Cerimônia marca o início do Projeto “Manutenção: Mulheres em Ação”

Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 13h49 | Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 13h57 | Acessos: 1043

Além de autoridades convidadas, grupo As Valquírias apresentou-se no evento

No último dia 22 de agosto, no Anfiteatro do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, o Projeto “Manutenção: Mulheres em Ação” foi oficialmente lançado. Além das alunas selecionadas, estiveram presentes diversas autoridades, além de servidores do câmpus e alunos.

O coordenador do programa, Prof. Dr. Devair Rios Garcia, agradeceu a todos pela presença e explicou que o objetivo maior do Programa é oferecer espaços de troca de experiências para levar a um maior empoderamento da mulher. “Cada mulher precisa acreditar, tomar consciência de seu espaço na sociedade. Mudanças são possíveis e essa é só o início de uma grande transformação, o primeiro passo de um maravilhoso caminho”, afirmou.

A assistente social e mestra em direitos humanos Angelita Toledo, uma das coordenadoras da Rede Panapanã de Votuporanga, contou que é um orgulho ver mulheres saindo do espaço doméstico e se capacitando para realizar pequenos reparos.

Giovanda Figueiroa, representante do SEBRAE, agradeceu ao Instituto Federal pelo convite e declarou: “Ver esse auditório repleto de pessoas e de expectativas faz acreditar que o empreendedorismo é fundamental para a realização de sonhos”.

Para a representante do Secretário de Assistência Social, Denise del Moro, “a mulher não mede esforços para desbravar novos campos” e cumprimentou as alunas selecionadas no Projeto.

A Secretária Municipal de Educação, Profa. Dra. Encarnação Manzano, representando o digníssimo Prefeito de Votuporanga, João Dado, afirmou que a mulher, hoje, vem ocupando espaços até há pouco tempo inacreditáveis. “A mulher, por sua exigência, tem ideias férteis e é capaz de operacionalizá-las”. E acrescentou: “Projetos como esse são capazes de capacitar ainda mais as mulheres para buscarem seus direitos”.

O Diretor-Geral do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, em sua fala, agradeceu a todos os parceiros e à Pró-Reitoria de Extensão. “O fato de o câmpus Votuporanga ter muitos cursos vinculados à área industrial não significa que atenda, prioritariamente, ao público masculino: o Instituto Federal vem se ocupando em implementar políticas e ações afirmativas”, analisou.

Também presente no evento, o Pró-Reitor de Extensão do IFSP, Prof. Wilson de Andrade Matos, afirmou que “Os homens são educados, em ambientes separatistas, para ver as mulheres como inferiores. Contudo, as divisões de gêneros e sexualidades não devem existir. É preciso romper essa cultura machista: não há cursos para mulheres e cursos para homens”.

Entrevistada, uma das alunas do “Manutenção: Mulheres em Ação”, Vera Alice Barbosa, relatou que vê no projeto mais uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Não é porque somos mulheres que temos de ser donas de casa. Queremos sempre mais!”, concluiu.

Apresentação das mulheres da Organização “As Valquírias”

Após as falas, a fundadora da organização de São José do Rio Preto-SP “As Valquírias”, Amanda Oliveira, proferiu uma palestra sobre sua história de vida e sobre o grupo.

Criado em novembro de 2007, “As Valquírias” dedica-se a dar oportunidade a crianças, jovens, idosos e seus familiares que se encontram em risco de vulnerabilidade social e emocional, buscando amenizar três dos maiores problemas instalados na Zona Norte daquela cidade: tráfico de drogas, trabalho infantil e prostituição. Para tanto, estruturou-se em três frentes: a Banda Musical, o Instituto Social e a Escola de Empreendedorismo.

Na sequência, houve a apresentação da Banda Musical “As Valquírias”, formada por dez meninas da periferia que utiliza instrumentos musicais como principal arma para combater o crime.

Ao som de Ana Laura na bateria, Vitória Vargas nos teclados, Júlia na percussão, Michele no saxofone, Lorrayne e Bianca no contrabaixo, Larissa na guitarra e Isabella Ribeiro no vocal, as meninas executaram um repertório bastante eclético, finalizando com a execução do Hino Nacional Brasileiro. A mensagem delas é para que os jovens da periferia não fujam da luta: “Sucesso não é sorte, e a periferia é para os fortes”, entoaram.

MulheresemAo Publicar

MulheresemAo publicar 4