9º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista reúne mais de 1200 participantes

Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 20h17 | Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2024, 18h56 | Acessos: 267

Campus Votuporanga colaborou com a organização e manteve estande no evento

O Complexo Poliesportivo da Cidade Universitária da Unifev ficou lotado para as palestras [Fotografia: arquivo do IFSP]

Terminou hoje a nona edição do Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, o CIENP, organizado pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo (ADE Noroeste), Associação dos Municípios da Alta Araraquarense (AMA), Centro Universitário de Votuporanga (Unifev) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O evento teve como tema “Fluência leitora: um marco na educação brasileira” e reuniu mais de 1200 educadores de 85 municípios durante os dias 25 e 26 de julho, na Cidade Universitária da Unifev, zona norte de Votuporanga-SP.

O congresso teve cinco palestrantes: o professor e escritor Clóvis de Barros Filho, a professora e gestora educacional Márcia Bernardes, a professora e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Maria Inês Fini, a professora e gestora educacional Marialba Carneiro e a professora, escritora e psicanalista Janine Rodrigues.

Por meio de Termo de Compromisso, o Campus Votuporanga disponibilizou o sistema eletrônico para inscrições e equipe de servidores para credenciamento e atendimento ao público  durante o evento. A instituição também fará a emissão dos certificados dos participantes que compareceram. No total, 1283 pessoas foram inscritas, de acordo com a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) do campus. Como contrapartida, o IFSP manteve estande na área reservada a expositores de editoras e empresas da área da educação e tecnologia.

O Diretor-Geral, Ricardo Teixeira Domingues, acompanha entrega de brinde 3D com escrita em braile a Marley Soares de Almeida, ao lado do professor Ricardo César de Carvalho, coordenador do laboratório maker do Campus Votuporanga, o LabIFMaker [Fotografia: arquivo do IFSP]

No estande do IFSP, foram expostos vídeos institucionais e itens tecnológicos produzidos no Campus. O Laboratório maker, o LabIFMaker, participou com mostra de peças 3D e com a impressão a laser de brindes em material MDF aos visitantes.

Para Ricardo Teixeira Domingues, o evento foi bem organizado e é fruto de atuação arrojada das instituições envolvidas. "Há que se destacar o papel fundamental do ADE Noroeste Paulista e da Secretaria Municipal de Educação de Votuporanga na organização do evento", disse. O gestor avaliou positivamente o engajamento da equipe de servidores voluntários, pois “colocou em evidência o papel do IFSP como agente de desenvolvimento regional e parceiro dos arranjos e entidades sociais e econômicas”, completou.

Parte da equipe de servidores que atuaram no 9º CIENP [Fotografia: arquivo do IFSP]

Fluência leitora e autismo

Dentre as 32 oficinas e 5 minicursos, “Autismo e habilidades comunicativas em sala de aula” foi atividade ministrada por Ana Cláudia Picolini, servidora técnico-administrativa do IFSP e idealizadora do GETEA, que fez dupla com Joice Bonfim, fonoaudióloga. A oficina introduziu o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com objetivo de abordar as habilidades comunicativas verbais e não-verbais a partir do o que fazer e, principalmente, do como fazer. “Presumindo-se competências, sempre!, porque inclusão é quando há sensação de pertencimento por parte do educando”, sublinhou Ana Cláudia.

Joice Bonfim e Ana Cláudia Picolini após oficina no 9º CIENP [Fotografia: arquivo do IFSP]

A dupla problematizou a relação entre fala e linguagem no âmbito da comunicação, como conceito mais amplo, e concluiu a oficina em sinergia com o tema do congresso: uma simulação de leitura de livro didático em sala de aula de 20 estudantes com pelo menos 2 crianças autistas.