Professores do campus participam de evento em Brasília que define padrões de desempenho de docentes e recém-formados
Evento reúne 400 docentes para analisar questões do Enade das Licenciaturas e da PND

Os professores Ivair Fernandes de Amorim, Maria Cristina Ribeiro Colmati Lalo e Alexandre Melo de Oliveira (Arquivo pessoal).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reuniu, de 24 a 28 de novembro, na primeira rodada, e de 02 a 05 de dezembro, na segunda rodada, em Brasília (DF), 400 professores de todo o país. São docentes da educação básica e de universidade atuantes em 17 áreas de licenciaturas, no ensino superior ou na educação básica, selecionados para participar de um método de definição dos padrões de desempenho do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas e da Prova Nacional Docente (PND) – Método Angoff.
Do campus Votuporanga participaram os professores Alexandre Melo de Oliveira, Eduardo César Catanozi, Eduardo Rogério Gonçalves, Ivair Fernandes de Amorim, Maria Cristina Ribeiro Colmati Lalo.
Divididos em 34 salas, os especialistas atuaram como júris. Tinham como objetivo avaliar a probabilidade de os candidatos acertarem os itens do exame, a partir dos níveis de desempenho pré-estabelecidos por matrizes de referência que definem os conteúdos, habilidades e competências a serem avaliados no Enade e na PND.


Os professores Alexandre Melo de Oliveira, Eduardo Rogério Gonçalves, Maria Cristina Ribeiro Colmati Lalo e Eduardo César Catanozi (Arquivo pessoal).
Método Angoff – Trata-se de metodologia de definição, realizada pelo Inep, para estimar, em múltiplas rodadas de avaliação, a porcentagem de acerto de cada item da prova, tendo como parâmetro o perfil de um docente recém-graduado no Brasil. O trabalho auxilia na qualificação da educação no país a partir de critérios estabelecidos para a compreensão da proficiência dos alunos em cada uma das áreas avaliadas.
Informações adaptadas da página do INEP.

Reunião de instrução (INEP).

Redes Sociais