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Protagonismos atípicos consolidam Encontro sobre Autismo de Votuporanga

Publicado: Sábado, 01 de Novembro de 2025, 11h30 | Última atualização em Sábado, 01 de Novembro de 2025, 19h32 | Acessos: 455

3ª edição do evento gratuito reuniu 1000 participantes de 104 cidades e 8 estados do país


"Sejam bem-vindos ao maior evento de democratização e colaborativo sobre conhecimento do autismo do Estado de São Paulo"

 

Ana Cláudia Picolini, servidora do IFSP, mãe atípica e idealizadora do GETEA, em sua fala de abertura [Fotografia: Guilherme Ueda pelo IFSP]


No último sábado (25), aconteceu o 3º Encontro sobre Autismo de Votuporanga, realizado em colaboração com a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Educação, e o Grupo de Estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista (Getea), idealizado pela mãe atípica e servidora do IFSP Ana Cláudia Picolini. Pela manhã, os participantes foram recebidos no Votuporanga Clube para credenciamento e duas palestras; durante o período da tarde, no Campus Votuporanga, participaram de duas rodadas de workshops (oficinas). O evento teve como lema “Informação gera empatia, empatia gera respeito” e compôs a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025) do campus.

Na abertura, estiveram presentes autoridades locais, regionais e estaduais: Ivonete Félix do Nascimento, secretária municipal da Saúde, representando o prefeito de Votuporanga-SP Jorge Seba, a servidora Juliana Vieira Lacerda, representando o secretário municipal de Educação Ederson Marcelo Batista, o assessor e ex-vereador Osvaldo Carvalho, representando o deputado estadual Carlão Pignatari, o vereador Marcão Braz, representando a Câmara Municipal de Votuporanga e José Antônio Tatai, pelo Consórcio Intermunicipal do Noroeste Paulista. O administrador e Diretor-geral do Campus Votuporanga Ricardo Teixeira Domingues representou o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), coorganizador do evento.

Ana Cláudia Picolini saudou os participantes e desejou que o dia de atividades fosse de leveza e esperança: “Sejam bem-vindos ao maior evento de democratização e colaborativo sobre conhecimento do autismo do Estado de São Paulo”. Em seguida, Wallace De Lira subiu ao palco para a palestra “Uma mente que não consegue se encaixar”, centrada em relatos pessoais e aspectos científicos do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ativista autista, escritor e estudante de psicologia, em 2022 começou a produzir e veicular conteúdo em plataformas digitais. “Minha mãe é professora e eu valorizo muito esses profissionais… A verdadeira inclusão transforma não apenas o educando, mas toda a comunidade escolar”, defendeu.

 

Wallace de Lira emocionou a plateia ao ler uma carta a sua avó e a sua mãe [Fotografia: Guilherme Ueda pelo IFSP)


Às 10h30, foi a vez do professor e pesquisador na área de neurociência e neuroeducação Nino Paixão palestrar ao público formado por estudantes e profissionais da saúde e da educação, autistas e familiares de autistas e membros da sociedade interessados no tema. Com bom humor, o pesquisador destacou a importância de se evitar a hiperconectividade para a preservação da saúde do cérebro humano. Das mãos de Ana Cláudia, o palestrante recebeu um troféu de participação e encerrou as atividades matutinas do evento.

 

O professor e pesquisador Nino Paixão apresentou a perspectiva da neuroeducação [Fotografia: Guilherme Ueda pelo IFSP]


A partir do meio-dia, os participantes foram recebidos no Campus Votuporanga com food trucks locais (praça de alimentação), que aderiram a uma Chamada Pública. Das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h, houve a oferta de 2 workshops (oficinas), escolhidos no ato de inscrição para o evento. Confira a lista das 21 opções multitemáticas disponibilizadas:

Título

Profissional ministrante

Manejo de Comportamento

Janaína Moreira (Psicóloga)

Escola x Diagnóstico x Família

Alexandra de Paula (Psicóloga)

Educação Sexual no Autismo: como educar e orientar com respeito e cuidado

Daniela Camargo (Psicóloga)

Autismo em Sala de Aula: um Estudo de Caso e a Construção de Estratégias Pedagógicas

Kátia Lima (Educadora)

Corpo e Movimento como ferramentas de Inclusão

Fernanda Blanco (Professora e mãe atípica)

AEE (Atendimento Educacional Especializado): Inclusão que transforma

Franciella Machado Sarmento (Professora e psicopedagoga)

Rigidez cognitiva no autismo

Gabriela Jodas e Bárbara Mesquita (Psicólogas)

Autismo Feminino: para além dos anjos azuis

Gabriela Caporalini Teodoro (Estudante de Psicologia)

Inclusão no ensino superior: desafios e possibilidades

Giovana Cristante (Psicóloga)

Desvendando o PEI

Gisele Albuquerque (Psicopedagoga)

Música como ferramenta facilitadora no ensino e aprendizagem

Jacqueline Valini Santos (Musicoterapeuta)

Muito além da fala: recursos de Comunicação Alternativa na escola

Joyce Pereira (Fonoaudióloga)

Habilidades sociais: o que são e como posso promover?

Juliana Santos (Psicóloga)

Acomodações Sensoriais: quando o espaço acolhe e a inclusão se torna possível

Laurie Marangon e Beatriz Pachelli (Terapeutas Ocupacionais)

Para além de cuidar de quem cuida!

Luciana Nakata (Psicóloga)

Estratégias lúdicas para estimular habilidades de crianças autistas

Márcia Pinheiro (Pedagoga)

Suportes visuais e adaptações na educação de pessoas com deficiência

Nayara Castellano (Neuropsicopedagoga)

Autismo: Fala, Linguagem e Comunicação

Nazima Simonato (Fonoaudióloga)

Adaptação de atividades: práticas que otimizam o trabalho do professor

Nilma Veroneis (Professora do Ensino Fundamental)

Preparar para aprender: explorando os pré-requisitos na Educação Infantil

Tarsila Quatrochi (Pedagoga)

Medicação como aliada no tratamento do TOD, TEA e TDAH

Rafaela Corgozinho (Psiquiatra infantil)


A professora Nilma Veroneis no workshop sobre adaptação de atividades para estudantes autistas [Fotografia: Augusto Miceno pelo IFSP]


Carneirinho-MG. A cidade de Votuporanga recebeu diversos ônibus e vans dos mais de 100 municípios com participantes inscritos. A cidade mineira de Carneirinho, distante 154 quilômetros, trouxe 32 pessoas. A assistente pedagógica Grazielle Rezende Queiroz Lezo atua na rede pública daquele município e participou pela segunda vez do evento. “Vim em 2024 e fiquei apaixonada pelo evento e pelo grupo de estudos”. A educadora participou de seletiva do GETEA, da qual é membro. “Depois que entrei, mudou minha visão a respeito do TEA. O processo é árduo, porém, agora o vejo de forma mais leve”, disse.

A educadora Grazielle Lezo, de Carneirinho-MG, e Ana Cláudia Picolini [Fotografia: Augusto Miceno pelo IFSP]


Registro fotográfico da caravana de Carneirinho-MG [Fotografia: arquivo pessoal de Grazielle Lezo]


GETEA. O Grupo de Estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista foi fundado pela mãe atípica, educadora e servidora do IFSP Ana Cláudia Picolini em setembro de 2022 com o objetivo principal de oferecer capacitações gratuitas. A iniciativa resultou no 1º Encontro sobre Autismo de Votuporanga, em 2023. No ano seguinte, ocorreu a segunda edição. Em agosto de 2025, o GETEA e o IFSP, por meio do Campus Votuporanga, assinaram um Protocolo de Intenções, formalizando a colaboração que começara na primeira edição do evento.

O setor de Tecnologia da Informação do IFSP foi responsável pelo sistema de inscrições. Na execução do evento do último sábado, 12 servidores do IFSP estiveram envolvidos diretamente. A equipe atuou em conjunto com as voluntárias do GETEA. A servidora Ana Cláudia Picolini também é membro da equipe de Formação Continuada e do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Votuporanga.

 

Equipe de servidores do IFSP após a finalização do evento [Fotografia: arquivo do IFSP]


 

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Assunto(s): Autismo , GETEA , IFSP ,
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