Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Etapa inédita da Olimpíada Brasileira de Robótica engaja estudantes do noroeste paulista

Publicado: Sábado, 16 de Agosto de 2025, 14h17 | Última atualização em Sábado, 16 de Agosto de 2025, 22h33 | Acessos: 98

Evento foi coordenado pelo IFSP e aconteceu como programação do Festival Literário de Votuporanga


Estudantes competidores, técnicos e organizadores em clique da premiação [Fotografia: IFSP Votuporanga]


No último sábado, 9 de agosto, Votuporanga-SP recebeu pela primeira vez uma etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), um dos maiores eventos do segmento no país. As competições de Robótica de Resgate e Robótica Artística atraíram um total de 54 equipes inscritas, de 14 cidades do noroeste paulista, para um dia todo de disputas. A Etapa Estadual acontece dia 23 deste mês: Resgate em São Caetano do Sul-SP e Artística em São Bernardo do Campo-SP.

A modalidade prática de Robótica Artística foi disputada no Nível 2, correspondente a equipes formadas por estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio. A equipe Time JP, da Escola Estadual Professor João Portugal, de Tanabi-SP, conquistou a única vaga disponível para a Etapa Estadual. No palco, uma estudante dançarina sincronizou passos de dança e movimentos com uma robô dançarina. Como categoria específica, as competições fundindo robótica e expressões artísticas começaram em 2024 na OBR.

 

No palco da categoria Robótica Artística, a equipe da E.E. Professor João Portugal apresentou duas dançarinas: a estudante Thaique Helena Brussi da Silva e uma robô [Fotografia: IFSP Votuporanga]


Já na modalidade prática de Robótica de Resgate, as disputas reuniram times de Nível 2 e Nível 1, este voltado a estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Depois de três rounds, a AstroBot somou 380 pontos e levou o ouro no Nível 1. Com 325 pontos, a Rebelion Falcon ficou com primeiro lugar no Nível 2. A categoria de resgate consiste em desenvolver robôs autônomos, previamente programados, para pistas planas com trajetos e obstáculos obrigatórios.

Para Mariana Padilha Caporalini, de 13 anos, membro da equipe local StarBots Kids e envolvida há 4 anos na robótica, a experiência de competir em sua cidade natal compensou o esforço de diversas viagens anteriores e ajudou a divulgar a área para a população da cidade. “Foi gratificante e estou muito feliz, pois gosto muito da robótica, e eu espero que tenha a OBR mais vezes aqui em Votuporanga”, afirma.

 

Mariana Caporalini em ação no Festival SESI de Educação 2024–2025, em Brasília-DF [Fotografia: Assessoria/SESI]


 Confira o quadro de medalhas da Etapa Regional:

Robótica de Resgate

Cidade

Nível 

Pódio 

AstroBot

São José do Rio Preto-SP

1

StarBots Kids (IFSP Votuporanga)

Votuporanga-SP

1

Techno Way

São José do Rio Preto-SP

1

Robótica de Resgate

Cidade

Nível

Pódio

Rebelion Falcon (IFSP Votuporanga)

Votuporanga-SP

2

Robotic Generation

São José do Rio Preto-SP

2

2

AC DC

São José do Rio Preto-SP

2

3

Robótica Artística

Cidade

Nível

Pódio

Time JP 

Tanabi-SP

2

IFSP SJP

São José do Rio Preto-SP

2

Equipe João Dionísio

Ubarana-SP

2


A realização inédita da etapa na cidade é fundamentada em uma década de fomento institucional do Campus Votuporanga do IFSP a ações extensionistas de robótica educacional, visando à inclusão social e tecnológica de crianças e adolescentes. De 2015 até 2024, os projetos de Extensão para treinamentos ocorreram no Lar Frei Arnaldo, entidade assistencial da cidade. A parceria resultou em diversas premiações e foi liderada por Isabel Cristina Passos Motta, técnico-administrativa do IFSP, cujo trabalho foi reconhecido pelo Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire de Robótica Educacional, em 2023.

O professor Ricardo César de Carvalho, da área da Informática, atuou na arbitragem da Robótica de Resgate pela primeira vez, tendo contato com uma nova perspectiva. Líder do laboratório maker do Campus Votuporanga, considerou a inédita experiência pessoal enriquecedora. “Apesar dos desafios, foi imensamente gratificante ver tantas pessoas que normalmente não teriam acesso a esse tipo de atividade pararem, assistirem e descobrirem que isso também acontece em Votuporanga”, analisa.

 

Os professores Osvandre Alves Martins, líder do Laboratório de Computação Aplicada à Automação (LCAA), e Ricardo César de Carvalho (LabIF Maker) atuaram na arbitragem [Fotografia: IFSP Votuporanga]


Ricardo de Carvalho atuou ao lado de Osvandre Alves Martins, seu colega de IFSP, com quem está trabalhando para que o Campus Votuporanga receba, também pela primeira vez, o Torneio de Robótica do IFSP (TRIF), em novembro deste ano. “Ver o brilho nos olhos das crianças e as comemorações das equipes nos momentos de vitória fez todo o esforço valer a pena”, conclui.

Fliv 2025. O acolhimento da OBR 2025 na programação do Festival Literário de Votuporanga, o Fliv, aconteceu assim que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo soube da conquista para a cidade. A edição comemorativa dos 15 anos do festival tem como tema justamente o debate atual sobre a relação entre o humano, as artes e a tecnologia, com destaque para questão da Inteligência Artificial (IA). O evento termina na noite de hoje.

Rejane Galdino, Diretora Adjunta de Administração do Campus Votuporanga, exalta a parceria entre IFSP e o poder público municipal para o fortalecimento de atividades científicas e tecnológicas na cidade. “Acreditamos que a robótica estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a inovação entre os jovens, sendo fundamental para incentivar o interesse pela ciência e tecnologia de forma saudável”, diz. O palco da OBR 2025 foi montado na tenda do circo. 

 

A equipe de Robótica Artística do Campus São José do Rio Preto IFSP apresentou robô dançante ao som de música clássica [Fotografia: IFSP Votuporanga]


Para a gestora, a realização da etapa da OBR 2025 foi um desafio superado com trabalho coletivo e houve o interesse e a empolgação das crianças e adolescentes. “Um dos momentos mais genuínos, que nos fizeram perceber a importância de todos os esforços despendidos, foi o relato de um dos estudantes do IFSP, que nos mostrou o seu robô com orgulho, não por ter ocupado um lugar no pódio, mas por ter participado e ter informações para aprimorar o seu robô para as próximas competições e edições da OBR. O estudante estava acompanhado de sua mãe, orgulhosa e igualmente empolgada pelo interesse do filho”, conta.

registrado em:
Assunto(s): OBR2025 , Votuporanga , Fliv ,
Fim do conteúdo da página