Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

RSS

  • Aluna do curso de Engenharia Civil retorna após semestre de estudos em programa de intercâmbio em Portugal e conta suas experiências

    Ana Luiza de Souza Brito cursou disciplinas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB)


    A aluna do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Ana Luiza de Souza Brito retornou ao Brasil depois de cursar um semestre de disciplinas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
     
    A estudante foiselecionada por meio da Chamada nº 817/217 da Assessoria de Relações Internacionais – ARINTER do IFSP.
     
    Conversamos com Ana Luiza e ela nos contou como foi sua experiência: 
     
    Nesse período em que realizou o intercâmbio, você considera que houve crescimento pessoal? Por quê?
    Com certeza, pois aprendi a resolver meus problemas, a lidar com situações com as quais não estava acostumada e, principalmente, a não ter medo de enfrentar tudo isso. Lá em Portugal não tinha ninguém que pudesse fazer as coisas por mim, então, nesse aspecto, amadureci muito.
     
    De tudo o que viveu em Portugal, qual experiência você destaca?
    O contato com pessoas de outros países, outras culturas, outros idiomas. Foi uma troca de experiências muito legal, que ajudou a ampliar a visão que eu tinha do mundo.
     
    Existem muitas diferenças entre o ensino de lá e o oferecido aqui no Brasil?
    Em partes, a didática dos professores é um pouco diferente e a relação entre professor e aluno é mais distante do que aqui no Brasil. Mas, em relação ao conteúdo ensinado, não há muitas diferenças.
     
    O que esse período de intercâmbio representou para você?
    Foi uma fase de intensa aprendizagem e amadurecimento, o que propiciou um enorme crescimento pessoal.
     
    Quais foram as suas maiores dificuldades?
    No início, foi a adaptação ao local, ao clima e também ficar tão longe de casa por tanto tempo, o que nunca tinha acontecido antes. Com o passar do tempo, tudo foi se tornando mais fácil.
     
    Você indicaria a realização de intercâmbio para os seus amigos?
    Sem dúvida, vale muito a pena, tanto no sentido pessoal quanto no profissional. Não me arrependi de ter ido, muito pelo contrário. Quem estiver na dúvida, meu conselho é que vá sem medo.
     
    Como foi retornar ao Brasil?
    Foi ótimo rever as pessoas que amo e voltar à rotina à qual estava acostumada. Tudo o que vivi lá valeu muito a pena, mas nada se compara à casa da gente!

     

    Ana Luiza 1

    Ana Luiza 2

    Ana Luiza 3

    Ana Luiza 4

     

  • Capes: Treinamento Online

    A Capes oferece, gratuitamente, treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes. Os treinamentos são realizados todos os dias, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento. São várias possibilidades à disposição dos usuários do Portal!

    Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.

    É necessário fazer login no “MEU ESPAÇO” para verificar os treinamentos com inscrições abertas. Havendo vaga, basta clicar e solicitar a inscrição no treinamento desejado. Caso o usuário não possua cadastro na área indicada, deve fazer um clicando em “Novo usuário”. Após a identificação, é essencial retornar à página de “Treinamentos” para fazer a escolha. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
  • Resultado da seleção de Bolsista para atuação em Projeto de Extensão (Edital nº 619/2018)

    A Coordenadoria de Extensão do IFSP – Câmpus Votuporanga no uso de suas atribuições, torna pública, a classificação para as vagas de bolsista, nos trâmites do Edital nº 619/2018 – CEX/VTP, para atuação em projeto de extensão, conforme regulamento do Programa de Bolsas de Extensão (Portaria n° 3639 de 25 de julho de 2013).

    Notícias relacionadas: 

    Edital nº 619/2018 - Seleção de Bolsista para atuação em Projeto de Extensão

  • Eleição para Coordenador de Curso de Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

    Está aberto o Processo Eleitoral para escolha de Coordenador de Curso de Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSP - Câmpus Votuporanga, para o mandato de 2018 a 2020. Os interessados em se candidatar a vaga poderão se inscrever entre os dias 15 e 19 de agosto. A votação acontece entre os dias 30/08 e 02/09. As inscrições e votação acontecem via Sistema Aurora.

    Podem se candidatar à função de Coordenador de Curso, todos os professores do quadro efetivo em regime de 40 horas ou Dedicação Exclusiva, em exercício e lotado no câmpus, desde que tenham ministrado aula no curso nos últimos 4 anos e se enquadrem nas condições necessárias de acordo com o curso, exceto os professores sob licença ou afastados.

    Documentos: 

  • Coordenadoria de Registros Acadêmicos: Horário excepcional de atendimento (15/08/2018)

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos informa que, atenderá excepcionalmente em 15/08/2018, quarta-feira das 7h às 21h com intervalo das 19h às 20h.

     

    Contato
     (17) 3426-6997
     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Solicitações de certificados ENCCEJA e ENEM indisponíveis até 21 de agosto

    O Instituto Federal de São Paulo informa que, devido à necessidade de manutenção do sistema, as solicitações dos Certificados ou Declarações Parciais de Proficiência do exame do ENCCEJA de 2017 e do ENEM das edições de 2010 a 2016 estarão indisponíveis no período de 14 a 21 de agosto de 2018.

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    (17) 3426-6997

  • E-mail do IFSP para alunos: é simples e rápido!

    Siga as instruções e, caso tenha dúvidas, procure a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI), a Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE) ou a Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) do câmpus.


    O IFSP também disponibiliza e-mail institucional para alunos (@aluno.ifsp.edu.br). Além da caixa de mensagens, o endereço institucional também viabiliza um ambiente com ferramentas Web para escritório (Office 365), armazenamento de arquivos na nuvem, dentre outros.

    Por meio de contratos acadêmicos com Google e Microsoft e empresas que fornecem os serviços, o IFSP oferece duas plataformas para os alunos visando melhorar os meios de comunicação e oferecer um ambiente virtual para o armazenamento e troca de informações.

    Principais recursos dos serviços:

    • caixa de mensagens para e-mails
    • armazenamento na nuvem para documentos e imagens
    • acesso a versão online do pacote Office

    Como crio uma conta de e-mail de aluno?

    1. Aluno, acesse o Suap.
    2. no quadro de Informações e Avisos, Assine o termo de uso.
    3. leia o termo até o final, clique em Li e Concordo e acione o botão Avançar.
    4. no quadro de Informações e Avisos, Escolha seu e-mail *.
    5. selecione uma das opções de endereço e acione o botão Enviar.
    6. pronto! Verifique em seu e-mail pessoal as instruções de acesso do seu novo e-mail.

    * Caso seja menor de idade, será necessário autorização do responsável


    Tutorial para criar conta @aluno.ifsp.edu.br

    Como acesso minha conta de e-mail de aluno?

    1. Ao acessar o Suap na página inicial, no quadro de Links Úteis, acesse Email Institucional (clique aqui) .
    2. utilize o endereço de e-mail escolhido e siga as instruções enviadas para seu e-mail pessoal. 

     Acesso ao email @aluno.ifsp.edu.br

    Não recebi o e-mail, e agora?

    Verifique se a mensagem não foi parar na lixeira ou na caixa de spam. Caso não localize siga os passos abaixo: 

    1. aluno, acesse o Suap.
    2. clique em seu nome no canto superior esquerdo, para acessar seus dados.
    3. selecione a aba Dados Pessoais.
    4. ao final da página, na sessão Informações para Contato, localize seu Email Acadêmico e a Chave de primeiro acesso.
    5. acesse a página de login do e-mail (clique aqui) e utilize as credenciais do passo anterior. 

     Tutorial para recuperação de dados para primeiro acesso do @aluno.ifsp.edu.br

    Como acessar o Pacote Office 365?

    1. acessar a página de login do Office 365 (clique aqui).
    2. utilize o seu endereço de e-mail de aluno, escolhido anteriormente, e siga as instruções enviadas para seu e-mail de aluno.

    Sou aluno menor de idade e não consigo criar meu e-mail!

    Caso seja menor de idade será necessário, após escolher seu endereço de e-mail institucional, entregar o formulário com a autorização de seu responsável à secretaria.

    Termo de Autorização para Acesso aos Programas Educacionais (tipo docx, tamanho 40KB)

     

     Tutorial para secretário liberar acesso do aluno menor de idade ao @aluno.ifsp.edu.br

  • Pesquisa de Diagnóstico de Comunicação

    Em nome da Comissão de Comunicação, visando contribuir para a definição da Política de Comunicação do IFSP, no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2019-2013 , pedimos a gentileza de acessar e responder o questionário disponível no link https://docs.google.com/forms/d/1ZDGytqoBCHmp72a5mbKec71cJG9tYvEi5DqyIWstEYs/viewform?edit_requested=true referente à Pesquisa de Diagnóstico de Comunicação que tem por objetivo identificar a opinião sobre a comunicação do IFSP com os servidores e alunos do IFSP.

    O prazo encerra-se no dia 20/8.

  • Edital nº 620/2018 - Cursos FIC - 2º Semestre

    Estão abertas as inscrições, no período de 13 a 17 de agosto de 2018, o processo seletivo de matrículas para os cursos de extensão do IFSP Câmpus Votuporanga. 

    As inscrições serão por meio do preenchimento de formulário on-line no link http://vtp.ifsp.edu.br/fic/que deverá ser impresso, assinado e, juntamente da respectiva documentação, entregue no local descrito no item 3 do edital.

    Para mais informações acesse o edital abaixo:

    Edital nº 620/2018 - PROCESSO SELETIVO DE MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO 

  • Edital nº 619/2018 - Seleção de Bolsista para atuação em Projeto de Extensão

    Estão abertas as inscrições, no período de 09 a 13 de agosto de 2018, para seleção de bolsistas para atuação em Projeto de Extensão, conforme regulamento do Programa de Bolsas de Extensão. 

    O período de duração da Bolsa de Extensão estabelecido no projeto será de 4 (quatro) meses. O valor da Bolsa de Extensão é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.

    Para mais informações acesse o edital abaixo:

    Edital nº 619/2018 - SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA ATUAÇÃO EM PROJETO DE EXTENSÃO

     

  • Matrícula em Dependência (IHIE5)

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições, torna público o período de solicitação de matrícula nas disciplina INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS.

     

    As solicitações devem ser enviadas por meio do formulário abaixo até 13 de agosto de 2018 (segunda-feira).

     
    Solicitação de Matrícula

     

    O resultado estará disposto no SUAP a partir de 14 de agosto de 2018.

     

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    (17) 3426-6997

  • Comunicado nº 23/2018 - Festival Esportivo e Cultural do IFSP Câmpus Votuporanga

    A Direção-geral do IFSP - Câmpus Votuporanga torna público o Comunicado nº 23/2018 que trata do Festival Esportivo e Cultural do IFSP Câmpus Votuporanga e Interdição do Estacionamento no dia 06/08 das 06h às 12h.

    Acesse o comunicado:

    COMUNICADO Nº 23/2018 - FESTIVAL ESPORTIVO E CULTURAL DO IFSP CÂMPUS VOTUPORANGA E INTERDIÇÃO DO ESTACIONAMENTO NO DIA 06/08 DAS 06H ÀS 12H

  • Comunicado nº 22/2018 - Liberação da Quadra Poliesportiva do IFSP - Câmpus Votuporanga

    A Direção-geral do IFSP - Câmpus Votuporanga torna público o Comunicado nº 22/2018 que trata da liberação da Quadra Poliesportiva.

    Acesse o comunicado:

    COMUNICADO Nº 22/2018 - LIBERAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA DO IFSP-CÂMPUS VOTUPORANGA

  • Artigo do professor Leandro é publicado em revista da marinha de guerra

    Pesquisa aborda a guerra contra o Paraguai (1864-1870)


    O Prof. Dr. Leandro José Clemente Gonçalves, professor de História do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga teve o artigo "Da Batalha de Curuzu à queda de Humaitá (1866-1868): questões táticas" publicado no dossiê da Revista Navigator, periódico da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação Da Marinha, que é uma das publicações da Marinha de Guerra devotada ao fomento da pesquisa em História Militar e Naval.

    A revista é hoje um dos principais veículos de divulgação das pesquisas em História Militar no Brasil, inclusive atraindo vários autores estrangeiros para suas colunas. O dossiê em questão retrata uma das mais difíceis e ousadas operações militares na qual militares brasileiros e aliados (argentinos e uruguaios) estiveram envolvidos durante a guerra contra o Paraguai (1864-1870), conflito de grande complexidade logística e perigos, especialmente em razão da obstinada resistência imposta pelas forças militares paraguaias.

    Em seu artigo, o Prof. Leandro busca explicar a importância do cerco e queda da Fortaleza de Humaitá (que era o centro do sistema defensivo do Paraguai durante a guerra) para a consecução dos objetivos estratégicos da Tríplice Aliança em sua luta contra o governo de Solano López. “O enfoque é a compreensão dos aspectos táticos que permearam a campanha de cerco contra aquela fortaleza”, explica o professor.

    O dossiê foi organizado pelo historiador Francisco Doratioto, docente da Universidade de Brasília e autor do clássico "Maldita Guerra", sobre a Guerra do Paraguai.

    A Revista NAVIGATOR é dirigida a oficiais navais, professores, pesquisadores e alunos de História ligados à Diretoria de Patrimônio e Documentação da Marinha (DPHDM) e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima e Militar no meio acadêmico.A revista foi incluída no QUALIS DA CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), transformando-se oficialmente em revista científica.

    Leia o artigo na íntegra no link: http://www.revistanavigator.com.br/navig27/dossie/N27_dossie3.pdf

    MatériaLeandro 1

    MatériaLeandro 2

     

     

  • Matrícula em Disciplinas (Dependências)

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições, torna público o período de solicitação de matrícula nas seguintes disciplinas:

    • Hidraulica 2 (Engenharia Civil)
    • Tópicos e Tecnologia da Informação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
    • Empreeendedorismo (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
    • Desenvolvimento Web II (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)

     

    As solicitações devem ser enviadas por meio do formulário abaixo até 07 de agosto de 2018.

     
    Solicitação de Matrícula

     

    O resultado estará disposto no SUAP a partir de 08 de agosto de 2018.

     

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    (17) 3426-6997

  • Chamada pública para apoio a II Semana de Física

    O IFSP - Câmpus Votuporanga divulga chamada pública para atrair pessoas jurídicas para apoio a II Semana de Física do IFSP - Câmpus Votuporanga que acontecerá de 27 a 31 de agosto.

    A II Semana da Física do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, evento idealizado por uma Comissão Organizadora composta por professores e alunos de graduação, com o intuito de complementar a formação acadêmica dos graduandos, discutir temas atuais de pesquisa e ensino de Física, além de divulgar as atividades realizadas no câmpus. A programação, gratuita e aberta à comunidade, conta com palestras, minicursos e exposição de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão

    As propostas das pessoas jurídicas para apoio ao evento podem ser encaminhadas até o dia 20 de agosto por meio de correio eletrônico.

    Veja mais informações no edital abaixo:

    Edital nº 591/2018 – chamada pública para apoio a II Semana de Física

  • Solicitação de Aproveitamento de Estudos (Todos os Cursos)

    A Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no uso de suas atribuições e de acordo com disposto no Calendário Acadêmico, informa que o APROVEITAMENTO DE ESTUDOS poderá ser solicitados no período de 30 de julho a 10 de agosto de 2018.

    O interessado deverá entregar os seguintes documentos na Coordenadoria de Registros Acadêmicos (Sala C001):

     
    1) Requerimento (preenchido e assinado)

    2) Original e fotocópia do Histórico Escolar contendo o nome do curso e das disciplinas, com especificação do período em que foram cursadas, porcentagens de frequência, carga horária e a nota ou conceito final;

    3) Conteúdo programático ou plano de ensino das disciplinas cursadas com aproveitamento, que sejam equivalentes à disciplina pleiteada, com a carga horária e a bibliografia utilizada.

     

    O resultado será publicado a partir de 20 de agosto de 2018.

     

    Em caso de dúvidas entrar em contato com a coordenadoria:

    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    (17) 3426-6997

  • Novas inscrições PAE - 2 º Semestre 2018

    Estão abertas, no período de 30/07/2018 a 07/08/2018, as inscrições Política de Assistência Estudantil (PAE) - Programa de Auxílio Permanência.

    As NOVAS INSCRIÇÕES são para os alunos que:

    • Não fizeram inscrição na PAE no 1º semestre de 2018 (entregar toda documentação).
    • Ficaram na lista de espera (entregar novamente anexo I e atualizar documentação de renda: holerit, cart. trabalho, declaração de renda, não renda ou informal).
    • Tiveram inscrição indeferida (entregar novamente anexo I e atualizar documentação de renda: holerit, cart. trabalho, declaração de renda, não renda ou informal).


    As inscrições deverão ser feitas preenchendo o questionário socioeconômico no SUAP. Deverá ser entregue no mesmo período na Coordenadoria Sociopedagógica os documentos indicados no item 6.2.3 - b.

     
     
    Acesse o edital abaixo.
     

    Edital nº 96/2018


    Anexos:

    Anexo I - Termo de Responsabilidade 

    Anexo II - Declaraçao que não possui Carteira de Trabalho e Previdência Social

    Anexo III - Declaração sem renda ou desempregado 

    Anexo IV - Declaração de Trabalho Autônomo ou Informal

    Anexo V - Auxílio Moradia

    Anexo VI - Declaração de Aluguel

    Anexo VII - Auxílio Didático pedagógico

    Anexo VIII - Declaração de transporte

    Anexo IX- Declaração de Pensão Alimentícia

    Anexo X - Auxílio Creche Apoio aos estudantes pais e mães

    Anexo XI- Declaração de Renda - Ajuda de Custo

    Anexo XII- Declaração de Bolsa Vinculada ao IFSP

    Anexo XIV - Formulário de Recurso

     

     

  • Atenção! Recadastramento PAE para 2º Semestre 2018

    Alunos que foram contemplados com os auxílios no 1º Semestre de 2018 compareça ao Setor Sociopedagógico para preencher a segunda página do anexo XV.

    ATENÇÃO: alunos já contemplados não devem fazer "Nova Inscrição" no SUAP.

  • Chamada pública para apoio a I Semana Esportiva

    O IFSP - Câmpus Votuporanga divulga chamada pública para atrair pessoas jurídicas para apoio a I Semana Esportiva do IFSP - Câmpus Votuporanga que acontecerá de 06 a 10 de agosto. 

    As propostas das pessoas jurídicas para apoio ao evento podem ser encaminhadas até o dia 01 de agosto por meio de correio eletrônico.

    Veja mais informações no edital abaixo:

    Edital nº 590/2018 – chamada pública para apoio a I Semana Esportiva 

Fim do conteúdo da página