Egresso da 1ª turma de Licenciatura em Física conclui mestrado em Geofísica Espacial

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 18h21 | Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2022, 19h19 | Acessos: 829

Ivan Toucêdo Cruz, concluiu Licenciatura em Física em 2019 e fez parte da primeira turma do curso no Câmpus Votuporanga.

O jovem ficou sabendo do curso de Física do Câmpus Votuporanga e se inscreveu no processo seletivo.

Ivan nos relatou sua experiência durante o curso: “Durante a minha graduação tive uma excelente experiência, foi um período de muito aprendizado. O IF de Votuporanga possui excelentes profissionais e uma infraestrutura magnífica, tornando o curso de Licenciatura em Física de qualidade e excelência. Essas características permitem que os alunos egressos do curso continuem seus estudos em mestrado e doutorado. Tenho muito orgulho de ter feito parte do IF de Votuporanga.”

Durante o curso o aluno participou de dois Projetos de Ensino sob a orientação dos professores Eduardo Rogério Gonçalves e Ivair Amorim Fernandes. Um projeto relacionado com interdisciplinaridade entre a área de física e da música (esse projeto foi apresentado no 6º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista (CIENP), na cidade de Votuporanga – SP, no ano de 2019) e outro na área de eletromagnetismo (os resultados desse projeto foram apresentados no XIV Encontro de Prática de Ensino de Física (ENPEFIS), na cidade de Ilha Solteira – SP, no ano de 2019).

Ivan desenvolveu seu estágio em duas escolas públicas, uma em Pontes Gestal – SP (Escola Estadual Coronel Pontes Gestal) e a outra na cidade de Votuporanga – SP (Escola Estadual Dr. José Manoel Lobo). Sobre essa fase, Ivan relata: “O Estágio Supervisionado foi muito importante para minha formação. Durante o período de Estágio pude refletir sobre algumas situações. Um exemplo foi que percebi que nessas escolas os alunos não possuíam muito interesse na disciplina de Física. Portanto, comecei a pensar em maneiras de mudar essa perspectiva. A partir dessas reflexões foram desenvolvidos projetos de ensino, a fim de despertar o interesse nesses alunos.”

Ivan, ainda aluno do câmpus conheceu o programa de Pós-Graduação em Geofísica Espacial em uma visita técnica ao INPE, proporcionada pelo IF de Votuporanga em outubro de 2019. Nessa visita o aluno teve o primeiro contato com o grupo de pesquisa e instituição que atualmente faz parte.

Após a conclusão do curso no IFSP – Câmpus Votuporanga, o egresso cursou mestrado no programa de Pós-Graduação em Geofísica Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com área de atuação em ciência atmosférica. Ivan estudou um fenômeno que ocorre em raios ascendentes (raios que se originam de estruturas altas no solo e se desenvolvem em direção a base da nuvem). O título da dissertação foi “Líderes de recuo em raios ascendentes”.

Ivan pretende seguir carreira na área, foi aprovado, no final de 2021, no processo de seleção de doutorado do programa de Pós-Graduação em Geofísica Espacial do INPE. Continuará atuando na área de ciência atmosférica e estudando os processos físicos dos raios.

(Participação do 10° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (CONICT) do IFSP, que ocorreu na cidade de Sorocaba – SP, no ano de 2019)

(Foto de 2022 tirada em um dos laboratórios do INPE)