Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Clube da Robótica conquista prêmio no Festival SESI de Educação 2024-2025

Publicado: Terça, 08 de Abril de 2025, 02h58 | Última atualização em Terça, 08 de Abril de 2025, 03h22 | Acessos: 259

Projeto de Inovação sobre oceanos ficou em 5º lugar no Prêmio Maré de Ciência


 

Delegação do Clube da Robótica comemora a conquista do prêmio Maré de Ciência [Fotografia: arquivo de Isabel Motta]


A equipe de robótica educacional Star Bots Votu, vinculada à iniciativa extensionista Clube da Robótica, conquistou o 5º lugar na premiação extraoficial Maré de Ciência, dentro da modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLLC), em etapa nacional no evento Festival SESI de Educação 2024-2025, realizado de 12 a 15 de março, em Brasília-DF. O tema foi “Submerged”, voltado para a preservação dos oceanos, e desafiou 44 equipes formadas por jovens de 9 a 16 anos de idade. 

A solução apresentada pelo Projeto de Inovação do Clube da Robótica propôs uma bóia com sonar que libera um drone subaquático por meio de sensores, com capacidade de 3 Km de alcance. O protótipo construído foi batizado de Star Scanner e deve funcionar com uma Inteligência Artificial (IA), treinada para identificar animais que estejam sendo pesquisados.

Na prática, o equipamento aquático deve enviar mensagem via satélite até a central de pesquisa, em terra firme, para que os cientistas decidam pela soltura do drone que fará fotografias do animal marinho. A IA também deve medir a distância da missão e a autonomia do drone, responsável por alimentar o banco de dados fotográfico em alta resolução.

 

Isabel Motta ao lado dos técnicos Otávio Martins Canteiro (esq.) e Vinicius Regonato (dir.) [Fotografia: Iano Andrade/SESI]


“Foi bem emocionante, ainda mais pelo pouco tempo que tivemos! O diálogo com cientistas nos deu segurança quanto ao impacto da ideia”, comemora Isabel Cristina Passos Motta, servidora do IFSP e idealizadora do Clube da Robótica, premiado em diversas competições e modalidades ao longo dos últimos 10 anos. Foi a primeira vez, porém, em uma categoria específica para projetos de Inovação.

A delegação foi formada por 16 pessoas: Isabel Motta, como servidora do IFSP e responsável geral, pelos técnicos da equipe StarBotsVotu, Otávio Martins Canário e Vinicius Regonato, pelo professor de Física e técnico veterano Emanuel Guilherme da Silva Lemes, e pelos estudantes competidores Heitor Garcia Soares, Letícia Camargo da Silva, Mariana Padilha Caporalini, Matheus de Freitas Bianchini, Pedro Henrique Zanini Silva e Sarah Kimberly Cordeiro Sobrinho. Alessandra Renata Zanini, Rafael Pauletto Baida e Sandra Pauletto Baida foram como adultos familiares responsáveis pelos menores de idade, e João Lucas Passos Motta e Maria Laura Passos Motta como tutores de apoio à equipe.

Para Mariana Padilha Caporalini, de 12 anos, a experiência foi de aprendizado e diversão. “A gente batalhou bastante para ter essa ideia de projeto inovador”, diz. Há 3 anos no Clube da Robótica, a estudante pretende seguir na área. “Fui muito legal estar lá e conhecer outras equipes”, afirma.

 

“A gente batalhou bastante para ter essa ideia de projeto inovador”

 

Mariana Caporalini em ação no Festival SESI de Educação 2024–2025, em Brasília-DF [Fotografia: Assessoria/SESI]


“O projeto (Clube da Robótica) vai além de desafios de robôs, visa ao aprendizado de engenharia que é a base da robótica”, explica Isabel Motta. Neste momento, a equipe StarBots Votu do Clube da Robótica se prepara para continuar com o desenvolvimento do Star Scanner no Festival de Cultura Oceânica, evento internacional da UNESCO que ocorrerá em Santos, no final de agosto.

O Maré de Ciência é um programa de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que desenvolve a difusão científica cidadã e políticas públicas participativas na área de Ciências do Mar, desde 2019.

Fazendo história. De 2015 a 2024, a iniciativa extensionista Clube da Robótica foi executada diretamente na entidade Lar Frei Arnaldo, de Votuporanga-SP, através de diversos projetos de Extensão fomentados pelo IFSP, por meio de pagamento de bolsistas e custeio de despesas em eventos da área, tendo como foco a robótica educacional de viés inclusivo, no aspecto socioeconômico e neurológico. Desde janeiro de 2025, as atividades estão sediadas em Laboratório de Robótica Educacional no Campus Votuporanga do IFSP, em espaço climatizado exclusivamente destinado aos projetos de Extensão vinculados com o Clube da Robótica.

 

 

Laboratório de Robótica Educacional, localizado no Bloco D do Campus Votuporanga [Fotografia: Isabel Motta]


 

registrado em:
Assunto(s): Robótica , FLL , Maré de Ciência ,
Fim do conteúdo da página