PIBIFSP – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP divulga resultado final

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 13h35 | Última atualização em Domingo, 16 de Maio de 2021, 05h37 | Acessos: 1496

Até o momento, 20 projetos serão contemplados com bolsas para alunos. Presidente do Comitê Científico do câmpus afirma que poderá haver suplementação

Foi publicado hoje, dia 15 de dezembro, conforme previsto no Edital nº 740/2017, o resultado final do processo seletivo do PIBIFSP – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. O PIBIFSP tem como finalidade dar suporte aos grupos formados por servidores e alunos, envolvidos no desenvolvimento de pesquisas, estimulando o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de futuros pesquisadores.

No câmpus Votuporanga, foram submetidos 28 projetos nas diversas áreas, propostos por 17 docentes. 27 dos projetos foram classificados e, desses, 20 deles receberão bolsas com recursos do câmpus, conforme aprovado na última reunião do Conselho de Câmpus, realizada no dia 07 de dezembro.

Todos os projetos foram avaliados por pareceristas externos ao câmpus (pelo menos dois avaliadores), os quais não tinham acesso à identificação de autoria. As propostas também receberam pontuações pelo currículo do proponente.

De acordo com o Prof. Me. Domício Moreira da Silva Júnior, presidente do COMPESQ – Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, “o PIBIFSP é importante porque auxilia no cumprimento de um dos requisitos legais da vocação dos institutos federais: a pesquisa, ao lado do ensino e da extensão”. E explicou: “O desenvolvimento de pesquisa estimula que o aluno se valha dos conteúdos aprendidos nas aulas para o desenvolvimento de suas investigações científicas, as quais, futuramente, poderão subsidiar trabalhos de extensão junto à comunidade. Isso cria um ciclo virtuoso, pois a comunidade pode trazer demandas diversas, as quais são debatidas no ensino e podem se transformar em novas pesquisas”.

No câmpus, o COMPESQ recebe os trabalhos submetidos ao PIBIFSP e os destina aos avaliadores. Posteriormente, de posse das avaliações,o comitê de pesquisa analisa as pontuações dos proponentes e faz a classificação dos projetos, segundo as regras estabelecidas em Edital.

Ainda segundo o Prof. Domício, será encaminhado à PRP – Pró-Reitoria de Pesquisa solicitação de bolsas suplementares a fim de que todos os projetos classificados no câmpus possam ser desenvolvidos. “É claro que esse é o nosso anseio. Contudo, teremos de aguardar o deferimento das instâncias superiores, o que dependerá de recursos financeiros disponíveis”, afirmou.

A escolha dos bolsistas que desenvolverão as pesquisas propostas nos projetos é de competência do orientador, o qual pode levar em consideração diversos critérios, tais como desempenho acadêmico, afinidade do acadêmico com o tema, relacionamento interpessoal, determinada competência específica, dentre outras.

Confira, abaixo, o resultado final do Edital nº 740/2017: