PIBIFSP: Aberto edital para seleção de projetos de Iniciação Científica com Bolsa de Estudos

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 12h42 | Última atualização em Domingo, 16 de Maio de 2021, 05h38 | Acessos: 1765

Inscrições deverão ser feitas até o dia 31 de outubro

Estão abertas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para o PIBIFSP – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, que selecionará projetos de iniciação científica para estudantes do Instituto Federal.

O PIBIFSP tem como finalidade dar suporte aos grupos formados por servidores e alunos, na realização de pesquisas, estimulando o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de futuros pesquisadores.

Os projetos de pesquisa deverão ser avaliados de acordo com alguns critérios, os quais levarão em conta: adequação como iniciação científica; atendimento a requisitos de textos científicos; objetivos; fundamentação teórica; estratégia metodológica; coerência entre os objetivos e as metas propostas; plano de trabalho; envolvimento do aluno nas atividades de pesquisa; bibliografia apresentada; infraestrutura necessária; potencial de inovação prevendo o desenvolvimento de soluções práticas na forma de produtos e/ou de processos; e inserção em um projeto de pesquisa maior ou continuidade a um projeto anterior.

As propostas deverão ser encaminhadas por um servidor proponente, que será pontuado de acordo com a sua experiência no envolvimento com o processo de pesquisa. Os projetos serão analisados por pesquisadores externos ao câmpus, sem a identificação do proponente, e receberão, também, pontuação classificatória.

As proposituras melhor pontuadas serão contempladas com uma bolsa de pesquisa para o aluno pesquisador. O valor das bolsas do PIBIFSP será equivalente ao da modalidade Iniciação Científica e Tecnológica (ITI) do CNPq na data da concessão, de acordo com a Portaria SETEC/MEC nº58, de 21 de novembro de 2014.

Segundo o coordenador de pesquisa do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, Prof. Me. Domício Moreira da Silva Junior, o PIBIFSP, além de estimular o cumprimento da missão institucional do Instituto Federal no atendimento ao tripé “Ensino – Pesquisa – Extensão”, fomenta a pesquisa no câmpus e a bolsa é uma forma de despertar o interesse do aluno para trabalhar com a pesquisa: “Fruto desse trabalho, o aluno amplia seu senso crítico e as habilidades para interpretar resultados nas diversas áreas”, explicou.

Ainda conforme o Prof. Domício, o câmpus Votuporanga destaca-se na pesquisa porque, em anos anteriores, atingiu números bastante expressivos em relação à quantidade de alunos pesquisadores e trabalhos desenvolvidos. Com relação à qualidade, os resultados são igualmente bastante positivos em congressos de iniciação científica de anos anteriores. Por exemplo, no CONICT do ano passado, veio para o câmpus Votuporanga a premiação de melhor trabalho da área de Ciências Exatas para um projeto de iniciação científica realizado por um aluno do Ensino Médio, sob a orientação do Prof. Dr. Osvandre Alves Martins. Além disso, sob a orientação do Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis, uma pesquisa fruto de iniciação científica do câmpus gerou publicação em um congresso internacional.

Em 2015, no Cutuca – V Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos da Unicamp, o trabalho “Desenvolvimento e Análise dos Resultados Obtidos entre Dois Modelos Simplificados de Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC)”, desenvolvido com bolsa pelo aluno do câmpus Votuporanga Henrique Borges Toninatto, sob a orientação do Prof. Me. Urandi Gratão, recebeu o prêmio de 2º lugar na modalidade “Protótipo”. De acordo com o Prof. Urandi, o resultado obtido foi muito importante para o aluno, tanto para a vida acadêmica quanto para o crescimento pessoal. “Ele nem imaginava que um dia participaria de um congresso. Fazer isso no Ensino Médio e ainda ser reconhecido foi um grande feito”.

Um dos bolsistas do PIBIFSP de 2017, Eduardo Albacete, aluno do 4º período do Curso de Física e orientando do Prof. Dr. José Ricardo Camilo Pinto, também destacou a importância do envolvimento em um projeto de iniciação científica na vida acadêmica do estudante, pois amplia os horizontes acerca de determinado tema. “A pesquisa que estou desenvolvendo pode ser aplicada no meu curso de graduação e também me proporciona, já no 2º ano do curso, vivenciar o funcionamento de um projeto sério de iniciação científica”. E complementou: “Será muito útil tanto para a elaboração do TCC quanto para outras pesquisas em nível de pós-graduação. Além disso, por meio da pesquisa que estou desenvolvendo, poderei viver a experiência de participar de congressos de iniciação científica”, complementou.

O resultado preliminar dos projetos selecionados no PIBIFSP deverá ser publicado no dia 05 de dezembro e o resultado final será conhecido no dia 15 de dezembro. Os proponentes dos projetos de pesquisa selecionados poderão indicar e cadastrar os alunos bolsistas do dia 1º ao dia 23 de fevereiro de 2018. Os projetos que atingirem a pontuação mínima – mas que não forem contemplados com bolsa – poderão ser desenvolvidos como voluntários.

Para mais informações, acesse o edital do PIBIFSP aqui, ou procure, no câmpus, o Comitê de Pesquisa.

Foto de uma reunião do Comitê de Pesquisa

Foto do último CONICT