Estudantes e pedagogo participam de congresso internacional na área de educação e sexualidade

Publicado: Sábado, 06 de Novembro de 2021, 00h38 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 12h13 | Acessos: 489

Equipe atua pelo NUGS do Câmpus Votuporanga e aguarda aceite de capítulo para ebook do evento

Glauber da Silva, Letícia Paz e Anderson de Paula [print de tela: arquivo/NUGS]

Os estudantes Glauber Carvalho da Silva e Letícia da Silva Paz, dos cursos Técnicos em Informática e em Edificações integrados ao ensino médio do Câmpus Votuporanga, respectivamente, e o pedagogo Anderson José de Paula participaram, com apresentação de Comunicação Oral e Resumo para anais, do VI Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual (VI Cises), realizado de forma remota pela Unesp de 12 a 15 de outubro, em parceria com instituições nacionais e internacionais.

Intitulado “Educação sexual e LGBTfobia em foco: saúde mental, direitos e gestos de resistência”, o trabalho é relato de prática extensionista diretamente relacionada com o Núcleo de Gênero e Sexualidade do IFSP, o NUGS, e aborda a sexualidade no contexto escolar da instituição a partir das diversidades e da necessidade de se debater a temática com a população e de fomentar agentes multiplicadores para o respeito e inclusão.

Anderson de Paula esclarece que o foco da escrita foi buscar entender como a comunidade LGBTQIAP+ está sujeita às rarefações de direitos na sociedade brasileira e suas condições de saúde mental, principalmente quando comparada aos indivíduos cisgêneros e heterossexuais. O grupo também se dedicou a compreender melhor os aspectos históricos e sociais das pessoas trans, especialmente. “Então, buscou-se colocar a Educação Sexual como um agente permissivo de mudanças sociais, um gesto de resistência, objetivando o respeito à pluralidade/diversidade”, sublinha o pedagogo que é doutorando em Letras pela UFMS.

Neste momento, a equipe do NUGS do Câmpus Votuporanga aguarda o resultado da seleção do Comitê Científico do VI Cises de aceite de trabalhos completos (capítulo de livro) para publicação no e-book do evento. Em maio de 2021, Anderson de Paula, Letícia Paz e Glauber da Silva foram notícia no portal do IFSP com a publicação de capítulo de livro sobre a temática, com destaque para o protagonismo discente no texto da matéria assinada pela Diretoria de Comunicação (Dicom) da instituição.

#NUGSinLive. O evento de Extensão “NUGS in Live” fundamenta o relato apresentado no evento da Unesp e teve sua primeira edição em 2020, em formato remoto, já dentro do contexto de crise sanitária, e tratou questões de saúde, como o Setembro Amarelo e o Novembro Azul, a atuação de coletivos de gênero na região noroeste paulista e da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP, além de ter promovido atividade específica sobre o Dia da Consciência Negra e atuação do Neabi/IFSP.

A edição 2021, prosseguindo na perspectiva de colaboração para ruptura de preconceitos e estigmas associados aos LGBTQIAP+, trouxe convidados externos para debater questões sobre violências, saúde e educação:

Mesa Redonda 01 - NUGS in Live 2021: Educação Sexual e LGBTfobia

Mesa Redonda 02 - NUGS in Live 2021: Educação Sexual e LGBTfobia

Para acessar o Resumo do trabalho, acesse a página 121 dos Anais do VI Cises, clicando aqui.

Leia a íntegra da Carta de Bauru, documento assinado pela Comissão organizadora do evento VI Cises.

Assunto(s): NUGS , Educação , Sexualidade ,