Napne celebra Dia Nacional do Surdo
Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas existe desde 2014 e tornou-se setor em 2022
Kayke Nunes (esquerda), surdo, em roda de capoeira com um surdocego, acompanhado pelo professor Bizio durante o III Simpósio de Inclusão [fotografia: arquivo pessoal]
Hoje, 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, data estabelecida pela Lei 11.796/2008 para conscientizar a sociedade sobre a inclusão e os desafios enfrentados pela comunidade surda, que tem neste mês o seu Setembro Azul, também conhecido como Setembro Surdo.
Coordenado pelo professor Lucimar Bizio desde 2022, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Votuporanga é formado por uma equipe multiprofissional de servidores e conta com o apoio de 6 estudantes bolsistas, que auxiliam o trabalho de atendimento a outros estudantes atendidos em suas especificidades.
Também compõem o Napne local 1 psicopedagoga, 1 intérprete de libras e 3 técnicas em educação, profissionais contratadas para atuar no apoio direto a uma estudante com mobilidade física reduzida e dois estudantes com deficiência intelectual. “Elas auxiliam tanto os estudantes em suas atividades, quanto o preparo de materiais em diálogo com professores das disciplinas”, explica Bizio.
Atualmente, o Campus Votuporanga atende 1 estudante surdo, Kayke Fernando Vieira Nunes, do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
"É fundamental compreender que a inclusão não se trata apenas de adaptar o ambiente físico, mas também de criar condições para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e permaneçam na educação federal. O Napne desse campus desempenha um papel essencial nesse sentido, promovendo a igualdade de acesso à educação e valorizando a diversidade", afirma o professor Lucimar Bizio.
Para celebrar o Dia Nacional do Surdo, a equipe do Napne produziu este material audiovisual, disponível no canal oficial do Campus Votuporanga na plataforma YouTube:
No perfil oficial do campus no Instagram, foi publicado um vídeo (Reels) com o professor Bizio, produzido por Thábata Waideman, estagiária em Jornalismo. O material contém entrevista com o docente, é legendado e tem interpretação em Libras.
Napne. O núcleo oferece suporte pedagógico, adaptação de materiais didáticos, capacitação de professores e demais recursos que possibilitam a participação plena dos estudantes com deficiências. Sua atuação é norteada pela Portaria 38/2022. Interessados em saber mais sobre o trabalho do núcleo ou em propor atividades, devem escrever para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
III Simpósio de Inclusão. Nos dias 19 e 20 deste mês, aconteceu o III Simpósio de Inclusão: desafios, possibilidades e estratégias educacionais, evento realizado no Anfiteatro do Campus Votuporanga e integralmente interpretado em Libras. Organizado pelo Napne, abordou temas como surdez, transtorno do espectro autista (TEA), TDAH e demais deficiências e transtornos através de narrativas pessoais.
Redes Sociais