Estudante de Física do Câmpus Votuporanga representa o IFSP no projeto internacional LAPASSION

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 13h19 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 17h04 | Acessos: 800

Iniciativa envolve 5 Institutos Federais no Brasil e instituições de ensino do Chile, Espanha, Finlândia, Portugal e Uruguai

Gustavo posa para foto em frente a Biblioteca do Câmpus Votuporanga [foto: arquivo pessoal]

O estudante Gustavo Marinelli de Carvalho, do 2º ano do curso de Licenciatura em Física, foi selecionado como representante do IFSP para atuar no projeto internacional LAPASSION, acrônimo em inglês para Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação, financiado com apoio da União Europeia. O projeto também tem apoio Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A seleção foi organizada pela Assessoria para Relações Internacionais (Arinter) do IFSP, por meio da Chamada Interna 358/2022. “Fizemos a divulgação no câmpus e o Gustavo agarrou a oportunidade de participar desse projeto tão importante. A seleção foi feita com base no rendimento acadêmico. Ficamos muito felizes com o resultado do processo, uma vez que o LAPASSION possibilita o desenvolvimento de várias competências relacionadas às Soft Skills dos participantes”, comemora o professor Eduardo Cesar Catanozi, representante local da assessoria.

Recepção dos discentes da Rede Federal no Câmpus Itumbiara do IFG em 19/09/2022 [foto: IFG]

As atividades presenciais do graduando em Física do Câmpus Votuporanga acontecem, desde o dia 19 de setembro, no Câmpus Itumbiara do Instituto Federal de Goiás (IFG), instituição autora do projeto, a partir de protagonistas discentes, e utiliza a metodologia BRAMPSSOL (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), que articula metodologias ativas e design thinking.

Gustavo é um dos 55 estudantes instados a atuar diante de problemas reais, dentro da perspectiva de desafio em equipe multidisciplinar em que a gestão do tempo e a criatividade são aspectos a serem desenvolvidos durante o processo. "Como promover boas práticas agrícolas e segurança alimentar?" é o tema de sua equipe, composta por Aline de Paiva Batista (graduanda de Licenciatura em Química, IFPI), Henrique Xavier dos Santos (graduando em Engenharia Elétrica, IFG), Maria Cristina Kalil Rocha (Engenheira Agronômica, IFTO) e Rejane Viana dos Santos (mestranda de Bioquímica Clínica e Metabólica, Instituto Politécnico do Porto - Portugal).

“O tema me tira da zona de conforto e o objetivo principal é realizar a solução do desafio”, conta o estudante. Gustavo Marinelli tem a companhia de Gustavo Camargo Alves, xará do curso de Bacharelado em Engenharia de Produção do Câmpus Registro do IFSP, também participante do projeto em outra equipe.

Cronograma. Gustavo se apresentou no Câmpus Itumbiara na segunda-feira, 19, dia em que o desafios temáticos foram apresentados às 11 equipes discentes. O desenvolvimento do projeto terá duração de 10 semanas e terá etapas presenciais e híbridas, totalizando 70 dias.

Assunto(s): LAPASSION , Física , Itumbiara ,