Câmpus Votuporanga tem representantes no 1º Congresso de Estudantes do IFSP

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 05h21 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 19h12 | Acessos: 944

O Câmpus Votuporanga foi representado por 05 estudantes no 1º Congresso de Estudantes do IFSP, que aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, no Câmpus Avaré.

Participaram do evento os alunos: Alexandre Jitsuo Fuzita, discente do curso Licenciatura em Física;  Thainá Rachid de Oliveira Placencio, discente do curso de Bacharelado em Engenharia Civil; Estela Fávaro Rozanez , Isabelly Catarine Barbosa Egea  e Matheus Garcia da Silva discentes do Técnico Integrado em Mecatrônica.

Matheus, discente do Técnico integrado em Mecatrônica, refletiu: “Para mim, que nunca havia participado de algo parecido, foi uma experiência bem intrigante. Muita gente lutando (lutando mesmo, correndo atrás e dando a cara a tapa) por objetivos em comum; ao mesmo passo que expressam suas individualidades sem medo de ser quem são. No todo, participar desse congresso foi muito importante para me mostrar a importância da organização estudantil e do companheirismo para superar as dificuldades que enfrentamos atualmente”.

Na oportunidade, eles tiveram a possibilidade de discutir pautas levantadas por alunos da Instituição, debater o estatuto do Diretório Central dos Estudantes e as resoluções que orientarão a forma de atuar as representações estudantis no âmbito do IFSP. A programação contou com mesas de debate e atividades culturais.

“O 1º Congresso dos estudantes do IFSP é histórico, juntando estudantes representantes da maioria dos câmpus do Instituto federal de São Paulo, para participar de discussões de políticas institucionais, como as cotas raciais, permanência estudantil, movimento estudantil. Além disso tivemos a criação do estatuto do DCE, que incentivou uma troca de experiência sobre representações estudantis. Essas experiências trocadas entre os discentes dos diversos câmpus, auxiliará que os Grêmios, CA e DAS existentes tornam-se cada vez mais forte e que novas representações estudantis surgiam nesse processo, como o DA do nosso câmpus”, pontou Alexandre, aluno de Licenciatura em Física.

Professor Franklin e alunos participantes do 1º Congresso de Estudantes do IFSP