alunos, os cursos superiores terão maior participação.

    Com a palavra, o Prof. Me. Hudson Fabricius Peres Nunes divulgou o Festival Esportivo e Cultural, que será realizado de 06 a 10 de agosto, com o objetivo principal de integrar os alunos e promover atividades esportivas e culturais. Os professores que têm aulas programadas nos horários das atividades deverão acompanhar os alunos.

    Finalizando o dia e as atividades de planejamento, os coordenadores dos cursos Técnicos Integrados, Profa. Ma. Cristiane Paschoali de Oliveira Vidovix, Prof. Me. Newton Flávio Correa Molina e Prof. Me. Guilherme Rosati Mecelis discutiram com os docentes o Plano de Recuperação. A Profa. Dra. Mara Regina Pagliuso Rodrigues tratou, com os professores do Curso de Engenharia Civil, do Processo de Reconhecimento do Curso de Engenharia Civil. O Prof. Me. Eduardo Rogério Gonçalves reuniu os docentes do curso de Licenciatura em Física para dividir tarefas sobre o Processo de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Física.

    Planejamento 2018 2 1

    Planejamento 2018 2 2

    Planejamento 2018 2 3

    Planejamento 2018 2 5

  • ATENÇÃO: Alteração no expediente de 25, 26 e 27/07/2018

    O Instituto Federal - Câmpus Votuporanga informa que não haverá atendimento ao público nos dias 25, 26 e 27/07/2018, devido às atividades de planejamento e à cessão do prédio para os Jogos Regionais.

  • Cursos Superiores: Resultado das Matrículas em Disciplinas e período de Retificação

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições e de acordo com o Calendário Acadêmico, informa que o resultado das solicitações de matrícula nas disciplinas está disponível para consulta. Os estudantes deverão acessar o SUAP e fazer login para verificar em quais disciplinas foram matriculados.

    Estudantes que não realizaram a renovação de matrícula ou detectaram algum erro, deverão solicitar a retificação de 23 a 31 de julho de 2018 por meio do formulário abaixo.

     
    Solicitação de Retificação da Matrícula nas Disciplinas
     
     
     
    O resultado será publicado a partir de 1º de agosto de 2018.
     

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    (17) 3426-6997

     

     

     

     

     

  • Biblioteca: Atendimento em 20/07/2018

    A Coordenadoria de Biblioteca informa que no dia 20/07/2018 a biblioteca estará fechada para limpeza semestral.

    Qualquer dúvida entrar em contato pelo telefone (17) 3426-6995 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • Cursos Superiores: Resultado de Avaliação Substitutiva (1º semestre de 2018)

    Resultado de Solicitação de Avaliação Substitutiva (1º semestre de 2018):

     

    Engenharia Civil
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    08/03/2018 171041-9 Computação Gráfica 01/03/2018 09/03/2018 Deferido
    03/04/2018 151008-8 IHIE5 28/03/2018 04/04/2018 Deferido
    09/04/2018 151047-9 Geologia 03/04/2018 09/04/2018 Deferido
    12/04/2018 300171-7 Desenho técnico 11/04/2018 12/04/2018 Deferido
    12/04/2018 171041-9 Eletricidade 09/04/2018 12/04/2018 Deferido
    12/04/2018 161051-1 Eletricidade / Cálculo III 09/04/2018 13/04/2018 Deferido
    13/04/2018 151008-8 HIDE5 11/04/2018 13/04/2018 Deferido
    13/04/2018 151008-8 TOPE3 13/04/2018 13/04/2018 Deferido
    13/04/2018 171046-X Física experimental 3 12/04/2018 16/04/2018 Deferido
    13/04/2018 171046-X Topografia 1 13/04/2018 16/04/2018 Deferido
    23/04/2018 161014-7 Cálculo 3 23/04/2018 23/04/2018 Deferido
    24/04/2018 151042-8 Instalações elétricas e prediais 24/04/2018 26/04/2018 Deferido
    17/05/2018 161041-4 - MACE5 17/05/2018 18/05/2018 -
    06/06/2018 171052-4 Geometria Analítica 06/06/2018 07/06/2018 Deferido
    07/06/2018 171052-4 Higiene e Segurança do Trabalho 07/06/2018 08/06/2018 Deferido
    08/06/2018 3001971 Geometria Analítica 06/06/2018 08/06/2018 Deferido
    13/06/2018 3000061 - Química Tecnológica 12/06/2018 13/06/2018 Deferido
    18/06/2018 151008-8 MACE5 14/06/2018 19/06/2018 Deferido
    20/06/2018 141044-X Estabilidade II 20/06/2018 20/06/2018 Deferido
    21/06/2018 171052-4 Computação gráfica 21/06/2018 22/06/2018 Deferido
    28/06/2018 151008-8 HIDE5 27/06/2018 29/06/2018 Deferido
    03/07/2018 151008-8 TOPE3 / CNUES 29/06/2018 04/07/2018 Deferido

     

    Engenharia Elétrica
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    27/03/2018 171019-2 Cálculo I 22/03/2018 02/04/2018 Deferido
    28/03/2018 300010-9 Cálculo I 22/03/2018 28/03/2018 Deferido
    07/05/2018 300030-3 Cálculo I / Com. e expressão / Introdução a Eng Elétrica 03/05/2018 07/05/2018 -
    18/05/2018 171088-5 Cálculo II / Física II 16/05/2018 21/05/2018 Deferido
    13/06/2018 300143-1 Eletricidade Básica 11/06/2018 14/06/2018 Deferido
    21/06/2018 300025-7 GA / Cálculo 1 20 e 21/06/2018 22/06/2018 -

     

    Licenciatura em Física
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    11/04/2018 172027-9 Mecânica dos solos e fluídos 10/04/2018 12/04/2018 Deferido
    25/04/2018 172027-9 Estatística e probabilidade / Termodinâmica / Laboratório de Termodinânica 18/04/2018 26/04/2018 -
    04/05/2018 172017-1 Termodinâmica 26/04/2018 04/05/2018 -

     

    Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    24/04/2018 163030-X Desenvolvimento mobile 17/04/2018 26/04/2018 -
  • Cursos Técnicos: Resultado de segunda chamada para avaliação (1º semestre de 2018)

    Resultado de solicitação de 2ª Chamada de Avaliação (1º semestre de 2018):

       

    Técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    21/02/2018 185065-2 Inglês 21/02/2018 21/02/2018 -
    05/03/2018 185101-2 Matemática 01/03/2018 06/03/2018 -
    07/03/2018 175011-9 Física / Português 06/03/2018 08/03/2018 -
    19/03/2018 175041-1 Química / Geografia 19/03/2018 22/03/2018 -
    20/03/2018 165109-9 Humanas 14/03/2018 21/03/2018 Deferido
    26/03/2018 185020-2 Biologia / Educação Física 28/03/2018 26/03/2018 -
    03/04/2018 185068-7 Técnicas em construção civil 02/04/2018 04/04/2018 Deferido
    03/04/2018 175048-4 MCSF 28/03/2018 03/04/2018 Deferido
    05/04/2018 175080-1 Matemática 05/04/2018 09/04/2018 Deferido
    06/04/2018 175132-9 Práticas de construção civil 03/04/2018 06/04/2018 Deferido
    11/04/2018 185009-1 Física / Biologia / Química 10/04/2018 11/04/2018 Deferido
    16/04/2018 175070-4 Sociologia 13/04/2018 16/04/2018 Deferido
    07/05/2018 175009-7 Filosofia 07/05/2018 07/05/2018 -
    09/05/2018 175048-8 TOP / FIL / DCC 07/05/2018 09/05/2018 -
    09/05/2018 175055-1 Aspectos 09/05/2018 09/05/2018 -
    11/05/2018 175025-9 Topografia 11/05/2018 11/05/2018 -
    14/05/2018 165034-3 Geografia 11/05/2018 14/05/2018 -
    18/05/2018 165085-8 PCC 15/05/2018 21/05/2018 Deferido
    07/06/2018 175059-3 Natureza 06/06/2018 07/06/2018 Deferido
    12/06/2018 175123-9 Humanas 08/06/2018 12/06/2018 Deferido
    18/06/2018 175103-4 - - 27/06/2018 -
    19/06/2018 175108-5 História 19/06/2018 19/06/2018 -
    19/06/2018 185068-7 História 19/06/2018 21/06/2018 -
    20/06/2018 185114-4 História 19/06/2018 20/06/2018 Deferido
    21/06/2018 185056-3 Filosofia 20/06/2018 22/06/2018 -
    26/06/2018 175059-3 Física / Português 28/06/2018 29/06/2018 -
    27/06/2018 175025-9 Matemática / Topografia / Desenho de Construção Civil 25/06/2018 27/06/2018 -
    29/06/2018 175025-9 Física / Português 28/06/2018 29/06/2018 -
    02/07/2018 185102-1 Física / Português 28/06/2018 03/07/2018 -

     

    Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    02/03/2018 165045-9 Matemática 01/03/2018 05/03/2018 Deferido
    06/03/2018 185004-1 Português 06/03/2018 06/03/2018 Deferido
    20/03/2018 185004-1 Química / Geografia 19/03/2018 20/03/2018 Deferido
    10/04/2018 165120-X Física / Biologia / Química 10/04/2018 10/04/2018 Deferido
    11/04/2018 165004-1 Física / Biologia / Química 10/04/2018 11/04/2018 Deferido
    16/04/2018 175001-1 - - 16/04/2018 Deferido
    04/05/2018 185024-5 Biologia 04/05/2018 07/05/2018 Deferido
    07/05/2018 185118-7 Biologia 04/05/2018 07/05/2018 Deferido
    14/05/2018 175086-1 Geografia 11/05/2018 14/05/2018 Deferido
    25/05/2018 175096-8 Português e Inglês 24/05/2018 25/05/2018 Deferido
    08/06/2018 175115-8 SIO 07/06/2018 08/06/2018 Deferido
    12/06/2018 165016-5 Humanas 08/06/2018 12/06/2018 Deferido
    21/06/2018 175052-6 Análise de Projeto de Sistemas 19/06/2018 21/06/2018 Deferido
    22/06/2018 185033-4 Sistemas operacionais 14/06/2018 25/06/2018 Deferido
    27/06/2018 185055-5 Química / Educação Física 26/06/2018 27/06/2018 Deferido

     

    Técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio
    Data do
    requerimento
    Prontuário Semestre
    ou Ano
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    07/03/2018 185044-X Física / Português 06/03/2018 08/03/2018 -
    20/03/2018 165011-4 Química / Geografia 19/03/2018 20/03/2018 Deferido
    20/03/2018 175044-5 Química / Geografia 19/03/2018 27/03/2018 Deferido
    05/04/2018 165114-5 Elementos de máquinas 04/04/2018 05/04/2018 Deferido
    05/04/2018 165010-6 Elementos de máquinas 04/04/2018 04/04/2018 Deferido
    06/04/2018 175013-5 Matemática / Pneumática 05/04/2018 06/04/2018 Deferido
    09/04/2018 175002-X

    Sistemas Hidráulicos e Pneumática / Língua Espanhola

    05/04/2018 09/04/2018 Deferido
    16/04/2018 175075-5 Língua Portuguesa / Inglês / Resistência dos materiais 12/04/2018 16/04/2018 Deferido
    19/04/2018 175021-6 Uzinagem / Matemática 18/04/2018 19/04/2018 Deferido
    10/05/2018 1650661 Elementos de máquinas 09/05/2018 11/05/2018 Deferido
    16/05/2018 175044-5 2º  Matemática 16/05/2018 16/05/2018 Deferido
    16/05/2018 185006-7 Física 15/05/2018 17/05/2018 Deferido
    22/05/2018 185078-4 Matemática 23/05/2018 23/05/2018 Deferido
    25/05/2018 175075-5 Português / Inglês 24/05/2018 05/06/2018 Deferido
    12/06/2018 175021-6 - - 20/06/2018 Deferido
    14/06/2018 165027-1 IRI 12/06/2018 14/06/2018 Deferido
    19/06/2018 185030-X Filosofia / Tecnologia 18/06/2018 20/06/2018 Deferido
    20/06/2018 185044-X Sistemas digitais / Desenho Técnico / História / Filosofia / Tecnologia M. 18 e 19/06/2018 20/06/2018 Deferido
    26/06/2018 165111-1 Matemática / Circuito / Química 25, 25 e 26/06/2018 27/06/2018 Deferido
    27/06/2018 185006-7 Educação Física / Química 26/06/2018 27/06/2018 Deferido
    29/06/2018 185035-1 Português / Física 28/06/2018 29/06/2018 Deferido
    04/07/2018 175087-9 Usinagem 04 e 05/07/2018 04/07/2018 Deferido

     

    Técnico em Eletrotécnica
    Data do
    requerimento
    Prontuário Módulo
    Componente
    Curricular
    Data da
    Avaliação

    Coordenador
    avisado em

    Parecer
    06/04/2018 164092-5 Gestão de qualidade 05/04/2018 09/04/2018 Deferido
    11/04/2018 184027-4 Laboratório I / Informática Aplicada 02/04/2018 12/04/2018 Deferido
    25/06/2018 174065-2 - Máquinas Elétricas I 05/04/2018 27/06/2018 Indeferido

     

    6

     

    Resultado de solicitação de 2ª Chamada de Avaliação (1º semestre de 2018):

     

  • Horário de atendimento: Julho de 2018

    No período compreendido entre 10/07/2018 à 24/07/2018 o horário de atendimento ao público do Câmpus Votuporanga será das 07h às 17h.

    Leia o Comunicado nº 021/2018-DRG, clicando aqui. Os setores atuarão conforme tabela abaixo:                                                  

     HORÁRIO DOS SETORES

    Coordenadoria de Apoio ao Ensino  10/07/2018 a 24/07/2018 07:00 às 17:00
    Coordenadoria de Tecnologia da Informação 10/07/2018 a 24/07/2018 07:00 às 17:00
    Coordenadoria de Registros Acadêmicos

    10/07/2018 a 24/07/2018 

    07:00 às 17:00 

    Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio 10/07/2018 a 24/07/2018 07:00 às 13:00
    Coordenadoria de Pesquisa e Inovação

    10/07/2018 a 24/07/2018

    07:00 às 13:00
    Coordenadoria de Biblioteca

    10/07/2018 a 24/07/2018 

    Obs: no dia 20/07/2018 a biblioteca estará fechada para limpeza semestral.

    09:00 às 15:00
    Coordenadoria Sociopedagógica

    10/07/2018 a 13/07/2018

    18/07/2018 a 20/07/2018

    07:00 às 13:00

    11:00 às 17:00 

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas

    10/07/2018 a 17/07/2018

    18/07/2018 a 20/07/2018

    23/07/2018 a 24/07/2018

    07:00 às 17:00

    11:00 às 17:00

    07:00 às 17:00

    Coordenadoria de Extensão

    10/07/2018 a 17/07/2018 

    18/07/2018 a 20/07/2018

    23/07/2018 a 24/07/2018

    Férias

    Capacitação externa

    07:15 às 13:15

    Coordenadoria de Licitações e Contratos 10/07/2018 a 24/07/2018 07:30 às 13:30
    Coordenadoria de Contabilidade e Finanças 10/07/2018 a 24/07/2018 07:00 às 13:00
    Coordenadoria de Apoio à Direção

    10/07/2018 a 17/07/2018

    18/07/2018 a 20/07/2018

    11:00 às 17:00

    Capacitação externa

    Direção Geral 10/07/2018 a 20/07/2018 11:00 às 17:00
    Diretoria Adjunta Educacional

    10/07/2018 a 17/07/2018

    18/07/2018 a 20/07/2018

    11:00 às 17:00

    Capacitação externa

    Diretoria Adjunta Administrativa 10/07/2018 a 24/07/2018

    11:00 às 17:00 

     

  • Cursos Superiores: Período de Matrícula nas Disciplinas (2º Semestre de 2018)

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições, informa que estará aberto de 10 a 20 de julho de 2018, o período de Matrícula nas Disciplinas (Regulares, Dependências e Regime Especial de Dependência)para os Cursos Superiores.
     
    Para realizar a matrícula, os estudantes deverão acessar o sistema acadêmico SUAP clicando aqui.
     
    Comunicado nº 12/2018 - DAE/VTP - RETIFICAÇÃO DE HORÁRIOS DO 6º PERÍODO DE ENGENHARIA CIVIL
     
    Conforme previsto no Calendário Acadêmico, o resultado estará disponível no SUAP em 23 de julho de 2018.
     

    Instrução Normativa PRE nº 03/2017

    Estabelece orientações em relação ao processo de rematrícula dos cursos superiores de graduação no âmbito do IFSP

     
     

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    (17) 3426-6997  

  • Comunicado sobre cumprimento à legislação eleitoral

    Confira o comunicado do IFSP referente ao cumprimento à legislação eleitoral, às orientações da Presidência da República e às recomendações do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).


    Em cumprimento à legislação eleitoral, às orientações da Presidência da República e às recomendações do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), o IFSP informa que, no período de 7 de julho a 28 de outubro, por dificuldade na moderação dos canais, estarão suspensas no Facebook, Twitter e Instagram as páginas de todos os perfis institucionais da reitoria e dos câmpus que compõe esse Instituto Federal.

    Ressaltamos ainda que todas as informações de interesse público continuarão sendo disponibilizadas no site www.ifsp.edu.br e no site oficial de cada câmpus do IFSP.

    Acesse o ofício do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), que deliberou as orientações.

  • PAE: Comunicado sobre Pagamento - Junho/2018

    A Coordenadoria Sociopedagógica informa aos alunos contemplados pela PAE-PAP que de acordo com informações da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (CCF),os pagamentos referentes aos auxílios estudantis - PAE - Competência: Junho/18 deverão estar disponíveis para saque a partir do dia 06/07/2018
    O benefício deverá ser retirado no prazo máximo de 07 dias corridos, para evitar devolução da ordem bancária.

    Para retirar os auxílios: comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil (ir até o caixa - atendimento presencial), portando RG, CPF e realizar o saque da ordem bancária. 
    Obs.: Alunos menores de idade devem ir acompanhado de um responsável.

  • Chamada pública para apoio a construção de bancada de preparação de amostras metalográficas

    O IFSP - Câmpus Votuporanga divulga chamada pública para atrair pessoas jurídicas para construção de bancada de preparação de amostras metalográficas. A bancada em questão trata-se de um item de alvenaria necessário ao Laboratório de Metalografia, cuja função é a preparação e caracterização de amostras metálicas, poliméricas e cerâmicas, necessária ás atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

    As propostas das pessoas jurídicas para apoio ao evento podem ser encaminhadas até o dia 05 de julho por meio de correio eletrônico.

    Veja mais informações no edital abaixo:

    Edital nº 514/2018 – chamada pública para apoio a construção de bancada de preparação de amostras 

  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Resultado Definitivo (Filosofia)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública a CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, da área de  FILOSOFIA.

    FILOSOFIA

    Em caso de dúvidas entrar em contato:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    (17) 3426-6993

     
    Notícias relacionadas: 
     
  • Professor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga publica dois capítulos em livro sobre educação lançado por universidade finlandesa

    Obra se refere a pedagogias participativas inovadoras.


    O Prof. Dr. Osvandre Alves Martins atuou na autoria de dois capítulos publicados no livroSamba and Sauna: The Implementation of Innovative Participatory Pedagogies by Brazilian Educators(Samba e Sauna: A Implementação de Pedagogias Participativas Inovadoras por Educadores Brasileiros). A obra foi produzida e lançada pela TAMK (Tampere University of Applied Sciences) e decorre de experiências realizadas por professores brasileiros e finlandeses em relação ao programa Professores para o Futuro – Finlândia – 3ª edição, promovido pela SETEC/MEC em 2016 e visando à formação de multiplicadores de conhecimentos e habilidades relacionadas à atuação docente na chamada Educação do Século XXI.
     
    Segundo o professor Osvandre, os termos “Samba” e “Sauna” fazem referência a dois elementos expressivos da cultura dos dois países envolvidos (Brasil e Finlândia, respectivamente), remetendo ao fato de que os relatos presentes no livro aludem à forma como brasileiros experimentaram e aplicaram, em escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, práticas, metodologias e ferramentas fortemente presentes no Modelo Educacional Finlandês. 
     
    Um dos capítulos produzidos em que ele contribuiu intitula-se Motivation and inclusion: actions towards the goal of reducing dropout rates in Brazilian schools (Motivação e Inclusão: ações voltadas à redução de taxas de evasão em escolas brasileiras). O outro, recebeu o título Problem Based Learning and Project Based Learning: an experience of training teachers and promoting the review of the teaching practice (Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos: uma experiência de treinamento de professores e de promoção da revisão da prática docente).
     
    O professor Osvandre afirmou que a experiência vivida junto ao Sistema Educacional Finlandês foi um divisor de águas em sua carreira docente. “Possuo formação e atuo na Área de Exatas, tendo iniciado minha carreira na docência há menos de 10 anos. Tal experiência consolidou em mim a vocação para a docência, ampliando minha atenção, sensibilidade, consciência e entusiasmo na missão de ensinar, formar, promover transformações em indivíduos e, por que não, aprender!”. 
     
    E continuou: “Foi impossível não voltar modificado, depois de respirar os ares de uma sociedade que tanto valoriza a educação e os profissionais que nela atuam, principalmente os professores. Ao longo do treinamento realizado naquele país, aprofundei meus estudos em  metodologias e ferramentas para ensino-aprendizagem consideradas inovadoras. Para minha surpresa e a dos demais colegas que me acompanhavam, professores finlandeses, por várias vezes, citavam o nome de um brasileiro como um dos principais ícones da educação em seu país: Paulo Freire! Tal fato não só nos surpreendia como também nos enchia de orgulho. Também nos motivou a refletir que fomos longe conhecer os segredos de uma das nações mais expressivas em Educação no mundo e lá constatamos que uma de suas principais inspirações é genuinamente brasileira!” 
     
    Para finalizar sua fala, o professor destacou que esse momento ímpar em sua vida e a publicação dos capítulos do livro lançado pela TAMK, uma universidade finlandesa que hoje possui em seu portifólio cursos de Formação de Professores frequentados por representantes de vários países, não teria sido possível se não fosse pelo apoio da SETEC/MEC, do CNPq, do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga e, principalmente, da empresa Pollus Móveis e dos amigos que apoiaram o projeto que submeteu ao edital que viabilizou esta frutífera experiência.
     

    06 28 Osvandre

    06 28 Osvandre 1

    06 28 Osvandre 2

  • Professor Ricardo Carvalho ministra oficina em evento internacional da área da saúde em Fortaleza-CE

    O Prof. Me. Ricardo César de Carvalho (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Votuporanga) ministrou uma OFICINA sobre Mineração de dados em prontuário do pacienteno V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE.

    A oficina apresentou aos participantes novas tecnologias que estão contribuindo com o processamento e análise das informações em saúde, como a mineração de dados e a inteligência artificial, e através de discussões e exercícios práticos, os alunos foram apresentados a ferramentas que podem ser aplicadas na recuperação de informações provenientes de documentos da área da saúde, como sites de dados abertos governamentais, dados disponibilizados pelos órgãos da saúde, como DATASUS, e até mesmo no uso e desenvolvimento de sistemas em ambientes hospitalares, clínicas e planos de saúde. Uma dedicação maior foi atribuída nas discussões à respeito da privacidade, sigilo e proteção dos dados do paciente, que mesmo sendo utilizados numa pesquisa, a legislação garante a não identificação do indivíduo portador do prontuário, mas que com os devidos cuidados, tais informações permitem o acesso a um mundo de conhecimento que pode ser utilizado para o avanço das ciências médicas e a qualidade de vida das pessoas.

    O V SINFORGEDS ocorreu no período de 19 a 22 de junho de 2018, no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. O tema central do evento está focado na “Representação e organização da informação e do conhecimento mediadas pelas tecnologias digitais, com vistas ao empoderamento e ao protagonismo da saúde coletiva”.

    O V SINFORGEDS é uma realização da Universidade Federal do Ceará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do Departamento de Ciências da Informação (DCINF), do Centro de Humanidades (CH) e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da Faculdade de Medicina da UFC. O evento tem como público-alvo professores, pesquisadores, gestores de organizações de saúde, profissionais e estudantes das áreas de Ciência da Informação, Ciências da Saúde, Biblioteconomia, Arquivologia, Computação, Administração, Antropologia, Letras, Linguística, História, Contabilidade, Tecnologias Digitais de Informação, Sociologia, Comunicação e demais interessados nessas temáticas.

    Os objetivos do V SINFORGEDS são:

    a) discutir sobre as tecnologias digitais de informação e de comunicação no contexto das organizações de saúde, contemplando aspectos relativos à representação, organização, disseminação, educação, preservação digital, ética e acesso à informação no contexto da saúde coletiva;

    b) refletir sobre o regime de informação na perspectiva do empoderamento informacional no contexto da saúde pública;

    c) sensibilizar os participantes do V SINFORGEDS para a necessidade e a urgência de concretizar a interdisciplinaridade, por meio das trocas de experiências entre a universidade, o setor produtivo e os profissionais das áreas da Ciência da Informação, das Ciências da Saúde, das Tecnologias Digitais, Biblioteconomia, Arquivologia, Computação e demais interessados nessas temáticas e áreas afins.

    A programação contou com conferências, mesas de debate, apresentação de comunicações orais, exposição de painéis e realização de oficinas nas seguintes temáticas:

    a) regime de informação, empoderamento e protagonismo na saúde coletiva;

    b) tecnologias digitais e educação em saúde;

    c) representação, organização, terminologia e mediação da informação para a saúde;

    d) saúde baseada em evidência, mineração de dados e preservação digital em prontuários do paciente.

     

    06 27 RicardoCarvalho

    06 27 RicardoCarvalho 1

    06 27 RicardoCarvalho 3

  • Prof. Juan assume a presidência do Conselho Municipal de Educação de Votuporanga

    Órgão colegiado tem por objetivo principal formular as diretrizes de educação para o Município.


     
    No último dia 09 de maio, o Prof. Me.Juan Paulo Robles Balestero presidiu a primeira reunião do Conselho Municipal de Educação de Votuporanga como presidente empossado daquele órgão colegiado.
     
    Juan foi eleito pela maioria dos votos no dia 02 de abril. Desde janeiro de 2015, o professor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga ocupa o cargo de conselheiro representando o segmento Corpo Docente do Ensino Superior de Votuporanga, quando foi eleito pelos seus pares. Em abril de 2015, passou a compor a mesa diretora como vice-presidente.
     
    Criado pela Lei nº 2.523, de 28 de novembro de 1991, o Conselho Municipal de Educação – CME – tem por objetivo principal formular as diretrizes de educação para o Município. Possui caráter deliberativo, normativo, propositivo, mobilizador, consultivo, fiscalizador e controlador da implementação das Políticas do Sistema Municipal de Ensino. O CME é composto por 11 membros e respectivos suplentes indicados pelos seus segmentos e nomeados pelo Prefeito Municipal.
     
    O professor Juan relata que se sente honrado por representar o corpo docente do ensino superior do município no conselho, sobretudo agora como presidente do órgão. “Os colegas representantes dos vários segmentos que compõem o CME divergem bastante nas ideias e nas visões, e ainda assim o ambiente é bastante democrático e salutar. Acredito que essa conduta contribui para o crescimento e consolidação do conselho. Aprendi bastante nesse período. Percebi o grande empenho e seriedade de todos os professores e servidores da Secretaria Municipal de educação de Votuporanga com os alunos do município, principalmente na qualidade de ensino e na formação de seus alunos. Alegra-me muito observar esse trabalho, pois, segundo pesquisas, a neuroplasticidade (capacidade do cérebro de se reorganizar) diminui com a idade, sendo mais intensa até os 7 anos de idade. Nesse contexto, a faixa etária dos alunos atendidos pelo município é importante na formação da criança e define seu desempenho ao longo de sua vida escolar”, contou.
     
    E finalizou: “Parabenizo a todos os colegas do conselho pela valiosa contribuição conferida ao longo desses anos. Agradeço pela confiança que me foi atribuída para esse mandato e espero dar continuidade ao trabalho da presidente Dora Ivana, com muita dedicação, lisura e sensibilidade na condução de um órgão de tamanha importância para o nosso município”.

     06 27 juan 2

     

  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Resultado Definitivo (Informática e História)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública a CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, das áreas INFORMÁTICA e HISTÓRIA

     

    Em caso de dúvidas entrar em contato:
    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    (17) 3426-6993

     
    Notícias relacionadas: 
     
  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Classificação Preliminar (Filosofia)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública a CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, da área de Filosofia
     

    Em caso de dúvidas entrar em contato:
    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    (17) 3426-6993

     
    Notícias relacionadas: 
     
  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Classificação Preliminar (Informática e História)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública a CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, das áreas INFORMÁTICA e HISTÓRIA
     

    Em caso de dúvidas entrar em contato:
    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    (17) 3426-6993

     
    Notícias relacionadas: 
     
  • Professor substituto (Edital nº 331/2018): Resultado Definitivo (Eletrônica e Engenharia Civil)

    Coordenadoria de Gestão de Pessoas, torna pública o Resultado Definitivo após recursos do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO referente ao Edital nº 331/2018, das áreas ELETRÔNICA e ENGENHARIA CIVIL
     
     

    Em caso de dúvidas entrar em contato:
    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    (17) 3426-6993

     
    Notícias relacionadas: 
     
  • Grupo de pesquisa de microusinagem do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga apresenta artigos em conferência internacional

    Evento é referência para pesquisadores e empresas na área de engenharia de precisão e nanotecnologia.


    De 4 a 8 de junho, em Veneza (Itália), o NUPEM – Núcleo de Pesquisa e Ensino em Microfabricação do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, apresentou dois artigos científicos no “EUSPEN’s 18th International Conference & Exhibition”.

    Os resultados dos trabalhos, intitulados “Adequacy of roughness parameters to micro-endmilled channels surface evaluation” e “An investigation ofanisotropy on AISI 316L obtained by additive manufacturing (AM) measuring surface roughness after micro-endmilling operations”,são frutos dos projetos de iniciação científica das ex-alunas do curso Técnico em Mecânica Rayssa Borborema de Azevedo e Rayane Borborema de Azevedo, sob a orientação do Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis.

    Os artigos publicados constituem uma contribuição ao estado da arte sobre a caracterização de superfícies microusinadas, aplicando parâmetros de rugosidade não convencionalmente utilizados, aliados a ferramentas de análise estatística. Conceitos de manufatura híbrida foram aplicados na microusinagem de peças obtidas por manufatura aditiva, inserindo o grupo de pesquisa nesse novo conceito de fabricação mecânica. Além da disseminação dos resultados da pesquisa, foram estabelecidas parcerias técnico-científicas com a Newcastle University da Inglaterra e empresas da área de metrologia a laser e microferramentas de corte.

    OEuspen(European Society for Precision Engineering and Nanotecnology)é um fórum de referência para industriais e acadêmicos revisarem o melhor da inovação industrial, pesquisa progressiva e desenvolvimentos tecnológicos. Os participantes têm acesso a uma visão das prioridades da engenharia de precisão e nanotecnologia das principais nações industrializadas da Europa.

     As pesquisas apresentadas pelo NUPEM do IFSP – Câmpus Votuporanga foram realizadas em parceria com a MMC Metal do Brasil (subsidiária Mitsubishi), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Laboratório de Processos Avançados e Sustentabilidade (LAPRAS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). O projeto e a participação no evento foram financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

    06 21 Cleiton 1

    06 21 Cleiton 2

    06 21 Cleiton 3

     

     

     

Fim do conteúdo da página