Instituto Federal conclui curso a pessoas cegas e de baixa visão

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2016, 11h32 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2017, 22h47 | Acessos: 869

Parceria entre o IFSP e o IDAV deverá ter continuidade no próximo ano

De agosto a dezembro de 2016, o Instituto Federal ofereceu um curso de extensão de Conversação Básica em Língua Espanhola, ministrado pela Profa. Willianice Soares Maia, a pessoas cegas e de baixa visão.

As aulas foram realizadas no IDAV – Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga, ativo desde 1997, e que tem ajudado, todos os dias, crianças, adolescentes e idosos a traçarem novos rumos a suas vidas.

Os principais objetivos do curso foram atender e estabelecer as relações básicas em situações de intercâmbio com falantes de língua espanhola, a fim de que possam expressar sentimentos, ideias e vivências em situações orais.

Para a Profa. Willianice, a experiência foi muito gratificante, pois essa comunidade, tantas vezes esquecida, necessita de atenção e carinho. “Nós do IFSP tivemos a oportunidade de atuar com esse público que está em busca de colaboradores e voluntários que possam levar amor e oportunidades”, explicou.

No encerramento das atividades neste ano, além da professora Willianice, estiveram presentes o Diretor Adjunto Educacional do Câmpus Votuporanga, Prof. Me. Devair Rios Garcia, e o psicólogo Dr. Alexandre da Silva de Paula. A parceria entre o IDAV e o Instituto Federal deverá ser renovada no próximo ano.

O IDAV

O Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga é uma Entidade de Assistência Social que, de acordo com os termos da legislação vigente, presta “Atendimento, Defesa e Garantia de Direitos”, atuando de forma continuada, permanente e planejada.

O IDAV foi fundado pelo Oftalmologista Dr. Bendito Aurélio Martins de Lacerda e funcionava na casa do médico, onde havia um grupo de deficientes visuais e auditivos, além de voluntários para exercer as atividades. Atualmente, o IDAV é uma entidade civil, sem fins lucrativos, composta por uma diretoria com mandato de dois anos, engajada com a emancipação, proporcionando serviços gratuitos, através de oficinas desenvolvidas por profissionais qualificados e buscando a garantia de direitos das pessoas com deficiência.
Foto da Profa. Willianice e Devair com um membro do IDAV
Mesa longa com várias pessoas sentadas.
Momento no encerramento das atividades