Egresso do curso de ADS é aprovado em programa de mestrado na Unesp

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 16h33 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 19h15 | Acessos: 1791
imagem sem descrição.

Pesquisa abordará processamento do sinal de voz para reconhecimento de emoções

Hiago Matheus Brajato é o primeiro egresso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) a obter aprovação em programa de mestrado como estudante regular. No último dia 02 de setembro, o Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Ibilce/Unesp, de São José do Rio Preto-SP, converteu sua matrícula de aluno especial para regular, depois de um semestre de dedicação a 3 disciplinas: Análise e Projeto de Algoritmos, Computação de Alto Desempenho e Computação Inspirada pela Natureza.

O egresso, ainda em 2018, participou e obteve aprovação no Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP), requisito que o habilitou a participar da seleção de vagas para o programa de mestrado da Unesp para o ano letivo de 2019. O POSCOMP é promovido e aplicado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Da turma de 2016, a segunda do curso, Hiago Brajato foi orientado pela professora Luciene Cavalcanti Rodrigues, tendo apresentado o artigo "Aplicativo Mobile de Auxílio e Orientação para a Convivência com Pessoas Portadoras de Transtornos Depressivos e Ansiedade" na disciplina de Projeto Integrado, equivalente ao chamado TCC (Trabalho de conclusão de curso).

Hiago Brajato na colação de grau de dezembro de 2018

"Quanto à ideia de tentar ingressar no mestrado, isso veio principalmente da inspiração que eu tive dos professores, que sempre demonstram imensa satisfação no processo de lecionar e poder de transmitir conhecimento", relata o egresso. "Além da professora Luciene, os professores Cecílio Rodas, Marcelo Murari, e Ricardo Casado me ajudaram, dando apoio com dicas e cartas de recomendação para o ingresso no mestrado", revela.

A caminhada como aluno especial, contudo, não era a ideia inicial de Hiago Brajato, que hoje faz avaliação positiva dessa "forma mais tranquila de entrar e poder se adaptar ao estilo do programa sem estar tão pressionado". Segundo ele, "Se pudesse indicar à alguém, indicaria que entrasse como especial primeiramente". A área de concentração do programa é em Computação Aplicada.

Coordenação do curso comemora conquista

O professor Evandro de Araújo Jardini, coordenador do curso, destaca o esforço e a dedicação acadêmica do egresso. "O Hiago nos enche de orgulho com essa importante conquista. Ele fará parte de um seleto grupo de pessoas que possuem título de mestre", comenta. "Realmente, ele soube aproveitar a qualidade de ensino oferecida no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no câmpus Votuporanga do IFSP", crava o docente.