Alunos do Ensino Médio realizam pesquisa sobre racismo

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 12h42 | Última atualização em Terça, 14 de Maio de 2019, 16h27 | Acessos: 853

Alunos e servidores do Câmpus Votuporanga foram entrevistados

Os discentes do 3° ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (Parceria IFSP - Uzenir) Donizete Correia Júnior, Lucas Diego de Oliveira Rodrigues, Leonan Augusto Massete Perá, Bianca Murielle Queiroz Zuculoto, Ana Laura Leme de Souza e Kátia Rocha Giraldi realizam durante o mês de setembro uma pesquisa sobre o movimento negro (racismo) para a disciplina de Sociologia ministrada pelo professor de sociologia Welder Inamorato.

Os alunos pesquisaram reportagens divulgadas na internet que retratam ocorrências de racismo no Brasil e no mundo. O discente Leonan destacou um caso recente de homicídio contra negros nos EUA. Nesse caso, o ambulante Eric Garner, pai de 6 filhos, negro, foi abordado por vários policiais, recebeu uma gravata (golpe de luta braçal) e faleceu no local. Os discentes pesquisaram, também, leis que tratam dos direitos dos negros, o que envolvem as Políticas de Ações Afirmativas, como a Lei de Cotas Raciais. Para a parte prática do trabalho, eles entrevistaram cerca de 100 alunos, além de servidores do Câmpus Votuporanga. Segundo Bianca, cerca de 20% dos entrevistados relataram que sofreram racismo. A discente afirmou que a maioria das práticas de racismo começam com brincadeiras, mesmo no ambiente escolar, desta forma, seria importante mais ações de conscientização para combater essas atitudes. A discente concluiu que o racismo também envolve a opção de cada indivíduo. Lucas disse que a divulgação está ocorrendo no câmpus através da confecção de cartazes que foram fixados nos murais com objetivo de sensibilizar a comunidade escolar. Leonan acrescentou que não houve relatos de violência física devido ao racismo, mas que essas atitudes têm consequências psicológicas na vida das pessoas.

O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) apoia todas as ações de docentes e servidores que contribuam para a tolerância racial e para o respeito às diferenças no espaço escolar, tendo em vista a formação cidadã e a humanização das relações.
Foto dos alunos responsáveis pela pesquisa    Cartaz com informações da pesquisa
Alunos responsáveis pela pesquisa    Resultados da pesquisa
Exemplo de cartaz de conscientização    Exemplo de cartaz de conscientização
Cartaz de conscientização    Cartazes de conscientização