Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nupem estabelece parceria para pesquisa e inovação com empresa do setor de manufatura aditiva

Publicado: Terça, 21 de Junho de 2022, 18h06 | Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2022, 18h09 | Acessos: 963

O Núcleo de Pesquisa e Ensino em Microfabricação (NUPEM), sediado no IFSP - Câmpus Votuporanga, firmou uma parceria para pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Manufatura Aditiva com a empresa TOPINK3D Impressoras e Suprimentos.

Nesse sentido, o NUPEM, liderado pelo Prof. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis, recebeu a doação de uma impressora 3D com eixo linear da marca Kywoo 3D, modelo Tycoon Max. O equipamento será importante para os trabalhos do grupo de pesquisa, pois possui estrutura da extrusora e dissipação de calor integradas para evitar vibração e desgaste.

Além disso, apresenta uma estrutura estável de rolamentos lineares do eixo X e Y, juntamente com eixo Z duplo, melhorando a precisão de deslocamento em 30% em relação aos sistemas de polias tradicionais.

A impressora 3D será empregada em pesquisas de impressão 3D relativas à sustentabilidade e biotecnologia de projetos de iniciação científica e pós-graduação em engenharia mecânica. As pesquisas estão inter-relacionadas com as já apoiadas por outras empresas do setor, tais como a 3DX Filamentos e a PrintGreen 3D.

A parceria ainda prevê um acordo de cooperação para pesquisa de base e aplicada, com acesso a equipamentos e filamentos poliméricos para novas aplicações tecnológicas.

O crescimento da indústria de Manufatura Aditiva tem demandando pesquisas científicas para aprimoramento de produtos, técnicas e processos, assim como a viabilização do emprego de polímeros termoplásticos para aplicações nas áreas de engenharia, biomedicina e química.

Sendo assim, parcerias público-privadas têm sido intensificadas no setor, visando avanços tecnológicos e o desenvolvimento da indústria manufatureira no Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página