Nupem apresenta artigos sobre impressão 3D e usinagem de titânio biocompatível no 24° CBECiMat

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 18h14 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 14h49 | Acessos: 1266

O CBECiMat é um importante e tradicional evento na área de Engenharia e Ciência dos Materiais

A estudante Carolina Machado, do curso de Engenharia Elétrica, em apresentação no CBECiMat [foto: arquivo pessoal]

De 6 a 10 de novembro, em Águas de Lindóia-SP, ocorreu o 24° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat). Nos anais do evento, o Núcleo de Pesquisa e Ensino em Microfabricação (Nupem) publicou 2 artigos referentes a pesquisas relativas à Fabricação por Filamento Fundido (FFF) utilizando polímeros de engenharia e 3 artigos sobre usinagem de titânio biocompatível para fabricação de implantes odontológicos.

A estudante Carolina Ferreira Machado, do 4º ano do curso de Engenharia Elétrica, apresentou artigo referente aos resultados de seu projeto de iniciação científica, orientado pelo professor José Ricardo Camilo Pinto, intitulado “Influência da cor do filamento de ABS na integridade superficial de peças fabricadas por fabricação por filamento fundido”. “Participar do congresso foi incrível, conheci pessoas novas, coisas bacanas da área de Manufatura Aditiva e fazer a apresentação foi desafiador inicialmente, mas consegui lidar com a situação e aprendi muito com isso. Gostei bastante da experiência”, avalia.

O professor Cleiton Lazaro Fazolo de Assis apresentou o artigo intitulado “Influência da temperatura de extrusão na resistência mecânica de peças de ABS/PC fabricadas por impressão 3D”. Os resultados são fruto de um acordo de cooperação para pesquisa e inovação com a empresa 3DX Filamentos Ltda. O artigo será republicado na edição de janeiro da revista Plástico Industrial, especializada no processamento de materiais poliméricos e que aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento e aplicações desses materiais.

Professor Cleiton de Assis (Nupem/IFSP) em apresentação no CBECiMat [foto: arquivo pessoal]

Outros 3 artigos sobre anodização e desgaste de ferramentas de corte na usinagem de implantes de titânio foram apresentados com os títulos “Anodização da superfície de implantes dentários de titânio para aprimoramento da osteointegração”, “Avaliação de desempenho da geometria de ferramentas de corte na usinagem interna de implantes odontológicos de titânio grau 4” e “Efeito do recobrimento da ferramenta no acabamento superficial na usinagem de titânio grau 4”. Este último será republicado na edição de janeiro da revista Máquinas e Metais, especializada em processos de usinagem de metais. Tratam-se de projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Nupem em parceria com a empresa Implalife Biotecnologia Ltda e a UNESP - Faculdade de Engenharia – Campus de Ilha Solteira.

A participação dos envolvidos no congresso contou com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

CBECiMat. É um importante e tradicional evento que conta com o apoio das três entidades que congregam os principais segmentos da comunidade envolvida: A Associação Brasileira de Cerâmica (ABC), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol). O evento pretende ser um facilitador na interação entre pesquisadores e na aproximação entre ciência e tecnologia satisfazendo acadêmicos e industriais.