Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso de Extensão beneficia público do Centro de Convivência do Idoso

Publicado: Segunda, 24 de Fevereiro de 2025, 23h56 | Última atualização em Terça, 25 de Fevereiro de 2025, 00h35 | Acessos: 98

Curso de Informática Básica atendeu 6 pessoas como ação tecnológica pelo Programa Viver do Governo Federal


 

À direita, o professor Alessandro de Oliveira conduz as atividades da primeira turma de Informática Básica [Fotografia: arquivo pessoal]


De 5 de setembro a 5 de dezembro de 2024, o Campus Votuporanga atuou em parceria com a Prefeitura Municipal no atendimento à população com 60 anos ou mais no Centro de Convivência do Idoso (CCI), com a oferta de curso de Informática Básica ministrado pelo professor Alessandro Lemos de Oliveira. A formação aconteceu com aulas semanais às quintas, das 14h às 17h.

A primeira turma teve contato com conhecimentos básicos de informática numa perspectiva de inclusão digital. “Na idade da gente aprender informática foi ótimo, o curso foi muito bom e gratificante”, afirma Fátima de Almeida Topasso. A formatura aconteceu dia 10 de dezembro, em cerimônia realizada no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

Para o professor Alessandro, a experiência inédita com a chamada Terceira Idade foi de aprendizados para a sua carreira. “Foi nítida a alegria e harmonia dos alunos durante as aulas, o fortalecimento de vínculos”, conta o docente, acostumado a educar jovens no Ensino Médio profissionalizante na Rede Federal. A próxima turma está prevista para começar dia 19 de março, com atividades até 25 de junho de 2025.

 

Irene Shirley Martins, Sebastião Maria Cipriano Neto, Rosa Odete Passerini de Azevedo, Aparecida Cleuza Escudeiro Oliveira, o professor Alessandro de Oliveira e Fátima de Almeida Topasso [Fotografia: Comissão Permanente de Cobertura Fotográfica]


A demanda foi acolhida pelo IFSP em junho do ano passado, quando o Campus Votuporanga foi procurado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Social. “Identificamos que foi proveitoso para os nossos participantes, uma oportunidade de aprendizagem muito importante para essa fase da vida”, diz Denise Del Mouro Fernandes Escorsi, assistente social e coordenadora do CCI. Para a gestora, a parceria foi exitosa, o que motivou a continuidade para 2025.

Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável. Foi instituído pelo Decreto 10.133/2019 e tem como objetivo geral contribuir para a promoção do envelhecimento ativo e saudável e, consequentemente, para a participação e inclusão da pessoa idosa na atualidade. O programa é desenvolvido em 4 eixos: educação, saúde, mobilidade física e tecnologia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página