Alunos do Ensino Médio realizam pesquisa sobre racismo
Alunos e servidores do Câmpus Votuporanga foram entrevistados
Os discentes do 3° ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (Parceria IFSP - Uzenir) Donizete Correia Júnior, Lucas Diego de Oliveira Rodrigues, Leonan Augusto Massete Perá, Bianca Murielle Queiroz Zuculoto, Ana Laura Leme de Souza e Kátia Rocha Giraldi realizam durante o mês de setembro uma pesquisa sobre o movimento negro (racismo) para a disciplina de Sociologia ministrada pelo professor de sociologia Welder Inamorato.
Os alunos pesquisaram reportagens divulgadas na internet que retratam ocorrências de racismo no Brasil e no mundo. O discente Leonan destacou um caso recente de homicídio contra negros nos EUA. Nesse caso, o ambulante Eric Garner, pai de 6 filhos, negro, foi abordado por vários policiais, recebeu uma gravata (golpe de luta braçal) e faleceu no local. Os discentes pesquisaram, também, leis que tratam dos direitos dos negros, o que envolvem as Políticas de Ações Afirmativas, como a Lei de Cotas Raciais. Para a parte prática do trabalho, eles entrevistaram cerca de 100 alunos, além de servidores do Câmpus Votuporanga. Segundo Bianca, cerca de 20% dos entrevistados relataram que sofreram racismo. A discente afirmou que a maioria das práticas de racismo começam com brincadeiras, mesmo no ambiente escolar, desta forma, seria importante mais ações de conscientização para combater essas atitudes. A discente concluiu que o racismo também envolve a opção de cada indivíduo. Lucas disse que a divulgação está ocorrendo no câmpus através da confecção de cartazes que foram fixados nos murais com objetivo de sensibilizar a comunidade escolar. Leonan acrescentou que não houve relatos de violência física devido ao racismo, mas que essas atitudes têm consequências psicológicas na vida das pessoas.
O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) apoia todas as ações de docentes e servidores que contribuam para a tolerância racial e para o respeito às diferenças no espaço escolar, tendo em vista a formação cidadã e a humanização das relações.
Alunos responsáveis pela pesquisa | Resultados da pesquisa |
Cartaz de conscientização | Cartazes de conscientização |
registrado em:
Notícias
Redes Sociais