Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professores e egressos do curso de Física publicam artigos em revistas internacionais

Publicado: Terça, 21 de Outubro de 2025, 11h00 | Última atualização em Terça, 21 de Outubro de 2025, 11h16 | Acessos: 180

Resultados sobre o potencial de Morse via Método Variacional derivam de projetos de Iniciação Científica e de Trabalhos de Conclusão de Concurso


Os egressos Leonan Perá e Guilherme Stella com o professor Josimar Fernando, na Unesp de São José do Rio Preto-SP [imagem: arquivo pessoal]


Os egressos do curso de Licenciatura em Física do Campus Votuporanga Leonan Augusto Massete Perá e Guilherme Barbosa Stella publicaram o artigo intitulado “Limites da abordagem harmônica para o potencial de Morse” na revista científica internacional de física experimental e teórica Physica Scripta, com apoio dos professores de Física Josimar Fernando da Silva e de Matemática José Renato Campos.

Leonan Perá e Guilherme Stella são, respectivamente, doutorando e mestrando em Ciências Biomoleculares e Farmacológicas pela Unesp. As pesquisas dão prosseguimento às suas atividades científicas durante a graduação no IFSP e tratam do potencial de Morse, ferramenta teórica para a modelagem molecular e a dinâmica molecular com aplicabilidade no setor industrial químico e farmacêutico e também na nanotecnologia.

O artigo apresenta a solução do potencial de Morse via Método Variacional, utilizando uma autofunção experimental baseada no oscilador harmônico e sem parâmetros variacionais. Os resultados trazem dados sobre moléculas diatômicas de hidrogênio, hidreto de lítio, hidreto de sódio, oxigênio, monóxido de carbono e monóxido de silício.

Segundo o professor Josimar, o foco dos estudantes durante a graduação foi estudar o potencial de Morse fazendo cálculos quânticos para a modelagem molecular com o intuito de descrever interações a nível molecular. “Entender essas interações é a base para o desenvolvimento de novos fármacos, e também para compreender a fundo processos biológicos como a questão da estabilidade da molécula de oxigênio dentro da hemoglobina”, explica.

Os egressos tiveram acompanhamento e orientação científica dos professores Josimar Fernando e José Campos nos seguintes projetos durante a graduação:

Título

Estudante

Ano da pesquisa

Cálculo do estado fundamental da energia vibracional das moléculas de H2 e LiH (PIBIFSP)

Leonan Perá

2020

Energia Vibracional das Moléculas de O2 e CO via Método Variacional (TCC) 

Leonan Perá

2020

Efeito do Confinamento nos Autovalores de Energia do Potencial Harmônico (TCC)

Guilherme Stella

2021

O uso do Método Variacional na Equação de Schrödinger (PIVICT) 

Guilherme Stella

2021


Colaboração IFSP-Unesp. A pesquisa de mestrado (2022-2023) de Leonan Perá na Unesp também contribuiu para o artigo publicado na revista Physica Scripta e consolidou a colaboração científica com o professor Elso Drigo Filho, seu orientador e responsável pela orientação das pesquisas de mestrado e doutorado de Josimar Fernando na universidade paulista, em São José do Rio Preto-SP. “A pesquisa e o convívio com o professor Josimar durante a graduação foram extremamente importantes para desenvolver um vínculo inicial com meu atual orientador, professor Elso”, afirma.

Leonan Perá é “cria do IFSP” desde o Ensino Médio profissionalizante, quando cursou o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, de 2014 a 2016. Foram 7 anos de Campus Votuporanga, contando tempo na Licenciatura em Física, onde se engajou em diversos eventos e projetos.

 

Leonan Perá, os estudantes da Unesp Marco, Bárbara e Maria Eduarda e os professores Elso Drigo (Unesp) e Josimar Fernando (IFSP) [imagem: arquivo pessoal]


Para o professor Josimar, a comunidade local e o arranjo produtivo do noroeste paulista são os maiores beneficiados com a parceria IFSP-Unesp. “Aumento de recursos humanos especializados em estudos avançados numa área interdisciplinar que envolve física, biologia, química e matemática”, defende.

Da triangulação entre o egresso do IFSP e doutorando Leonan Perá, o professor Josimar Fernando do Campus Votuporanga e de Elso Drigo da Unesp resulta o artigo intitulado “Interação dipolar induzida por íons em cavidades confinantes”, publicado no periódico internacional Physics Letters A. Os resultados contribuem com estudos sobre estabilidade da interação de ligantes em hemoproteínas, visando a colaborar no desenvolvimento de sangue artificial.

Licenciatura em Física. O curso teve sua primeira turma em 2016, é noturno e tem duração de 4 anos. A seleção das 40 vagas anuais se dá pelo Sistema de Seleção Unificado, o SiSU, gerido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso tem se destacado pela alta empregabilidade dos egressos em escolas públicas e particulares da região noroeste paulista, bem como pela alta taxa de aprovação em programas de mestrado e doutorado.

Para acessar a página do curso, clique aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página