Edital da Política de Assistência Estudantil (PAE) para o 1º semestre de 2023
Publicado em 02 de maio o Resultado Final das Novas Inscrições
A Diretoria Geral do Câmpus Votuporanga, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), informa que estão abertas as inscrições para a Política de Assistência Estudantil – PAE (Programa de Auxílio Permanência e Programa de Ações Universais).
As inscrições devem ser feitas a partir de 06 de março, conforme o cronograma abaixo, pelo Sistema SUAP.
É importante ressaltar que esse processo visa não só ao cadastro de novos(as) estudantes, mas também à renovação e atualização das informações dos(as) estudantes que fizeram parte do programa nos anos anteriores. Dessa forma, todos(as) os(as) interessados(as) devem participar para garantir a inserção e/ou permanência no programa durante o ano 2023.
Podem se inscrever nesse edital todos(as) os(as) estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos técnicos e superiores oferecidos pelo câmpus. Para efeitos de contemplação, será feita análise da situação socioeconômica dos(as) participantes, levando-se em consideração o critério da renda mensal familiar, que não pode ultrapassar um salário mínimo e meio por pessoa
Leia atentamente o Edital PAE 146/2023 e confira o tutorial que o IFSP preparou Tutorial (Clique aqui)
Período de Inscrição de acordo com a modalidade:
Recadastramento
|
06/03 a 19/03/2023
|
Novas inscrições 1° semestre
|
06/03 a 02/04/2022
Inscrições prorrogadas até 09/04/2023
|
Resultado Provisório
Observação: os recursos devem ser submetidos até dia 28/04/2023 via Suap.
Resultado Final
|
Renovação
|
Agosto
|
Novas Inscrições 2° semestre
|
Agosto
|
Documentos e anexos:
Edital PAE 146/2023
Prorrogação das inscrições
Comunicado sobre documentos faltantes (PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DE 18/04 a 23/04)
Anexo I - Novas Inscrições
Anexo II - Termo de responsabilidade - Recadastramento 2023
Anexo III - Termo de ciência dos pais ou responsáveis
Anexo IV - Auxílio moradia
Anexo V - Declaração de aluguel
Anexo VI - Auxílio didático-pedagógico
Anexo VII - Declaração de transporte
Anexo VIII - Declaração de renda
Anexo IX - Auxílio creche
O IFSP preparou tutorais para auxiliar os estudantes que desejam se inscrever:
Primeiro acesso ao Suap
Primeiro acesso ao Suap
1º passo
1º passo: Preenchimento da caracterização Sócioeconômica:
2º passo
2º passo: Preenchimento do Detalhamento, moradia, auxílios e composição familiar:
3º passo
3º passo: envio da documentação comprobatória:
4º passo
Esclarecimentos sobre a documentação de renda
Caro estudante, se você tem dúvidas sobre a documentação de renda a ser entregue para a inscrição no Programa de Auxílio Permanência, fique atento às seguintes informações:
Para que o processo de análise do Auxílio Permanência ocorra dentro dos prazos previstos é obrigatório envio de documentos atualizados e legíveis, do estudante e de seus familiares.
Vejamos alguns exemplos de situações de renda mais comuns e a documentação necessária:
Se você e seus familiares estão empregados, basta enviar um comprovante atualizado dos contracheques de todos.
Já nos casos onde o estudante ou um familiar esteja desempregado e, portanto, sem renda, é necessário enviar cópias das seguintes páginas da carteira de trabalho:
- folhas de identificação (página onde consta a foto e a qualificação civil);
- última anotação de contrato de trabalho (se houver);
- e a página seguinte em branco, além de enviar o anexo referente à declaração sem renda.
Para as situações nas quais o desemprego é recente e o membro da família esteja recebendo Seguro Desemprego é obrigatório o envio do termo de rescisão do último contrato de trabalho ou o comprovante de recebimento de respectivas parcelas do seguro desemprego.
Nos casos dos trabalhadores informais, é necessário o envio das páginas que acabamos de mencionar da carteira de trabalho e o preenchimento de declaração onde conste o valor médio de rendimentos por mês.
Se você é maior de 18 anos e não possui Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), deverá preencher a declaração sem renda e informar que não possui o documento.
Aos trabalhadores autônomos, é necessário enviar um comprovante recente de pro labore ou a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE), além da guia de recolhimento ao INSS do mês anterior à abertura do edital, ou a declaração de autônomo (caso seja exigido no edital de seu câmpus).
Aposentados devem enviar o extrato atualizado do pagamento do benefício.
Pensionistas devem apresentar um comprovante atualizado de pagamento de pensão por morte.
Outra situação muito comum são os estagiários. Nesse caso, você deverá enviar uma declaração da empresa onde conste o valor da remuneração ou a cópia do contrato onde essa informação esteja atualizada.
Aos estudantes cujas famílias participam de programas sociais de transferência de renda como o Bolsa Família, por exemplo, solicitamos que faça o envio do extrato mais recente.
Para os casos de pessoas com deficiência ou/e idosos, é necessário o envio do comprovante do benefício recebido.
Para os casos de pensão alimentícia formal, é necessário o envio de um comprovante atualizado dos valores recebidos.
No caso de pensão alimentícia informal, deve-se apresentar uma declaração atestando os valores recebidos.
Caso a família tenha rendimentos extras (aluguel, por exemplo) deverá apresentar um comprovante ou declaração informando os valores atualizados.
Por fim, caso a sua situação de renda não tenha sido mencionada aqui, orientamos que entre em contato com a coordenadoria sociopedagógica do seu câmpus.
Dúvidas e informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 17 3426-6985 17 3426-6986
As inscrições devem ser feitas a partir de 06 de março, conforme o cronograma abaixo, pelo Sistema SUAP.
É importante ressaltar que esse processo visa não só ao cadastro de novos(as) estudantes, mas também à renovação e atualização das informações dos(as) estudantes que fizeram parte do programa nos anos anteriores. Dessa forma, todos(as) os(as) interessados(as) devem participar para garantir a inserção e/ou permanência no programa durante o ano 2023.
Podem se inscrever nesse edital todos(as) os(as) estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos técnicos e superiores oferecidos pelo câmpus. Para efeitos de contemplação, será feita análise da situação socioeconômica dos(as) participantes, levando-se em consideração o critério da renda mensal familiar, que não pode ultrapassar um salário mínimo e meio por pessoa
Leia atentamente o Edital PAE 146/2023 e confira o tutorial que o IFSP preparou Tutorial (Clique aqui)
Período de Inscrição de acordo com a modalidade:
Recadastramento
|
06/03 a 19/03/2023
|
Novas inscrições 1° semestre
|
06/03 a 02/04/2022
Inscrições prorrogadas até 09/04/2023
|
Resultado Provisório
Observação: os recursos devem ser submetidos até dia 28/04/2023 via Suap.
Resultado Final
|
Renovação
|
Agosto
|
Novas Inscrições 2° semestre
|
Agosto
|
Documentos e anexos:
Edital PAE 146/2023
Prorrogação das inscrições
Comunicado sobre documentos faltantes (PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DE 18/04 a 23/04)
Anexo I - Novas Inscrições
Anexo II - Termo de responsabilidade - Recadastramento 2023
Anexo III - Termo de ciência dos pais ou responsáveis
Anexo IV - Auxílio moradia
Anexo V - Declaração de aluguel
Anexo VI - Auxílio didático-pedagógico
Anexo VII - Declaração de transporte
Anexo VIII - Declaração de renda
Anexo IX - Auxílio creche
O IFSP preparou tutorais para auxiliar os estudantes que desejam se inscrever:
Primeiro acesso ao Suap
Primeiro acesso ao Suap
1º passo
1º passo: Preenchimento da caracterização Sócioeconômica:
2º passo
2º passo: Preenchimento do Detalhamento, moradia, auxílios e composição familiar:
3º passo
3º passo: envio da documentação comprobatória:
4º passo
Esclarecimentos sobre a documentação de renda
Caro estudante, se você tem dúvidas sobre a documentação de renda a ser entregue para a inscrição no Programa de Auxílio Permanência, fique atento às seguintes informações:
Para que o processo de análise do Auxílio Permanência ocorra dentro dos prazos previstos é obrigatório envio de documentos atualizados e legíveis, do estudante e de seus familiares.
Vejamos alguns exemplos de situações de renda mais comuns e a documentação necessária:
Se você e seus familiares estão empregados, basta enviar um comprovante atualizado dos contracheques de todos.
Já nos casos onde o estudante ou um familiar esteja desempregado e, portanto, sem renda, é necessário enviar cópias das seguintes páginas da carteira de trabalho:
- folhas de identificação (página onde consta a foto e a qualificação civil);
- última anotação de contrato de trabalho (se houver);
- e a página seguinte em branco, além de enviar o anexo referente à declaração sem renda.
Para as situações nas quais o desemprego é recente e o membro da família esteja recebendo Seguro Desemprego é obrigatório o envio do termo de rescisão do último contrato de trabalho ou o comprovante de recebimento de respectivas parcelas do seguro desemprego.
Nos casos dos trabalhadores informais, é necessário o envio das páginas que acabamos de mencionar da carteira de trabalho e o preenchimento de declaração onde conste o valor médio de rendimentos por mês.
Se você é maior de 18 anos e não possui Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), deverá preencher a declaração sem renda e informar que não possui o documento.
Aos trabalhadores autônomos, é necessário enviar um comprovante recente de pro labore ou a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE), além da guia de recolhimento ao INSS do mês anterior à abertura do edital, ou a declaração de autônomo (caso seja exigido no edital de seu câmpus).
Aposentados devem enviar o extrato atualizado do pagamento do benefício.
Pensionistas devem apresentar um comprovante atualizado de pagamento de pensão por morte.
Outra situação muito comum são os estagiários. Nesse caso, você deverá enviar uma declaração da empresa onde conste o valor da remuneração ou a cópia do contrato onde essa informação esteja atualizada.
Aos estudantes cujas famílias participam de programas sociais de transferência de renda como o Bolsa Família, por exemplo, solicitamos que faça o envio do extrato mais recente.
Para os casos de pessoas com deficiência ou/e idosos, é necessário o envio do comprovante do benefício recebido.
Para os casos de pensão alimentícia formal, é necessário o envio de um comprovante atualizado dos valores recebidos.
No caso de pensão alimentícia informal, deve-se apresentar uma declaração atestando os valores recebidos.
Caso a família tenha rendimentos extras (aluguel, por exemplo) deverá apresentar um comprovante ou declaração informando os valores atualizados.
Por fim, caso a sua situação de renda não tenha sido mencionada aqui, orientamos que entre em contato com a coordenadoria sociopedagógica do seu câmpus.
Dúvidas e informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 17 3426-6985 17 3426-6986
As inscrições devem ser feitas a partir de 06 de março, conforme o cronograma abaixo, pelo Sistema SUAP.
É importante ressaltar que esse processo visa não só ao cadastro de novos(as) estudantes, mas também à renovação e atualização das informações dos(as) estudantes que fizeram parte do programa nos anos anteriores. Dessa forma, todos(as) os(as) interessados(as) devem participar para garantir a inserção e/ou permanência no programa durante o ano 2023.
Podem se inscrever nesse edital todos(as) os(as) estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos técnicos e superiores oferecidos pelo câmpus. Para efeitos de contemplação, será feita análise da situação socioeconômica dos(as) participantes, levando-se em consideração o critério da renda mensal familiar, que não pode ultrapassar um salário mínimo e meio por pessoa
Leia atentamente o Edital PAE 146/2023 e confira o tutorial que o IFSP preparou Tutorial (Clique aqui)
Período de Inscrição de acordo com a modalidade:
Recadastramento
|
06/03 a 19/03/2023
|
Novas inscrições 1° semestre
|
06/03 a 02/04/2022
Inscrições prorrogadas até 09/04/2023
|
Resultado Provisório
Observação: os recursos devem ser submetidos até dia 28/04/2023 via Suap.
Resultado Final
|
Renovação
|
Agosto
|
Novas Inscrições 2° semestre
|
Agosto
|
Documentos e anexos:
Edital PAE 146/2023
Prorrogação das inscrições
Comunicado sobre documentos faltantes (PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DE 18/04 a 23/04)
Anexo I - Novas Inscrições
Anexo II - Termo de responsabilidade - Recadastramento 2023
Anexo III - Termo de ciência dos pais ou responsáveis
Anexo IV - Auxílio moradia
Anexo V - Declaração de aluguel
Anexo VI - Auxílio didático-pedagógico
Anexo VII - Declaração de transporte
Anexo VIII - Declaração de renda
Anexo IX - Auxílio creche
O IFSP preparou tutorais para auxiliar os estudantes que desejam se inscrever:
Primeiro acesso ao Suap
Primeiro acesso ao Suap
1º passo
1º passo: Preenchimento da caracterização Sócioeconômica:
2º passo
2º passo: Preenchimento do Detalhamento, moradia, auxílios e composição familiar:
3º passo
3º passo: envio da documentação comprobatória:
4º passo
Esclarecimentos sobre a documentação de renda
Caro estudante, se você tem dúvidas sobre a documentação de renda a ser entregue para a inscrição no Programa de Auxílio Permanência, fique atento às seguintes informações:
Para que o processo de análise do Auxílio Permanência ocorra dentro dos prazos previstos é obrigatório envio de documentos atualizados e legíveis, do estudante e de seus familiares.
Vejamos alguns exemplos de situações de renda mais comuns e a documentação necessária:
Se você e seus familiares estão empregados, basta enviar um comprovante atualizado dos contracheques de todos.
Já nos casos onde o estudante ou um familiar esteja desempregado e, portanto, sem renda, é necessário enviar cópias das seguintes páginas da carteira de trabalho:
- folhas de identificação (página onde consta a foto e a qualificação civil);
- última anotação de contrato de trabalho (se houver);
- e a página seguinte em branco, além de enviar o anexo referente à declaração sem renda.
Para as situações nas quais o desemprego é recente e o membro da família esteja recebendo Seguro Desemprego é obrigatório o envio do termo de rescisão do último contrato de trabalho ou o comprovante de recebimento de respectivas parcelas do seguro desemprego.
Nos casos dos trabalhadores informais, é necessário o envio das páginas que acabamos de mencionar da carteira de trabalho e o preenchimento de declaração onde conste o valor médio de rendimentos por mês.
Se você é maior de 18 anos e não possui Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), deverá preencher a declaração sem renda e informar que não possui o documento.
Aos trabalhadores autônomos, é necessário enviar um comprovante recente de pro labore ou a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE), além da guia de recolhimento ao INSS do mês anterior à abertura do edital, ou a declaração de autônomo (caso seja exigido no edital de seu câmpus).
Aposentados devem enviar o extrato atualizado do pagamento do benefício.
Pensionistas devem apresentar um comprovante atualizado de pagamento de pensão por morte.
Outra situação muito comum são os estagiários. Nesse caso, você deverá enviar uma declaração da empresa onde conste o valor da remuneração ou a cópia do contrato onde essa informação esteja atualizada.
Aos estudantes cujas famílias participam de programas sociais de transferência de renda como o Bolsa Família, por exemplo, solicitamos que faça o envio do extrato mais recente.
Para os casos de pessoas com deficiência ou/e idosos, é necessário o envio do comprovante do benefício recebido.
Para os casos de pensão alimentícia formal, é necessário o envio de um comprovante atualizado dos valores recebidos.
No caso de pensão alimentícia informal, deve-se apresentar uma declaração atestando os valores recebidos.
Caso a família tenha rendimentos extras (aluguel, por exemplo) deverá apresentar um comprovante ou declaração informando os valores atualizados.
Por fim, caso a sua situação de renda não tenha sido mencionada aqui, orientamos que entre em contato com a coordenadoria sociopedagógica do seu câmpus.
Dúvidas e informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 17 3426-6985 17 3426-6986
Redes Sociais