Estudantes ensaiam para espetáculo cênico no Fliv 2022

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 18h41 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 18h41 | Acessos: 680

3º ano do curso Técnico em Mecatrônica inspira-se na obra do poeta Augusto dos Anjos

A peça intitulada “O Fim da Matéria” será apresentada no dia 15 agosto de 2022, às 20h, no Centro de Convenções “Nelson Camargo”, como programação da 12ª edição do Festival Literário de Votuporanga, o Fliv, com entrada gratuita.

Trata-se de uma livre interpretação baseada em 20 poemas de autoria do poeta Augusto dos Anjos (1884-1914), encenada em 6 de julho no Câmpus Votuporanga como encerramento do semestre letivo.

A peça reúne 28 estudantes e a encenação busca resgatar, por meio da expressividade da linguagem teatral, o pessimismo, a melancolia e o ceticismo com relação ao amor presentes na obra de Augusto dos Anjos. A sintaxe dos versos e o vocabulário – muitas vezes emprestado da ciência e da medicina – vão tecendo uma poesia violenta e visceral, atravessada por uma angústia cósmica e por uma eterna lembrança sepulcral em que o verme aguarda a matéria, universo do qual bebem o desenho das cenas e a interpretação dos atores-alunos do ensino médio do IFSP.

Retorno aos palcos do Fliv. Em 2019, na última edição presencial do Fliv, o Câmpus Votuporanga esteve presente com a encenação de Morte e Vida Severina, de autoria de João Cabral de Melo Neto, espetáculo protagonizado pelo então 3º ano do curso Técnico em Informática.