Egressos de Física conquistam cargos de professores na rede pública estadual de ensino
Aprovações ocorreram por concurso público de provas e títulos

Emanuel Lemes em clique durante o momento de assinatura de seu termo de posse como professor efetivo na Seduc-SP [Fotografia: Arquivo pessoal]
Os egressos do curso de Licenciatura em Física Vítor Hugo Dias Ferrara e Emanuel Guilherme da Silva Lemes agora são professores efetivos da rede pública paulista de ensino. Vítor Hugo foi o primeiro, em 2024, e no dia 12 de dezembro de 2025 foi a vez de Emanuel Lemes assinar o termo de posse em cargo efetivo de professor junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc/SP). Os egressos Guilherme Barbosa Stella e Gabriel Willian Callegari de Oliveira também foram aprovados e aguardam nomeação.
Para Emanuel Lemes, a conquista teve como base a sua participação em programas voltados à formação docente, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), entre 2018 e 2019, e a Residência Pedagógica, de 2020 a 2021. “Esse contato com a sala de aula foi crucial para que eu sentisse ainda mais vontade de ingressar na educação pública, para promover um ensino de qualidade, assim como tive ao longo de toda a graduação”, afirma o agora professor efetivo. Desde 2022, atuava na rede pública estadual por meio de contrato temporário, conciliando com aulas na rede particular de ensino de Votuporanga-SP.
O professor Alexandre Melo de Oliveira, coordenador do curso de Licenciatura em Física, avalia que as trajetórias exitosas dos egressos refletem a solidez e a qualidade da formação oferecidas pelo curso. “Esses resultados são fruto do trabalho conjunto e articulado dos docentes da Licenciatura em Física, de um projeto pedagógico consistente e do papel social do curso na formação de professores para a educação pública”, defende.
Trajetórias por entre Ensino, Pesquisa e Extensão

Emanuel Lemes atuando, em 2018, como monitor no Lar Frei Arnaldo de Votuporanga pelo Projeto de Extensão "Clube da Robótica" [Fotografia: Arquivo pessoal]
A caminhada dos egressos ocorreu no IFSP por percursos distintos. Emanuel Lemes iniciou sua formação na instituição por meio do curso Técnico em Edificações, na modalidade concomitante/noturno, entre 2016 e 2017, e posteriormente concluiu a Licenciatura em Física, no período de 2018 a 2022.
Já Victor Hugo Ferrara ingressou diretamente no curso de Licenciatura em Física, em 2019, tendo participado da organização do primeiro concurso literário de microcontos do Campus Votuporanga, fruto de sua atuação em projeto de Iniciação Científica. Guilherme Stella já atua como professor temporário na Seduc-SP e concilia o trabalho com pesquisa acadêmica de mestrado.
No caso de Emanuel Lemes, o vínculo com o IFSP começou ainda antes do Ensino Médio. Em 2014, quando cursava os anos finais do Ensino Fundamental, ingressou no Clube da Robótica, uma iniciativa extensionista do IFSP desenvolvida ao longo de dez anos (2014–2024), em parceria com a entidade Lar Frei Arnaldo. Essa experiência despertou o seu interesse pela ciência e pela docência, marcando o início de sua trajetória acadêmica e profissional.
Durante a graduação, Emanuel conciliou a participação nos programas de formação de professores com uma forte atuação em projetos de extensão na área de robótica educacional, permanecendo como monitor e apoiador do Clube da Robótica em treinamentos e competições. “O principal ponto é o fato do IFSP promover não só o ensino, mas a pesquisa e extensão. Isso deixa os alunos mais próximos da comunidade, o que é muito difícil de ocorrer em outras instituições”, diz.

Arthur Candido e Emanuel Lemes, então graduandos de Física, apresentam trabalho científico no CIENP 2019 [Fotografia: Arquivo do IFSP]
Licenciatura em Física. O curso teve sua primeira turma em 2016, é noturno e tem duração de 4 anos. A seleção das 40 vagas anuais se dá pelo Sistema de Seleção Unificado, o SiSU, gerido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso tem se destacado pela alta empregabilidade dos egressos em escolas públicas e particulares da região noroeste paulista, bem como pela alta taxa de aprovação em programas de mestrado e doutorado.
Para acessar a página do curso, clique aqui.

Redes Sociais