Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Egresso de Licenciatura em Física conquista bolsa de estudos na Espanha

Publicado: Sexta, 16 de Janeiro de 2026, 13h45 | Última atualização em Sexta, 16 de Janeiro de 2026, 13h57 | Acessos: 31

Leonan Perá desembarcou dia 13 de janeiro e ficará 4 meses na Universidad de Valladolid


Leonan Perá em clique na Universidad de Valladolid [Fotografia: arquivo pessoal]


O egresso do curso de Licenciatura em Física Leonan Augusto Massete Perá conquistou bolsa de estudos do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) para realizar na Espanha parte da sua pesquisa de doutorado em Física Teórica. O programa é mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e é a primeira vez que um concluinte de curso superior do Campus Votuporanga do IFSP é contemplado.

Leonan Perá cursou o Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, de 2014 a 2016, e a Licenciatura em Física, de 2017 a 2020, no Campus Votuporanga. Atualmente, é estudante regular do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomoleculares e Farmacológicas da Unesp de São José do Rio Preto, na linha de pesquisa intitulada Modelos Teóricos e Computacionais de Macromoléculas. 

“A graduação no IFSP me deu uma base muito forte para que eu pudesse seguir tanto para a carreira acadêmica quanto para a docente”, afirma Leonan, que é orientado pelo professor Elso Drigo Filho, na Unesp, e co-orientado pelo professor Josimar Fernando da Silva, do IFSP, com quem desenvolve pesquisas científicas desde a graduação. Na Espanha, seu co-orientador é o professor Luis Miguel Nieto Calzada.

 

Leonan Perá em apresentação de trabalho científico em evento da Sociedade Brasileira de Física, em 2022 [Fotografia: arquivo pessoal]


O projeto de pesquisa de Leonan tem como título “Efeitos do confinamento nos estados excitados dos potenciais de Morse e Lennard-Jones pelo formalismo da Mecânica Quântica Supersimétrica”. Os resultados de seus estudos em andamento podem contribuir com o desenvolvimento de pesquisas da indústria farmacêutica e em biotecnologia.

Quando perguntado sobre sua trajetória no IFSP, Leonan é direto: “Fazer o Ensino Médio no Instituto me deu uma perspectiva das oportunidades que eu poderia buscar, foi extremamente importante para começar a entender como é um mundo acadêmico, além do ensino de qualidade que me deu uma base excelente para continuar na graduação.”

Explicando a pesquisa em Física Teórica

Utiliza métodos de Mecânica Quântica Supersimétrica para solucionar sistemas de interesse biológico, como interação entre átomos de uma molécula, interação entre íon e dipolo em hemoproteínas, ligação de moléculas na albumina, entre outros sistemas. Essas soluções permitem descrever qual o comportamento do sistema por meio de algumas grandezas físicas, como por exemplo os estados de energia que estão associados com a estabilidade das ligações, em especial nos casos onde podemos colocar esses sistemas sob confinamento quântico e investigar os efeitos que são causados. Os resultados desses estudos podem colaborar com o avanço das investigações sobre o desenvolvimento de sangue sintético, por exemplo. 

Como estudar Física no IFSP. O curso é noturno e tem duração de 4 anos. A seleção das 40 vagas anuais se dá pelo Sistema de Seleção Unificado, o SiSU, gerido pelo Ministério da Educação (MEC). Para a turma 2026, as inscrições serão de 19 a 23 de janeiro. O curso tem se destacado pela alta empregabilidade dos egressos em escolas públicas e particulares da região noroeste paulista, bem como pela alta taxa de aprovação em programas de mestrado e doutorado.

registrado em:
Assunto(s): PDSE , Capes , Física ,
Fim do conteúdo da página