Professor participa de festival internacional de arte e tecnologia e de coletânea musical de selo argentino
Anésio Neto é professor de Filosofia, doutor em Artes e lidera o grupo de pesquisa GEPIAE
Professor Anésio Neto [fotografia: arquivo pessoal]
"stellatum_" é o nome artístico do professor Anésio Azevedo Costa Neto, que desenvolve pesquisas em performance audiovisual e artes sonoras, produzindo trabalhos sobre sonoridades do Cerrado. Em atuação desde 2016 no Campus Votuporanga, lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Imersividade e Ambientes Expandidos (GEPIAE).
De 5 de julho até este domingo, 27 de agosto, a sua videoarte intitulada ecossistemas integrou a sessão Hypersonica, do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE São Paulo 2023), na capital do estado. O material artístico envolveu ações de remodelagem das gravações sonora e visual de dois importantes domínios morfoclimáticos brasileiros: o Cerrado e os Mares de Morro (Mata Atlântica).
“Uma vez consideradas como expropriações, as gravações se tornam uma abstração da experiência espaço-temporal em ambos os domínios", conta o professor, pesquisador e artista, para quem a participação inédita no FILE 2023 foi a mais importante de sua carreira em uma exposição coletiva.
Lucimar Bizio, paulistano e professor no Campus Votuporanga, visita o FILE São Paulo 2023 e a videoarte ecossistemas [fotografia: arquivo pessoal]
FILE São Paulo 2023. Gratuita, a edição teve como tema “Singularidades Interativas". De janeiro a maio, a proposta e o portfólio de Anésio Neto foram analisados pela curadoria do evento. Ao todo, 183 participações de 203 artistas de 39 países compuseram o festival que, desde 2000, une arte, ciência e tecnologia.
Coletânea musical "Pléyade"
A composição Clusters 03_03_01, de autoria do professor do IFSP, integra o álbum “Pléyade”, lançado em 2023 pelo selo argentino Calathea Experimenta com obras de outros cinco artistas latino-americanos e de um espanhol.
A coletânea é resultado de um exercício criativo proposto pelo artista sonoro e músico Pablo Bas no ano de 2021, no âmbito das atividades da Oficina de Música e Arte Sonora, realizadas entre 2020 e 2023.
Trabalha-se com notas musicais aglomeradas para propor texturas sonoras. “As variações rítmicas trazem uma sensação de movimento, enquanto o drone ao fundo, em contraste com as texturas do primeiro plano, adiciona densidade espaço-temporal ao assunto. É uma faixa para ouvir com fones de ouvido”, propõe.
Professor Anésio Azevedo em ação [foto: arquivo pessoal]
A composição pode ser acessada e apreciada gratuitamente clicando aqui. Através deste link, é possível acessar outras 13 produções do professor Anésio Neto.
Redes Sociais