Bacharelado em Sistemas de Informação é a nova oferta do Câmpus Votuporanga para o Sisu 2021

Publicado: Domingo, 07 de Março de 2021, 18h03 | Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 20h23 | Acessos: 3194

Curso tem duração de 4 anos e é ofertado no turno matutino

O Câmpus Votuporanga iniciou atividades em 2011 [foto: arquivo do IFSP]

O Câmpus Votuporanga do IFSP inicia, a partir de 2021, a oferta do Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), curso matutino com duração de 4 anos e formação voltada para as novas exigências do mundo do trabalho. Previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) do IFSP, o BSI, como é conhecido, selecionará candidatos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC).

Coordenador do curso, o professor Evandro de Araújo Jardini destaca que os futuros estudantes estarão habilitados a trabalhar como Cientista de Dados, Gerentes de Projetos, Analistas e Desenvolvedores de Sistemas e Aplicativos para Celulares e Administradores de Banco de Dados. “Também teremos disciplinas e estratégias para que o graduando tenha condições plenas de abrir seu próprio negócio”, acrescenta.

O BSI substitui o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), ofertado de 2014 a 2020 nesta unidade. “Foi também pensando nesses profissionais tecnólogos, nos que desejarem obter o bacharelado, que formulamos uma grade curricular que facilita a complementação de carga horária para o egresso do ADS dentro do BSI”, conta o o coordenador.

Mundo do trabalho. A área de Tecnologia da Informação (TI) é caracterizada pela alta demanda de profissionais. De acordo com a Coordenadoria de Extensão (CEX) do mpus Votuporanga, esse campo profissional foi teve a maior oferta de estágio e emprego por parte de empresas no ano de 2020.

É comum o estagiário ser contratado pela empresa ao término de seu período de estágio”, confirma Evandro Jardini, que argumenta que a estrutura curricular do BSI traz solidez em conceitos, ao mesmo tempo em que é “moderna e flexível para se adaptar à atualidade e às tendências no mercado de TI”.

Com maior tempo de permanência na instituição, o IFSP também espera que os graduandos tenham mais condições de participar de projetos e atividades de Pesquisa e Extensão, possibilitando que os interessados em seguir carreira acadêmica possam se preparar para ingressar no mestrado logo após a conclusão do curso, como foi o casos do egressos Hiago Brajato e Rodrigo Souza.

85% presencial, 15% a distância. O novo curso tem foco no desenvolvimento de habilidades para estudos autodidatas, organização de trabalho autônomo e no empreendimento de projetos conectados à prática profissional no mundo do trabalho, visto que o trabalho remoto é uma realidade e tendência para área de Tecnologia de Informação.

As disciplinas de Administração, Economia e Finanças, Ética e Cidadania, Projeto Integrador, Sistemas de Informações Gerenciais, Teoria Geral de Sistemas de Informação e Meio Ambiente, Sustentabilidade e Informática foram planejadas com carga horária de 90% de conteúdo em Educação a Distância (EAD). As demais disciplinas terão o inverso, sendo compostas por 10% de atividades letivas em EAD.

Turno matutino. O BSI foi planejado para ser ter sua oferta no período matutino visando a um ótimo aproveitamento dos estudantes nas atividades acadêmicas e profissionais, em sintonia com as tendências de flexibilidade e trabalho remoto na área de TI. No período da tarde, espera-se que o estudante possa se dedicar a realizar atividades como Estágios, Monitoria, Tutoria e Iniciação Científica (IC), como é caso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIFSP).

#Sisu2021 – Os candidatos que participaram do Enem 2020 poderão concorrer a uma das 40 vagas do BSI de 06/04 a 09/04, período em o SiSU terá inscrições abertas. O resultado está previsto para o dia 14/04, e as matrículas de 14/04 a 19/04. A partir de 2021, o IFSP realiza matrículas on-line, na plataforma Gov.br.

Acesse a página do curso para obter mais informações.

Erramos: no subtítulo "turno matutino", mencionamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIFSP) como atividade remunerada, o que é incorreto, pois o programa oferece bolsas de incentivo, cujo requisito para participação é justamente não exercer atividade remunerada. Notícia retificada em 08/03/2021, às 17h21.

Assunto(s): BSI , Sisu , Bacharelado ,