Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PDI 2024-2028: IFSP inicia reuniões com comunidades

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 11h41 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 11h56 | Acessos: 512

Encontros estão previstos para acontecer nos 37 câmpus, entre os meses de fevereiro e março


Os trabalhos para a estruturação do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP (PDI 2024-2028) tiveram início no mês de agosto de 2022, com a formação das comissões locais. O processo tem como premissa a análise do PDI vigente (2019-2023), para aprimoramento e alinhamento à realidade do momento atual do IFSP. 

Neste mês de fevereiro, a Comissão de Sistematizacão do PDI iniciará as reuniões com as comunidades dos câmpus. De acordo com o presidente da Comissão de Sistematização do PDI, Alcir das Neves, o intuito dessas reuniões é explicar não só o que é o PDI e sua importância para a instituição, mas principalmente a relevância da participação das comunidades interna e externa no processo, a fim de que o documento final reflita as reais necessidades e metas da instituição. 

Segundo Alcir, no atual estágio do processo, está em debate a missão, a visão e os valores do IFSP. “Pretende-se que as comunidades locais façam uma análise sobre esses elementos do PDI vigente para pensar na manutenção ou na proposta de mudanças necessárias para alinhamento com os desafios que o IFSP enxerga para os próximos anos”, contou. Ele disse que também será feito um levantamento dos indicadores de desempenho dos câmpus para propostas de ações de maneira a promover uma melhoria contínua desses indicadores. 

O PDI 2024-2028 contemplará o planejamento dos recursos de tecnologia da informação e da comunicação, por meio do PDTIC.  Esse documento serve para descrever, de forma tática, como uma organização, no que se refere à TIC, pode realizar a mudança de uma situação atual para uma futura, a partir da definição de um plano de metas e ações. 

O cronograma de atividades das comissões locais e da comissão central encontram-se no comunicado disponível aqui

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e os objetivos, abrangendo um período de cinco anos. A elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica fazem parte do PDI. Esses documentos, que serão apresentados no PDI, estão em desenvolvimento paralelo, em processo conduzido pela Pró-Reitoria de Ensino.  

Assim como o PDI vigente (2019-2023), o novo Plano terá como princípio o planejamento participativo. Para tanto, a elaboração do PDI será de responsabilidade de três tipos de comissões: Central, Local e de Sistematização. 

As comissões locais devem viabilizar os espaços de diálogo com a comunidade, interna e externa, por meio de Fóruns de Discussão e de consulta em cada câmpus, Conferência de Desenvolvimento Institucional — quando se fizer necessário e em conjunto com a comissão de sistematização —, além de pesquisas quantitativas e qualitativas, Audiências Públicas, entre outros. 

Para mais informações acesse a página do Plano de Desenvolvimento Institucional

 


Notícia retirada do site da Reitoria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página