Aprovada a implantação da 1ª Pós-Graduação do Câmpus Votuporanga

Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 18h35 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 11h01 | Acessos: 1796

Curso está previsto para iniciar no próximo semestre

O Conselho Superior (Consup) do IFSP aprovou em sessão ordinária realizada no dia  07 de junho de 2022, a implantação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação do Câmpus Votuporanga.  Trata-se da primeira pós-graduação a ser implantada no câmpus.

Com duração de três semestres e carga horária total de 450 h, o curso vai ofertar 20 vagas.

A estimativa é de que o edital para seleção dos candidatos a essas vagas seja publicado até o início do próximo semestre.

O público-alvo são graduados em qualquer área do conhecimento emitido por instituição de ensino superior reconhecido pelo MEC, que possuam habilidades na área de tecnologia da informação e comunicação e estejam interessados em aprimorar os conhecimentos na área.

O surgimento de novos paradigmas tecnológicos vem demandando conhecimentos específicos e atualizados dos profissionais que irão gerenciar projetos relacionados à Tecnologia da Informação nas empresas.

É nesse cenário que o curso de pós-graduação Lato Sensu Gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação surge como potencializador para tal área, já que a microrregião de Votuporanga não dispõe de cursos como o proposto a fim de suprir uma demanda de mercado muito crescente e com futuro promissor. A opção por esse curso se deu levando-se em consideração a possibilidade de trabalhar como uma grade curricular diversificada, voltada para profissionais de diversas áreas, não ficando restrito somente a profissionais da computação.

O Prof. Dr. Marcelo Luis Murari, que atuará como coordenador do curso, explicou que o Curso de Pós-Graduação Gestão em Tecnologia de Informação e Comunicação será ministrado conciliando-se teoria e prática. Isso permite ao aluno o contato imediato com o uso de ferramentas para treinamento, projeto, análise, pesquisa, desenvolvimento, implementação e implantação relacionadas a projetos de desenvolvimento de software.

A matriz curricular foi desenvolvida de forma que o encadeamento dos conhecimentos e habilidades esperados dos alunos seja trabalhado progressivamente. Assim, é possível avançar desde o estágio inicial do desenvolvimento de um sistema para níveis de abstração e realização de processos mentais mais elaborados, permitindo a formulação de modelos, bem como a proposição e a construção de soluções viáveis.

O objetivo do curso é oferecer aos alunos os conceitos e técnicas mais atualizados para o suporte à Gestão de Projetos destinada a Tecnologia da Informação e Comunicação, ajudando-os com técnicas e visão estratégica para a condução de projetos corporativos; incentivar a habilidade de tomada de decisões, a prática de gestão de equipes e o controle total de projetos, utilizando recursos e tecnologias de ponta.

Documentos:

Resolução nº 31/2022, de 07 de junho de 2022Aprova a aprova implantação de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação do Câmpus Votuporanga.