Reunião inaugura parceria entre cursos de Licenciatura em Física no Pibid/IFSP

Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 23h24 | Última atualização em Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 23h57 | Acessos: 733

Objetivo é a integração dos futuros professores e a troca de experiências didático-pedagógicas

Print de tela da reunião virtual entre os Pibids (Câmpus Votuporanga e Birigui)

No dia 27 de janeiro, as equipes dos cursos de Licenciatura em Física dos Câmpus Votuporanga e Birigui, atuantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do IFSP, reuniram-se pela primeira vez, envolvendo estudantes-bolsistas, supervisores e coordenadores.

Segundo os professores Saulo Portes dos Reis e Marina da Silva Margiotti Machado, coordenadores do programa no Câmpus Votuporanga, os encontros de integração com o Pibid de Birigui acontecerão mensalmente. Já as ações locais são planejadas e desenvolvidas semanalmente desde o início desse projeto, em outubro de 2020.

Atualmente, 16 estudantes, 2 coordenadores e 2 supervisores participam do programa no Câmpus Votuporanga. Além dos professores Saulo e Marina, do IFSP, Dulcilene Flores de Paula e Ivan Carlos Andre são supervisores na E.E. Dr. José Manoel Lôbo, escola em que as atividades são desenvolvidas. As atuais 16 bolsas representam um recorde.

“Poder participar da iniciação à docência logo no meu primeiro ano da faculdade está sendo fundamental, não só para minha formação acadêmica, mas, também para minha formação pessoal”, reflete Juscilene Heloisa Marcello Freitas, estudante do 2º semestre de Licenciatura em Física do Câmpus Votuporanga. Por conta da crise sanitária, o ano letivo de 2020 encerra-se neste mês de fevereiro de 2021 na unidade.

No caso de Alexia Sampaio, que cursa a Licenciatura em Física no Câmpus Birigui, a participação em atividades do Pibid tem sido importante durante o período de pandemia. “É mais um motivo para eu continuar e tentar ser sempre melhor, além de ser um grande incentivo, ainda mais nesses tempos difíceis”, considera.

Ações durante a pandemia. Num breve balanço, os professores Saulo dos Reis e Marina Machado enumeram ações realizadas durante a crise sanitária, como o estudo de referencial teórico relacionado ao ensino de Física, o desenvolvimento de sequências didáticas, a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a análise do material didático da escola e a própria discussão sobre o Ensino Remoto Emergencial no contexto da pandemia.

Para os próximos meses, planeja-se o desenvolvimento de uma página de atividades online tendo como referência o currículo de Física do Estado de São Paulo, como uma forma de apoio às dificuldades dos alunos.

O que é Pibid? O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ocorre no ambiente de escolas públicas ainda na primeira parte do curso, sob acompanhamento. O licenciando tem oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública.

O curso de Licencitura em Física do Câmpus Votuporanga participa do Pibid desde 2018.

Assunto(s): Pibid , Licenciatura , Física