Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aproveitamento de Estudos

Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 20h20 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2024, 14h48 | Acessos: 1034

Aproveitamento de Estudos é o ato de dispensar disciplinas equivalentes a outras que o estudante já tenha cursado em curso anterior, desde que os cursos sejam do mesmo nível de ensino. O período de solicitação está previsto no Calendário Acadêmico.

O Extraordinário Aproveitamento de Estudos é o instrumento previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), pelo qual o estudante comprova, por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, que possui conhecimentos, habilidades e competências específicos da área de conhecimento do componente curricular do Curso de Graduação.

O Reconhecimento de Saberes e Competências Profissionais é o instrumento previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), por meio do qual a instituição de ensino realiza o reconhecimento dos saberes, habilidades e competências requeridos pelo perfil profissional de conclusão do curso e para o exercício das atividades laborais, que o estudante regularmente matriculado em seus cursos de educação profissional comprova, por meio de instrumentos de avaliação, aplicados por banca examinadora.


Procedimento:

  • Abrir um requerimento on-line de "Aproveitamento de Estudos", "Extraordinário Aproveitamento de Estudos" ou "Reconhecimento de Saberes e Competências Profissionais" via SUAP;
  • Anexar Requerimento próprio preenchido e assinado (Clique aqui);
  • Anexar Estrutura Curricular do Curso de origem;
  • Anexar Histórico Escolar contendo o nome do curso e das disciplinas, com especificação do período em que foram cursadas, porcentagens de frequência, carga horária e a nota ou conceito final;
  • Conteúdo programático, ou plano de ensino (autenticado de forma manual ou eletrônica) das disciplinas cursadas com aproveitamento, que sejam equivalentes à disciplina pleiteada, com a carga horária e a bibliografia utilizada.
  • Anexar outros documentos que comprovem experiência na área.

Regulamentação:


Tutorial:

1) Fazer login por meio do endereço https://suap.ifsp.edu.br:

 


 

2) No menu clique em "ENSINO", e em "Dados do Aluno":

 


 

3) Clique na aba "Requerimentos". Depois clique no botão "Adicionar Requerimento":

 


 

4) Depois clique em "Assuntos diversos":


 

5) Escolha no "tipo do requerimento" e clique no botão "Salvar":

 

 


 6) Anexe os documentos solicitados para esse procedimento de acordo com a Organização Didática.


7) Pronto! O requerimento foi criado. Agora a Coordenadoria de Registros Acadêmicos vai analisar e responder.

 


 Observação: As imagens acima são do SUAP acessado por um computador.



Em caso de dúvidas entrar em contato:

E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |   17 3426-6997
registrado em:
Fim do conteúdo da página