Estudantes do Técnico em Mecânica apresentam projetos de máquinas

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 17h14 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 19h54 | Acessos: 889

Os 5 trabalhos visaram ao baixo custo e à sustentabilidade

Os 11 estudantes da turma do 4º módulo com os professores Ed Viana e Camilo [fotografia: arquivo do IFSP]

No dia 6 de dezembro, estudantes do 4º módulo do curso Técnico em Mecânica do Campus Votuporanga do IFSP finalizaram o semestre letivo com a apresentação de projetos práticos para as disciplinas de Projeto de Máquinas e Projeto Integrador. A atividade final é uma síntese do percurso curricular e tem como objetivo o desenvolvimento concreto de projetos de máquinas.

Os estudantes têm a liberdade de escolher o tema do projeto e de construí-lo desde o primeiro passo. Os professores do curso prestam total apoio, da teoria até o planejamento, desenvolvimento e execução. Durante todo o processo, esclarecem dúvidas sobre as técnicas relacionadas ao gerenciamento de projetos para o melhor desenvolvimento da ideia. A proposta é que a criação dos trabalhos utilize os laboratórios de mecânica do campus.

Bruno Balduino de Souza e Cloves Antônio da Silva desenvolveram o Gerador de Energia Portátil, aplicando conceitos de conservação de energia e eletricidade. "Eu e meu colega de trabalho, Cloves, queríamos mostrar como a elétrica e a mecânica trabalham em conjunto. Demonstramos a transformação do movimento mecânico em energia. Foi um desafio desenvolver esse projeto, pois trabalhamos na parte mecânica por um tempo, mas decidimos envolver a parte elétrica, o que tornou um pouco mais complicado. Precisamos pedir ajuda de outros colegas, mas no final deu certo. Foi satisfatório e gratificante desenvolver esse projeto, um desafio enorme. Agradecemos aos professores que sempre estiveram dispostos a tirar nossas dúvidas", diz Bruno.

Bruno de Souza e Cloves da Silva apresentam o gerador portátil que pode suprir pequenas demandas decorrentes da falta de energia elétrica em residências, pequenos negócios e oficinas [Fotografia: Ed Viana]

Na disciplina de Projeto Integrador, ministrada pelo professor José Ricardo Camilo Pinto, ocorre o desenvolvimento da escrita científica baseada no processo de desenvolvimento de produção que se dá em Projeto de Máquinas, com o professor Ed Wilson Perussini Viana, coordenador do curso. Assim, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta em artigo científico.

Com mais de 30 anos de experiência no setor industrial e tendo atuado como gerente de projetos, o balanço do professor Ed Viana é de dever cumprido e objetivo alcançado. "Ver as dificuldades dos alunos no início e, no final do curso, assistir à apresentação dos projetos é muito gratificante. Desejamos que levem todo esse conhecimento para a vida profissional. Acompanhar a execução desses projetos é algo inovador", considera.

Nova grade curricular. Em 2022, o curso Técnico em Mecânica do Campus Votuporanga passou por reformulação, que atualizou o quadro de disciplinas e os conteúdos formativos propostos.

Processo Seletivo Simplificado. Até dia 19 de janeiro de 2024, interessados em cursar o Técnico em Mecânica podem se inscrever gratuitamente para 10 vagas remanescentes para 2024, que serão preenchidas por ordem de chegada. O requisito é ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o 2º ou 3º ano.

Confira os demais projetos:

Compressor de Ar de Baixo Custo

Antônio Fernandes e Elias Junior apresentam o Compressor de Ar de Baixo Custo e o seu potencial de economia de energia elétrica para o dia-a-dia do setor comercial [fotografia: arquivo do IFSP]

Máquina de Solda de Eletrodo Revestido usando Transformadores de Micro Ondas

Luís de Souza, Maicon Ferreira e Marcelo Waiteman apresentam a Máquina de Solda de Eletrodo Revestido para trabalhos leves ou medianos em manutenções e construções caseiras [fotografia: arquivo do IFSP]

Calandra de Baixo Custo

Flávio Santana e Wilson Neto apresentam calandra de peças, tubos e barras para uso de oficinas mecânicas que queiram deixar de terceirizar esse serviço [Fotografia: arquivo do IFSP]

Mini Caminhão Semi Eletrônico

Samuel Fonseca e Weslei Antoneli apresentam um mini caminhão que envolveu sistemas de automação, comando e robótica [Fotografia: arquivo do IFSP]

Projetos de 2022

Cadeira de Transferência para Pessoas com Mobilidade Reduzida