Equipes do IFSP são premiadas na Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 15h23 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 15h24 | Acessos: 515

A Sancabots 10110 Bravo, do Câmpus São Carlos, e a Star Bots Votu Kids, do Câmpus Votuporanga, foram as melhores escolas públicas na fase estadual da competição

Uma equipe formada por quatro estudantes do curso técnico integrado em Informática para Internet do Câmpus São Carlos do IFSP conquistou o primeiro lugar entre as escolas públicas do estado de São Paulo na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na categoria nível 2, para estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio ou Técnico.

A Sancabots 10110 Bravo, composta pelos alunos Evandro Risso Venancio, Juan Jacomassi, Kauã Gabriel de Oliveira Silva e Renan Trofino Silva, disputou a etapa estadual da OBR no dia 27 de agosto, em São Bernardo do Campo.

Já na categoria nível 1, para estudantes de 1º ao 8º anos do Ensino Fundamental, a equipe Star Bots Votu Kids, do Câmpus Votuporanga, destacou-se como a melhor entre as escolas públicas. A equipe é composta por nove alunos de escolas municipais e bolsistas de escolas privadas que participam do projeto de Extensão local.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma competição científica com objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Voltada para estudantes de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico em todo país, a OBR é composta por várias etapas. A etapa do estado de São Paulo, considerada a mais concorrida e difícil do Brasil, é precedida de etapas regionais.

Na fase regional, em 7 de agosto, o Câmpus Votuporanga conquistou a medalha de bronze garantindo a participação na etapa estadual. O Câmpus São Carlos também teve a participação de outras duas equipes, a Sancabots 10110 Quebec e a SancaBots 10110 Foxtrot.

As equipes do Câmpus São Carlos fazem parte do projeto de Ensino Sancabots, voltado para o desenvolvimento de projetos na área, que começou suas atividades em abril deste ano, e é coordenado pelo professor Ricardo Arai e pelos colaboradores Mateus Moreira de Souza e Edson Mulero Gruppioni.

No Câmpus Votuporanga, a equipe Star Bots Votu Kids é vinculada ao Clube da Robótica V, um projeto de Extensão que envolve crianças do entorno e alunos do câmpus para o ensino e desenvolvimento de atividades na área. Em andamento desde 2014, o clube foi iniciado pela assistente de alunos Isabel Cristina Passos Motta, e atualmente está sob a coordenação do professor Ricardo Conde.

Conheça mais sobre a OBR no site da competição.

Com informações dos Câmpus São Carlos e Votuporanga.

(Notícia publicada no portal do IFSP no dia 5 de setembro de 2022).

Assunto(s): Robótica , OBR2022 , Fase Estadual ,