Clube de Leitura: Contos Brasileiros conclui atividades em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo

Publicado: Sábado, 20 de Fevereiro de 2021, 01h57 | Última atualização em Sábado, 20 de Fevereiro de 2021, 01h57 | Acessos: 1228

Ação extensionista foi promovida pelo Centro de Línguas (CeLin) do IFSP e teve encontro inaugural no Fliv 2020

Print de tela da transmissão do primeiro encontro

Oferecido pelo Centro de Línguas (CeLin) do Câmpus Votuporanga, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, o projeto de extensão intitulado Clube de Leitura: Contos Brasileiros reuniu, de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, cerca de 20 pessoas da comunidade interna e externa interessadas em debater textos literários. Ao todo, ocorreram 9 encontros, sempre às segundas-feiras, das 16h às 17h30, de maneira virutal, por meio da Plataforma Teams da Microsoft.

O objetivo era aproximar a literatura dos leitores, sem a necessidade de conhecimento formal de teoria literária, “fomentando a criticidade e leituras/interpretações menos referenciais de textos polissêmicos”, explica o professor Eduardo Cesar Catanozi, coordenador do projeto. A equipe docente foi formada por Aliana Lopes Câmara, Gerson Rossi dos Santos, Lucimar Bizio, Marina da Silva Margiotti Machado e Maria Cristina Ribeiro Colmati Lalo, responsável pelo Celin na unidade.

De novembro a dezembro, Giulia Nakamichi Samegima, então estudante do curso de Engenharia Elétrica, atuou como bolsista no projeto. De janeiro a fevereiro deste ano, foi a vez de Luis Enrico Fernandes Claro, do curso de Engenharia Civil. Os contos foram selecionados pelos professores de línguas do câmpus, com o auxílio dos bolsistas, os quais também ficaram responsáveis por trazer referências sobre autores e obras.

Os participantes que estavam nos encontros síncronos foram estimulados a apresentar leituras e/ou impressões sobre os contos. A consultora autônoma de cosméticos Solange dos Santos Oliveira, que participou ativamente do projeto, relata que foi uma experiência singular: “O Clube de Leitura foi muito importante para mim, enriqueceu meus conhecimentos literários e críticos, pois um único conto pode ser lido sob vários pontos de vista. Além disso, foi muito prazerosa a experiência, além de fazer novas amizades”.

Para a atriz e oficial de justiça aposentada Esmeraldina Reis de Araujo, os Encontros do Clube de Leitura - Contos Brasileiros foram prazerosos. “A equipe foi muito feliz na escolha dos escritores e dos contos. Tive oportunidade de acesso a contistas que eu ainda não conhecia e que me despertou o desejo de aprofundamento de suas obras. Tive ainda a possibilidade de revisitar outros contos e dialogar com os diferentes pontos de vista dos participantes, o que sem dúvida enriqueceu o processo”, analisa.

Parceria com a Secretaria Municipal da Cultural e Turismo. O encontro inaugural do Clube de Leitura – Contos aconteceu no dia 10 de dezembro, dentro da programação da edição 2020 do Festival Literário de Votuporanga (Fliv), evento 100% on-line, por conta da crise sanitária. A pasta colaborou ativamente com a divulgação das inscrições para o Clube da Leitura, no site da prefeitura municipal e em seus perfis nas redes sociais.

Material de divulgação também foi elaborado Secretaria de Cultura e Turismo

Em 2019, o Câmpus Votuporanga também participou do Fliv com a encenação da obra Morte e Vida Severina, tendo no elenco estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

YouTube. Todas as reuniões foram disponibilizadas no YouTube para participantes que não tiveram a oportunidade de assistir aos encontros transmitidos ao vivo. Confira, a seguir, os links dos encontros:

10/12/2020 - Felicidade Clandestina - Clarice Lispector

14/12/2020 - Passeio Noturno - Rubem Braga